27 de junho de 2026 11:01

Redação O Caburaí

Últimas notícias

Silêncio de Denarium sobre prisão de Bolsonaro mostra que ele é mais petista que muito petista

Isso não era novidade para ninguém. Desde que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso no último sábado, 22, o governador de Roraima Antonio Denarium sequer se pronunciou sobre o fato. Esse silêncio permanece mostrando que Denarium é mais petista que nunca.  Não é de hoje que o governador tem mostrado que não se importa mais com Bolsonaro. Aliás, Denarium tem andado colado em ministros do presidente Lula há anos. Ele sequer disfarça isso. Vale lembrar que Denarium foi eleito na barra da saia de Bolsonaro e fez, inclusive, vídeo detonando Lula e o PT na campanha. Mas o mais curioso é que nenhum parlamentar de Roraima cobrou a falta de posicionamento de Denarium. É como se todos já tivessem a certeza que Denarium é mesmo petista de corpo e alma e pronto.  Os deputados federais Nicoletti e pastor Diniz, ambos do União Brasil, além dos senadores Mecias de Jesus (Republicanos) e Hiran Gonçalves (PP) usaram as redes sociais para lamentar a prisão do ex-presidente. Já o mais novo filiado do PL em Roraima, o prefeito de Boa Vista Arthur Henrique, lamentou o fato no Programa Rádio Verdade da 93 FM nesta segunda-feira, 24. 

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Operação da PF combate fraudes na Prefeitura de Bonfim com recursos da Covid-19

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, 25, a Operação Miqueias II para cumprir nove mandados de busca e apreensão em Boa Vista e Bonfim. A investigação apura supostas irregularidades em contratações emergenciais realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde durante a pandemia de Covid-19. A ação teve como objetivo coletar novos elementos que permitam identificar todos os envolvidos e aprofundar as provas já obtidas, além de buscar a recuperação de recursos públicos desviados. As apurações abrangem fatos ocorridos entre 2020 e 2021. A Justiça Federal determinou também o bloqueio e sequestro de bens e valores relacionados aos danos causados à União, até o montante de R$ 914.215,28. As medidas visam garantir a reparação do erário.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Prefeitura intensifica fiscalização de terrenos baldios em Boa Vista

Com a chegada do verão amazônico e o aumento dos riscos de queimadas, a Prefeitura de Boa Vista intensificou a fiscalização de terrenos baldios na capital. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento, Finanças e Tecnologia da Informação (SMPOFTI), visa orientar proprietários, prevenir problemas ambientais e preservar a saúde da população, especialmente diante do aumento de casos de doenças respiratórias neste período. A vegetação acumulada em áreas sem manutenção funciona como combustível para incêndios que comprometem a qualidade do ar e podem causar sérios danos à saúde, principalmente em crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios. Além disso, terrenos abandonados favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti — transmissor da dengue, zika e chikungunya — e de animais peçonhentos. Investimento em conscientização O secretário adjunto de Planejamento, Orçamento, Finanças e Tecnologia da Informação, Vivaldo Araújo, reforça que a fiscalização tem caráter educativo. Os proprietários são, primeiramente, notificados sobre a necessidade de limpeza terreno. Caso não cumpram a medida, recebem multa. População pode denunciar As equipes da SMPOFTI seguem percorrendo bairros de Boa Vista para identificar terrenos em situação irregular. A prefeitura também orienta a população a contribuir com o monitoramento das áreas abandonadas, denunciando situações de acúmulo de lixo ou mato alto pelo número 156, canal oficial de atendimento. Todo este trabalho é feito em parceria com a Defesa Civil, por meio do Comitê Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas. Texto: Marcus Miranda

VER COMPLETO »
Últimas notícias

A política do “pão e circo” ainda sobrevive em Roraima

É impressionante, mas é real. A velha política do “pão e circo” ainda está em alta no estado de Roraima. Basta ver as entregas de cestas básicas por parte do Governador Antonio Denarium. Eventos lotados com gente empolgada e sorridente. Para piorar, as pessoas que precisam da ajuda nem param para pensar que o presente é comprado com o dinheiro da própria população. Ou seja, nada além de um assistencialismo barato para pessoas que se quer têm noção que estão sendo usadas. Sim! Usadas para uma campanha constante do Governador. “Mas ele é bom. Está matando minha fome”. Sim, lógico que as cestas são bem vindas, mas será que na seria mais digno essas pessoas terem emprego e condições de comprar o que bem entendem sem ser expostas dessa forma? Quem tem que dizer são elas. E para muitos está cômodo. Está fácil. Está maravilhoso. Enquanto isso, Roraima está entrando em crise. Pelo menos na Secretaria Estadual de Saúde. É que a empresa que fornece alimentação nas unidades de saúde está sem receber e a dívida já ultrapassa os R$11 milhões. A empresa que faz a limpeza nos hospitais também ameaça parar por falta de pagamento. E sabe por que a popularidade de Denarium está em alta? Ou se mantém em alta? Simplesmente porque ele paga os servidores em dia, mata a fome dos mais necessitados com cesta básica e faz festa para a população com artistas nacionais renomados. Por isso o título dessa matéria é: “A política do ‘pão e circo’ ainda sobrevive em Roraima”.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

PF combate desvio de combustível de aviação em Roraima

A Polícia Federal realizou, nesta segunda-feira, 24, operação para desarticular esquema que, entre 2022 e 2023, comprava e transportava combustível de aviação para abastecer aeronaves utilizadas na logística do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. A investigação apontou que empresas de fachada e locais de abastecimento falsos eram usados para dar aparência legal na aquisição e transporte do combustível com o objetivo de ocultar sua verdadeira finalidade. Essas práticas foram confirmadas por diversos elementos, como falta de estrutura adequada, ausência de aeronaves autorizadas a voar e compra de combustível em quantidade muito além do que seria normal para qualquer atividade legal. Estão sendo cumpridos três mandados de busca em Roraima e Tocantins, além do bloqueio de bens que podem chegar a R$ 20 milhões.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Dupla executa homem com um tiro na cabeça em frente a uma distribuidora no Santa Tereza

Um homem de 40 anos, foi morto com um tiro na cabeça, na madrugada deste domingo, 23. O crime aconteceu em frente a uma Distribuidora, no bairro Santa Tereza, zona Oeste de Boa Vista.  De acordo com a Polícia Militar de Roraima (PMRR), uma testemunha relatou que estava em frente à ao estabelecimento, quando ouviu um barulho semelhante ao de uma bombinha. Na sequência, um homem caiu no chão, após atingido por um disparo de arma de fogo.  Imagens de câmeras de monitoramento, mostram a dupla em uma motocicleta modelo Motu chegando ao local e, em seguida, um deles efetua um disparo de arma de fogo na cabeça da vítima. Após o crime, os suspeitos acabam fugindo. As equipes da Delegacia Geral de Homicídios, da Perícia e do Instituto de Medicina Legal estiveram no local. Após os levantamentos periciais, técnicos do IML removeu o corpo da vítima. A Polícia Civil de Roraima (PCRR) vai investigar o caso. Com informações do Roraima em Tempo

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Abertura da Copa Macuxi movimenta comunidades indígenas de Boa Vista com disputas emocionantes

A 3ª Copa Macuxi de Futebol teve início neste sábado, 22, reunindo 37 equipes exclusivamente formadas por moradores de 17 comunidades indígenas de Boa Vista. São 740 atletas inscritos distribuídos nas categorias Masculino (16 times), Feminino (13 times) e Sub-17 (8 times). A competição, que ocorre simultaneamente em quatro comunidades polo: Darôra, Três Irmãos, Milho e Serra da Moça, segue até fevereiro, com disputas aos fins de semana.  A Copa Macuxi conta com premiação para todas as categorias. O evento é promovido pela Prefeitura de Boa Vista, por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI). Valorização e fortalecimento cultural De acordo com a diretora de Esporte da FETEC, Paula Sá, a Copa Macuxi vai muito além da disputa esportiva. “Cada edição reforça a valorização cultural, fortalece os laços entre as comunidades e mostra o quanto o esporte transforma vidas. O que vemos aqui é união, tradição e orgulho, refletidos na força de mais de 700 atletas que representam suas comunidades com entusiasmo e compromisso”, disse. Para o tuxaua da comunidade indígena Serra da Moça, Alexsandro das Chagas, sediar parte da Copa Macuxi tem profundo significado para as famílias e para a movimentação local. “Estamos na terceira edição da Copa sendo realizada aqui na Serra da Moça e isso é muito importante porque traz interatividade, coletividade e união entre as comunidades e as equipes de futebol. Também movimenta nossos pequenos comerciantes, que vendem refrigerante, bolo e outras coisas, gerando renda para as famílias”, destacou. Alexsandro reforça que o evento também fortalece a organização comunitária e estimula a participação da juventude. “A Copa é o momento de mostrar nossa estrutura, a beleza do nosso trabalho e a união da comunidade para receber a competição. Para a juventude, é uma oportunidade de sair do isolamento, participar do esporte e melhorar a saúde, a mente e o convívio. Isso incentiva todos a estarem juntos, empenhados e comprometidos com o esporte”, disse. Legado de inspiração e incentivo Da comunidade indígena Truaru da Cabeceira, Lucinete Marcolino participa pela segunda vez da Copa Macuxi e conta que a competição representa continuidade das tradições esportivas. “A Copa é muito importante para nós. A gente dá o nosso jeito para estar aqui, porque o esporte une as comunidades e nos fortalece. Eu fico feliz em ver o quanto isso representa para todos nós”, falou. Lucinete também fala com orgulho sobre o legado que vem construindo dentro de casa. “Eu tenho uma filha que joga comigo. Isso para mim é muito importante, porque mostra que o esporte está passando de geração para geração. Eles cresceram vendo a gente jogando bola o tempo todo e hoje todos eles gostam. Me sinto inspiração para eles e isso me deixa muito feliz”, ressaltou.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Provas do Enade serão aplicadas nesse domingo, 23

A edição de 2025 do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), destinada aos cursos de bacharelado e aos cursos superiores de tecnologia, será aplicada neste domingo (23). O exame é componente curricular obrigatório e integra o Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), contribuindo para o monitoramento da qualidade da graduação no país. Os inscritos pelas instituições de ensino superior onde estudam devem, obrigatoriamente, preencher o questionário do estudante até este sábado (22). Assim, o questionário do estudante está disponível aos inscritos no Sistema Enade para preenchimento obrigatório. O documento tem a função de levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos de formação. No dia do exame, o participante deverá apresentar um documento oficial de identificação com foto, conforme listado no edital. A ausência sem justificativa no exame torna o participante irregular, impedindo a colação de grau.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

DNIT atua na construção de cinco pontes na BR-210, em Roraima

Com o objetivo de modernizar a infraestrutura e garantir a trafegabilidade da BR-210, em Roraima, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) executa a construção de cinco novas pontes, classificadas como Obras de Arte Especiais (OAEs). As intervenções integram o Novo PAC e representam um investimento aproximado de R$ 55 milhões por meio do Governo Federal. O projeto prevê a substituição de estruturas de madeira por pontes e galerias de concreto, solução que proporciona maior durabilidade, segurança e fluidez ao tráfego, além de reduzir custos de manutenção. O conjunto de obras abrange 270 metros de extensão em OAEs e inclui as seguintes estruturas: ponte sobre o Igarapé Rococó (km 84,2), ponte sobre o Rio Caroebe (km 89,5), ponte sobre o Igarapé Taboca (km 98,0), ponte sobre o Igarapé Areal (km 141,0) e ponte sobre o Igarapé São Francisco (km 167,4). Os trabalhos beneficiarão diretamente os municípios de Caroebe, São João da Baliza e São Luiz do Anauá. Com exceção da ponte sobre o Rio Caroebe, que permanece na fase inicial para implantação dos desvios, as demais frentes de serviço já registram avanços significativos. Até o momento, foram executados a construção dos aterros, a implantação de desvios, a armação passiva e a instalação de cordoalhas de protensão em todas as OAEs em andamento Também foi executado a construção do corpo de Bueiro Triplo Celular de Concreto (BTCC), um tipo de obra de arte de drenagem usada na construção civil para conduzir água. Ele é construído com três células (caixas) de concreto, projetadas para suportar e escoar grandes volumes de água em rodovias e outras áreas. Em sequência iniciarão os serviços de lançamento do concreto sobre as longarinas, protensão das longarinas e o aumento de capacidade do BTCC. Como medida de segurança, o DNIT implantou desvios e sinalizações diurnas e noturnas. O tráfego permanece ininterrupto, com controle realizado por equipe uniformizada e devidamente treinada. Além disso, foram instaladas sinalizações educativas para orientar os usuários da via e reduzir o risco de acidentes. Importância – A BR-210/RR é uma das principais vias federais de Roraima e desempenha papel fundamental na integração regional. Ela conecta os municípios de Caroebe, São João da Baliza, São Luiz e Caracaraí, além de se interligar a importantes corredores de transporte, como a BR-174. É considerada estratégica para o escoamento da produção agrícola da região sul de Roraima (como bananas, mandioca, cacau), conectando produtores a mercados maiores. A conclusão e modernização da BR-210 têm potencial estratégico de ampliar a interligação de Roraima com outras regiões, melhorando o acesso logístico e comercial.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Bolsonaro é preso pela PF por determinação de Moraes

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso preventivamente pela Polícia Federal, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF. A decisão ocorreu devido ao risco de fuga e violação da tornozeleira eletrônica. A prisão não está relacionada à condenação na tentativa de golpe de Estado. Moraes ordenou que a prisão fosse feita sem algemas e sem exposição midiática. O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso preventivamente na manhã deste sábado pela Polícia Federal por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão foi tomada porque o magistrado considerou que havia risco de fuga e não existiam mais condições para manter a prisão domiciliar. A prisão é preventiva e não está relacionada com a execução condenação pela tentativa de golpe de Estado. No caso da trama golpista, a decisão ainda não transitou em julgado, ou seja, ainda há prazo para a apresentação de recursos. A decisão de Moraes afirma que a tornozeleira eletrônica usada por Bolsonaro foi violada pouco depois da meia-noite deste sábado. Além disso, o despacho cita uma vigília convocada para esta noite pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para a porta do condomínio onde o ex-presidente mora.

VER COMPLETO »