26 de junho de 2026 12:53

Redação O Caburaí

Últimas notícias

CBF PROMOVERÁ IMERSÃO INTERNACIONAL A CLUBES DAS SÉRIES A E B E FEDERAÇÕES EM JANEIRO

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) promoverá uma imersão internacional a todos os clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro e a Federações Estaduais, entre os dias 7 e 16 de janeiro, na Inglaterra, Alemanha e Espanha. O objetivo da CBF é garantir ao ecossistema nacional uma plataforma de aprofundamento na estrutura da arbitragem e no sistema do fair play financeiro de cada país, dois pilares essenciais para o avanço do futebol brasileiro. “Faremos esta imersão para debater e trocar ideias sobre arbitragem e fair play financeiro com as principais ligas e federações do mundo e teremos a participação ativa de clubes e federações para que tenhamos uma construção coletiva visando à evolução permanente do futebol brasileiro”, destacou o presidente da CBF, Samir Xaud, que também participará da comitiva. A entidade organizará visitas técnicas e encontros institucionais com executivos de clubes, instituições desportivas e empresas renomadas dos três países, cujos campeonatos estão entre os principais do mundo. A escolha foi pela realização da viagem no início da temporada 2026. Na Espanha, por exemplo, haverá uma visita à sede da La Liga em 15 de janeiro, com reuniões ao longo do dia de apresentação do campeonato, do controle econômico e do trabalho dos clubes locais. A iniciativa será realizada em conjunto com a CBF Academy, braço acadêmico da entidade cuja missão é garantir qualificação e profissionalização ao futebol brasileiro. Além da imersão, a CBF criou os Grupos de Trabalho (GTs) da Arbitragem e do Fair Play Financeiro. No primeiro, trata do aprimoramento contínuo da arbitragem, alinhado às principais práticas internacionais, tendo firmado contrato com a Genius Sports para a implantação do impedimento semiautomático nas partidas da Série A e da Copa do Brasil nas temporadas de 2026 e 2027. Já o segundo divulgou em 10 de dezembro a versão completa do Regulamento do Sistema de Sustentabilidade Financeira (SSF), que estabelece limites para dívidas, gastos com elenco, capacidade de endividamento e equilíbrio operacional dos clubes brasileiros, visando à construção de um ambiente saudável financeiramente.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Operação destrói duas pistas de pouso clandestinas na Terra Indígena Yanomami

Uma ação da operação do Comando Operacional Conjunto Catrimani II destruiu duas pistas de pouso clandestinas na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. O objetivo da ação foi desarticular as estruturas vinculadas ao garimpo ilegal. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (13). As ações ocorreram nos dias 23 e 24 de dezembro na região próxima ao rio Couto de Magalhães. Os militares interditaram inicialmente a pista de Cavera na terça-feira (23) com uso de explosivos e infiltração aeromóvel. No dia seguinte, foi interditada a pista de Labilaska. Os aeródromos clandestinos vinham sendo empregados para o transporte de materiais relacionados à extração ilegal de minérios.  O helicóptero H-60 “Black Hawk”, da Força Aérea brasileira (FAB), foi usado para deslocamento da engenharia do Exército, que usaram explosivos para as detonações. Com informações do G1 Roraima

VER COMPLETO »
Últimas notícias

COMUNICADO – Prefeitura orienta candidatos do Seletivo da Educação sobre emissão da declaração de tempo de serviço

A Prefeitura de Boa Vista informa aos candidatos do Processo Seletivo da Secretaria Municipal de Educação (SMEC) que a Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas (SMAG) realizará plantão presencial nos dias 26 e 27, no horário das 8h às 14h, exclusivamente para a emissão da declaração de tempo de serviço. O atendimento será realizado na Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas, localizada na Rua Prof. Agnelo Bitencourt, 232 – Centro. A ação tem como objetivo fornecer suporte aos candidatos que pretendem realizar a inscrição no seletivo e que necessitam apresentar a declaração de tempo de serviço, assegurando o acesso ao documento exigido dentro do prazo estabelecido, garantindo a organização e a regularidade do processo.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Quem é a ex-BBB que briga com a Caixa por bolões de loteria

A ex-integrante do Big Brother Brasil que trava uma briga na Justiça com a Caixa Econômica Federal, conforme revelou a coluna, pelo direito de intermediar apostas e bolões de loteria é a empresária Paula Cristina de Souza Leite, a Paulinha Leite, dona da Unindo Sonhos. Participante da edição de 2011 do BBB, Paulinha Leite é influenciadora digital e ganhou fama nos últimos anos por ganhar mais de 70 vezes na loteria e divulgar suas apostas nas redes sociais. Ela já ganhou R$ 1,5 milhão na Mega da Virada 2024/2025. Ela tem mais de 1,5 milhões de seguidores no Instagram. Nascida em Boa Vista (RR) em 1987, Paulinha Leite fundou em 2012 a Unindo Sonhos, empresa que administra bolões na loteria. “Em 4 anos, já repassamos mais de 32 milhões de reais aos nossos apostadores!”, diz o perfil da empresa no Instagram, que conta com mais de 738 mil seguidores. Na plataforma Reclame Aqui, a empresa acumula mais de 450 reclamações, sendo algumas de usuários que pedem estorno do valor depositado na carteira de apostas e também queixas sobre dificuldade de sacar o prêmio. Há ainda apostadores frustrados que pedem cancelamento do vínculo com a empresa por entenderem que nunca ganham nada com os bolões. Entenda a briga na Justiça entre a empresa de Paulinha Leite e a Caixa Econômica A Caixa entrou com um processo contra a Unindo Sonhos para impedir que a empresa atue na intermediação das apostas, sob a alegação de que é a única empresa autorizada no país, por lei, a realizar serviços de loteria. Por outro lado, a companhia de Paulinha Leite nega irregularidades, assegura que não realiza qualquer tipo de sorteio e, por fim, explica que apenas organiza bolões entre amigos, conhecidos e seguidores das redes sociais. Em agosto, o juiz federal João Bosco Costa Soares da Silva, da Seção Judiciária de Roraima, chegou a determinar que a empresa de Paulinha Leite parasse de divulgar as atividades e que removesse todo o conteúdo das redes sociais e da internet. O desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) Newton Ramos suspendeu, contudo, a decisão até que o processo tenha o mérito julgado. Com a medida, o site da Unindo Sonhos segue em atividade para os próximos concursos, inclusive a Mega da Virada, com prêmio estimado de R$ 1 bilhão, além da +Milionária, Quina, Lotofácil e Lotomania. O valor dos jogos de loteria no site de Paulinha Leite começa em R$ 5 e escalona até chegar a R$ 2.515. Em outra frente, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abriu investigação para avaliar possíveis práticas anticoncorrenciais no mercado ao tentar bloquear a atividade do setor. O órgão reconheceu que a atividade de intermediação é lícita e que o mercado se divide em dois segmentos distintos: a administração, pelo banco, e a intermediação, pelos outros agentes. O que dizem a Caixa e a Unindo Sonhos, da ex-BBB Paulinha Leite, sobre os bolões A Caixa explica que, no decreto-lei 759/1969, o governo federal definiu que uma das finalidades do banco é operar “com exclusividade” os serviços de loterias no Brasil. A disputa entre a Caixa e a ex-BBB é mais um dos processos abertos pelo banco contra os sites de intermediação de jogos. A coluna mostrou no domingo (21/12) que o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) adiou julgamento que poderia proibir a atuação do MegaLoterias. A disputa opõe o banco a setores do próprio governo. A Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda, em ofício do ano passado, considerou que os sites não administram, mas apenas intermedeiam os jogos entre os apostadores e a Caixa. Além disso, a lei 6.717/1979 autoriza a Caixa a fazer sorteios de loteria federal em datas agendadas e com prêmios. Já a lei 12.869/2013 lhe concede o “poder outorgante”, ou seja, a chancela para realizar licitações que selecionam pessoas ou empresas para operar casas lotéricas. A Caixa também argumentou que a Unindo Sonhos utilizou indevidamente as marcas do banco e obteve lucro. A empresa de Paulinha Leite rebateu que o uso era “meramente informativo e que sua atividade é lícita”. Além disso, sustentou a “ilegitimidade ativa” da Caixa no caso em tela. Afirmou, ainda, que trabalha somente como “intermediadora entre particulares por meio de contratos de mandato, adquirindo apostas em lotéricas oficiais, o que não caracterizaria exploração de serviço público”.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Detran-RR e Polícia Militar realizam operação durante festas de fim de ano

O Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) iniciou a Operação Vida no Trânsito, que se encerrará no dia 2 de janeiro de 2026. A ação é para inibir sinistros e reduzir as infrações de trânsito no Estado, quando há um grande fluxo de pessoas e veículos que saem para celebrar o Natal e comemorar a chegada do Ano Novo, que precisam redobrar a atenção quanto aos cuidados com o veículo e ao dirigir no trânsito. Durante a operação, os agentes de trânsito irão focar nas infrações de trânsito como embriaguez ao volante, excesso de velocidade, documentação atrasada e uso de celular. A diretora de Segurança do Trânsito em exercício, Sônia Andrade, informou que a operação Vida no Trânsito ocorrerá nas principais vias urbanas da capital e naquelas de acesso e saída da cidade.A operação busca preservar vidas e reduzir os sinistros de trânsito, alinhada às diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito [Pnatrans]”, ressaltou Sônia. Ela esclareceu que a operação será realizada de forma integrada com a PMRR (Polícia Militar de Roraima), para fortalecer a fiscalização, ampliando a cobertura operacional e contribuindo para o aumento da segurança viária durante o período. “Reforçamos a importância da conscientização dos condutores, ressaltando que a segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos”, comentou a diretora em exercício.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Secretário Municipal de Meio Ambiente alerta sobre a venda irregular de fogos de artifício na capital

O Secretário Municipal de Meio Ambiente de Boa Vista, Sandro Barbot, falou sobre a fiscalização para coibir a venda irregular de fogos de artifício na capital. O assunto foi abordado durante entrevista ao jornalista Bruno Perez, nesta quarta-feira, 24, no Programa Rádio Verdade da 93 FM. A fiscalização ocorreu na manhã de hoje, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Guarda Municipal e Polícia Civil. Bruno Perez que também é vereador, esteve na ação, juntamente com o deputado estadual Marcinho Belota. Conforme Sandro, existe uma Lei que proíbe em Roraima, o comércio, transporte, manuseio e uso de fogos de artifício de estampido e de qualquer outro pirotécnico que produza estampidos. Para a comercialização deste tipo de produto é importante ter em mãos, alvará de funcionamento e ainda licença ambiental. “Existe uma legislação que precisar ser cumprida, ou seja, as pessoas precisam aprender a respeitar e viver em sociedade. Nós como servidores públicos, temos esse papel e dever de fazer com que isso aconteça. O comerciante precisa ganhar o seu ‘pão de cada dia’, mas ele precisa fazer isso dentro da legalidade e é isso que estamos prezando”,explicou. Durante a conversa com o secretário, Bruno Perez lembrou um episódio do ano passado, onde um dos seus cachorros acabou morrendo por conta da sensibilidade ao barulho dos fogos. Portanto, a ação além de proteger os animais, também alcança o bem-estar de pessoas acamadas, idosos e crianças sensíveis à poluição sonora. Orientação Sandro também ressaltou que quem escolher soltar fogos, existe a opção de baixo ruído. Do mesmo modo, ele orientou que quem quiser denunciar, a venda ilegal, basta ligar para o 156. É que existe uma categoria que estabelece a quantidade de pólvora contida no artefato e também indicam a idade adequada do seu manuseio. A Categoria D, por exemplo, a venda é proibida para menores de 18 e sua queima deve ser previamente autorizada pelas autoridades competentes. “Comunique quais são as lojas que estão vendendo fogos de artifícios. Nós queremos verificar se elas estão ou não dentro da regra“. Por fim, Barbot lembrou que os fogos usados em eventos do município, são de baixo estampido. “O dever de casa tem que ser feito. Hoje todos os eventos do município têm fogos controlados e de baixo estampido.Temos ainda muitas prefeituras no interior que ainda não adquiriram esse hábito e contratam empresas que usam fogos de artifício que não poderiam estar usando”, finalizou. Com informações do Roraima em Tempo

VER COMPLETO »
Opinião

Quando a Assistência Social se torna Assistência ao Poder: A Transparência que Falta sobre o dinheiro do contribuinte

A mais recente investigação jornalística sobre a folha de pagamento da Assembleia Legislativa de Roraima expõe uma situação que deveria nos envergonhar como sociedade: pessoas que constam como beneficiárias do Bolsa Família estão, simultaneamente, empregadas na estrutura da própria Assembleia, recebendo salários públicos que podem chegar a R$ 12 mil por mês. Para quem conhece a regra básica do programa, a situação causa espanto e indignação: o Bolsa Família é destinado a famílias em situação de vulnerabilidade. O cerne do problema não é apenas moral. O ponto mais preocupante é que esse episódio expõe, de forma crua, como a falta de transparência e de controles efetivos pode transformar dinheiro público em instrumento de favorecimento e de má gestão. A própria reportagem feita pelo UOL e que teve repercussão do Portal O Caburaí, revela que a Assembleia Legislativa de Roraima desembolsa cifras milionárias em salários e cargos comissionados, com uma estrutura muito aquém da realidade demográfica e funcional do estado, incluindo relações questionáveis entre atividades exercidas e sua efetiva prestação de serviço à população. O que vemos aqui é mais que uma falha administrativa, é um sintoma de um problema estrutural no uso de recursos públicos, onde a falta de mecanismos robustos de controle e fiscalização se alia a uma cultura permissiva de desperdício. Programas sociais precisam de rigor e de auditoria constante precisamente porque lidam com verba pública e com vidas humanas não podem servir como “bônus extra” ou proteção indevida para quem já recebe salários graúdos dos cofres estaduais.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Polícia Civil vai reforçar segurança do Réveillon 2026 no Parque Anauá

Para garantir a tranquilidade e a segurança da população durante as festividades de fim de ano, a PCRR (Polícia Civil de Roraima) irá reforçar o esquema de segurança no Réveillon 2026, que será realizado no Parque Anauá. A atuação estará concentrada no 1º DP (Distrito Policial). Durante todo o evento, equipes de policiais civis serão mobilizadas e atuarão de forma integrada com as demais forças de segurança pública, com o objetivo de prevenir crimes e assegurar uma resposta rápida e eficiente a qualquer ocorrência. De acordo com a delegada-geral da Polícia Civil, Darlinda de Moura Viana, a integração entre as instituições é essencial para o sucesso do planejamento. “O evento contará com a presença integral de todas as forças de segurança, especialmente com a Polícia Civil, que vai contar com a estrutura reforçada no 1º Distrito Policial”, disse a delegada-geral. Ela informou que a meta é atender toda a região, os entornos do 1 º DP e suas áreas de circunscrição, bem como a festa específica do Parque Anauá.“A atuação conjunta das forças de segurança é fundamental para garantir um ambiente seguro à população, permitindo que todos possam celebrar a chegada do novo ano com tranquilidade”, destacou a delegada-geral Darlinda. Segundo a delegada-geral, o 1º DP, que já trabalha com esquema de plantão, será reforçado e ficará responsável pelo registro de ocorrências nas áreas de sua circunscrição, especificamente porque será a região com maior fluxo de pessoas durante as festividades, dentro e fora do Parque Anauá. O esquema contará ainda com o reforço operacional do GRT (Grupo de Resposta Tática), que atuará no patrulhamento e no pronto atendimento a situações que demandem intervenção especializada, dentro do Parque Anauá. Orientações para garantir mais segurança A delegada-geral reforçou ainda a importância da colaboração da população, orientando que os frequentadores adotem cuidados básicos durante o evento.Em relação ao consumo de bebidas alcóolicas, a delegada-geral recomenda a descrição, a moderação no consumo desse tipo de substâncias em razão do envolvimento em relação a crimes como acidentes, embriaguez ao volante, que “acabam estragando o brilho da festa”. Caso o cidadão for viajar e precisar pegar a estrada, as orientações da delegada-geral são, também para redobrar os cuidados. “Sempre a verificar todas as condições do veículo, inclusive a condição dos pneus e do motor, e não consumir bebida alcoólica na condução de veículo automotor, para, assim, evitar tragédias envolvendo sua família e terceiros, que não estejam envolvidos na situação. Então, todo cuidado é pouco, as festas são para trazer alegria, para somar e não para trazer tristeza nesse fim de ano”, finalizou a delegada.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Deputados Renato Silva e Idázio da Perfil discutem na Assembleia por causa de CPI

Os deputados estaduais Renato Silva (Podemos) e Idázio da Perfil (MDB) tiveram uma discussão calorosa na Assembleia Legislativa de Roraima. O motivo teria sido a CPI das Terras. Idázio afirmou que Renato Silva investiga algumas pessoas, mas deixa outras de fora, insinuando a interferência de pessoas de fora da Assembleia. O emedebista ainda acusou Renato Silva citando que antes ele brigava com o ex-deputado Jalser Renier e depois negociava e fazia as pazes. Renato não ficou calado. Nervoso, ele respondeu Idázio aos gritos. O presidente da Assembleia, Soldado Sampaio (Republicanos) precisou conter os parlamentares.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

MPRR recomenda que a SEED priorize o retorno de professores afastados antes de convocar temporários

O Ministério Público do Estado de Roraima expediu Recomendação à Secretaria de Estado da Educação e Desporto (SEED) para que instaure processo administrativo para identificar, de forma individualizada, os servidores afastados que estejam aptos para retornar às atividades em sala de aula, e adote as providências necessárias para viabilizar esse retorno, respeitando as situações legalmente justificadas. O documento foi publicado nesta terça-feira, 23 de dezembro, no Diário Eletrônico do MPRR. O MPRR constatou a existência de 912 servidores da educação afastados das atividades de docência, por diferentes motivos legais, além de mais de mil profissionais atuando fora da sala de aula, em funções técnicas, administrativas e pedagógicas, tanto na capital quanto no interior do Estado. Ainda de acordo com a Notificação Recomendatória da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, a SEED deverá promover a reorganização a força de trabalho existente antes de uma eventual convocação de candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado, que teve o edital divulgado no último dia 11 de dezembro, a fim de evitar contratações temporárias desnecessárias e despesas antieconômicas com pessoal. A Recomendação foi motivada pela análise da Promotoria de Justiça do uso recorrente de contratos temporários para suprir demandas na rede estadual de ensino, especialmente após a publicação do Edital nº 150/2025, que regulamenta um novo Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores. Segundo o Promotor de Justiça Luiz Antônio Araújo de Souza, responsável pela atuação no caso, a iniciativa possui caráter preventivo e busca assegurar o cumprimento dos princípios constitucionais que regem a administração pública. “A contratação temporária é um instrumento excepcional, que deve ser utilizado apenas quando estritamente necessário. Antes de ampliar esse tipo de vínculo, é dever da Administração avaliar a possibilidade de retorno de servidores efetivos que estejam aptos ao exercício da docência, promovendo uma gestão mais eficiente e responsável dos recursos públicos”, destacou o Promotor de Justiça. O Ministério Público fixou o prazo de 10 dias úteis para que a Secretaria de Estado da Educação informe as medidas adotadas para o cumprimento da recomendação. O eventual descumprimento poderá ensejar a responsabilização dos gestores competentes.

VER COMPLETO »