27 de junho de 2026 16:41

Redação O Caburaí

Últimas notícias

Ação integrada fiscaliza bairros e balneários para coibir poluição sonora em Boa Vista

Uma ação integrada entre agentes do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), Defesa Civil Municipal e fiscais ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), intitulada Operação Silêncio Urbano, resultou na fiscalização de estabelecimentos comerciais, residências, vias públicas e balneários do município de Boa Vista no final de semana. Com o objetivo de intensificar a prevenção e repressão às infrações relacionadas à poluição sonora em Boa Vista, a operação visitou 13 locais na noite de sábado, 15. Destes, sete foram atendidos a partir das ocorrências da Central 156, de forma imediata, conforme explicou o secretário adjunto de Segurança e Ordem Pública, Antonio Carvalho Filho. “As equipes da Central 156 nos passavam as informações em tempo real, assim que recebiam as ligações da população. Dessa forma conseguimos visitar diversos locais da cidade para fazermos orientações. Chegamos a emitir um Auto de Constatação no bairro Jardim Primavera. O balanço é positivo. É mais um passo para coibir a poluição sonora na cidade”, disse. BALNEÁRIOS – No domingo, 16, a operação chegou aos balneários da cidade. As equipes percorreram as praias do Caçari, Polar, Cauamé e Lagoa Azul, conversando com banhistas e frequentadores sobre o uso indevido de som na região, o estacionamento irregular na beira do rio e, ainda, sobre a presença de animais domésticos, que é proibida nas áreas de banho por questões de saúde pública e segurança. PÓS TREINAMENTO – A Operação Silêncio Urbano envolveu os 28 guardas civis que integram o Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) e a Defesa Civil Municipal. Eles, que passaram por uma capacitação com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) na última semana, receberam instruções sobre monitoramento de áreas de preservação permanente, combate à poluição sonora, controle de resíduos urbanos e proteção da fauna local. Texto: Ana Gabriela Gomes

VER COMPLETO »
Últimas notícias

PF reprime comércio ilegal de armas e ouro em Roraima

A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira, 17, uma operação com o objetivo de combater o comércio ilegal de armas e ouro no estado de Roraima. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Boa Vista/RR e Pacaraima/RR. A investigação teve início após a prisão de um homem em Pacaraima/RR, por tráfico internacional de munições. Ele transportava 850 unidades de munições sem autorização legal, com destino à Venezuela. Durante as diligências, apurou-se que o suspeito atuava em garimpos clandestinos na Terra Indígena Yanomami, mantendo vínculos com operadores de máquinas, motoristas e comerciantes envolvidos na venda de ouro extraído.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Ataque a tiros deixa três jovens feridos em Boa Vista

Um ataque a tiros deixou três jovens feridos na noite deste sábado, 15, no bairro Nova Cidade, zona Oeste de Boa Vista. A ação, conforme a Polícia Militar, teve como alvo o filho de uma moradora, que não estava no local no momento do crime. O caso aconteceu por volta das 19h30, na rua Cabo Mozart Paulo Clemente. Quando a PM chegou, encontrou duas vítimas caídas no chão. Um adolescente de 17 anos levou tiros na nuca, no tórax e nas costas. Um jovem de 19 anos foi atingido no braço direito e no glúteo. A terceira vítima, um adolescente de 14 anos, estava ferida na rua Boa Vista, a poucos metros de distância. A mãe do adolescente de 14 anos e do jovem de 19, que também testemunhou a cena, contou que os dois estavam dentro de casa, enquanto o adolescente de 17 anos estava em frente à residência. Dois homens armados teriam chegado chamando por outro filho dela, que seria o alvo dos criminosos. Eles afirmaram agir em retaliação pela morte de um homem identificado apenas como Isaque. Diante da negativa e da ausência do suposto alvo, um dos invasores abriu fogo dentro e fora da casa, atingindo os três jovens. Ainda conforme a mãe, o filho procurado pelos criminosos cumpria pena no regime semiaberto e havia saído da residência pouco antes do ataque. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreu as vítimas e as levou ao Hospital Geral de Roraima (HGR). Não há informações oficiais sobre o estado de saúde delas. No local, a PM recolheu oito munições calibre .380 intactas, assim como seis cápsulas deflagradas. O material foi entregue no Distrito Policial, que agora conduz a investigação para identificar os autores do ataque e esclarecer a motivação do crime. Via Roraima em Tempo

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Guardas civis municipais se formam em curso de Condutor de Cães de Guerra, da Base Aérea de Boa Vista

Quatro guardas municipais concluíram nesta sexta-feira, 14, o Estágio de Condutor de Cães de Guerra, promovido pela Base Aérea de Boa Vista. Os agentes receberam treinamento para atuar com auxílio de cães em ações de controle e segurança. O curso teve duração de 31 dias, participaram da formação os guardas municipais 3ª Classe Hadassa Said, 3ª CL André Negreiros, 3ª CL Ângelo Adona e 3ª CL Francivaldo Penha. Eles foram capacitados em técnicas de adestramento, guarda e proteção, regras de segurança, psicologia canina, faro para busca de entorpecentes, entre outros métodos avançados. O aprendizado será colocado em prática no treinamento dos cães do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM). Primeiro lugar no curso, a GCM 3ª CL Hadassa Said destacou a importância da formação para o trabalho dos guardas em conjunto com os cães na garantia da segurança pública de Boa Vista. “A participação dos GCMs no curso foi essencial para trocar conhecimentos em várias áreas do adestramento. Tivemos instruções com Bombeiros, PM e Polícia Penal, o que vai impactar diretamente nosso trabalho no treinamento dos cães e na atuação diária. Além disso, essa capacitação fortalece o vínculo entre as forças de segurança pública”, disse. Criado em 2007, o Canil está ligado ao Grupamento Tático Municipal (GTAM). Conta com um time de elite, preparado para atuar na segurança, os “agentes K9”: Luke, Thanos, Luna, Kratos, T-Rex e Pandora. Os animais auxiliam em policiamento ostensivo e na detecção de substâncias ilícitas. “A profissionalização e o conhecimento sobre como atuar na linha de frente com esse recurso — o cão — são fundamentais. A habilitação dos nossos guardas em um curso como este, uma formação de extrema importância, não apenas enaltece a instituição, mas também demonstra aos munícipes que estamos preparados para atender a qualquer ocorrência que envolva o canil da Guarda Civil Municipal de Boa Vista”, destacou a inspetora Cícera Mangabeira, Comandante-geral da GCM.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Seed lança edital para contratação temporária de profissionais indígenas para ano letivo de 2026

A Seed (Secretaria de Educação e Desporto) publicou nesta sexta-feira, 14, o Edital nº 138/2025, que abre o processo seletivo simplificado para contratação temporária de 994 profissionais da Educação Escolar Indígena –além da formação de cadastro de reserva– para atuação nas escolas estaduais indígenas durante o ano letivo de 2026. O seletivo, realizado pela Seed com suporte técnico do Ierr (Instituto de Educação de Roraima) e a coordenação da Comissão dos Profissionais da Educação Escolar Indígena, contempla professores dos anos iniciais e finais, docentes bilíngues, professores de Língua Indígena, auxiliares e cuidadores. O secretário da Seed, Mikael Cury-Rad, destacou que o edital reafirma o compromisso do Governo de Roraima com a valorização das comunidades indígenas e o fortalecimento da educação diferenciada. “A Educação Escolar Indígena é uma prioridade do Governo de Roraima. Este edital garante a continuidade das atividades pedagógicas nas comunidades e assegura que nossas escolas contem com profissionais qualificados, preparados e reconhecidos por suas próprias lideranças. Estamos falando de um investimento que reforça o respeito às especificidades culturais, linguísticas e territoriais dos povos indígenas do nosso Estado”, disse. Ao todo, o edital prevê um investimento anual estimado em R$ 67,2 milhões destinados à remuneração dos profissionais que atuarão diretamente nas comunidades indígenas de diversas regiões do estado. O edital completo está disponível no site oficial da Seed e no Diário Oficial do Estado nº 5049. Por Ascom Seed

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Boa Vista lança Política Municipal de Alfabetização e Letramento

A Prefeitura de Boa Vista apresentou nesta sexta-feira, 14, Dia Nacional da Alfabetização, a Política Municipal de Alfabetização e Letramento. O lançamento ocorreu no auditório da Escola Municipal Nara Ney, bairro Caçari e marca um novo capítulo na gestão educacional da capital. A iniciativa está alinhada ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A política visa promover uma educação pública de qualidade, equitativa e inclusiva, que valoriza a escrita e a leitura com prazer e compreensão. Isso garante as crianças o direito de aprender na idade certa. “Essa medida consolida diretrizes para garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o fim do 2º ano do Ensino Fundamental. Além disso, reforça ações voltadas à recomposição das aprendizagens dos alunos do 3º ao 5º ano, ainda afetadas pelos impactos da pandemia”, explicou o secretário municipal de Educação e Cultura, Lincoln Silva. A Escola Municipal Raimundo Eloy Gomes tem se destacado no trabalho de alfabetização e letramento com práticas inovadoras e lúdicas. Durante o evento, a gestora Edinar Castro Sousa apresentou sua experiência exitosa com a metodologia de consciência fonêmica, aplicada aos alunos do 1º e 2º ano, rendendo à unidade o Prêmio Destaque em Alfabetização, concedido pelo Prêmio Gestão. “Desde 2024, a escola investe em ações estratégicas que estimulam a leitura e a escrita por meio de jogos, leitura compartilhada e espaços adaptados tanto dentro quanto fora da sala de aula. O trabalho rendeu reconhecimento com o Prêmio Destaque em Alfabetização, valorizando o ambiente escolar criativo e acolhedor. A escola trabalha pautada nessa perspectiva de que letrar e alfabetizar é possível a partir de um ambiente que promove essas ações”, disse.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Denarium normaliza a imoralidade ao nomear vereador cassado por compra de votos

A nomeação do ex-vereador Fagner de Matos Gomes, o “Faguinho”, para um cargo comissionado no governo de Antonio Denarium não é apenas mais um erro político: é um escândalo ético. É a confirmação de que, no atual governo, a moralidade pública virou moeda de troca, e que a porta da administração estadual está escancarada para quem deveria estar afastado da vida pública, não reintegrado a ela. Faguinho foi cassado por unanimidade pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima. A Justiça encontrou provas robustas de que ele comprou votos, ofereceu hospedagem e realizou transferências via Pix para influenciar o resultado da eleição municipal. A decisão ainda o deixou inelegível por oito anos. Mesmo assim, Denarium o premiou com um cargo na Secretaria de Estado das Cidades, Desenvolvimento Urbano e Gestão de Convênios (Secidades), com salário superior a R$ 5 mil mensais. E aqui está o ponto central: não é ilegal, mas é profundamente imoral. A prática mostra que, para Denarium, fidelidade política pesa mais que reputação.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

PF realiza operação de combate ao garimpo ilegal em Roraima

A Polícia Federal deflagrou, nos dias 11 e 12 de novembro, a Operação FOX TRÊS para combater o garimpo ilegal na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. A ação contou com apoio do Exército Brasileiro,  Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e Ministério Público Federal, visando reforçar a segurança em áreas de fronteira e proteger comunidades indígenas. Foram realizadas incursões em pontos de mineração na Comunidade Água Fria, Cachoeira do Urucá e alça do Rio Maú, com inutilização de equipamentos usados na extração ilegal. Houve cooperação com a Força de Defesa da Guiana, que inutilizou acampamentos e dragas na margem estrangeira do Rio Maú, ampliando o alcance das medidas repressivas. A operação busca coibir atividades criminosas que ameaçam o meio ambiente e a saúde das comunidades locais, garantindo a preservação das terras indígenas.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Enquanto TCE suspende contrato da Educação de Denarium, Arthur entrega nova frota de ônibus escolares

É impressionante o disparate entre a gestão de Denarium e Arthur. Se por um lado o Governo de Roraima está preso num emaranhado de denúncias e desvios milionários, por outro a Prefeitura de Boa Vista começa e termina todas as obras planejadas.  Agora, o comparativo é quanto ao transporte escolar. Na mesma semana em que o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RR) suspendeu todos os atos administrativos do processo para contratação de transporte escolar por R$500 milhões na Secretaria de Educação, o prefeito Arthur Henrique entregou quase 40 novos ônibus para os alunos do município. Até o final do ano serão 84 veículos novos para 2026.  Mas por que o TCE pediu a suspensão do contrato de Denarium? Dentre as irregularidades estão: o uso indevido do Sistema de Registro de Preço; falta de detalhamento dos custos por meio de planilhas; ausência de articulação entre as rotas estaduais e municipais; falta de publicidade do processo licitatório com restrição de acesso e o incremento de cerca de 150% nas despesas relativas ao serviço de transporte escolar previstas para o exercício de 2026. Ou seja, Denarium e seus secretários quase nunca acertam. Sempre tem algo errado.  Muitos pais com filho na escola da prefeitura já temem quando chega o dia de transferi-lo para os colégios do Governo. Afinal, tem escola estadual que sequer tem aula regularmente ou merenda. Transporte escolar? Nem se fala. No interior mesmo tem jovem sem ir à aula há meses. Quando tem ônibus não tem estrada. Quando tem estrada na tem ônibus. Quando tem ônibus e estrada não tem ponte. Para piora o cenário, agora, o Ministério Público acionou a Justiça para obrigar Governo de Roraima a reformar escola em São Luiz do Anauá. É que o processo licitatório foi concluído em fevereiro deste ano, mas o Ministério Público constatou que o serviço sequer havia iniciado até agosto.  A vida os estudantes está cada dia pior. Para complicar ainda mais, os deputados estão calados e os pais já não sabem mais a quem recorrer. Será mesmo que vale trocar o futuro dos filhos por cestas básicas? Por festas? Ou por propaganda enganosa? A resposta está aí para quem sofre na pele todos os dias. 

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Procon Roraima inicia monitoramento de preços no varejo para a Black Friday

O Procon Roraima iniciou o monitoramento de preços no comércio varejista de Boa Vista para prevenir fraudes e proteger consumidores durante a Black Friday, que será realizada no dia 28 de novembro. A ação, que começou nessa quinta-feira, 13, verifica os valores praticados antes da data promocional, permitindo comparar eventuais alterações e identificar possíveis irregularidades. Segundo o coordenador-geral do Procon Roraima, Daniel Santos, a fiscalização dará prioridade aos setores de eletrônicos e eletrodomésticos, que costumam ser os mais procurados durante a Black Friday. Ele destacou ainda que a colaboração dos consumidores é essencial para identificar possíveis irregularidades nos estabelecimentos comerciais. “Se o consumidor verificar no comércio local eventual maquiagem de preço, ele pode nos demandar e, a partir disso, mandamos a equipe para resolver esse problema. Em casos específicos de compra via internet, o consumidor deve realizar consulta preliminar ao Procon Roraima, porque tem-se a questão da publicidade enganosa e dos golpes que são aplicados contra consumidores”, explicou o diretor. Santos também alertou para a ação de golpistas durante o período, sobretudo em ofertas online que apresentam vantagens exageradas para atrair a vítima. “Geralmente, os estelionatários apresentam um preço muito atrativo para o consumidor no intuito de fisgar e praticar esse crime. Então, é interessante que o consumidor fique atento”, explicou. Operação na Black Friday A operação principal ocorrerá no dia 28 de novembro, quando equipes do Procon Roraima irão percorrer os principais centros comerciais de Boa Vista para verificar práticas abusivas, publicidade enganosa e possíveis fraudes de preços. Havendo constatação de irregularidades, serão lavrados autos de infração. Antes da Black Friday, o órgão também divulgará encartes educativos nas redes sociais, orientando os consumidores sobre seus direitos e cuidados durante o período de promoções. Canais de denúncia e atendimento do Procon Roraima: · Facebook: Procon Estadual · Instagram: @procon.roraima · WhatsApp: (95) 99172-4008 / (95) 99176-0022 · E-mail: procon.roraima@hotmail.com Texto: Ayan Ariel

VER COMPLETO »