23 de junho de 2026 06:06

Redação O Caburaí

Últimas notícias

400 kg de alimentos apreendidos do garimpo ilegal são destinados a entidades sociais em RR

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) destinou, nessa segunda-feira (9), 400 kg de alimentos não perecíveis a catadores de materiais recicláveis e a uma associação que atua no apoio a famílias em situação de vulnerabilidade social, em Roraima. O alimento havia sido apreendido durante operação conjunta do Ibama com Polícia Federal, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Força Nacional, realizada no dia 5 deste mês. O produto estava em avião que prestava apoio logístico a garimpo ilegal no município de Mucajaí (RR). Os catadores beneficiados são de Boa Vista e de Caracaraí e fazem parte do Fórum Estadual Lixo e Cidadania de Roraima (FELC). A outra entidade que recebeu alimentos foi a Associação Grupo de Mães Anjos de Luz. A iniciativa reforça o compromisso do Ibama e das instituições parceiras no combate ao garimpo ilegal e na promoção da responsabilidade socioambiental, garantindo que bens apreendidos em ações de fiscalização tenham destinação adequada e de interesse público.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Ministro do TCU impõe sigilo mais restrito a processo do Master e tira acesso do BC

O Tribunal de Contas da União (TCU) justificou nesta quarta-feira (11) que a alteração do grau de confidencialidade do processo que fiscaliza a atuação do Banco Central, no caso Master, foi necessária para evitar vazamentos de informações, especialmente aquelas identificadas como sigilosas. A Corte de Contas, em nota, informou que tal mudança foi solicitada pela Secretaria-Geral de Controle Externo (Segecex) e deferida pelo relator do processo, ministro Jhonatan de Jesus. Também foi dito que o procedimento contou com a ciência do Banco Central. “O TCU esclarece que o Banco Central terá acesso a todas as peças processuais sempre que necessário, não havendo qualquer prejuízo ao órgão jurisdicionado”, diz o comunicado. Com a decisão o Banco Central só poderá ler o documento após solicitação e autorização do ministro relator do caso no TCU, Jhonatan de Jesus. Esse tipo de procedimento não é inédito e já foi aplicado em outros processos no TCU, ainda de acordo com as informações da Corte de Contas. Na terça-feira (10), o presidente do TCU, Vital do Rêgo Filho, informou que a área técnica já concluiu a inspeção no Banco Central sobre a liquidação do Banco Master. O caso será discutido em plenário após o despacho do relator. Em nota coletiva, as associações de bancos e instituições financeiras consideraram a decisão como “preocupante”, mesmo que possa rever a decisão mediante solicitação de acesso por parte do Banco Central. Fonte: Estadão

VER COMPLETO »
Últimas notícias

MP pede prisão de ex-reitor por suposta tentativa de ocultar superfaturamento em contratos de sua gestão

O Ministério Público (MPRR) pediu à Justiça, nesta quarta-feira (11), a prisão preventiva de Regys Freitas. A solicitação se baseia em um depoimento do atual reitor da Universidade Estadual de Roraima (Uerr), Cláudio Travassos, de que o ex-reitor estaria tentando mascarar o superfaturamento de antigos contratos. O pedido está sob sigilo. Entretanto, a solicitação é citada em um documento público anexo à denúncia oferecida contra Freitas e os empresários Bruno Rheno Pinheiro e Silva e Shyrley Ibiapino Cirqueira por crimes de peculato, dispensa ilegal de licitação e associação criminosa. O espaço segue aberto para manifestação dos citados. Eles foram denunciados por suposto desvio de R$ 15,1 milhões de um contrato da instituição, o que ensejou um pedido cautelar do MP para bloquear quase R$ 128 milhões dos investigados. A Justiça ainda vai analisar os pedidos. Com informações da Folha BV

VER COMPLETO »
Últimas notícias

CARNAVAL 2026: Segurança em Boa Vista será reforçada

A Guarda Civil Municipal atuará de forma ostensiva e preventiva durante todo o “Carnaval 2026: Nosso Bloco Junto com Você”. A festa ocorre entre os dias 14 e 17 de fevereiro, a partir das 17h, nas praças Fábio Paracat, Clotilde Thereza Duarte de Oliveira, no bairro Nova Cidade, e Cabos e Soldados, no Caranã. Ao todo, serão 115 guardas municipais atuando durante toda a programação. As equipes utilizarão câmeras corporais, equipamentos fixados as fardas que fazem gravações contínuas, para mais transparência e eficiência no monitoramento das praças. De acordo com o secretário Municipal de Segurança e Ordem Pública, Cláudio Galvão, o objetivo é que a população aproveite o Carnaval com alegria e tranquilidade. “A presença ostensiva da Guarda Municipal, aliada ao uso de tecnologia e à integração com outras forças de segurança, garante um evento organizado e seguro para todos”, destacou. O carnaval contará com o apoio de outras instituições, dentre elas, a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTRAN), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Boa Vista (SAMU BV), a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima. Estacionamento gratuito A GCM atuará no combate à cobrança indevida de estacionamento no entorno das praças, prática realizada por guardadores de veículos conhecidos como “flanelinhas”. O estacionamento nas áreas próximas aos eventos será totalmente gratuito, para dar comodidade e segurança aos foliões.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Ex-reitor da UERR e empresários são denunciados pelo Ministério Público por associação criminosa e crimes contra o patrimônio público

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ofereceu Denúncia contra o ex-reitor Regys Odlare Lima de Freitas, Bruno Rheno Pinheiro e Silva e Shyrley Ibiapino Cirqueira por crimes praticados no âmbito da Universidade Estadual de Roraima (UERR). De acordo com a Denúncia, o trio teria atuado de forma conjunta e organizada, entre os anos de 2016 e 2022, para direcionar contratações públicas em favor da empresa Ibiapino & Pinheiro Ltda., mediante dispensa irregular de licitação, fraude em procedimentos licitatórios e desvio de recursos públicos. O então reitor da UERR, Regys Odlare Lima de Freitas, foi denunciado pelos crimes de peculato, dispensa ilegal de licitação e associação criminosa. Já os empresários Bruno Rheno Pinheiro e Silva e Shyrley Ibiapino Cirqueira, respondem pelos mesmos crimes, na condição de beneficiários e participantes do esquema. A Denúncia encerra a primeira etapa da investigação com a acusação referente ao núcleo da associação criminosa, mas a investigação continuará em outras fases para aprofundar sobre a participação de outros servidores da Universidade, o acobertamento de provas e o crime de lavagem de dinheiro. Conforme apurado, a atividade criminosa resultou em prejuízo mínimo de R$ 15.176.782,12 aos cofres públicos e deverá ser ressarcido de forma atualizada, com incidência de juros, o que totalizaria hoje o valor de R$ 27.623.000,00 (vinte e sete milhões, seiscentos e vinte e três mil reais). O Ministério Público pede ainda o pagamento de indenização por danos morais coletivos a ser destinado à Universidade Estadual de Roraima, no valor de R$ 100.000.000,00 (cem milhões de reais), considerando o prejuízo inestimável causado à educação pública do Estado. O MPRR também pediu o afastamento cautelar de Regys Odlare de cargos e funções públicas, bem como a proibição temporária de ocupar novos cargos, para evitar que ele volte a influenciar servidores, testemunhas ou a administração pública, garantindo a regularidade da instrução processual e a proteção do interesse público. Fonte: Roraima em tempo

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Teresa Surita denuncia atraso em obra de hospital do Governo no Bonfim enquanto população é atendida de forma improvisada em escola e UBS

A ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB), utilizou as redes sociais nesta quarta-feira (11) para denunciar o atraso em mais uma obra do Governo do Estado, desta vez no município de Bonfim, na fronteira com a Guiana. Segundo Teresa, após anos de reforma sem conclusão, parte dos serviços hospitalares segue funcionando de maneira inadequada e improvisada em outros espaços públicos, como a Escola Estadual Argentina Castelo Branco e a UBS Cristino José da Silva. “A reforma do hospital de Bonfim, que já consumiu milhões de reais, e que o Governo do Estado tinha prometido entregar em 2020, não está pronta até hoje. Enquanto isso, as pessoas estão sendo atendidas sem estrutura nenhuma em espaços improvisados numa escola e numa UBS.”, escreveu Teresa. A obra do Hospital, anunciada em 2020 com emendas do então deputado federal Jhonatan de Jesus, segue inacabada e praticamente paralisada, sem identificação com placas, valores, detalhes, tampouco prazo para conclusão. Um morador do município do Bonfim, que preferiu não se identificar, conversou com o portal Macuxirr e detalhou a forma como o hospital está funcionando. “Na escola Estadual Argentina funciona a farmácia, cozinha e depósito para macas, colchões. E todo o material e equipamentos novos que vieram para o Bonfim, como o hospital não está pronto ainda, foi levado para inaugurar outra unidade em Alto Alegre”, afirmou. “Esse é o Governo que apaga a esperança, fere a dignidade e rouba o futuro do nosso estado. Casos como este acontecem aos montes, por todo o estado. Chega de desrespeito! O cuidado com a vida não admite improviso”, denunciou Teresa.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

BLOCO DA FELICIDADE CELEBRA 10 ANOS COM FOLIA EM DOSE DUPLA EM BOA VISTA

O Bloco da Felicidade completa 10 anos em 2026 e prepara uma edição especial para marcar uma trajetória que já faz parte do Carnaval de Boa Vista. O evento acontece no dia 16 de fevereiro e promete folia em dose dupla, reunindo avenida, trio elétrico e after em dois ambientes. A concentração será na Avenida Ene Garcez, com trio elétrico e abadá, mantendo a essência que consagrou o Bloco da Felicidade como um dos maiores blocos de rua da cidade. Após o percurso, a festa continua no after, que acontece no Porão do Alemão e no Eskina Lounge, com dois ambientes e programação musical até a madrugada. Entre as atrações confirmadas, o destaque nacional fica por conta de Linnoy, ex-vocalista das bandas Ara Ketu e Os Sungas, trazendo o swing do axé que marcou gerações para comandar a avenida. A programação também conta com a participação de artistas locais e regionais, como Banda Dubai, Flávio Henrique, Esttevão Alvez e a Banda Xote de Buteco, além do DJ nacional É o Yuri, de Manaus. A line de DJs garante a diversidade musical e a energia até o fim da noite: DJ Nando, DJ 7F, DJ Magno Bass, DJ Toniolli e DJ Dani Pin. Para quem quer viver a experiência completa, o Combo Norte Experience garante acesso à avenida e ao after, com abadá e pulseira inclusos, permitindo curtir o Bloco da Felicidade do começo ao fim. As vendas estão disponíveis pelo Instagram @blocodafelicidade e nos pontos físicos Ousadia Confecções, Conserta Smart e Jade Store. Mais informações e atualizações sobre a programação podem ser acompanhadas nas redes sociais do bloco. Ao completar 10 anos, o Bloco da Felicidade reafirma sua essência: encontro, alegria e Carnaval vivido intensamente, do jeito que só quem é BDF entende.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Carnaval 2026 – Kevinho, Terra Samba, Bento e Totó estão entre as atrações da folia

Neste sábado, 14, a programação inicia em diversas praças da capital Com uma programação diversificada em praças de Boa Vista, o “Carnaval 2026: Nosso Bloco Junto com Você” começa no próximo sábado, 14 e segue até terça-feira, 17. Blocos de rua, Kevinho, Terra Samba, Danny, Diário de Mika, Bento e Totó estão entre as atrações que prometem animar a cidade com muita cor, música e alegria; além da segurança garantida, reforçando o espírito carnavalesco de Boa Vista. Programação completa:

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Hemoraima reforça estoque com doação de sangue em Shopping de Boa Vista

Com a finalidade de ampliar o acesso à doação de sangue e o número de cadastro de possíveis doadores de medula óssea, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) realiza, em parceria com o Pátio Roraima Shopping, uma campanha externa de captação nesta semana, entre os dias 10 e 13 de fevereiro. A coleta será das 13h30 às 17h30. “Estamos iniciando um trabalho de campanha externa para que mais pessoas possam ter acesso à doação de sangue, sem ter que vir até o Hemocentro. O nosso objetivo é cada vez mais termos novos doadores e termos a possibilidade de garantir a esse doador uma possibilidade de doação mais próximo do seu trabalho, dos seus lugares de lazer, dos seus ambientes de lazer e que a pessoa possa doar sem ter que ir ao Hemoraima”, afirmou a responsável técnica do setor de Captação do Hemoraima, Liliana Bezerra. A campanha também tem como foco atrair novos doadores e facilitar o ato solidário no dia a dia das pessoas. “Também é muito importante o reforço do estoque nesse período pré-carnaval, porque nós vamos estar entrando num feriado prolongado, então é muito, muito importante que as pessoas tenham essa sensibilidade para estar fazendo a sua doação de sangue e os doadores que já são antigos doadores que porventura morem perto ou estejam passando pelo shopping que possa fazer sua doação de sangue e aquelas pessoas que ainda não são doadoras que possam estar fazendo a sua experiência pela primeira vez de doar sangue, a gente tem muito carinho em receber esse público”, destacou Liliana. QUEM PODE DOAR? Para ser um doador de sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior. No momento da doação, é preciso apresentar um documento oficial com foto. Caso o interessado seja menor de 18 anos, o mesmo deve estar acompanhado dos pais e se for um tutor legal deve ter o consentimento formal dos pais ou do responsável legal. Além disso, é importante o voluntário estar saudável, não apresentar sintomas de gripe, ou alergia, nem ter ingerido bebida alcoólica a menos de 24h antes da doação. Doadores do sexo masculino podem doar a cada 61 dias e mulheres precisam de um intervalo de 91 dias para fazer a doação. Se encaixando nesses critérios, o doador é cadastrado e encaminhado para uma entrevista, para em seguida passar por uma triagem. Não havendo nenhum impedimento, ele é encaminhado para a sala de coleta onde é feita a doação, que dura no máximo 10 minutos. Durante o Carnaval, doação não para Para reforçar ainda mais o estoque de sangue para o Carnaval, o Hemoraima realizará uma campanha de doação nos dias 14, 16 e 18 de fevereiro, na própria unidade, convocando doadores regulares e novos voluntários a contribuírem com esse gesto que salva vidas. O Hemoraima fica localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento). O horário de funcionamento da unidade é de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h. Mais informações: (95) 98404-9593.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

MPRR denuncia grupo por induzir consumidores a erro em falsos financiamentos e consórcios

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania e do Consumidor, ofereceu Denúncia criminal contra um grupo de pessoas acusadas de integrar esquema fraudulento que induziu consumidores a erro na oferta de supostos financiamentos imobiliários e veiculares, além de consórcios com promessa de contemplação imediata. De acordo com a Denúncia, os fatos ocorreram entre os anos de 2022 e 2024. Os investigados atuavam de forma organizada e contínua, utilizando empresas do ramo financeiro para atrair vítimas por meio de anúncios, principalmente nas redes sociais. As propagandas simulavam a venda facilitada de imóveis e veículos, levando os consumidores a acreditar que estavam contratando financiamentos, quando, na realidade, aderiam a cotas de consórcio sem garantia de liberação rápida do crédito. Após o pagamento de valores de entrada, as vítimas não recebiam o montante prometido e, ao buscar esclarecimentos ou o cancelamento do contrato, eram informadas de que a restituição só ocorreria ao final do consórcio, o que gerou prejuízos financeiros expressivos. Entre os diversos casos relatados na denúncia, um deles envolve uma consumidora que buscava adquirir a casa própria e foi atraída por anúncio veiculado no Facebook. Ao comparecer à empresa, foi convencida a pagar uma entrada superior a R$ 21 mil, sob a promessa de liberação rápida de uma carta de crédito no valor de R$ 150 mil. O crédito nunca foi disponibilizado e, após insistentes tentativas de solução, a vítima sofreu prejuízo financeiro integral do valor pago. Outro exemplo citado pelo MPRR refere-se a uma consumidora interessada na compra de um veículo. Segundo a apuração, ela foi induzida a acreditar que teria acesso a um crédito de R$ 50 mil em poucos dias, mediante o pagamento imediato de R$ 15 mil. Somente após a assinatura do contrato, a vítima foi informada de que se tratava de um consórcio, com condições diferentes das ofertadas. Mesmo diante do pedido de cancelamento, os valores não foram devolvidos. Na Denúncia, o Ministério Público aponta que os investigados se utilizavam de estruturas empresariais e de contratos complexos para dificultar a compreensão dos consumidores sobre a real natureza dos serviços contratados, configurando prática de indução do consumidor a erro. Os denunciados respondem pelos crimes de associação criminosa e de indução do consumidor a erro, previstos no Código Penal e na Lei nº 8.137/90. O MPRR requer o recebimento da denúncia, a citação dos acusados e, ao final, a condenação penal, além da fixação do valor de R$ 1.500.000,00 para reparação dos danos morais coletivos.

VER COMPLETO »