22 de junho de 2026 07:54

Redação O Caburaí

Últimas notícias

O banho de água fria de Valdemar no plano eleitoral de Hélio Lopes

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, avaliou à coluna que será “difícil” viabilizar a candidatura do deputado federal Hélio Lopes ao Senado pelo estado de Roraima em 2026, como deseja o parlamentar. Nos últimos dias, Hélio surpreendeu parte da cúpula do PL ao anunciar que havia transferido seu domicílio eleitoral para Boa Vista, capital de Roraima, com o objetivo de concorrer a senador pelo estado em outubro. Após o anúncio, o diretório do PL em Roraima emitiu uma nota dizendo ter recebido com surpresa a mudança de domicílio eleitoral de Hélio, que é fiel escudeiro da família Bolsonaro, para se candidatar ao Senado. Procurado pela coluna, Valdemar afirmou que pretende discutir a situação na próxima semana com os senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Rogério Marinho (PL-RN), mas que será “difícil” achar espaço para o deputado. Aliados de Hélio Lopes, por sua vez, dizem que o deputado transferiu o domicílio para Roraima por ordem do ex-presidente Jair Bolsonaro, que tem cuidado pessoalmente das candidaturas da direita ao Senado. De acordo com esses aliados, “na hora certa”, Valdemar terá de dar um jeito e viabilizar a candidatura do deputado a senador por Roraima, mesmo que, para isso, precise sacrificar outras alianças já pré-estabelecidas. Em Roraima, já há pelo menos três pré-candidatos da direita para as duas vagas ao Senado: o governador Antônio Denarium (PP); o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (PL); e a ex-prefeita Tesera Surita (MDB). Com informações de Metrópoles

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Vereador Bruno Perez intensifica agenda nas escolas municipais e apresenta demandas

O vereador Bruno Perez (MDB) intensificou, ao longo do mês de março, uma série de visitas técnicas às escolas da rede municipal de Boa Vista, com o objetivo de ouvir a comunidade escolar, identificar necessidades urgentes e encaminhar soluções ao Poder Executivo. A agenda mais recente ocorreu nesta quinta-feira, 26/3, com visita à Escola Municipal Pequeno Polegar, no bairro Treze de Setembro. Durante a inspeção, o parlamentar constatou problemas estruturais e operacionais que motivaram a apresentação de duas indicações. Entre as principais demandas estão o reparo na rede interna de esgoto, revitalização e cobertura da quadra esportiva, manutenção de banheiros e do sistema elétrico da central de ar-condicionado, além do reforço no quadro de profissionais, com a solicitação de cuidador de alunos e controladores de acesso. Ainda na unidade, o vereador também solicitou a realização de estudo para implantação de uma faixa de pedestre elevada e de uma rampa de acessibilidade em frente à escola, visando garantir mais segurança aos cerca de 550 alunos, especialmente nos horários de entrada e saída. Na Escola Municipal Frei Artur Agostini, localizada no bairro São Vicente, Bruno Perez identificou a necessidade de reforço no quadro de servidores, com a contratação imediata de merendeiras, cuidadores e assistente de alunos, além da agilização na entrega de material pedagógico, fardamento escolar e serviços de limpeza nas centrais de ar-condicionado. A unidade atende mais de 600 alunos e, segundo o parlamentar, as medidas são essenciais para evitar a sobrecarga dos profissionais e melhorar a qualidade do ensino. O vereador também solicitou a troca de parte do mobiliário, a realização de reparos urgentes e a agilização da reforma da escola, com foco em oferecer um ambiente mais seguro, estruturado e adequado para alunos e servidores. Já na Escola Municipal Carmem Eugênia Macaggi, no bairro Asa Branca, a principal demanda apresentada foi a incorporação da quadra de areia de uma praça próxima ao espaço escolar. A proposta visa ampliar a área destinada às atividades físicas, beneficiando mais de 500 alunos que atualmente dividem uma estrutura reduzida para as aulas de educação física. De acordo com Bruno Perez, as visitas fazem parte de um trabalho contínuo de fiscalização e proximidade com a população. “Nosso compromisso é estar presente, ouvir alunos, professores e servidores, e levar essas demandas ao Executivo. São demandas pontuais e que devem ser resolvidas em breve, porque já conversei com o secretário da pasta para que elas entrem no cronograma da educação municipal”, destacou.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Ex-vereador Sandro Baré fica inelegível até 2032

A Justiça Eleitoral declarou o ex-vereador Sandro Baré (Republicanos) inelegível até 2032, por suspeita de abuso de poder econômico e compra de votos nas eleições de 2024. O documento é assinado pelo Juiz da 5ª Zona Eleitoral, Jaime Plá Pujades De Ávila. Além disso, a Justiça também determinou impedimento de assumir vaga de suplente e pagamento de multa de R$ 50 mil por abuso de poder econômico nas eleições de 2024. Sandro ainda pode recorrer da decisão. Segundo o documento, a investigação teve origem em diligências policiais, quando foram apreendidos R$ 84 mil na casa de Sandro, além de listas com nomes de “cadastro de líderes e cabos” na campanha do ex-parlamentar em 2024. Histórico Sandro Denis de Souza Cruz, o Sandro “Baré”, foi vereador de Boa Vista pelo partido Republicanos de 2013 a 2016 e de 2021 a 2024. Ele chegou a se candidatar à reeleição em 2024, mas não conseguiu quantidade de votos suficiente. No dia do pleito, o então parlamentar foi preso suspeito de compra de votos. Ele foi detido após uma denúncia anônima.  O Ministério Público de Roraima (MPRR) chegou a mover uma ação contra o ex-vereador por suspeita de corrupção eleitoral. O órgão pediu a decretação de sua inelegibilidade. Com informações do Roraima em Tempo

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Prefeitura intensifica ação de combate à dengue neste sábado, 28

O foco dos agentes são as casas que estavam fechadas durante visitas anteriores Com foco na eliminação de criadouros de dengue, zika e chikungunya em terrenos domiciliares, a Prefeitura de Boa Vista inicia neste sábado, 28, uma ação de controle vetorial de arboviroses em 14 bairros da capital. As equipes vão agir de forma simultânea, indo diretamente nas casas que não estavam disponíveis durante visitas anteriores. A ação também ocorrerá em dois sábados de abril, dias 11 e 25, pela manhã e a tarde, para que os agentes de combate às endemias (ACEs) possam visitar o maior número de casas. O coordenador de Vigilância e Controle de Doenças Transmitidas por Vetores, Greiner Costa, ressaltou que os bairros que serão visitados possuem alto índice de infestação. “Por isso é muito importante que a população receba o agente na sua casa. Eles trabalham uniformizados, com crachá e identificação. E o foco é vistoriar os quintais para eliminar possíveis focos, é um trabalho feito para a segurança de todos, principalmente para quem mora na casa”, disse. Confira os bairros da ação: · Alvorada · Asa Branca · Caranã · Cauamé · Cidade Satélite · Dr Silvio Botelho · Dr Silvio Leite · Equatorial · Jóquei Clube · Nova Cidade · Pintolândia · Raiar do Sol · Santa Tereza · Senador Hélio Campos

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Trabalhadores por conta própria em Roraima podem ganhar mais apoio com novo projeto de Duda Ramos

Do centro de Boa Vista às comunidades do interior, mototaxistas, costureiras, revendedoras e extrativistas podem ser beneficiados. Trabalhadores por conta própria em Roraima podem passar a ter mais apoio com um novo projeto apresentado pelo deputado Duda Ramos. A proposta, o PL 488/2026, cria uma política nacional voltada para quem trabalha sem carteira assinada, mas vive do próprio esforço todos os dias, como mototaxistas, ambulantes, revendedoras de cosméticos, costureiras e até pessoas que tiram sustento da agricultura familiar, entre frutas e verduras vendidas nas feiras ou centro comercial.   Em Roraima, essa realidade é muito comum. Grande parte da população vive do trabalho por conta própria. Segundo dados do IBGE, mais de 40% dos trabalhadores da Região Norte estão na informalidade. Isso significa que muita gente trabalha todos os dias, mas não tem acesso a crédito, não consegue apoio do governo e não tem segurança para crescer. Hoje, essas pessoas ficam no meio do caminho, não têm emprego formal, mas também não conseguem entrar no modelo do MEI (Microempreendedor Individual), que exige registro, pagamento mensal e uma renda mais organizada. Para muita gente em Roraima, isso simplesmente não encaixa na realidade do dia a dia. O projeto apresentado por Duda Ramos vem justamente para resolver esse problema. A proposta cria um cadastro simples e voluntário para reconhecer esses trabalhadores e permitir que eles tenham acesso a políticas públicas, crédito facilitado e programas de apoio à renda. Na prática, o projeto não substitui o MEI, mas cria uma novaporta para quem hoje está completamente fora do sistema. Se aprovado, o PL pode trazer mudanças reais na vida de quem vive do próprio trabalho. Entre os principais impactos estão a possibilidade de acesso a crédito com menos burocracia, inclusão em programas do governo e mais segurança para quem depende da renda diária para sobreviver. Em um estado como Roraima, isso pode significar mais dinheiro circulando no comércio, mais estabilidade para as famílias e mais oportunidade de crescimento. Além disso, o projeto muda a forma como o trabalhador por conta própria é visto. Hoje, muita gente que trabalha de forma informal acaba invisível para as políticas públicas. A proposta reconhece que essas pessoas fazem parte da economia e precisam ser incluídas. “O que a gente está fazendo é reconhecer uma realidade que todo mundo vê nas ruas de Roraima. Tem muita gente trabalhando, correndo atrás, mas sem apoio nenhum. Isso precisa mudar”, afirmou o deputado. Ele também destacou o impacto social da proposta: “Esse projeto é sobre dignidade. É dar oportunidade para quem já trabalha todos os dias, mas nunca teve chance de crescer”. Com essa iniciativa, Duda Ramos reforça sua atuação voltada para o empreendedorismo e para quem vive do próprio esforço, principalmente em regiões onde o mercado formal é menor e as oportunidades são mais limitadas. Para Roraima, onde o custo de vida é alto e a informalidade é parte da realidade, dar suporte a esse trabalhador significa fortalecer toda a economia local. Na prática, é uma chance para milhares de pessoas que hoje trabalham duro, mas ainda estão fora do sistema. É uma proposta que busca reconhecer quem já faz a economia girar todos os dias e dar a essas pessoas condições reais de crescer.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Arthur Henrique assume presidência do PL Roraima e poderá disputar Governo ou Senado 

O prefeito de Boa Vista Arthur Henrique está em Brasília e juntamente com o presidente do PL Nacional Waldemar Costa Neto anunciou que está assumindo a sigla em Roraima. Ao lado do vice-prefeito Marcelo Zeitoune, o gestor afirma que terá uma missão ainda mais importante a partir de agora.  “Assumo com orgulho a missão de presidir o PL em Roraima. Agradeço a confiança do presidente Valdemar e do nosso pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro. Seguimos trabalhando com compromisso e responsabilidade pelo desenvolvimento do nosso estado”, postou Arthur em suas redes sociais.  O presidente do partido também fez uma postagem no início da noite desta quarta-feira, 25. “O PL em Roraima está forte, unido e assim continuará, porque é formado por pessoas sérias e comprometidas com a população. Tenho a satisfação de acompanhar de perto o trabalho do prefeito Arthur Henrique, que assumiu a presidência do PL Roraima. Também destaco o trabalho do vice-prefeito Dr. Marcelo Zeitoune, que assumiu a presidência do PL Boa Vista, e vem contribuindo com dedicação e responsabilidade para o desenvolvimento da capital”, destacou Waldemar.  Agora, Arthur tem poucos dias para decidir se deixa a prefeitura na próxima semana para disputar o Governo de Roraima ou o Senado Federal ou se segue a frente da gestão em Boa Vista. 

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Cassação de Cláudio Castro pressiona Cármen Lúcia a pautar caso de Antonio Denarium

A cassação do governador do Rio, Cláudio Castro, na noite de ontem, intensificou os questionamentos sobre por que a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, ainda não pautou o processo envolvendo o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), que está há dois anos parado na Corte. Ministros ouvidos pela coluna, sob reserva, afirmam esperar da presidente a mesma postura adotada no caso do governador do Rio, quando agendou o julgamento mesmo com pedido de vista em andamento — medida considerada incomum — para acelerar o desfecho. Castro e seu vice foram declarados inelegíveis por oito anos em julgamento concluído nesta terça-feira (24/4). Diferentemente de Castro, que havia sido absolvido na Justiça estadual, Denarium e o vice, Edilson Damião (Republicanos), já foram cassados quatro vezes pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), em decisões relacionadas a abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022. Como o TSE ainda não julgou os recursos, ambos permaneceram nos cargos. Os ministros Isabel Gallotti e André Mendonça já votaram a favor da cassação e da inelegibilidade do governador e de seu vice. O ministro Nunes Marques, que havia pedido vista, devolveu o processo para julgamento no dia 21 de fevereiro. Cabe, portanto, à presidente do tribunal incluí-lo na pauta. A coligação “Roraima Muito Melhor”, autora da ação, apresentou recurso solicitando a reinclusão do processo em pauta e seu julgamento com a celeridade. Em carta ao TSE, o líder indígena Davi Kopenawa alertou que a demora no julgamento contribui para o agravamento da crise humanitária na Terra Yanomami e cobrou a retomada urgente da análise do caso. Pela legislação eleitoral, o prazo de desincompatibilização para governadores que pretendem concorrer ao Senado se encerra em 4 de abril, um ano antes das eleições de outubro. Denarium antecipou sua renúncia para 27 de março, quando será sucedido por Edilson Damião. A saída do cargo, no entanto, não impede que o TSE confirme, ao julgar o recurso, a perda do mandato e a inelegibilidade — situação semelhante à de Cláudio Castro. Com informações do Metrópoles

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Vereador renuncia cargo após frustrações com o partido: “Não sou dono da cadeira”

O vereador Delegado Francisco (PDT) anunciou, nesta quarta-feira (25), sua renúncia ao cargo na Câmara Municipal de Boa Vista, pouco mais de dois meses após assumir a vaga como suplente. Além de deixar o Legislativo municipal, ele também comunicou sua saída do partido e revelou que pretende disputar uma vaga na Câmara dos Deputados pelo Podemos ainda este ano, com filiação prevista para abril. Durante pronunciamento em sessão plenária, o parlamentar explicou que a decisão foi motivada por insatisfações vivenciadas no período em que esteve no cargo. Entre os principais fatores, ele destacou dificuldades na condução do gabinete, especialmente a impossibilidade de realizar mudanças na equipe. “Eu me decepcionei com algumas coisas. Eu sou vereador, mas não sou o dono da cadeira. Eu sou só o suplente. Quando assumi, não pude fazer as trocas necessárias no gabinete”, declarou. Com sua renúncia, a vaga deverá ser ocupada pelo próximo suplente da sigla, Janderson Barbosa (PDT).

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Prefeitura amplia rede de drenagem e prepara cidade para as chuvas

Serviços chegam aos bairros Monte Cristo e Said Salomão para prevenir alagamentos Antes da chegada do período chuvoso, a zona urbana de Boa Vista avança com obras estratégicas de infraestrutura para garantir o escoamento adequado da água da chuva e prevenir alagamentos. A implantação do sistema de drenagem já está em andamento em diversos pontos da cidade, chegando agora aos bairros Monte Cristo e Said Salomão. Os serviços são executados pela Secretaria Municipal de Obras (SMO), levando mais segurança, mobilidade e qualidade de vida à população. No bairro Monte Cristo, as obras contemplam importantes vias, a principal via central avenida Berto Sabino de Oliveira, a rua Aldrin Diogo Rodrigues de Melo, rua Dr. Airton Rocha de Souza e trecho da rua Abel Camurça Neto. Inicialmente, são implantados 1,8 km de rede de drenagem iniciando pela rua Village. Em seguida, o bairro será beneficiado com 2,6 km de pavimento asfáltico, além de 3,4 km de urbanização com calçadas e sarjeta e mais 5 km de meio-fio. Já no Said Salomão, os trabalhos já ocorrem nas ruas Jardim das Piranhas e Timbaúba dos Batistas, com a implantação de mais de 340 metros de drenagem. Após essa etapa, as vias também receberão asfalto e serviços de urbanização. Em breve, o bairro Said Salomão receberá implantação de mais 1,1 km de drenagem, pavimentação, com 2,1 km de urbanização, meio fio e sarjetas em trechos das ruas Jurucutu, São José do Seridó e Santana do Seridó, juntamente com a Av. São Fernando. “Nossa prioridade é antecipar essas obras para reduzir os impactos do período chuvoso na cidade. Começamos pela drenagem justamente por ser uma etapa fundamental para evitar alagamentos e garantir mais segurança para os moradores. Em seguida, virá o asfalto e a urbanização, completando um conjunto de melhorias que transforma a realidade dessas comunidades”, destacou o secretário. Moradores destacam importância das obras para qualidade de vida Quem tem aprovado as benfeitorias são os moradores do Monte Cristo. É o caso do analista de sistemas Emanoel Gentil, de 24 anos, que se casou recentemente e está há um mês morando no bairro. “Essa obra vem para melhorar a qualidade de vida de quem mora no Monte Cristo. Vejo esse trabalho de drenagem com bons olhos, tendo em vista que, em vários pontos da cidade, durante as chuvas, ocorrem muitos alagamentos. E esse serviço, antes do inverno, chega na hora certa”, afirmou. Quem também aprovou o serviço foram seus vizinhos: o analista de sistemas Fernando Adriel Paixão, de 27 anos, e Marcelo Melo, de 56 anos, músico. “Moramos em um bairro tranquilo e familiar. É uma obra importante, e vejo que estão olhando para essas áreas mais distantes da cidade, como o nosso bairro”, ressaltou Fernando. Por Wandilson Prata

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Campanha de atualização cadastral de rebanhos em Roraima começa em 1º de abril

Produtores rurais de Roraima devem atualizar os dados de seus rebanhos entre os dias 1º e 30 de abril, durante a Campanha de Atualização Cadastral de Rebanhos 2026. A ação é executada pelo Governo do Estado, por meio da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), e é obrigatória para todos os criadores. Durante o período, os produtores precisam informar a situação atual de seus animais, incluindo bovinos, bubalinos, equinos, asininos, muares, ovinos, caprinos, aves, suínos, animais aquáticos e abelhas. A atualização pode ser feita presencialmente em uma das UDA (Unidades de Defesa Agropecuária) nos municípios ou de forma on-line, por meio do sistema Sigaderr, para produtores que possuem acesso ativo. Para facilitar o processo, a Aderr também disponibiliza uma ficha educativa com orientações passo a passo. De acordo com o presidente da Aderr, Marcelo Parisi, a atualização cadastral é essencial para garantir maior eficiência no controle sanitário do rebanho estadual. “Com a atualização cadastral, conseguimos ser mais efetivos caso haja notificação de alguma doença. Isso nos dá condições de responder com mais agilidade às demandas da defesa agropecuária, garantindo a saúde animal, a proteção da população e a economia do Estado”, destacou. Segundo o diretor de Defesa Animal, Diego Costa, a medida também é fundamental para evitar a disseminação de doenças. “A principal forma de transmissão de doenças entre animais é o trânsito. Por isso, é fundamental que os pecuaristas cumpram a legislação e mantenham seus rebanhos atualizados até o dia 30 de abril”, enfatizou. Sanções Os produtores que não realizarem a atualização dentro do prazo estarão sujeitos a sanções administrativas. Entre as penalidades previstas estão o bloqueio da propriedade e a suspensão da movimentação de animais, impedindo tanto o recebimento quanto o envio de rebanhos. Sem a regularização, o produtor também ficará impossibilitado de emitir a GTA (Guia de Trânsito Animal), documento obrigatório para o transporte de animais, o que inviabiliza a comercialização regular. A campanha tem como objetivo manter atualizados os dados dos rebanhos existentes no Estado e fortalecer a atuação da defesa agropecuária junto aos produtores rurais.

VER COMPLETO »