26 de junho de 2026 19:11

Redação O Caburaí

Últimas notícias

MPF reitera pedido de condenação de empresário envolvido na maior apreensão de ouro ilegal registrada no país

O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça a condenação de um empresário flagrado com 103,1kg de ouro ilegal em agosto deste ano, na Ponte dos Macuxis, na BR-401, em Boa Vista. O metal está avaliado em mais de R$ 54 milhões. De acordo com o MPF, o pedido de reiteração da condenação se deu pelos crimes de transporte de matéria-prima pertencente à União sem a devida autorização legal. Receptação, em razão da ocultação de produto de crime. Também, o uso de produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente. Na ocasião, ele transportava o ouro sem qualquer autorização ou documentação legal. Além disso, laudo técnico comprovou que o ouro apreendido foi extraído em contexto de garimpo clandestino. A análise também apontou a presença de mercúrio, indicando o processo de fundição rudimentar, compatível com produtos de garimpo artesanal. “Tais características são típicas de ouro extraído de atividades de garimpo, cuja exploração exige prévia autorização legal e representa significativo risco ambiental, em razão do uso de mercúrio”, destaca o MPF. Alegações finais  O MPF alega que o caso apresenta agravantes com o propósito de obtenção de vantagem econômica com o transporte ilegal de ouro de áreas indígenas. Ou seja, realizado de forma oculta e sem documentação. Além do uso de uma substância notoriamente tóxica, colocando em risco a saúde pública e o meio ambiente. De acordo com o MPF, o transporte do minério ocorreu em contexto diretamente relacionado à atividade garimpeira existente na Terra Indígena Yanomami. Introduzir essa expressiva quantidade de ouro no mercado clandestino de Roraima é fomentar uma crise humanitária há muito conhecida e sobre a qual recaem esforços diuturnos do Poder Público”, diz um dos trechos da manifestação. Ainda de conforme o MPF, a circunstância se torna agravante, pois as terras indígenas possuem proteção especial. Dessa forma, não pode haver exploração mineral sem autorização específica. “Acresce-se a isso o já reconhecido cenário de grave crise sanitária e humanitária vivenciado na TI Yanomami em razão da atuação predatória do garimpo nos últimos anos”, pontua. Com informações do Roraima em Tempo

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Prefeitura melhora eficiência do Samu Boa Vista com treinamentos frequentes

Encerrando as atividades de 2025 do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Boa Vista (Samu BV) reuniu os socorristas na noite desta sexta-feira, 12, para um momento de confraternização e apresentação do balanço da unidade. Entre os destaques do ano está a consolidação do NEU. Com treinamentos mensais voltados a temas variados e conduzidos por instrutores qualificados, o núcleo tem impactado diretamente na qualidade dos atendimentos prestados à população. “O NEU se tornou referência em Boa Vista e em Roraima. Temos uma rotina constante de capacitações, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde e isso reflete nos resultados nas ruas. Outro ponto forte é a integração com instituições como Exército, polícias e o Corpo de Bombeiros, nossos parceiros”, disse. Para a técnica em enfermagem Francisca Reis, as capacitações refletem diretamente na hora do atendimento. “O NEU contribui muito para o nosso trabalho. Todo mês temos cursos e novos aprendizados, sempre aprimorando nossa atuação. Tenho orgulho de vestir essa farda. Orgulho mesmo!”, afirmou. Balanço de 2025 Segundo o relatório operacional, de janeiro a novembro, foram mais de 10.700 atendimentos, 40% a mais em comparação aos 7.642 acionamentos de 2016. O aumento reflete uma série de fatores, como o crescimento e envelhecimento da população, aumento de doenças crônicas e acidentes de trânsito.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Caer adquire bombas de alta potência para reforçar o sistema da lagoa de estabilização

A Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) recebeu, nesta sexta-feira (12), duas bombas submersíveis de 350 CV (Cavalo Vapor) cada. Os equipamentos serão instalados na lagoa de estabilização de Boa Vista. As bombas adquiridas para reforçar o sistema de esgotamento sanitário da capital tiveram um investimento de R$ 2 milhões e faz parte das ações do Governo de Roraima, por meio da Caer, para ampliar e melhorar os serviços de coleta e tratamento de esgoto em Boa Vista. Em 2008, Boa Vista contava com 259 km de rede de esgoto e 6.267 ligações domiciliares. Em setembro de 2020, foi entregue a quarta etapa da rede de esgotamento sanitário, beneficiando milhares de moradores. Essa quarta etapa da obra, orçada em R$135 milhões, foi realizada via convênio com o Ministério das Cidades. O Governo de Roraima já estuda a apresentação do projeto da 6ª etapa, que permitirá alcançar 100% de cobertura da rede de esgoto na capital.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Máquinas da Prefeitura de Boa Vista recuperam vicinais da região Truaru

Para garantir melhores condições de trafegabilidade aos moradores e produtores do PA Nova Amazônia I, região do Truaru, zona rural da capital, nesta semana, as máquinas da Prefeitura de Boa Vista têm trabalhado na recuperação das estradas vicinais 2 e 3. Serviços de raspagem, incorporação de piçarra e compactação do solo amenizam o impacto causado pelas mudanças climáticas e desgaste do tempo. Essa ação é fundamental para manter o acesso às propriedades rurais, promovendo mais segurança e mobilidade no dia a dia, além de facilitar o escoamento da produção agrícola.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Hemoraima reforça chamada por doadores de sangue durante festas de fim de ano

Com a proximidade das festas de fim de ano e o início do período de férias, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) reforça o alerta para a doação de sangue, devido à baixa de doações, especificamente os dos tipos sanguíneos negativos. O sangue O negativo, é conhecido como tipagem universal, podendo ser transfundido em qualquer pessoa, mas apenas 9% da população brasileira possuem esse tipo sanguíneo, tornando-o bastante raro. Tendo em vista os grandes feriados, festas natalinas e final de ano, ocorrências de acidentes na cidade, é necessário reforçarmos o estoque, no Hemoraima, principalmente os de fatores negativos. Dezembro e janeiro são os meses que registram maior demanda por sangue devido ao aumento de atendimentos de emergência. QUEM PODE DOAR? Para ser um doador de sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior. No momento da doação, é preciso apresentar um documento oficial com foto. Caso o interessado seja menor de 18 anos, o mesmo deve estar acompanhado dos pais e se for um tutor legal deve ter o consentimento formal dos pais ou do responsável legal. Se encaixando nesses critérios, o doador é cadastrado e encaminhado para uma entrevista, para em seguida passar por uma triagem. Não havendo nenhum impedimento, ele é encaminhado para a sala de coleta onde é feita a doação, que dura no máximo 10 minutos. O Hemoraima fica localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento). O horário de funcionamento da unidade é de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo número (95) 98404-9593.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Polícia Militar de Roraima lança operação que reforça segurança durante período de fim de ano

Nesta sexta-feira, 12, a Polícia Militar de Roraima iniciou oficialmente a Operação Boas Festas 2025, ação anual que reforça o policiamento ostensivo durante o período de maior movimento comercial e turístico de fim de ano, tanto na Capital quanto no interior. O lançamento ocorreu na rua Sólon Rodrigues Pessoa, um dos setores comerciais da capital, com a participação do efetivo empregado. Serão cerca de 200 policiais militares nas patrulhas a pé e 80 viaturas diariamente distribuídas de acordo com análise de inteligência. As festas levam a população para as ruas em busca de presentes e compras para os jantares de comemoração, há também bastante movimentação financeira com os pagamentos de bonificações natalinas. Esse cenário requer atenção redobrada tanto para o consumidor como para o comerciante, conforme explicou o comandante-geral da PMRR, Overlan Lopes. Além do reforço no patrulhamento ostensivo nas áreas comerciais, bancárias e turísticas, a operação Boas Festas 2025 intensificará ações em estradas e rodovias contra o tráfico de ilícitos, transporte irregular e outras práticas criminosas. As ações serão intensificadas diariamente entre 14h e 20h e segue até 9 de janeiro de 2026.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Ministério Público busca soluções para retirar crianças e adolescentes das ruas

Ministério Público do Estado de Roraima, por meio do Grupo de Atuação Especial de Vítimas, Minorias e Direitos Humanos, Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude e o Ministério Público do Trabalho, promoveram, na tarde desta quarta-feira, 10 de dezembro, reunião interinstitucional com diversos órgãos públicos para tratar da mendicância de crianças nas ruas e semáforos de Boa Vista e políticas públicas. Participaram da reunião representantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, por meio do Centro de Referência em Direitos Humanos Yanomami e Ye’kwana e do Centro de Atendimento Integrado à Criança Yanomami e Ye’kwana, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Operação Acolhida, Conselheiros Tutelares, além das polícias Militar e Civil. Em agosto deste ano, o MPRR recomendou à Prefeitura ações para retirar das ruas de Boa Vista crianças e adolescentes em situação de mendicância. A Procuradora do Trabalho, Gleyce Araújo participou da reunião e destacou que a articulação dos atores sociais é vital para garantir os direitos e proteger as crianças. “O trabalho infantil, em especial a mendicância, rouba das crianças o direito à infância e as expõe a violência, exploração sexual, drogas e outras violações graves. É dever de toda a sociedade romper com a naturalização dessa prática, denunciando e acolhendo” disse a Procuradora. A Reunião terminou com o agendamento da primeira visita à ocupação Warao, localizada no bairro Pintolância. No local, segundo relatório elaborado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, encontram-se os casos mais frequentes de crianças em situação de mendicância.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Valor da cesta básica apresenta redução em Boa Vista no mês de novembro

O valor da cesta básica em Boa Vista registrou redução de 1,2% no mês de novembro, fechando o período com custo médio de R$ 608,64, segundo levantamento da CGEES (Coordenação-Geral de Estudos Econômicos e Sociais) da Seplan (Secretaria de Planejamento e Orçamento). A pesquisa, divulgada mensalmente no site da secretaria, apontou estabilidade ou leve recuo na maioria dos itens essenciais. A coordenadora da CGEES, Jádila Andressa, avaliou que o monitoramento mostra um período de maior estabilidade no mercado local. “A redução registrada em novembro reflete uma acomodação nos preços de itens essenciais, após meses de oscilações mais intensas. Esse monitoramento é fundamental para entendermos a dinâmica do consumo e dos custos para as famílias de Boa Vista”, explicou. Outros resultados Além dos alimentos, o estudo avaliou produtos de limpeza e higiene pessoal. A cesta de limpeza registrou queda de 2,09%, com custo médio de R$ 77,29. A vassoura teve a maior redução (-5,2%), enquanto o desinfetante apresentou alta de 3,2%. Já os itens de higiene pessoal tiveram aumento de 1%, chegando a R$ 27,66, puxado principalmente pelo barbeador, que registrou variação de 15,5%. O levantamento também aponta grande disparidade de preços entre mercados da capital. Em produtos como pão, farinha e feijão, a diferença entre o valor mais alto e o mais baixo ultrapassa 200%. Na cesta de limpeza, itens como sabão em pó, água sanitária e desinfetante apresentam variações superiores a 300%.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

PRÊMIO DELACIR – “Oscar da Educação” celebra escolas de Boa Vista que mais se destacaram em 2025

A 13ª edição do Prêmio Gestão Escolar Profª Delacir de Melo Lima foi marcada por muita emoção. O evento, que ocorreu nesta última quarta-feira, 10, no Parque do Rio Branco, reuniu educadores, gestores e equipes pedagógicas em reconhecimento às 15 escolas que mais se destacaram em áreas como gestão, resultados pedagógicos e práticas inovadoras de ensino ao longo do ano. O prefeito Arthur Henrique participou da premiação, considerada o “Oscar da Educação”. Na oportunidade, ele entregou uma placa a Pedro Siqueira, neto da professora Delacir de Melo Lima, que dá nome ao prêmio. Durante a cerimônia, Arthur destacou que o evento se tornou parte da história de Boa Vista, fortalecendo a cada edição as práticas pedagógicas e estimulando uma competição saudável ao longo do ano. “Reconhecemos as escolas que mais se destacam em cada categoria, alcançando os melhores resultados e adotando práticas pedagógicas que envolvem toda a comunidade escolar, dentro e fora da sala de aula. É uma forma de valorizar professores e gestores que se dedicam e se tornam referência para toda a rede municipal de ensino”, afirmou o prefeito. Com dois prêmios, Escola Raimundo Eloy Gomes se destaca em desempenho pedagógico. A grande vencedora desta edição foi a Escola Municipal Raimundo Eloy Gomes, que conquistou dois primeiros lugares e recebeu R$ 45 mil, destinados exclusivamente a investimentos pedagógicos e administrativos. A unidade foi premiada na categoria Destaque Alfabetização, com R$ 20 mil, e na categoria Ensino Fundamental – Grande Porte, com R$ 25 mil. “É a primeira vez que a escola conquista dois pódios no Prêmio Delacir. Estou muito feliz e honrada em representar uma comunidade escolar com mais de 1.200 alunos. Temos uma equipe empenhada em garantir educação de qualidade. Este ano, trabalhamos fortemente a conexão entre saberes, família, SAEB e alfabetização”, afirmou a gestora Edinar Castro. Escolas avaliadas por desempenho pedagógico e indicadores de gestão Nesta edição, 80 escolas municipais participaram do prêmio, distribuídas nas categorias: Educação Infantil – Creche; Educação Infantil – Pré-Escola; Indígena e do Campo (até 300 alunos); Ensino Fundamental – Médio Porte (até 900 alunos) e Ensino Fundamental – Grande Porte (a partir de 901 alunos). Já o Prêmio Destaque Alfabetização é voltado para turmas do 1º e 2º ano, com a participação de 19 unidades. Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Lincoln Oliveira, foram levados em consideração um conjunto amplo de indicadores, como o dossiê com autoavaliação e visita técnica, relatórios pedagógicos das Macroáreas, além do relatório financeiro de aplicação dos recursos, entre outros itens.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Prefeito Arthur Henrique encaminha Projeto de Lei para garantir passe livre a estudantes

Como forma de incentivar e fortalecer o acesso à educação e a mobilidade urbana, o prefeito Arthur Henrique encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei que garante gratuidade no transporte público coletivo para estudantes. A iniciativa permitirá que os alunos de escolas e universidades, públicas ou privadas, tenham direito a dois bilhetes por dia durante o período letivo. O projeto promove economia e igualdade para os estudantes e seus familiares. O prefeito explicou que a expectativa é de que o projeto seja aprovado com celeridade para valer a partir do dia 1º de fevereiro de 2026.  “Com o passe livre estudantil, os alunos poderão ir à escola ou instituições de nível superior de forma gratuita nos dias em que houver aula. A ação vai gerar economia para as famílias, tanto para os pais quanto para os alunos que já se sustentam. Com isso, garantimos maior frequência e participação dos alunos no calendário escolar. Além disso, promovemos acesso ao estudo e qualidade de vida”, enfatizou o prefeito. Sendo aprovado, os alunos poderão emitir a carteirinha se dirigindo ao terminal de ônibus com os documentos pessoais e o comprovante de vínculo com a instituição de ensino.

VER COMPLETO »