22 de junho de 2026 13:57

Redação O Caburaí

Últimas notícias

Cerimônia marca encerramento do 1º Curso de Motociclista e Batedor com demonstração operacional

Após 25 dias de formação intensa, a Guarda Civil Municipal de Boa Vista encerrou nesta semana o 1º Curso de Motociclista Policial e Batedor. A cerimônia marcou a conclusão da capacitação com uma demonstração operacional dos formandos, que apresentaram ao público as técnicas e habilidades adquiridas durante o treinamento. Ao todo, 20 agentes da segurança pública participaram da formação, entre guardas civis municipais, integrantes da Base Aérea de Boa Vista e da Polícia Penal. O curso, promovido pela Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, teve como foco preparar os profissionais para atuação em motopatrulhamento e escoltas, com técnica, disciplina e alto nível de controle operacional. Formação técnica e prática Durante o período de treinamento, os participantes passaram por uma rotina intensa de aulas teóricas e práticas. Entre os conteúdos abordados estavam doutrina de motopatrulhamento, técnicas de abordagem, direção defensiva e evasiva, primeiros socorros, armamento e tiro, além de exercícios voltados ao domínio da motocicleta em diferentes situações. Por Marcus Miranda

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Duda Ramos assina todos os pedidos de CPI e CPMI do congresso envolvendo Banco Master

Todos os documentos foram assinados pelo parlamentar, na intenção de conduzir as investigações com a verdade. O escândalo envolvendo o Banco Master ganhou proporções nacionais e já está sendo investigado em duas frentes no Congresso: uma CPI na Câmara dos Deputados e uma CPMI que envolve deputados e senadores. O caso veio à tona após a Polícia Federal apontar um esquema bilionário de desvio de dinheiro público. O Deputado Federal Duda Ramos, assinou o pedido de abertura da CPI. “Venho dialogando com colegas parlamentares em Brasília para fortalecer as investigações, o momento exige responsabilidade e compromisso com o país. E quero ressaltar que eu apoio a transparência do dinheiro público.” Disse, o parlamentar. O pedido de CPI partiu de parlamentares de diferentes posições: um deputado do Partido Socialista Brasileiro (PSB), partido que integra a base do governo, e outro do Partido Liberal (PL). Mostrando que a apuração precisa estar acima das ideologias. Diante da gravidade das denúncias, parlamentares passaram a defender uma investigação mais rigorosa para esclarecer o que realmente aconteceu, identificar responsáveis e garantir que qualquer irregularidade envolvendo recursos e o sistema financeiro seja devidamente apurado. “A sociedade brasileira espera do Parlamento coragem para enfrentar grandes crises e impactos, e tomo isso como motivação em meu mandato. Onde houver suspeita consistente, deve haver investigação séria, firme e comprometida com a verdade.” Destacou o deputado. Para o parlamentar, casos como esse não afetam apenas o sistema financeiro do país, mas refletem diretamente na realidade de estados que enfrentam grandes desafios, como Roraima. “O estado de Roraima ainda convive com os impactos da crise migratória na fronteira, dificuldades no atendimento à saúde pública e desafios na infraestrutura. Por isso, qualquer suspeita de desvio ou má gestão de recursos preocupa ainda mais, sigo me posicionando na Câmara dos Deputados”. Afirma.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Nova obra de drenagem é implantada para melhorar mobilidade na Av. Governador Anchieta

A Prefeitura de Boa Vista iniciou mais uma obra para solucionar problemas de alagamento registrados durante o período chuvoso. Com recursos próprios do município, cerca de 130 metros de drenagem estão sendo implantados no cruzamento da avenida Governador Anchieta com a avenida Getúlio Vargas, a fim de melhorar o escoamento da água e garantir mais mobilidade aos condutores. O prefeito Arthur Henrique explicou que a via alagou pela primeira vez durante as chuvas do ano passado, quando um prédio começou a ser construído nas proximidades. A água, que antes acumulava no espaço onde a obra foi feita, começou a escoar para a avenida, causando transtornos.  “É exatamente por essa razão que nas grandes cidades vemos tantas tragédias com água, são carros sendo arrastados, casas sendo derrubadas. Por isso, precisamos cuidar e agir rápido para que a mesma coisa não aconteça aqui, pois a força da água que passa pela Av. Governador Anchieta é grande. Com a drenagem, a água escoará por uma rede que já existe na Av. Getúlio Vargas e a questão será resolvida de forma efetiva”, destacou.  Intervenções que geram resultados para o futuro A corretora de imóveis, Thaís Lima, comentou que a obra trará melhorias, tanto para os futuros moradores quanto para a população em geral. “Vai ser muito importante por causa da acessibilidade para os nossos clientes. Em breve, teremos um empreendimento aqui e já observávamos que no período chuvoso, alagava e com a obra o problema será solucionado”, enfatizou.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Homem é detido pela GCM com facas e fios durante patrulhamento em área da CAER

A Guarda Civil Municipal abordou um homem identificado como Mizael após ele tentar fugir ao perceber a aproximação da viatura. De acordo com os agentes, o suspeito tentou se evadir pulando o muro de uma área pertencente à Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAER). A equipe realizou buscas na região e conseguiu localizar o homem pouco tempo depois. Durante a revista pessoal, os policiais encontraram com ele três facas e vários fios elétricos, alguns já descascados e outros ainda intactos. Questionado sobre a origem do material, Mizael informou que os fios teriam sido entregues por um homem conhecido pelo apelido de “Gordo”. Segundo o suspeito, ele teria sido encarregado de descascar os fios e devolvê-los posteriormente para que o material fosse vendido, com a promessa de receber uma parte do valor obtido. A polícia informou que a integridade física e psicológica de Mizael foi preservada durante toda a abordagem e também no momento da apresentação do caso na unidade policial responsável.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Mecias de Jesus renuncia ao Senado para assumir vaga no TCE de Roraima

O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) renuncia ao mandato nesta quarta-feira (11) para assumir o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR). Em seu lugar entra a suplente Roberta Acioly (Republicanos-RR). A enfermeira e cirurgiã-dentista nasceu em Santo André (SP), mas construiu sua carreira política em Roraima. O senador é um dos que apoiam o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. “O Senado não pode se calar quando um Poder ultrapassa seus limites. Faço isso com responsabilidade e coragem, como sempre fiz”, justificou o parlamentar. Ele é pai do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Jhonatan de Jesus, que cuida da fiscalização sobre a liquidação do Banco Master pelo Banco Central (BC).

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Coqueluche – Sobe para 20 os casos em Roraima e deputado Duda Ramos busca soluções em Brasília

A maioria dos casos registrados foram na região do Surucucu no município de Alto Alegre e três casos em Boa Vista. O avanço de casos da coqueluche em Roraima tem gerado preocupação. O primeiro registro da doença foi em janeiro de 2026, comunicado ao Ministério da Saúde, e registrado pelo Hospital Infantil Santo Antônio após a identificação de casos na Terra Indígena Yanomami. De acordo com as informações mais recentes, do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Município, 20 casos foram confirmados, sendo na região de Surucucu, localizada no município de Alto Alegre, e três em Boa Vista. O deputado Federal Duda Ramos acompanha os casos junto a Associação Yanomami (URIHI). “Estamos falando de crianças e de comunidades que já enfrentam grandes desafios de acesso à saúde. Precisamos garantir atendimento, prevenção e apoio imediato para evitar que mais vidas sejam perdidas.” Disse. A situação se agravou com a confirmação de três mortes de crianças, que estavam internadas no Hospital da Criança Santo Antônio. A coqueluche é uma infecção respiratória altamente contagiosa, que afeta principalmente bebês e crianças pequenas, podendo evoluir para quadros graves quando não tratada rapidamente. Diante do cenário, o parlamentar Duda Ramos está em Brasília, buscando meios de apoio para evitar a epidemia que já ameaça sete comunidades indígenas em Surucucu e a Capital Boa Vista. “Com o avanço dessa doença não podemos ficar de braços cruzados, temos que ir ao Ministério da Saúde, buscar saber a melhor forma de tratamento. São bebês nesse exato momento que estão em estado grave por conta dessa doença” ressaltou.  O presidente da Associação Yanomami (URIH), Júnior Hekurari, foi quem fez a denúncia dos casos de Coqueluche na Terra indígena. “As informações que recebemos das famílias mostram que não são apenas três mortes, tem pais relatando que seus filhos estão morrendo nas comunidades. Precisamos urgentemente de mais apoio e da presença do Ministério da Saúde. Nossos irmãos Yanomami precisam de socorro agora”. Ressaltou o líder Yanomami. Duda Ramos, também destacou que seguirá acompanhando a situação junto aos órgãos de saúde e apoiando medidas que ampliem o atendimento médico e a proteção das populações mais vulneráveis em Roraima.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

OPINIÃO – Arthur é a bola da vez para Governo; Teresa é nome forte para Senado e Jucá corre por fora para federal 

O grupo do atual prefeito de Boa Vista está se movimentando pouco publicamente, mas nos bastidores parece que tudo está se encaminhando para uma formação que poderá dar trabalho para os adversários. A dobradinha MDB/PL em Roraima poderá ter três nomes importantes como Arthur Henrique, Teresa Surita e a volta de Romero Jucá. Aliados e adversários assumem que o nome do prefeito de Boa Vista agrada. Ele tem aceitação popular, pouca rejeição e conseguiu imprimir seu estilo longe de brigas e com muitas entregas.  Já Teresa foi prefeita da capital por cinco vezes, deputada federal e tem uma experiência importante para atuar no Congresso Nacional com facilidade. Roraima ganharia muito com o trabalho da emedebista em busca de recursos em Brasília (DF). Romero Jucá ensaia seu retorno. Sem mandato desde 2018, o ex-senador mantém sua rotina em Brasília, continua tendo bom trânsito em ministérios e segue articulando com a mesma desenvoltura de sempre. Seria um nome de peso do MDB para deputado federal.  Três nomes importantes que podem manter o protagonismo do MDB e dar visibilidade e moral ao PL em Roraima. Além das pesquisas, Arthur, Teresa e Jucá estão na boca do povo e nas redes sociais. Até o dia 4 de abril muita coisa poderá acontecer. Mas, independente de qualquer coisa saberemos que o grupo governista terá muito trabalho pela frente, mesmo com muito dinheiro para vencer as eleições para o Governo de Roraima e principalmente para garantir as duas vagas para o Senado Federal. 

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Prefeito Arthur Henrique expõe furto de fios e manda recado para quem comercializa produtos

O prefeito de Boa Vista Arthur Henrique (PL) usou as redes sociais para expor o roubo de fios na obra de iluminação pública recém-inaugurada na BR-174, em Boa Vista. De acordo com ele, os fios foram instalados por baixo da terra. Mas, devido aos roubos, a Prefeitura teve que autorizar a reinstalação da forma tradicional. O que, segundo ele, não ajuda na estética da cidade. “Toda a parte elétrica era soterrada aqui. Era embaixo da terra, em tubulação escondida. Só que é incrível como tem pessoas que trabalham todo dia para destruir aquilo que a gente constrói. Os fios estavam sendo roubados e a gente teve que autorizar os fios serem instalados aéreos onde foram roubados”, lamentou. Recado No vídeo divulgado na internet nesta terça-feira, 10, Arthur Henrique então mandou um recado para os comerciantes que comercializam os produtos roubados. “Atenção você que é comerciante que vende fios de cobre pela cidade. Se você está comercializando, comprando e vendendo fios de cobre roubados, a gente vai chegar até você. A Guarda Civil Municipal (GCM) vai bater na sua porta. A gente já está fazendo isso. Já prendemos algumas pessoas e a gente vai encontrar”, advertiu. De acordo com o prefeito, os comerciantes que vendem fios de cobre devem comprovar a origem dos produtos.  “Comerciante que tiver vendendo fio e não tiver a confirmação da procedência e não conseguir demonstrar onde adquiriu esse fio vai ter que responder na delegacia. A Guarda Civil está de olho e a gente vai acompanhar de perto”, exclamou. Com informações do Roraima em Tempo

VER COMPLETO »
Brasil e Mundo

Bolsonaro pede a Moraes aval para receber visita de assessor do governo Trump na prisão

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorização para receber, na prisão, a visita de Darren Beattie, assessor sênior do governo Donald Trump para políticas relacionadas ao Brasil. Bolsonaro está preso na Papudinha, em Brasília, onde cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado. As visitas ao ex-presidente precisam receber o aval de Moraes, relator do processo que levou Bolsonaro à cadeia. Crítico do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da atuação de Moraes no processo sobre a trama golpista, Darren Beattie é responsável, no Departamento de Estado dos Estados Unidos, por propor e supervisionar as políticas e ações de Washington em relação a Brasília. Ele foi nomeado para o cargo no mês passado. Político de extrema-direita, o assessor de Trump já classificou Moraes como “principal arquiteto da censura e perseguição a Bolsonaro”. No site do Departamento de Estado dos EUA, Beattie é descrito como “um defensor entusiasta da promoção ativa da liberdade de expressão como ferramenta diplomática”. No requerimento feito a Moraes, a defesa de Bolsonaro pede que, de maneira excepcional, a visita do norte-americano seja autorizada no dia 16 de março, uma segunda-feira, ou no dia 17, uma terça-feira. As visitas ao ex-presidente, geralmente, são agendadas para quartas e sábados. Darren Beattie estará no Brasil na próxima semana. Na quarta-feira (18), ele deve participar, segundo fontes ligadas ao governo Trump, de um evento sobre minerais críticos em São Paulo. A agenda do assessor da gestão Trump no Brasil ocorre em meio a discussões, nos EUA, sobre classificar facções criminosas brasileiras, caso do PCC e do Comando Vermelho (CV), como Organizações Terroristas Estrangeiras. O governo brasileiro tenta evitar essa classificação por receio de que isso possa levar a uma intervenção estrangeira no país. Por Márcio Falcão, Túlio Amâncio

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Prefeita de Amajarí barra câmeras de monitoramento em escolas municipais

Dois projetos de lei de autoria da Vereadora Vastí Santos (PDT), aprovados por unanimidade pelos oito parlamentares da Câmara Municipal de Amajarí, foram vetados pela Prefeita Núbia Lima (PP). O veto do Poder Executivo foi formalizado no último dia 5 de março de 2026. Entre as propostas barradas está o projeto que institui a obrigatoriedade de instalação de sistemas de vídeo-monitoramento nas escolas e creches públicas da rede municipal de ensino de Amajarí. A iniciativa tem como objetivo reforçar a segurança de alunos, professores e servidores, além de auxiliar na prevenção de situações de violência, bullying, acidentes e outros incidentes dentro das unidades escolares. Pelo texto aprovado no Legislativo, as câmeras seriam instaladas em áreas comuns e estratégicas, como entradas e saídas das escolas, corredores, pátios de recreação, refeitórios e áreas externas. O projeto também estabelecia regras para garantir a privacidade da comunidade escolar, proibindo a instalação de equipamentos em banheiros, vestiários ou ambientes que comprometam a intimidade. A proposta ainda previa que as imagens captadas fossem armazenadas em sistema seguro e criptografado por, no mínimo, 30 dias, com acesso restrito à direção das unidades, à Secretaria Municipal de Educação e às autoridades competentes quando necessário, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Até 2016, vigorava que o vereador não poderia legislar gerando despesas para o Executivo Municipal, contudo, isso mudou com uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) ao analisar o Recurso Extraordinário nº 878911/RJ. “O STF é firme no sentido de que vereadores podem apresentar projetos que gerem despesas, desde que não criem obrigações administrativas específicas, o que não ocorre neste caso. Mas é triste ver que essa política pública de educação e segurança preventiva foi vetada. Tenho certeza que a sociedade, principalmente os responsáveis pelas crianças são favoráveis a essa iniciativa”, pontuou Vastí. Outro projeto vetado pela prefeita institui o Amajarí Summer Fest – “O verão que inspira saúde e movimento”, evento esportivo anual voltado à promoção da atividade física, lazer, integração comunitária e qualidade de vida durante o período do verão amazônico. A proposta previa a realização do festival em três datas fixas ao longo do primeiro semestre, com programação que poderia incluir modalidades como futebol, vôlei, corrida, recreação infantil, jogos comunitários e outras atividades esportivas e culturais. O projeto também estabelecia a inclusão do evento no Calendário Oficial de Eventos do Município de Amajarí, com organização em parceria entre entidades comunitárias e o poder público. “As duas propostas foram apresentadas com o objetivo de fortalecer políticas públicas nas áreas de educação, segurança e incentivo ao esporte no município. Agora os demais vereadores têm uma grande responsabilidade na análise dos vetos do poder executivo”, finalizou Santos. Com o veto do Executivo, os projetos retornam agora para análise da Câmara Municipal de Amajarí, que poderá deliberar pela manutenção ou derrubada em votação no plenário.

VER COMPLETO »