26 de junho de 2026 15:42

Redação O Caburaí

Últimas notícias

Família de garimpeiro ajuda Ramagem com documentos falsos e estadia em condomínio de luxo em Miami, diz PF

A família do garimpeiro Rodrigo Martins de Mello, mais conhecido como Rodrigo Cataratas, desempenha “papel de protagonismo” na fuga do ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL), segundo a Polícia Federal. Rodrigo Cataratas, a mulher Priscila de Mello e o filho Celso Rodrigo de Mello viabilizam a estadia de Ramagem em um condomínio de luxo nos Estados Unidos e o ajudam a obter documentos falsos. O trecho da investigação da Polícia Federal consta na decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes desta sexta-feira que negou ao ex-presidente Jair Bolsonaro a transferência para a prisão domiciliar.  Segundo o trecho destacado pelo ministro, os documentos falsos seriam usados por Ramagem, que está desde setembro em Miami, na Flórida, para “ludibriar as autoridades americanas” e conseguir uma carteira de motorista. Para a PF, a conduta da família mostra “o claro intuito de financiar a organização criminosa” investigada pela trama golpista. “No caso em análise, verifica-se que os investigados RODRIGO MARTINS DE MELLO, PRISCILA FREITAS DE MELO e CELSO RODRIGO DE MELLO desempenham papel de protagonismo na manutenção clandestina de ALEXANDRE RAMAGEM em Miami/EUA, porquanto estão viabilizando a sua moradia em condomínio luxo, além de estarem auxiliando o foragido a ludibriar as autoridades americanas com documentos falsos a fim de obter a chamada driver license (carteira de motorista)”, diz a PF no trecho.  Procurado, o advogado Jeffrey Chiquini, que representa Cataratas, disse que a defesa só se manifestará após ter acesso aos autos. O advogado Augusto Mendes de Araújo, que representa Celso Rodrigo de Mello, ainda não se manifestou. O espaço segue aberto. Segundo Cataratas, Celso é cidadão americano e estava em deslocamento para os Estados Unidos para celebrar o próprio casamento, estando acompanhado da mulher e da filha. “A assessoria de Rodrigo Cataratas esclarece que, neste sábado, a Polícia Federal cumpriu em Manaus (AM), mandado de prisão contra Celso Rodrigo de Mello, filho de Rodrigo Cataratas, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, no âmbito de investigação relacionada à apuração sobre a suposta fuga do deputado federal Alexandre Ramagem”, diz a nota divulgada no fim de semana. O garimpeiro tem negócios na Guiana, país que esteve na rota de fuga de Ramagem rumo aos Estados Unidos, como revelou a colunista do GLOBO Malu Gaspar. A investigação da PF apurou que o deputado federal chegou ao país vizinho pelo município de Bonfim, que faz fronteira com a cidade de Lethem. Atualmente, Rodrigo Cataratas é pré-candidato ao Senado pelo PRD. Em 2022, ele havia disputado por uma cadeira na Câmara dos Deputados pelo PL, tendo declarado guardar R$ 4,5 milhões em dinheiro vivo. O seu patrimônio inclui ainda dez aeronaves e onze veículos, além de um total de R$ 33,6 milhões. Ele é um dos líderes do “Movimento Garimpo é Legal”. Em janeiro de 2024, o Ministério Público Federal denunciou o empresário por suspeita de atear fogo a um carro do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e invadir o pátio da Polícia Federal para incendiar um helicóptero do instituto em 2021. Cataratas teria financiado e incentivado a destruição dos equipamentos. Cataratas ainda é réu em três processos na Justiça Federal por ligação com a exploração ilegal de ouro em Roraima. Assim como o pai, o filho Celso também já teve problemas com a Justiça. Em 2022 ele foi preso por suspeita de explorar ilegalmente ouro na Terra Indígena Yanomami. Ele foi solto dias depois. Com informações de Globo.com

VER COMPLETO »
Últimas notícias

“Caso Rogério do BC” – Foragido de RR condenado por matar empresário é preso no Acre

O foragido da Justiça, Gessé Diomar Mendes Barros – condenado por mandar matar o empresário Rogério de Oliveira Rosa em agosto de 2007, foi preso no Acre nessa sábado, 20. O criminoso teve o nome listado entre os mais procurado do Brasil. Mendes deve ser transferido para Roraima após os trâmites legais. A lista O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou o site ‪gov.br/captura‬, que disponibiliza a lista dos 216 foragidos mais procurados do país. Entre eles, oito são de Roraima, sendo sete homens e uma mulher. Cada unidade da Federação indicou oito alvos prioritários com base em uma matriz de risco.Com isso, avaliou aspectos como gravidade e natureza do crime cometido, assim como vinculação com organizações criminosas. Também a existência de múltiplos mandados de prisão e atuação interestadual. Conforme Nota divulgada, a Ministério afirmou que a iniciativa aprimora a segurança pública no combate as organizações criminosas. “A implementação da lista representa um esforço conjunto entre as esferas federal e estadual para aprimorar a segurança pública e combater de forma mais eficaz as organizações criminosas no Brasil”, diz o ministério, em nota. Por fim, a iniciativa também possibilita o intercâmbio de informações entre os estados e estimula a colaboração direta da população. Denúncias anônimas ocorrem pelos canais 190 e 197. Para ver a lista clique aqui.

VER COMPLETO »
Brasil e Mundo

STF autoriza buscas, apreensões e quebra de sigilos em investigação sobre uso irregular de cota parlamentar

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a realização de buscas e apreensões, bem como o afastamento dos sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático de pessoas físicas e jurídicas investigadas por suposto desvio de recursos públicos por meio da cota parlamentar. As medidas foram determinadas pelo ministro Flávio Dino no âmbito da Petição (PET) 14918, que apura indícios de crimes como peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Na decisão, o Tribunal considerou haver indícios robustos de movimentações financeiras incompatíveis com a capacidade econômica declarada dos investigados – que incluem os deputados federais Carlos Jordy (licenciado) e Sóstenes Cavalcante – além de operações fracionadas e repasses sem identificação de origem ou destinatário. Segundo os autos, há suspeitas de utilização de empresas de fachada para simular contratos de locação de veículos pagos com recursos da cota parlamentar, bem como de pagamentos realizados “por fora”, sem registros oficiais. O STF também autorizou o compartilhamento das provas obtidas com a Receita Federal do Brasil, para fins de apuração de eventuais irregularidades fiscais, mas indeferiu, neste momento processual, o envio dos elementos à Advocacia-Geral da União. De acordo com a decisão, a medida visa preservar a unidade e a eficácia da investigação, que ainda se encontra em fase de aprofundamento. As diligências deverão ser realizadas de forma coordenada, no prazo de 45 dias, e abrangem a apreensão de documentos, equipamentos eletrônicos e dados armazenados em dispositivos e serviços de nuvem. O levantamento do sigilo da decisão foi autorizado após a execução das medidas ostensivas determinadas.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Guarda Municipal orienta ambulantes durante as festas de fim de ano

Com o aumento da movimentação comercial neste fim de ano, a Guarda Civil Municipal (GCM), intensificou o patrulhamento preventivo e comunitário na zona Oeste de Boa Vista. Nesta sexta-feira, 19, orientaram ambulantes na Av. Ataíde Teive, numa ação em parceria com a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (EMHUR) e com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS). “A iniciativa tem como objetivo facilitar a circulação de pedestres, evitar a ocupação indevida das calçadas e da pista de rolamento por ambulantes. Eles podem vender os seus produtos aos domingos, quando a via é interdita para a Feira do Garimpeiro”, explicou o secretário adjunto de Segurança e Ordem Pública, Antônio Carvalho Filho. A prestação de serviços em vias e logradouros públicos, incluindo calçadas durante a semana, depende de licença emitida pelo município. Os comerciantes podem utilizar parte do espaço das calçadas, desde que seja mantida uma faixa livre para a circulação segura de pedestres, com largura mínima de 1,20 metro, ou 1,50 metro em áreas de grande fluxo. A legislação municipal tem como finalidade garantir a acessibilidade, a mobilidade urbana e a segurança, sendo proibida a obstrução indevida das vias públicas, o que pode resultar na aplicação de penalidades previstas em lei. Em novembro, a EMHUR fez o cadastramento e recadastramento de ambulantes de Boa Vista. Cerca de 400 carteirinhas foram emitidas e entregues aos trabalhadores aptos a atuar nos espaços públicos da capital. Com validade de 12 meses, contendo informações como local de atuação e atividade principal, o documento permite que os trabalhadores individuais atuem de forma legalizada e organizada na cidade. Em 2026 serão divulgadas novas ações para cadastramento, pela Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (SMSOP).

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Câmara aprova R$ 21,2 milhões em emendas ao orçamento de Boa Vista para 2026

Após mais de três horas de sessão extraordinária, a Câmara Municipal de Boa Vista aprovou, nesta sexta-feira (19), R$ 21,2 milhões em emendas ao projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. Os vereadores irão concluir, na próxima terça-feira (23), a votação da proposta que detalha a arrecadação de verbas públicas e os investimentos para o ano que vem, sob responsabilidade do prefeito Arthur Henrique (MDB). Pela primeira vez, a estimativa de receitas e fixação de despesas vai ultrapassar os R$ 3,4 bilhões em 2026. Assim, o gestor municipal poderá, sem autorização dos vereadores, remanejar até 30% do montante (ou R$ 1.024 bilhão) para investimentos imprevistos. Ademais, as três principais prioridades de gestão para o ano que vem continuarão a ser Educação, Urbanismo e Saúde. Com a aprovação das emendas, as áreas terão orçamento, respectivamente, de R$ 813,6 milhões, R$ 596,6 milhões e R$ 500 milhões. Com informações da Folha BV

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Corpo de mulher é localizado em lixão após ex-marido confessar crime

Maria das Graças Costa Lima, de 38 anos, que estava desaparecida, foi brutalmente assassinada pelo ex-marido. Ele confessou o crime e jogou o seu corpo em uma área de lixão, no município e Caroebe, Sul de Roraima. O crime ocorreu no dia 1º de dezembro de 2025, na residência do casal, em São João da Baliza. O suspeito, de 37 anos, foi preso preventivamente ontem, dia 18, pela Polícia Civil de Roraima (PCRR).  Conforme o delegado Bruno Gabriel Bezerra Costa, responsável pela investigação, PCRR, após a prisão, o suspeito confessou ter matado Maria das Graças e relatou, de forma pormenorizada, a dinâmica do crime e os atos praticados posteriormente para ocultar o corpo.  Como aconteceu De acordo com o relato, o crime ocorreu na residência do casal, após uma discussão motivada por ciúmes. Segundo ele, Maria das Graças estava deitada no quarto quando foi abordada. Em seguida, ele utilizou um pano umedecido com álcool para asfixiar a vítima, impedindo que ela reagisse ou conseguisse fugir. Mas a vítima chegou a gritar por socorro, sendo ouvida por vizinhos. O suspeito afirmou que a vítima tentou correr em direção à sala da residência, mas sendo alcançada e novamente levada para o quarto, onde consumou o crime. Ele declarou que após matá-la, o corpo permaneceu escondido no quarto do casal.  O homem contou ainda que, mesmo após o homicídio, manteve a rotina doméstica normalmente, convivendo com os filhos dele e enteados da mulher na residência e preparando refeições, enquanto o corpo da vítima permanecia no local. No dia do crime, as crianças estavam na escola, o que, segundo ele, facilitou a ocultação temporária do corpo. No 1º de dezembro, o suspeito afirmou que limpou o quarto que estava com manchas de sangue. Ele cobriu o corpo com uma lona para ninguém ver e retirou da casa utilizando uma carrocinha. O homem transportou o corpo de Maria até a área do lixão do município de Caroebe, onde foi descartado. Ainda segundo o interrogatório, o investigado utilizou um isqueiro para atear fogo ao corpo para dificultar a identificação da vítima e a apuração dos fatos.  Além disso, queimou o aparelho celular da vítima juntamente com o corpo. Ele revelou ainda que do dia 30 de novembro até o dia 1º de dezembro, era quem utilizava as redes sociais e o telefone da própria Maria das Graças para simular que ela ainda estava viva.  Feminicídio  De acordo com o delegado Bruno Costa, a mulher havia sido agredida dias antes de desaparecer, fato registrado em vídeo pela própria Maria das Graças. Com base na confissão e nas informações prestadas pelo investigado, equipes da Polícia Civil conseguiu localizar o corpo da vítima. Com isso, confirmando que o desaparecimento se tratava, na verdade, de um crime de feminicídio com ocultação de cadáver.  O Instituto de Medicina Legal (IML) removeu o corpo da mulher. O inquérito policial segue em fase de conclusão, com a juntada de laudos periciais do Núcleo de Perícia Forense Regional Sul e demais provas.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

UTILIDADE PÚBLICA- Mais prazo para parcelamento do IPVA 2026

Com a chegada do fim de ano e o período de planejamento financeiro, o Governo de Roraima regulamentou novas regras para o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2026. O governo do estado anunciou decreto que assegura o cumprimento integral da Lei nº 1.965/2024, permitindo o pagamento do imposto em cota única com desconto de 10% ou parcelado em até 10 vezes iguais.iguais. A Sefaz (Secretaria da Fazenda) já iniciou a elaboração da portaria conjunta entre com o Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima), que irá definir a tabela e o calendário do imposto. O documento ainda passará por apreciação e aprovação do Executivo estadual antes de ser divulgado oficialmente à população. A medida integra a regulamentação que permitirá aos condutores efetuar o pagamento do IPVA em cota única, com desconto de 10%, ou parcelado em até 10 vezes iguais no exercício de 2026. A mudança foi anunciada durante reunião entre o governador, o deputado estadual Dr. Meton e o secretário estadual da Fazenda, Manoel Sueide Freitas. Segundo o chefe do Executivo, a iniciativa busca facilitar o planejamento financeiro da população roraimense, especialmente no início O secretário da Fazenda, Manoel Sueide Freitas, explicou que a ampliação do parcelamento foi resultado de estudos técnicos realizados pela equipe da Sefaz. “Inicialmente, conseguimos atender à lei com o parcelamento em até seis vezes. Este ano, por determinação do governador, realizamos uma nova análise técnica que comprovou a viabilidade da ampliação para até 10 parcelas, garantindo o cumprimento pleno da legislação tributária estadual”, afirmou. A tabela com valores, prazos e datas de vencimento do IPVA 2026 será divulgada assim que a Portaria Conjunta Sefaz/Detran-RR for concluída e aprovada

VER COMPLETO »
Últimas notícias

SMTRAN integra operação nacional de fiscalização e segurança no trânsito

Para reduzir os índices de acidente no trânsito e preservar vidas, a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTRAN) integra a Operação Rodovida, iniciativa do Ministério da Justiça em parceria com outros órgãos de segurança pública. A abertura ocorreu nesta quinta-feira, 18, na Unidade Operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-174. A operação seguirá até o mês de fevereiro, abrangendo as festas de fim e início de ano. Na ocasião, os agentes atuarão com fiscalização de excesso de velocidade, uso do celular ao volante e desrespeito às normas de trânsito, além de outras ações que visam garantir um trânsito mais seguro. Pela 4ª vez a prefeitura integra a iniciativa, que neste ano terá uma atenção maior aos motociclistas. Cinema rodoviário e educação para o trânsito Durante o evento de abertura da operação, os agentes de trânsito fiscalizaram os veículos, entregaram informativos sobre o trânsito e convidaram diversos condutores a participarem do “Cinema rodoviário”. O motorista Aldo Rodrigues aprovou a iniciativa. “Foi uma surpresa, mas achei muito importante, principalmente neste período de fim de ano. A gente já sabe os cuidados que devemos ter, mas aqui complementei meu conhecimento”, disse.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Justiça condena empresário que foi flagrado com 103kg de ouro ilegal dentro de carro em Roraima

A Justiça condenou o empresário Bruno Mendes de Jesus, flagrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) com 103kg de ouro ilegal. Ele foi preso em agosto deste ano na BR-401, em Boa Vista, com o metal precioso avaliado em R$ 54 milhões.  A pena estipulada foi de 8 anos e 11 meses de prisão. Conforme o Ministério Público Federal (MPF), responsável pela denúncia, a investigação ainda está em andamento e pode resultar na imputação de outros crimes e no oferecimento de denúncias contra outras pessoas, a depender do resultado do inquérito. A sentença A sentença destacou a gravidade do contexto da mineração ilegal em terras indígenas em Roraima, o que resulta em crise humanitária enfrentada pelas comunidades indígenas. A Justiça também levou em consideração o fato de que o ouro estava escondido de forma considerada profissional e de o transporte ter ocorrido na companhia da esposa do réu e de seu filho, ainda bebê.  Além disso, a decisão acolheu a acusação do MPF com relação ao crime ambiental de porte de substância tóxica. Ela considerou que a polícia encontrou mercúrio nas amostras de ouro apreendidas. Por fim, a Justiça não aceitou a substituição por penas alternativas e determinou que Mendes deverá iniciar o cumprimento da pena em regime fechado. O MPF informou, ainda, que irá recorrer para buscar a reparação civil dos danos morais coletivos e para que a condenação também inclua o crime de receptação. Isso porque, segundo o órgão, há prova consistente de que o ouro apreendido é objeto de exploração ilegal. Com informações do Roraima em Tempo

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Concurso público: Câmara Municipal de Boa Vista publica edital com salário superior a R$11 mil

A Câmara Municipal de Boa Vista divulgou o edital do concurso público para procurador legislativo nesta quarta-feira, 17. No total, são três vagas imediatas e duas para o cadastro de reserva. A remuneração inicial será de R$11.500,00. Porém, os procuradores também têm direito a gratificações que correspondem a quatro décimos do vencimento básico, o que pode significar um adicional de até R$4.600,00 para os profissionais em início de carreira, mais R$500,00 em auxílio alimentação. De acordo com o edital, a banca responsável pelo certame é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Além disso, haverá a participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional Roraima. A seleção dos aprovados para o certame contará com as seguintes fases, de responsabilidade do Cebraspe:  a) Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;  b) Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;  c) Avaliação de títulos, de caráter classificatório.  Além disso, haverá a avaliação biopsicossocial dos candidatos que solicitarem concorrer às vagas reservadas às pessoas com deficiência. Entre os requisitos estão: diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e comprovação inscrição regular no quadro da OAB. Inscrições para o concurso público A taxa de inscrição é de R$289, feita exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico. Clique aqui.

VER COMPLETO »