27 de junho de 2026 13:45

Redação O Caburaí

Opinião

O silêncio cúmplice sobre o garimpo em Roraima

Há temas que exigem coragem política. O garimpo ilegal em Roraima é um deles. Se fosse regulamentado, com sua devida compensação ambiental, retorno devido com impostos aos cofres públicos, ainda por fim com áreas demarcadas para isso e permissão de órgãos ambientais e dos povos indígenas, pode ser que trouxesse uma prosperidade ao estado. Não há estudo sobre isso. Mas independentemente de questões morais, é ilegal, destrutivo por natureza e devastador para povos indígenas, rios, florestas e para a própria imagem do Estado. Ainda assim, permanece envolto em um silêncio que não é inocente: é estratégico, calculado e profundamente hipócrita. Os parlamentares federais de Roraima conhecem a realidade. Sabem que a atividade é proibida, que há crimes ambientais, exploração de trabalhadores, violência em territórios indígenas e um rastro de destruição socioeconômica que o discurso fácil do “progresso” jamais conseguiu sustentar. Mas sabem também que o garimpo, apesar de ilegal, virou cultura e cultura que rende votos. E é por isso que calam. Calam para não contrariar quem vive da atividade. Calam para não desagradar quem lucra com ela. Calam para não perder o apoio de uma base eleitoral moldada por décadas de abandono estatal e promessas de regulamentação que nunca se cumprem. Enquanto isso, o Estado segue aprisionado nessa contradição: de um lado, a lei que proíbe; do outro, uma política que finge não ver. Um teatro político em que todos sabem o que está acontecendo, mas ninguém ousa nomear o problema. Os parlamentares preferem posar para fotos, fazer discursos inflamados sobre desenvolvimento e soberania, mas jamais tocar na ferida que realmente compromete o futuro de Roraima: a dependência de uma prática ilegal que já ultrapassou qualquer limite ético. A hipocrisia é evidente. Não se trata de desconhecimento, mas de conveniência.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Prefeitura de Boa Vista garante funcionamento de serviços essenciais durante feriado prolongado

Durante o feriado prolongado da Consciência Negra, celebrado nesta quinta-feira, 20, e ponto facultativo na sexta-feira, 21, a Prefeitura de Boa Vista manterá os serviços essenciais em pleno funcionamento. A coleta de lixo, atendimento de urgência e emergência na saúde, além da segurança pública, seguirão normalmente para assegurar o bem-estar da população. Além disso, como forma de garantir que a cidade continue organizada e os moradores devidamente assistidos, o serviço de coleta de lixo domiciliar será mantido normalmente em todos os bairros, conforme a programação de cada localidade. A Central de Atendimento 156 também seguirá funcionando durante o feriado. As demais repartições municipais retomam o expediente regular na segunda-feira, 24. Saúde municipal Os serviços de urgência e emergência, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Pronto Atendimento do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), funcionarão em regime de plantão 24 horas durante todos os dias do feriado. Já, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) voltam a atender normalmente na segunda-feira, 24, assim como os demais da prefeitura. Transporte público Neste feriadão, o transporte público funcionará com 70% da frota de ônibus, das 6h à meia-noite, garantindo mobilidade para quem precisa se deslocar. Táxis-lotação Os taxis-lotação funcionarão da seguinte maneira: •⁠ ⁠Quinta-feira: das 6h às 20h •⁠ ⁠Sexta-feira: das 6h às 20h •⁠ ⁠Sábado e domingo: das 6h às 14h Táxis convencionais •⁠ ⁠Circulam livremente todos os dias, inclusive no fim de semana, seguindo o mesmo esquema do feriado.Mercados municipais Para as pessoas que pretendem ir aos mercados municipais, a Prefeitura de Boa Vista manterá os equipamentos com horário de funcionamento sem alteração, de 6h às 17h. Veja os mercados: •⁠ ⁠Mercado Municipal São Francisco •⁠ ⁠Mercado Sabá Floresta •⁠ ⁠Mercado Francisco Ferreira Lima (Asa Branca) •⁠ ⁠Mercado Romeu Caldas de Magalhães (Mecejana) •⁠ ⁠Mercado Municipal Buritis Texto: Jaqueline Pontes

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Júri Popular condena líder da facção venezuelana por homicídio encomendado em Roraima

Em julgamento realizado pelo Tribunal do Júri, o chefe de uma célula da facção criminosa venezuelana Tren de Aragua foi condenado por encomendar a morte de um homem, em um conflito territorial que mobiliza a organização no estado de Roraima. Segundo a acusação, o réu teria ordenado o assassinato para consolidar o controle da facção sobre áreas estratégicas. Durante a fase de instrução, foram apresentadas evidências de que a disputa envolvia interesses criminosos ligados ao tráfico, extorsão e controle de territórios entre imigrantes venezuelanos. O Ministério Público destacou a gravidade do crime, caracterizado como homicídio qualificado, com motivação torpe e encomenda por parte da liderança do grupo. Já a defesa tentou alegar coação e falta de provas, mas os jurados decidiram pela condenação. Com a sentença, o líder foi condenado a 25 anos de prisão sob regime inicialmente fechado. A decisão do júri reforça o esforço das autoridades brasileiras para combater a expansão da Tren de Aragua no país, especialmente na região de fronteira com a Venezuela.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Presença de facções cresce e chega a quase metade das cidades da Amazônia

Presença de facções criminosas cresceu e chegou a 45% dos municípios que compõem a Amazônia Legal, indica pesquisa divulgada nesta quarta-feira (19) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).São 772 cidades na região, das quais 344 apresentaram alguma evidência da presença de facções, conforme o levantamento. O aumento é de 32,3% em relação ao ano passado, quando o Fórum identificava 260 cidades com facções. Nove estados compõe a Amazônia Legal Brasileira: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Para o FBSP, o crescimento está diretamente ligado ao controle das rotas de tráfico de drogas na região, como no Alto Solimões. Crimes locais, entre eles o garimpo ilegal, também contribuíram para a expansão dos grupos criminosos. As 17 facções identificadas na Amazônia:Comando Vermelho (CV);Primeiro Comando da Capital (PCC);Amigos do Estado (ADE);Bonde dos 40 (B40);Primeiro Comando do Maranhão (PCM);Famílai Terror do Amapá (FTA);União Criminosa do Amapá (UCA);Comando Classe A (CCA);Bonde dos 13 (B13);Bonde dos 777 (dissidência do CV);Tropa do Castelar;Piratas do Solimões;Bonde do Maluco (BDM);Guardiões do Estado (GDE);Tren de Araguá (Venezuela);Estado Maior Central (ECM, da Colômbia);Ex-Farc Acácio Medina (Colômbia). Presença das facções nos estadosA presença nos estados varia conforme a localidade: quanto mais próximo da fronteira com outros países da América do Sul, mais forte a presença. Acre: 22 de 22 municípios (100%);Amapá: 10 de 16 (62,5%);Amazonas: 25 de 62 (40%);Maranhão (parte amazônica): 53 de 181 (29%);Mato Grosso: 92 de 141 (65%);Pará: 91 de 144 (63%);Rondônia: 21 de 52 (40%);Roraima: 13 de 15 (80%);Tocantins: 17 de 139 (12%). Texto: Arthur Stabile

VER COMPLETO »
Últimas notícias

PF combate esquema de remessa ilegal de ouro em Roraima

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 19, a Operação Aurum Missum, destinada a desarticular um esquema de envio ilegal de ouro extraído de garimpos na região. Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em Roraima e São Paulo, além do sequestro judicial de bens avaliados em mais de R$ 5 milhões. As investigações apontam que empresas de transporte ocultavam o minério em cargas comuns, utilizando documentos falsos para burlar a fiscalização aeroportuária. O grupo também recorria a intermediários para movimentações financeiras, com o objetivo de dar aparência lícita ao produto. A Polícia Federal segue atuando para combater crimes relacionados à mineração ilegal e à lavagem de dinheiro.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Mototaxista morre após bater em meio-fio na RR-205, em Boa Vista

Um mototaxista, identificado como Jonathan Vale de Sousa, de 28 anos, morreu na noite desta terça-feira após um acidente na Rodovia Pedro Costa, a RR-205, nas proximidades do acesso ao Condomínio Vila Jardim, zona Oeste de Boa Vista. Conforme equipes que atenderam a ocorrência, a vítima seguia em direção à capital em uma moto quando não conseguiu completar a manobra da rotatória. O veículo continuou em linha reta, subiu no canteiro central e avançou por vários metros até que o condutor caiu. No trajeto descontrolado, o capacete se desprendeu da cabeça de Jonathan, deixando o mototaxista totalmente exposto ao impacto. Ele foi arremessado contra a calçada e sofreu traumatismo craniano e múltiplas fraturas. As equipes de resgate confirmaram a morte da vítima ainda no local. Com informações do Roraima em Tempo

VER COMPLETO »
Últimas notícias

O Governo de Roraima, por meio do Corpo de Bombeiros Militar, vai lançar nesta quarta-feira, 19 de novembro, a Operação Verão Sem Fogo 2025/2026.

O lançamento acontece no auditório do Corpo de Bombeiros, as 8h30 da manhã e será realizada uma coletiva de imprensa, quando serão repassadas todas as informações . Durante o evento, será assinado o Decreto Executivo que institui o Gabinete Integrado da Operação, reunindo 19 secretarias e órgãos estaduais para fortalecer as ações de prevenção e combate aos incêndios florestais durante o período de estiagem. Na oportunidade também serão assinados os contratos dos brigadistas, que atuarão em todos os municípios do Estado a partir de 1º de dezembro, priorizando as áreas de maior risco.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Ação integrada resulta em combate à crimes transfronteiriços em Roraima

A Operação Curaretinga, conduzida pela 1ª Brigada de Infantaria de Selva em estreita cooperação com a Força de Defesa da Guiana (GDF), além da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, IBAMA, FUNAI e Polícia Civil de Roraima intensificou na última semana o enfrentamento aos delitos ambientais e transfronteiriços na faixa de fronteira de Roraima. A operação espelhada entre os exércitos do Brasil e da Guiana ampliou o patrulhamento e fortaleceu a presença do Estado em uma das regiões mais sensíveis da Amazônia. Cerca de 550 militares participaram da ação, que contou com duas aeronaves do4º Batalhão de Aviação do Exército. As equipes atuaram em áreas críticas dos municípios de Pacaraima, Uiramutã, Normandia e Bonfim, além de todos os municípios do sul do estado, reprimindo o garimpo ilegal, a extração irregular de madeira, o descaminho e o tráfico dedrogas. Além do caráter repressivo, a operação também realizou ações cívico-sociais (ACISO) em comunidades indígenas, com atendimentos médicos, odontológicos, palestras e entrega de medicamentos, reforçando o compromisso da Brigada Lobo D’Almada com o bem-estar da população e com a presença efetiva do Estado em regiões de difícil acesso. RESULTADOS EXPRESSIVOS A etapa mais recente da Operação Curaretinga — reforçada pela operação espelhada com a GDF — apresentou um resultado positivo, representando um dos maiores impactos em 2025: •⁠ ⁠R$ 19.948.000,00 (dezenove milhões, novecentos e quarenta e oito mil reais) em resultados tangíveis fruto das apreensões, inutilização de material, multas aplicadas e lucros cessantes. •⁠ ⁠25 detidos pelas Forças de Defesa da Guiana por envolvimento em crimesambientais e transfronteiriços; •⁠ ⁠Inutilização de 9 balsas empregadas no garimpo ilegal na Terra IndígenaRaposa Serra do Sol; •⁠ ⁠12 acampamentos de apoio ao garimpo inutilizados; •⁠ ⁠78 m³ de madeira ilegal apreendida; •⁠ ⁠1 caminhão, 2 tratores e 2 motosserras apreendidos; •⁠ ⁠1 espingarda calibre 16 apreendida; •⁠ ⁠As apreensões e inutilização de maquinário têm impacto direto na redução da capacidade operacional das redes ilegais que atuam na região, especialmente no interior da Terra Indígena Raposa Serra do Sol (TIRSS). CONTROLE DA FRONTEIRA A operação espelhada entre o Exército Brasileiro e a GDF representou um avanço significativo na repressão aos delitos transfronteiriços. O compartilhamento de informações e o patrulhamento simultâneo em ambos os lados da fronteira aumentaram a capacidade de resposta e dificultaram a movimentação de infratores que atuam entre os dois países, demostrando a importância da diplomacia militar na proteção da Amazônia e na segurançaregional no extremo norte do País.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Roraima emplaca três finalistas no Prêmio Nacional de Turismo 2025

Roraima é três vezes finalista do Prêmio Nacional de Turismo 2025, que será entre 21 de novembro e 1º de dezembro. A premiação, considerada uma das mais importantes do Brasil no setor, destaca projetos que se consolidaram nos últimos anos e reforça o avanço das políticas públicas e iniciativas locais que impulsionam o turismo no estado. Os roraimenses representantes são da Secult, Assembleia Legislativa e Comunidade Indígena Kauwe e disputam nas categorias de Gestão Técnica, Inclusão e Turismo de Base Comunitária respectivamente. Promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Conselho Nacional do Turismo, o Prêmio Nacional do Turismo é reconhecido por reunir iniciativas inovadoras de todo o Brasil. Entre os objetivos está o estímulo e fortalecimento de políticas regionais consistentes, além de incentivo à boas práticas replicáveis. Abrangendo setores público, privado e organizações da sociedade civil, os projetos avaliados precisam apresentar resultados relevantes nos últimos dois anos. Com dez projetos roraimenses inscritos em diferentes categorias desta edição, a seleção coloca o estado entre os destaques nacionais, em um ano marcado pelo crescimento de iniciativas de desenvolvimento turístico no Norte. A presença de Roraima na etapa decisiva, reflete o amadurecimento de politicas públicas e práticas colaborativas do setor, segundo avaliação de gestores e especialistas consultados pelo Roraima na Rede. Integrantes do trade turístico regional afirmam que o estado tem ampliado sua participação nacional à medida que projetos locais passam a se consolidar com maior visibilidade e capacidade de articulação. Bruno Muniz de Brito, diretor do Departamento de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) é o representante finalista na categoria Profissionais-Governo/Técnicos. Premiado nacionalmente por participar de outras iniciativas em 2023, Brito afirmou que chegar à final em 2025 demonstra consistência das ações construídas nos últimos anos. Mesmo antes da divulgação dos resultados finais, ele lembra que a classificação já garante pelo menos a terceira colocação na categoria profissional. A presença de Roraima em três categorias aponta para um momento de reestruturação e diversificação do setor no estado, de acordo com ele. Desenvolvido pelo Centro de Acolhimento ao Autista da Assembleia Legislativa de Roraima, o finalista de Roraima em Equidade, Diversidade e Inclusão é o Projeto Turistea. Já na categoria Turismo de Base Comunitária, a Comunidade Indigena Kauwe representa o estado com iniciativas voltadas ao protagonismo local e ao fortalecimento de práticas culturais tradicionais. Os vencedores serão definidos pela soma dos votos recebidos. A votação popular desta edição ocorrerá entre 21 de novembro e 1º de dezembro de 2025, no site oficial. A expectativa local é de que a presença em três finalistas aumente a visibilidade do turismo de Roraima em escala nacional, sobretudo em segmentos como inclusão, base comunitária e gestão técnica. Texto: Beatriz Waehneldt e Luiz Valério

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Boa Vista inicia adesão à Nota Fiscal de Serviço eletrônica nacional

Novo sistema começa a funcionar a partir de 1° de dezembro e trará mais praticidade, segurança e transparência para contribuintes e prestadores de serviço A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento, Finanças e Tecnologia da Informação (SMPOFTI) inicia, a partir de 1° de dezembro de 2025, o processo de adesão à Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e) modelo padrão nacional desenvolvido em parceria com a Receita Federal do Brasil, Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) e Confederação Nacional de Municípios (CNM). O novo sistema garante mais praticidade, segurança e padronização na emissão das notas fiscais de serviço em todo o país, simplificando a rotina de profissionais autônomos, empresas e cartórios. A adesão é obrigatória para todos os prestadores de serviço estabelecidos no município, conforme o cronograma. Os manuais de utilização e de emissão das notas fiscais de serviços estão disponíveis na página www.gov.br/nfse. Modernização e eficiência na gestão pública O secretário adjunto de Planejamento, Orçamento, Finanças e Tecnologia da Informação, Vivaldo Araújo, destacou que a adesão de Boa Vista reforça o compromisso da gestão municipal com a modernização e a eficiência dos serviços públicos. “A Nota Fiscal de Serviço eletrônica representa um avanço importante para Boa Vista. Ela traz mais facilidade para os contribuintes e mais segurança para o município, padronizando processos e reduzindo a burocracia. O sistema é totalmente digital e integrado ao padrão nacional, o que permite mais transparência e agilidade nas informações fiscais”, explicou. Ele ressaltou ainda, os benefícios diretos aos prestadores de serviço. “Com a NFS-e, o contribuinte ganha em praticidade. Ele poderá emitir a nota em qualquer lugar, de forma simples, rápida e segura, utilizando o portal ou o aplicativo nacional. É uma ferramenta que facilita o dia a dia e contribui para uma relação mais moderna entre o cidadão e a administração pública”, completou. Calendário de adesão em Boa Vista A implantação será feita de forma gradual, conforme o calendário estabelecido pelo município: 01/12/2025 – As Sociedades de Profissionais e os Profissionais Autônomos 01/01/2026 – As Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Demais prestadores de serviços, inclusive optantes pelo Simples Nacional Com a NFS-e nacional, prestadores de serviços terão acesso a uma plataforma unificada que permite emitir, consultar e gerenciar notas fiscais de forma digital, dispensando o uso de sistemas próprios e diferentes cadastros por município. O modelo também traz benefícios para o poder público, que passa a contar com informações mais precisas e padronizadas, fortalecendo o controle fiscal e a transparência das operações. De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), mais de 2,4 mil municípios brasileiros já aderiram ao sistema, que deve alcançar 100% das prefeituras nos próximos anos. Texto: Marcus Miranda

VER COMPLETO »