26 de junho de 2026 09:07

Redação O Caburaí

Opinião

O futuro político de Roraima e a responsabilidade do eleitor

Roraima vive um momento decisivo agora em 2026. Como estado jovem, marcado por desafios históricos na infraestrutura, na saúde, na educação e na geração de empregos, o futuro político roraimense depende menos de promessas grandiosas e mais de escolhas conscientes. Ou seja, depende do eleitor. Ao longo dos anos, erros se repetiram e o resultado tem sido um ciclo de frustrações. E a gente repete essa máxima da educação política todos os anos: não venda o seu voto! Roraima precisa de lideranças que compreendam suas especificidades e saibam dialogar com o cenário nacional sem submeter o estado a interesses pessoais ou eleitorais. Ou seja, pessoas que querem realmente mudar a vida de outras pessoas! Já pensou se a saúde funcionasse de verdade? Se a educação fosse valorizada? Se os parques estivessem em pleno funcionamento? Pense também em como seria cada canto de Roraima a exemplo da capital Boa Vista. Escolher bem também significa rejeitar a política do improviso e do assistencialismo eleitoreiro. O desenvolvimento de Roraima exige planejamento, transparência e responsabilidade com o dinheiro público. O futuro de Roraima não está apenas nas mãos dos eleitos, mas, sobretudo, na consciência de quem vota.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Ex-BBB Paulinha Leite vence quina na Mega da Virada, mas sai no prejuízo

A ex-BBB Paulinha Leite, conhecida pelo histórico de premiações em jogos de loteria, está entre as 3,9 mil pessoas que acertaram a quina da Mega da Virada 2025. Apesar da vitória, a empresária acabou saindo no prejuízo, já que o acerto veio em uma aposta de 20 números, que custa mais caro que o prêmio. Conforme informado pela Caixa Econômica Federal, além dos seis vencedores do prêmio principal, 3.921 apostas acertaram a quina e receberão R$ 11.931,42 cada. Já a aposta feita por Paulinha, exibida através das redes sociais, custa R$ 232.560. Mesmo ganhando, ela acabou com prejuízo de 220.628,58. Sorteio da Mega da Virada 2025 Seis apostadores acertaram as seis dezenas da Mega da Virada 2025 e dividirão o maior prêmio da história das loterias no Brasil, no valor de R$ 1,09 bilhão. O resultado foi divulgado pela Caixa na manhã desta quinta-feira (1º/1), após adiamento inédito do sorteio que estava programado para a noite de quarta-feira. Cada ganhador receberá R$ 181.892.881,09. Com informações do O Tempo

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Falsa advogada é presa ao atuar para facções dentro de presídio em Roraima

Uma mulher de 46 anos foi presa na segunda-feira (29) ao se passar por advogada para realizar atendimentos dentro da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC), em Boa Vista, capital de Roraima. A suspeita utilizava uma carteira de estagiária de direito que estava cancelada desde 2024 e foi flagrada enquanto mantinha contato com detentos associados a facções criminosas. informação foi divulgada pelo Metrópoles, que apurou que a mulher, identificada como Jossiney Pereira Costa, atuava junto a presos ligados ao Comando Vermelho (CV) e ao Tren de Aragua, organização criminosa com atuação na Venezuela. Segundo a Polícia Civil de Roraima, a investigada agendava visitas em nome de advogados regularmente inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), mas comparecia sozinha às unidades prisionais. Durante a abordagem, os policiais encontraram com Jossiney diversos materiais que reforçaram as suspeitas. Foram apreendidos bilhetes com mensagens trocadas entre integrantes de facções, documentos, aparelhos eletrônicos, medicamentos de uso controlado e a quantia de R$ 1.450 em dinheiro. A mulher foi autuada pelos crimes de organização criminosa, uso de documento falso, falsidade ideológica e falsificação de documento público. Em nota, a OAB de Roraima informou que a inscrição de estagiária utilizada pela suspeita estava vencida e que a entidade acompanha o caso para garantir o respeito às prerrogativas da advocacia e colaborar com as autoridades. As investigações seguem em andamento para apurar a extensão da atuação da falsa advogada e possíveis conexões com organizações criminosas dentro e fora do sistema prisional.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Rorainópolis – Carro pega fogo após acionamento acidental de fogos de artifício

Um carro pegou fogo após o acionamento acidental de fogos de artifício durante a desmontagem da estrutura do Réveillon, na madrugada desta quinta-feira (1º), em Rorainópolis, no Sul de Roraima. O Corpo de Bombeiros (CBMRR) foi acionado por volta de 1h da manhã, logo após o fim da queima de fogos realizada na Praça do Grêmio. O veículo pertencia à equipe responsável pelo show pirotécnico. Segundo os bombeiros, um colaborador guardava caixas de fogos que não haviam sido usadas. No entanto, por descuido, ele acabou acionando o botão que ativou os fogos por meio de um controle remoto que estava no bolso. O carro estava estacionado dentro do campo de futebol, em uma área isolada onde ocorreu a celebração. Com a ativação do estopim, houve explosões em sequência, o que provocou o incêndio e a destruição total do veículo. Apesar do susto, as equipes de serviço chegaram rapidamente ao local. Assim, conseguiram controlar as chamas e impedir que o fogo se espalhasse para outras áreas. Ninguém ficou ferido. O caso chamou a atenção pelo risco envolvido e reforça a importância do cuidado no manuseio de fogos de artifício, mesmo após o fim das celebrações. Com informações da Folha BV

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Secretaria de Segurança e Ordem Pública intensifica ações contra poluição visual e publicidade irregular

Essa semana, as equipes de fiscalização percorreram os bairros: Canarinho, Asa Branca e Tancredo Neves A Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (SMSOP) está retirando propagandas irregulares espalhadas pela cidade. São faixas, placas e anúncios instalados sem autorização em canteiros centrais, postes, árvores e outros espaços públicos, o que caracteriza poluição visual e desrespeita o Código de Posturas do Município. De acordo com a legislação municipal, toda e qualquer publicidade em vias públicas precisa de autorização prévia. Propagandas fixadas em locais públicos sem permissão estão sujeitas à remoção pela equipe de fiscalização. Essa semana as equipes percorreram os bairros: Canarinho, Asa Branca, Tancredo Neves, dentre outros. “A cidade precisa estar limpa e organizada, e isso inclui combater a poluição visual, que além de prejudicar a paisagem urbana, pode causar acidentes e atrapalhar a visibilidade no trânsito”, destacou o secretário adjunto de segurança e Ordem Pública, Antonio Carvalho Filho. As ações fazem parte de um plano contínuo de ordenamento urbano realizado pela SMSOP. A população pode colaborar denunciando casos de propaganda irregular por meio da Central de Atendimento 156.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Polícia Civil de Roraima anuncia maior projeto estrutural da história da instituição

O Governo de Roraima anuncia a construção do Complexo Operacional e Administrativo da Polícia Civil, considerado o maior projeto estrutural da história da instituição. A iniciativa coroa um ano marcado por investimentos expressivos na área da segurança pública e projeta um novo patamar de integração e eficiência para a PCRR. O complexo será implantado na Cidade da Polícia Civil, no bairro Canarinho, em Boa Vista, e contará com área construída estimada em cerca de 12 mil metros quadrados, distribuídos em diversos blocos interligados. A estrutura reunirá delegacias especializadas, setores administrativos, áreas de apoio operacional e serviços estratégicos, incluindo o plantão da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), promovendo maior integração entre as unidades e racionalização dos fluxos de trabalho. Articulação garante recursos para o projeto A delegada-geral da Polícia Civil, Darlinda de Moura Viana, destacou que a viabilização do complexo é resultado de intensa articulação institucional em Brasília ao longo de 2025, com apoio do governador Antonio Denarium e do vice-governador Edilson Damião. “Apresentamos o projeto aos parlamentares federais e conseguimos assegurar recursos por meio de emendas. É um trabalho técnico e político que vai transformar a realidade da Polícia Civil em Roraima”, afirmou. Para a delegada-geral, o conjunto de ações consolida um novo momento para a instituição. “Encerramos 2025 com entregas concretas e um planejamento sólido para o futuro. A Polícia Civil de Roraima vive um ciclo de fortalecimento e modernização sem precedentes”, concluiu.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Alistamento Militar 2026 inicia nesta quinta-feira; mulheres participam pelo segundo ano

O Alistamento Militar 2026 começa nesta quinta-feira (1º) e segue até 30 de junho. A inscrição é obrigatória para homens e, pelo segundo ano, também aberta às mulheres, de forma voluntária, para quem completa 18 anos em 2026. As inscrições podem ser feitas pela internet, na página do Alistamento Online, inclusive para brasileiros residentes no exterior, ou presencialmente, a partir de 2 de janeiro, na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima da residência. Os endereços das JSM estão disponíveis no site. Criado pelo Ministério da Defesa em 2024, o serviço militar feminino disponibilizará 1.467 vagas, sendo 1.010 para o Exército, 300 para a Aeronáutica e 157 para a Marinha. O objetivo é que esse número seja expandido gradualmente nos próximos anos. O programa chega ao segundo ano com uma ampliação significativa no total de municípios onde as vagas estão distribuídas: de 28 cidades em 13 estados e Distrito Federal, em 2025, para 145 municípios de 21 estados e DF em 2026. Essa expansão reforça o compromisso de ampliar a participação feminina nas Forças Armadas. Em 2025, 33.721 mulheres se alistaram.

VER COMPLETO »
Brasil e Mundo

Do Everest a Roraima: 7 montanhas que definiram a carreira de brasileira

O que é necessário para escalar o Monte Everest, no Nepal, ou encarar os desafios do Aconcágua, na Argentina, e do Kilimanjaro, na Tanzânia? A alpinista e guia de montanha Aretha Duarte já percorreu esses caminhos e conhece as necessidades de cada montanha. Conhecida como a primeira mulher negra latino-americana a escalar o Monte Everest, Aretha já passou por diversos cumes que aprimoraram sua técnica, sua visão de mundo e sua atuação como liderança feminina e empreendedora socioambiental. Aretha compartilhou com o CNN Viagem & Gastronomia as principais montanhas que marcaram sua carreira, características e curiosidades de cada uma. Conheça: 1.⁠ ⁠Monte Everest (8.849 metros) – NepalAretha Duarte escalou o Everest em 2021, tornando-se a primeira mulher negra latino-americana a alcançar o topo da montanha. Para chegar lá, a atleta recolheu resíduos recicláveis nas ruas, como plásticos e metais, para juntar dinheiro necessário para a missão. Com a ajuda da mãe, foram arrecadados 130 toneladas desse material em 14 meses. Ela também fez vaquinhas, bazares de roupas e teve ajuda de empresários para reunir R$ 400 mil. Após concluir o projeto, Aretha avalia que o monte de 8.849 metros sintetiza a combinação de preparo técnico, estratégia e gestão de risco que orientam sua carreira no montanhismo. Durante a escalada, ela enfrentou frio extremo, rarefação de oxigênio e longas horas acima dos 8 mil metros de altitude. Segundo a alpinista, a montanha ensina sobre propósito. “O cume do Everest foi mais do que a chegada ao ponto mais alto do planeta, mas um manifesto sobre acesso, representatividade e sustentabilidade”, afirma. A temporada de escalada da montanha mais alta do mundo segue de março a maio, na primavera do hemisfério norte. 2.⁠ ⁠Aconcágua (6.962 metros) – ArgentinaO “guardião dos Andes” é, para Aretha, uma escola de alta montanha. Antes de concluir a escalada, ela vivenciou cinco vezes as variações do clima árido e hostil, os ventos fortes e as exigências de logística e aclimatação que fazem do Aconcágua um desafio subestimado por quem o chama de “não técnico”. Na montanha da Argentina, a alpinista aprimorou sua leitura de terreno e seu julgamento de risco. “Essa montanha me ensinou sobre resiliência, resistência de força e também sobre o que é essencial na vida, ser minimalista, com um pouco de comida, ar, abrigo e relacionamentos saudáveis”, comenta. O período de escalada da montanha ocorre entre meados de novembro e meados de fevereiro. 3.⁠ ⁠Monte Kilimanjaro (5.895 metros) – TanzâniaO ponto mais alto da África tem diferentes paisagens à medida que ganha altitude, indo de savanas até um topo glaciado. No Monte Kilimanjaro, Aretha liderou a “Expedição Sankofa”, reunindo brasileiros negros em uma experiência de pertencimento. Para ela, foi uma vivência importante de liderança feminina no ambiente de altitude. “Ver pessoas que antes não se viam nesses lugares chegarem ao topo da África foi uma vitória coletiva. O ‘Kili’ também me ensinou sobre a importância da diversidade para o processo de criatividade e inovação, além da importância do trabalho em equipe para o alcance do objetivo”, disse a alpinista. A temporada de escalada no Kilimanjaro está disponível o ano inteiro. 4.⁠ ⁠Monte Elbrus (5.642 metros) – RússiaO cume mais alto da Europa, no Cáucaso, é um vulcão de dois cumes que combina campos de gelo com mudanças bruscas de tempo. Durante a ascensão, Aretha encarou variações térmicas intensas e trechos com muito vento. Essa experiência consolidou seu repertório em deslocamento em glaciar e gestão de energia em longas janelas de ataque ao cume. Para ela, a escalada reforçou a importância de respeitar o relógio da natureza e negociar com o vento, além da capacidade de adaptação, resiliência ao frio e a lidar com as mudanças. A principal temporada de escalada no Monte Elbrus é no verão. 5.⁠ ⁠Huisalla, Acotango, Parinacota e Sajama – BolíviaEm 2022, Aretha foi à Bolívia e conquistou os cumes de Huisalla, Acotango, Parinacota e Sajama, este último como parte do projeto Cielos de los Andes, que busca alcançar a montanha mais alta de cada um dos sete países andinos. Em 2023, a alpinista liderou uma expedição feminina à Cordilheira Real, na Bolívia, conhecida como o “Himalaia da América do Sul” pela grandiosidade das montanhas e pela beleza das geleiras. Com picos que ultrapassam 6 mil metros, a região combina desafios técnicos e visuais deslumbrantes com neve, rocha e a cultura andina de vilarejos que mantêm tradições ancestrais aos pés das montanhas. Para Aretha, as lições dessas experiências foram sororidade, compaixão, intuição e as forças do feminino. A temporada de escalada acontece principalmente na estação seca, que vai de maio a outubro. 6.⁠ ⁠Campo Base do Everest – NepalO Campo Base do Everest é um marco geográfico a 5.364 metros no Nepal. O local também é um ambiente vivo, com rotinas de aclimatação, escolas de gelo e cultura sherpa, etnia da região mais montanhosa do Nepal. Aretha esteve no campo em diferentes momentos da carreira, onde aprendeu na prática sobre segurança, convivendo com operações de rota e aperfeiçoando sua preparação para alta montanha. A experiência transformou sua visão sobre gestão de risco, colaboração em ambientes extremos, empatia, escuta ativa e acolhimento. O início da temporada de escalada no Campo Base do Everest geralmente é na primavera, de março a maio, quando alpinistas se preparam para o cume, e no outono, de setembro a novembro, após as monções, oferecendo céus limpos e condições ideais para trekking. 7.⁠ ⁠Monte Roraima (2.810 metros) — Brasil/Venezuela/GuianaO Monte Roraima, na tríplice fronteira, é considerado o tepui mais alto do mundo. É um ambiente mais tropical do que glacial, com paredes verticais e topo plano, que abriga rica fauna e flora. Para a montanhista, escalar o Monte Roraima foi um desafio diferente que a ensinou a ouvir o ritmo do lugar. “Aqui a técnica é menos gelo e mais respeito à água, ao tempo da floresta e à história que a montanha guarda. A grande lição dessa montanha é a força da inteligência espiritual”. A temporada de escalada e trekking é principalmente na estação seca, que vai

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Prefeitura abre inscrições para ambulantes atuarem no Carnaval 2026

Edital prevê 187 vagas para empreendedores comerciarem seus produtos em três praças e circuitos carnavalescos de Boa Vista A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC), publicou nesta terça-feira, 30, o Edital de Chamamento Público para Permissão de Uso Transitório de Espaço Público, destinado a ambulantes e comerciantes interessados em atuar durante o Carnaval 2026. As inscrições poderão ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas, conforme a modalidade escolhida. As inscrições serão realizadas presencialmente nos dias 8, 9 e 12 de janeiro de 2026, das 8h às 14h, na sede da FETEC, localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, entrada lateral do prédio do Teatro Municipal de Boa Vista. O edital contempla 10 modalidades, incluindo: Barracas Food-trucks Comercialização de produtos artesanaisBrinquedos infantis Ambulantes com credencial rotativa Carrinhos de pipoca Carro baú para venda de gelo e mais A seleção dos permissionários será feita por sorteio, e a distribuição dos espaços seguirá a programação definida pela Diretoria de Cultura da FETEC, organizada em três circuitos carnavalescos, com atividades em praças, ruas e bairros da capital. Carnaval 2026 – O evento acontece nos dias 7 e 8 de fevereiro, e de 14 a 17 de fevereiro de 2026, com a oferta de 187 vagas, distribuídas entre a Praça Fábio Marques Paracat (Centro), Praça Clotilde Thereza Duarte de Oliveira (Nova Cidade) e Praça Cabos e Soldados (Caranã). Edital: https://publicacoes.boavista.rr.gov.br/ler/diario/6503

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Prefeitura consolida avanços na saúde pública de Boa Vista

Entre os avanços está a realização do concurso público da Saúde e a entrega da UBS Vila Jardim Em 2025, a prefeitura consolidou avanços significativos na saúde pública de Boa Vista, com investimentos em infraestrutura, ampliação de serviços, reforço das equipes e modernização do atendimento, garantindo mais acesso e qualidade para a população. Ao longo do ano, a gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), fortaleceu a rede com a construção e reconstrução de unidades, ampliação da Atenção Primária e melhorias na assistência hospitalar, reafirmando o compromisso de uma saúde mais acessível e humanizada. Entre os principais marcos de 2025 está a realização do concurso público da Saúde, com a oferta de 672 vagas imediatas, garantindo o reforço das equipes e a capacidade de atendimento em toda a rede municipal. “As ações e investimentos não são apenas melhorias no sistema de saúde, elas são um compromisso com a qualidade de vida de cada cidadão de Boa Vista. Estamos aqui para garantir que todos tenham acesso a serviços de saúde de qualidade, com respeito e eficiência. E para 2026 trabalharemos ainda mais!”, destacou o vice-prefeito, Marcelo Zeitoune. Fortalecimento da Atenção Primária A Atenção Primária seguiu como um dos pilares dos investimentos em saúde no município. Em 2025, a prefeitura entregou a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Vila Jardim, ampliando o acesso da população aos serviços essenciais. O ano também foi marcado pela reconstrução das unidades Olenka Macellaro (Caimbé), Délio Tupinambá (Nova Cidade) e Mariano de Andrade (Caranã). O processo para reconstrução da UBS Vanderly (13 de Setembro) de Souza está em andamento. E ainda, a construção do Centro Especializado de Reabilitação (CER) e das UBSs Santa Tereza e Asa Branca. Atendimento mais perto das famílias Atualmente, Boa Vista conta com 150 equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), formadas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS). Ao longo do ano, as equipes realizaram mais de 748 mil visitas domiciliares, garantindo acompanhamento contínuo e cuidado humanizado aos pacientes com dificuldade de deslocamento até as unidades. Nas UBSs, houve um aumento de quase 15% no número de atendimentos e procedimentos individuais. Somente na área odontológica, foram mais de 80 mil. Outro avanço importante foi o aumento de 80% na oferta de exames laboratoriais, fortalecendo o diagnóstico e o cuidado preventivo, principal foco da Atenção Primária.Saúde da Mulher As Unidades Móveis de Saúde da Mulher, conhecidas como Carretas da Mulher, ampliaram o acesso aos serviços de prevenção e cuidado especializado em Boa Vista. Durante 2025, mais de mil atendimentos foram feitos em diversas ações, com oferta de exames e serviços essenciais voltados à saúde feminina. Hospital da Criança Santo Antônio: 25 anos de referência em atendimento infantil O Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) avançou com investimentos em infraestrutura, modernização de serviços e ampliação da capacidade de atendimento, além de promover capacitações e formação contínua aos profissionais da unidade. Entre as principais ações estão a revitalização dos blocos de internação Arara e Tamanduá, a modernização da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a criação da UTI semi-intensiva e a ampliação de leitos de internação, garantindo mais conforto, segurança e eficiência no atendimento às famílias. O hospital também segue com obras de ampliação da Central de Material e Esterilização (CME) e Cernutri. Dados do HCSA Em números, o Hospital da Criança realizou 663 cirurgias eletivas e 718 cirurgias de urgência e emergência e mais de 23 mil consultas em 37 especialidades médicas. “Esses investimentos significam mais conforto e dignidade para quem precisa de cuidados médicos. Resultado do trabalho da nossa gestão, que tem como foco o bem-estar dos usuários e dos profissionais”, finalizou o vice-prefeito.

VER COMPLETO »