27 de junho de 2026 12:22

Redação O Caburaí

Últimas notícias

Prefeitura instala nova cabine de hidratação na Praça do Cidade Satélite

Boa Vista recebeu mais uma cabine de hidratação, agora na Praça Edécio Marques de Souza, localizada no bairro Cidade Satélite. A iniciativa da Prefeitura de Boa Vista oferece conforto e bem-estar, tanto para a população quanto para os pets, especialmente durante os períodos de altas temperaturas típicas da capital. A nova estrutura garante água potável gelada e natural gratuita para quem pratica atividades físicas ou simplesmente aproveita a praça com a família. De acordo com o prefeito Arthur Henrique, a população tem ajudado na conservação dos equipamentos, evitando a depredação das cabines de hidratação. “Entregamos o segundo bebedouro no bairro Cidade Satélite. A terceira unidade será instalada na Praça Cabos e Soldado, no bairro Caranã. A gente continua pedindo o apoio das pessoas para que cuidem desse equipamento que é algo destinado para toda a sociedade, com água gelada, natural e para os pets”, disse. Há um mês, o Complexo Ayrton Senna recebeu o primeiro equipamento e tem sido aprovado pela população da capital. O projeto implantando em Boa Vista conta com o parceria do deputado estadual Marcinho Belota, incentivando o uso contínuo de espaços públicos. Bom para as pessoas e para o Meio Ambiente Com marcador, a cabine de hidratação registra a quantidade de resíduos plásticos economizados, à medida que a população faz uso de garrafas reutilizáveis. A ação integra o compromisso da gestão com a promoção da saúde e qualidade de vida nos espaços públicos, além de incentivo às políticas de proteção ao meio ambiente. Além de reforçar o cuidado com a saúde, os equipamentos contam com adaptações para os animais, garantindo conforto e acessibilidade para todos. O militar Wiliam Faria usa a praça do bairro com frequência para jogar vôlei com os amigos e já aproveitou para usar o novo equipamento, garantindo a hidratação do corpo. Texto: Jaqueline Pontes

VER COMPLETO »
Últimas notícias

TJRR realiza 31ª Semana da Justiça pela Paz em Casa com ações de proteção e prevenção à violência doméstica

Nos dias 24 a 28 de novembro o Tribunal de Justiça de Roraima realiza a programação da 31ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, com ações educativas, capacitações e atividades integradas com instituições parceiras, fortalecendo o compromisso do judiciário com a prevenção da violência doméstica e o apoio às redes de proteção. Essa é a terceira vez ao ano que a Semana acontece no país com o objetivo de dar agilidade nos julgamentos e fortalecer medidas de prevenção e acolhimento. Em Roraima, a programação é conduzida pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID). Durante a programação será lançado o documentário de 10 anos do projeto “Maria vai à Escola”. No dia 25 de novembro (terça-feira), a agenda inclui a capacitação introdutória para implantação da Patrulha Maria da Penha no município de São João da Baliza, às 8h. Ainda no mesmo dia, ocorre a participação no II Seminário Nacional de Políticas de Enfrentamento e Prevenção aos Assédios nas Instituições de Ensino Superior, na Universidade Federal de Roraima. Já dia 28 de novembro (quinta-feira), está prevista a participação no evento de inauguração do Projeto “Cuidar para Curar”, promovido pela Secretaria Especial da Mulher da ALE-RR, que oferece atendimento psicossocial para crianças testemunhas de violência doméstica e familiar. O evento será às 10h, na sede da Secretaria Especial da Mulher. A palestra no encontro “Meninas e Mulheres – A moda é viver sem violência”, na Sede do Instituto Moda é viver em Caracaraí, finaliza as ações da a Semana no dia 29 de novembro. Nesta edição, a Semana acontece junto a Campanha de 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, realizada entre 20 de novembro e 10 de dezembro. A CEVID, em parceria com a Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV), por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMEC) desenvolverá ações do projeto “Maria Vai à Escola” e outras atividades que especialmente, abordarão a pauta dos 21 Dias de Ativismo.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Empresa que fornece alimentação aos hospitais envia comunicado urgente de suspensão por falta de pagamento da Sesau

A empresa ISM Gomes enviou comunicado urgente de suspensão de fornecimento de alimentação nos hospitais do Estado. O Roraima em Tempo teve acesso ao documento nesta quinta-feira, 20. A empresa justificou que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) já acumula dívida de R$ 11,6 milhões e que “não dispõe mais de estoques nem de condições financeiras para assegurar o fornecimento em sua integralidade, podendo haver ruptura no fornecimento. O comunicado descreve sete ofícios enviados á Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), onde solicitou os pagamentos em atraso e reiterou em seguida. As cobranças iniciaram em fevereiro deste ano. O documento, enviado no dia 18, relata ainda que, desde o início do contrato, a empresa vem sendo surpreendida com costumazes atrasos, assim como pagamentos parciais. Uma denúncia enviado ao Roraima em Tempo no início da semana relatou que a dívida da Sesau com a ISM Gomes vem desde 2022. Documentos da própria Sesau mostram que, entre os mais de R$ 60 milhões em dívida da secretaria, estão os R$ 11,6 milhões da firma. Confira: Resposta Em reposta, a Sesau disse que a alimentação hospitalar, tanto para pacientes quanto para servidores e acompanhantes se trata de serviço essencial, e sua interrupção é vista com maior cautela pela Justiça. Além disso, explicou que há um pagamento de R$ 1 milhão programada para a semana. Desse modo, determinou que a ISM se abstenha-se de suspender ou reduzir o fornecimento, sob pena de responsabilização administrativa, civil e contratual. Por fim, Por fim, reafirmou o compromisso com a regularidade financeira, a continuidade dos serviços e a segurança alimentar de pacientes, servidores e acompanhantes nas unidades de saúde do Estado. Procurada pelo Roraima em Tempo na terça-feira, 18, a Sesau disse que não há atrasos com a empresa neste ano e que todos os pagamentos estão sendo feitos conforme prazo contratual. Além disso, afirmou as dívidas de anos anteriores estão sendo saneadas à medida que há aporte orçamentário, seguindo critérios previstos em lei. Já nesta quinta-feira, a Sesau repetiu a mesma nota de esclarecimento. Com informações do Roraima em Tempo

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Jalser Renier anuncia filiação do ex-deputado Édio Lopes no Avante 

O ex-deputado estadual Jalser Renier, mesmo inelegível, tenta movimentar o tabuleiro político em Roraima. A frente do partido Avante no Estado, Renier anunciou a filiação de Édio Lopes na sigla. O evento ocorre nesta sexta-feira, 21, em Mucajaí.  O Avante tenta emplacar um parlamentar em Roraima nas eleições de 2026. Atualmente o partido não tem nenhum político de mandato no Estado.  Jalser já usou as redes sociais para afirmar que pretende eleger deputados estaduais, federais e um senador nas próximas eleições.  Recentemente Jalser protagonizou uma briga emblemática com Mauro Asato. Após filiar o médico no Avante com o anúncio de que Asato seria o candidato ao Senado pela sigla, o jogo virou após sua aposta participar de um evento promovido pelo presidente da Assembleia Legislativa Soldado Sampaio (Republicanos).  Bastou uma foto de Mauro Asato e Sampaio juntos para Jalser surtar e anunciar em um grupo de WhatsApp a desfiliação do médico.  Agora, a bola da vez é o experiente Édio Lopes. Com vários mandatos de deputado estadual e quatro de deputado federal e afastado do cenário desde as eleições de 2022, Lopes aparecerá ao lado de Jalser Renier que segue sem mandato e inelegível desde que foi cassado pela Assembleia em 2022 por suspeita de ser o mandante do sequestro do jornalista Romano dos Anjos e por tentar atrapalhar as investigações. 

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Prefeitura aplica novo asfaltamento na avenida São Sebastião e leva obras a mais de 80 ruas na capital

As equipes da Prefeitura de Boa Vista iniciaram nesta semana a etapa principal do recapeamento da avenida São Sebastião: a aplicação do asfalto. O serviço faz parte de um cronograma de obras que vai alcançar mais de 80 ruas em 14 bairros da cidade, melhorando a trafegabilidade e a qualidade de vida da população.  A avenida foi parcialmente interditada e os trabalhos ocorrem à noite, para garantir mais agilidade e menos impacto no trânsito. O processo começa com a fresagem do asfalto antigo, com remoção da camada desgastada. Em seguida vem a correção de trincas, ondulações e remendos, preparando o solo para receber a nova pavimentação. O resultado é uma pista mais segura, nivelada e durável. Infraestrutura de qualidade Segundo o prefeito Arthur Henrique, a São Sebastião e tantas outras vias da cidade passaram por danos significativos devido ao intenso volume de chuvas registrado neste ano. Para melhorar as condições de mobilidade urbana, a Prefeitura intensificou o programa de recuperação da malha viária, com investimentos que priorizam qualidade, durabilidade e fiscalização rigorosa em todas as etapas do serviço. “O trabalho é executado com critérios técnicos e uso de materiais de alto padrão. Aqui na Av. São Sebastião, por exemplo, um dos nossos técnicos retira uma amostra do asfalto e leva ao laboratório para confirmar se todas as especificações são atendidas. Esse acompanhamento garante uma pavimentação mais resistente e com melhor desempenho ao longo do tempo. Outras ruas e avenidas da cidade também serão contempladas, fortalecendo a infraestrutura urbana e garantindo mais segurança para quem circula”, destacou o prefeito. O motoboy Iron Barroso, de 41 anos, mora há mais de três décadas na avenida e acompanha de perto a obra. Ele relembra como a via evoluiu ao longo do tempo. “Quando cheguei aqui, essa avenida era de uma mão só. Só existia esse lado. Depois a prefeitura construiu o outro lado e asfaltou. Com o tempo, o asfalto foi se desgastando e surgiram buracos. Agora com o recapeamento vai ficar melhor ainda”, contou. Obras em toda a cidade Além da São Sebastião, que receberá 2,5 km de recapeamento, os serviços já têm rota definida por outras importantes vias da capital.  Confira alguns trechos contemplados:  – Av. Estrela Dalva: 4 km  – Av. Ataíde Teive: 1 km  – Av. José Aleixo: 2,5 km  – Av. Mestre Albano: quase 1 km  – Av. Armando Nogueira: 1,5 km  – Av. Luiz Canuto Chaves: 3,5 km  – Av. Adolfo Brasil: 1,5 km  – Av. Pedro Rodrigues: mais de 2 km  

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Agentes da Guarda Municipal participam de capacitação para manuseio de arma de fogo

Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Boa Vista participaram de uma capacitação para o manuseio de arma de fogo nesta quarta-feira, 19. O treinamento anual abrange todo o efetivo de 456 GCMs, sendo 140 mulheres. Isso garante que o uso dos equipamentos seja feito de forma segura e responsável. Os guardas passam por aulas teóricas e práticas com pistolas calibres 9 mm e .380. A atividade é obrigatória e exigida pela Polícia Federal para profissionais que possuem porte de arma. O treinamento, que reforça técnicas e protocolos operacionais, ocorreu no estande de tiro da Polícia Civil de Roraima. Todo o processo é conduzido por instrutores da própria Guarda Municipal, que integram o quadro efetivo e são qualificados para ministrar a formação. Atualização dos conhecimentos Segundo o coordenador responsável pela capacitação, Inspetor Abraão Oliveira, durante o treinamento, os agentes revisam fundamentos essenciais, como recargas, panes que podem ocorrer com o armamento e o saque rápido do coldre, sempre focando em situações práticas do dia a dia. “Estes treinamentos são muito valiosos para aperfeiçoar nossos agentes. A guarda tem esse cuidado de buscar sempre se atualizar e melhorar. Quando há capacitação contínua, o agente está mais preparado para situações de riscos, evitando incidentes. Assim, garantimos tanto a segurança dos agentes, quanto da população”, disse. Destaque feminino e representatividade As capacitações elevam o nível dos guardas de Boa Vista, com destaque para as mulheres. Nathanne Peres e Rayane Lima, participaram do torneio de tiro em alusão ao 81º aniversário da Polícia Militar de Roraima e alcançaram o pódio na categoria feminina. Para a Nathanne, que ficou em 1º lugar, a conquista é reflexo dos treinamentos e atualizações dos conhecimentos que recebem. “Eu me sinto muito feliz por ter participado do evento, representando nossa honrada instituição, e em conquistar o primeiro lugar, levando o nome da Guarda Municipal ao lugar mais alto do pódio. Estou muito feliz e grata por essa oportunidade de ter alcançado esse resultado. É uma grande satisfação, ainda mais em um torneio que reuniu diversas forças de segurança pública de Roraima”, enfatizou. Rayane Lima também celebra com honra o 3º lugar. “Foi algo que eu realmente não esperava, mas foi uma ótima experiência. Ter conquistado um bom resultado tornou tudo ainda mais especial. Também achei muito positivo que a instituição tenha proporcionado essa integração com outras corporações, fortalecendo os laços entre as forças”, ressaltou. Além das mulheres, modalidade de arma curta (pistola), o GCM Teles, ficou em 2º lugar. Na modalidade arma longa, os GCMs Câmara e Barros Maia, conquistaram o 1º e 2º lugar, respectivamente. Texto: Ágata Macedo

VER COMPLETO »
Brasil e Mundo

O Racismo que o Brasil Insiste em não enxergar

“O Brasil acolhedor”, essa é narrativa que se criou do país do futebol, mas ela desaba quando confrontada com a realidade: somos uma nação profundamente marcada pelo racismo. O país ainda falha em reconhecer a dimensão desse problema, principalmente quando envolve questões morais e religiosas. Muita gente alimenta a fantasia de que o preconceito é exceção, mas não entende que ele molda a vida de milhões de brasileiros desde o nascimento. E aqui estão apenas alguns dados que fazem jus a essa afirmação: •⁠ ⁠Em 2023, a renda média das pessoas negras era de R$ 2.199,04, enquanto a de pessoas brancas era de R$ 3.729,69. – IBGE. •⁠ ⁠Em 2022, cerca de 3.800 mulheres foram mortas no Brasil, sendo 2.526 negras. Assim, constatou-se que mais de 66% dos homicídios femininos no país eram de mulheres pretas. – Atlas da Violência. •⁠ ⁠Mesmo compondo mais de 55% da população, apenas 8% de pretos e pardos ocupam cargos de liderança. – Indique uma Preta. •⁠ ⁠Em 2022, pessoas pretas e pardas representavam 73% dos pobres e extremamente pobres do país. – IBGE. •⁠ ⁠Mortes que Revelam um Padrão, em 2023, 4.025 pessoas foram mortas em operações policiais. No entanto, apenas 3.169 tiveram raça e cor informadas, dessas, 2.782 eram pretas ou pardas. – Pele Alvo. Sabe o que é pior? Recentemente foi divulgado um outro estudo em que revela que 52,2% das pessoas pretas e pardas no Brasil não sabem como proceder para denunciar casos de racismo ou injúria racial. 47,5% têm conhecimento sobre as leis que combatem a discriminação. Um problema educacional que já vem sendo alertado há anos! Os dados foram divulgados na quarta-feira,19/11, pelos institutos Orire e Sumaúma, com apoio da Uber. Mas há uma contradição ainda mais profunda: ao mesmo tempo em que negligenciamos a discriminação, exigimos que as pessoas negras provem, todos os dias, que merecem existir nos mesmos espaços que outros ocupam sem questionamento. Isso que arranca a mais profunda indignação. No Dia da Consciência Negra, e em todos os outros, é preciso ir além do discurso simbólico. O país que se orgulha de sua receptividade e diversidade tem a obrigação moral de garantir justiça social.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

TCE-RR suspende contrato e afasta gerente da Desenvolve/RR em decisões cautelares

O Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR) referendou, na sessão ordinária desta quarta-feira (19), duas das três medidas cautelares previstas para julgamento. As decisões têm como finalidade prevenir riscos ao erário e assegurar o cumprimento dos princípios constitucionais da administração pública. As decisões tratam da suspensão de um contrato de manutenção de estradas em Bonfim e do afastamento do gerente de Compliance da Agência de Fomento Desenvolve/RR, cuja nomeação foi considerada inconstitucional. Já a representação referente à licitação de transporte escolar da Secretaria de Educação recebeu pedido de vista do conselheiro Bismarck Dias de Azevedo e, por isso, não foi julgada. A decisão de maior impacto determina a suspensão imediata do Contrato nº 048/2025, firmado pela Prefeitura de Bonfim para serviços de manutenção de estradas rurais, incluindo terraplanagem, drenagem e reparo de pontes. O processo, originado do Pregão Presencial – SRP nº 019/2025, apresentou inconsistências graves desde a fase de planejamento até a execução contratual. Embora o valor estimado da contratação fosse de R$ 48,3 milhões e a proposta vencedora da empresa Construtora Prosolo Ltda. alcançasse R$ 41,9 milhões, o contrato acabou firmado por R$ 16,4 milhões — uma redução de 60% sem qualquer alteração formal de escopo ou justificativa técnica. O Tribunal também identificou o uso indevido do Sistema de Registro de Preços para serviços de engenharia especial, modalidade incompatível com o pregão e com o caráter mensurável da obra; erros na definição do objeto; ausência de estudo técnico preliminar e de planilhas de custos unitários; exigências de qualificação econômico-financeira superiores ao permitido por lei; e falhas contratuais, como omissão de cláusulas essenciais, ausência de previsão de garantias e falta de assinatura em documentos. Na proposta da empresa vencedora, outras irregularidades reforçaram o risco ao erário, como composições de preços omissas em item avaliado em R$ 5,6 milhões e coeficientes zerados que, matematicamente, resultariam em custo inexistente, embora valores tenham sido apresentados. Diante do conjunto de falhas, o TCE-RR determinou a suspensão de todos os atos e pagamentos vinculados ao contrato, a notificação do prefeito Romualdo Feitosa Silva para manifestação em 15 dias e a realização de inspeção urgente para verificar possíveis danos ao erário. A segunda medida cautelar determina o afastamento imediato do gerente de Compliance e Controles Internos da Agência de Desenvolvimento do Estado de Roraima (Desenvolve/RR), Luiz Carlos Azevedo, por ocupação irregular de cargo de natureza técnica e permanente sem aprovação em concurso público. O TCE-RR destacou que o provimento comissionado viola o art. 37, II e V, da Constituição Federal, que reserva cargos em comissão exclusivamente às funções de direção, chefia e assessoramento. A Corte citou precedentes vinculantes do Supremo Tribunal Federal — como a ADI 5542/RS, o Tema 1010 (RE 1.264.676/SC) e a ADI 6655/SE — que reforçam a obrigatoriedade de que funções de controlador interno e atividades correlatas sejam exercidas por servidores efetivos, dada sua natureza de Estado e a exigência de independência funcional. A cautelar — Decisão nº 14/2025 — determina que o presidente da Desenvolve/RR, Adailton Alves Fernandes, exonere o servidor em até 24 horas, nomeie substituto efetivo qualificado em até 10 dias úteis e está sujeito à multa pessoal de 5 UFERRs por dia em caso de descumprimento. A terceira medida cautelar relativa à suspensão de uma licitação no valor superior a R$ 500 mil para contratação de transporte escolar, permanece com efeitos suspensivos em razão do pedido de vista apresentado pelo conselheiro Bismarck Dias de Azevedo. Texto: Lucyara Duarte

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Boa Vista está aniquilada 

O que está acontecendo com a Câmara de Vereadores da capital parece mentira, mas não é. Dos seis membros da Mesa Diretora, apenas dois estão livres de problemas, Daniel Mangabeira (PDT) e Thiago Saraiva (PSD). Se a Casa perdeu a vereadora Tuti Lopes (Podemos) recentemente, vítima de um câncer, o primeiro vice-presidente Júlio César Medeiros (MDB) está internado há dias com problemas sérios de saúde.  Além deles, o vereador Adnan Lima (DC) foi cassado nesta quarta-feira, 19, por fraude eleitoral e o presidente Genilson Costa (Republicanos) também foi cassado por compra de votos. Roberto Franco (DC) não faz parte da Mesa Diretora, mas também teve o mandato cassado por fraude à cota de gênero. Lembrando que Deyvid Carneiro (União) já havia sido cassado anteriormente por compra de votos. Com a cassação dos vereadores o Tribunal Regional Eleitoral já determinou o recálculo dos quocientes partidários para a posse dos suplentes.  As sentenças são assinadas pelo juiz Ângelo Augusto Graça Mendes e deixaram 16 pessoas inelegíveis. Além de três vereadores de mandato, outras 13 pessoas, dentre elas o ex-vereador Ruan Kenobby, que usou as redes sociais durante a semana para confirmar as fraude do DC.  E agora? Teremos a posse dos suplentes? Nova eleição para a Mesa Diretora? Ou tudo ficará na mesma? 

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Vereadores são cassados pelo TRE por esquema de fraude na cota de gênero

Em decisão da 5ª Zona Eleitoral de Roraima, a Justiça Eleitoral cassou os diplomas dos vereadores Roberto Conceição dos Santos Franco e Adnan Wadson de Lima, ambos eleitos pelo Democracia Cristã (DC) nas eleições municipais de 2024. Também foi declarada a inelegibilidade dos dois por oito anos, conforme sentença assinada pelo juiz Ângelo Augusto Graça Mendes. A condenação decorre de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) proposta por Emmanuel de Oliveira Novaes, que acusa o partido de usar candidaturas femininas fictícias para simular o cumprimento da cota mínima de gênero estabelecida por lei. Segundo o juiz, ficou comprovado que várias candidatas atuaram apenas como “laranjas”, sem campanha real, votação relevante ou independência financeira. A sentença inclui várias medidas: Cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) do DC; Nulidade dos votos recebidos pela legenda na chapa proporcional; Recálculo dos quocientes eleitoral e partidário, para redistribuição das vagas na Câmara de Boa Vista; Remoção dos diplomas dos vereadores Franco e Lima; Inelegibilidade por oito anos para Franco, Lima e também para Ruan Kenobby. Caso a decisão transite em julgado, novos suplentes serão convocados para ocupar as cadeiras na Câmara Municipal.

VER COMPLETO »