26 de junho de 2026 02:04

Redação O Caburaí

Últimas notícias

Em boteco, Joner Chagas grava vídeo para Mecias; aliados sugerem candidatura ao Senado ou Governo

Em um vídeo gravado nesse domingo, 18, em um bar no interior do Estado, o ex-prefeito do Bonfim, Joner Chagas (Republicanos) e aliados mandaram um recado para o senador Mecias de Jesus (Republicanos). Eles afirmaram apoio ao senador para reeleição ou até mesmo para o Governo de Roraima.  Por sua vez, Mecias respondeu ao vídeo do ex-prefeito, afirmando compromisso com o Estado, mas sem descartar ambas candidaturas ou a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RR).  Os vídeos mostram o que parlamentares e articuladores têm afirmado. Que Mecias está preparadíssimo para, caso o governador Antonio Denarium (PP) e o vice-governador Edilson Damião (Republicanos) sejam cassados, sair candidato ao Governo e descartar a vaga de conselheiro. Os videos podem ser interpretados como um recado de quem está preocupado com si mesmo e que Denarium já seria carta fora do baralho. Será?

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Pai é suspeito de agredir filho de três anos com fio de carregador no bairro Cambará

Um homem, de 24 anos, pai de uma criança de três anos, é suspeito de agredir o menino usando um fio de carregador. O caso aconteceu na rua Aristóteles Carneiro, bairro Cambará, em Boa Vista. De acordo com a Polícia Militar,  um conselheiro tutelar, que informou que precisava de apoio da Polícia Militar para averiguar uma denúncia de maus-tratos. A mãe da criança, uma jovem de 22 anos, contou que na noite da quinta-feira, dia 15, o homem chegou em casa alterado e agrediu o seu filho. Após as agressões, ela teve uma discussão com o suposto ele e pediu que o homem fosse embora. Entretanto, no sábado, já teria se reconciliado com ele, por este motivo o homem se encontrava na residência.  Para a polícia, o suspeito informou que chegou sob efeito de entorpecentes e bebidas alcoólicas. A criança teria supostamente lhe “tirado a sua paciência”. Nesse momento, pegou o cabo do carregador de celular e começou a bater descontroladamente na criança, atingindo costas, barriga, braços, pescoço e rosto e deixando marcas e hematomas. Devido o crime não ter o flagrante delito, apesar da gravidade do caso, não houve condução imediata do suspeito. Foi confeccionado o relatório, e o fato foi comunicado à Polícia Civil para adoção das medidas cabíveis.  Com informações do Roraima em Tempo

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Mulher é esfaqueada após briga com companheiro no Nova Cidade; suspeito fugiu

Uma mulher de 33 anos foi vítima de uma tentativa de homicídio por esfaqueamento na noite deste sábado (17), na Rua Curitiba, no bairro Nova Cidade, em Boa Vista. No entanto, o suspeito, companheiro da vítima, não foi preso até o momento. A Polícia Militar (PMRR) foi acionada por volta das 20h39 para atender a ocorrência. Ao chegar ao local, a vítima, identificada pelas iniciais A.I.M.R., relatou que estava em casa com o marido, E.D.J.V.P., de 23 anos, quando os dois iniciaram uma discussão. Durante o desentendimento, o homem arremessou um copo de vidro contra a cabeça da mulher. Em seguida, ela correu para a rua, mas foi alcançada pelo suspeito, que estava armado com uma faca de pequeno porte. Segundo o relato, ele desferiu seis golpes. A mulher foi atingida no ombro direito, quatro vezes nas costas e uma vez na cabeça. Mesmo ferida, conseguiu fugir e se esconder na casa de uma vizinha até a chegada da polícia. Logo depois, o agressor ainda tentou localizar as filhas da vítima, de outro relacionamento. No entanto, não conseguiu encontrá-las, porque as crianças estavam em uma residência próxima. Devido aos ferimentos, uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)prestou os primeiros socorros no local. Em seguida, a vítima foi encaminhada ao Hospital Geral de Roraima (HGR) para atendimento médico. A guarnição fez buscas na região, mas o suspeito não foi localizado. Além disso, moradores relataram que a mulher sofre violência doméstica de forma recorrente. Por fim, o caso foi encaminhado à Polícia Civil (PCRR), que vai investigar a tentativa de homicídio. Com informações da Folha BV

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Namorado de delegada presa por ligação com o PCC apoiava facção em Roraima

O namorado da delegada Layla Lima Ayub, presa nesta sexta-feira (16) em São Paulo por suspeita de advogar para o Primeiro Comando da Capital (PCC), havia sido preso em Roraima por dar apoio à facção no estado. Jardel Neto Pereira da Cruz, conhecido como “Dedel”, de 28 anos, foi preso em flagrante em 2021 durante uma investigação da Polícia Federal (PF). Ele foi preso por tráfico de drogas e organização criminosa Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) em Roraima. Jardel é apontado como integrante do PCC e foi enviado de São Paulo para Roraima com a missão de apoiar e reorganizar a atuação da facção criminosa no estado. Conforme imagens publicadas nas redes sociais, Jardel está solto e acompanhou Layla no momento da posse dela como delegada, no dia 19 de dezembro do ano passado.  À época, relatórios de inteligência indicavam que “Dedel” atuava em bairros da zona Oeste de Boa Vista, frequentava o Conjunto Habitacional Vila Jardim. As apurações apontaram que ele se apresentava como representante da facção paulista e cobrava das chefes locais ações mais agressivas, incluindo a articulação de ataques contra autoridades do Judiciário, do sistema penal e integrantes das forças de segurança. Atuação em Roraima Dedel é maranhense e chegou a Roraima no início de 2021 vindo de São Paulo. As investigações também apontaram que ele oferecia armas a criminosos locais para a execução de crimes e atuava no tráfico de drogas, além de participar da receptação de bens frutos de roubos e furtos. A investigação também apurou que Dedel incentivava o recrutamento de adolescentespara a prática de crimes graves, como homicídios, estratégia usada por facções para tentar reduzir punições penais. Com informações do G1

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Prefeitura intensifica ações de limpeza nas praias e rios de Boa Vista durante o verão

Sol forte, rio convidativo e aquele clima perfeito para aproveitar os dias de folga. Em Boa Vista, o período é marcado por praias movimentadas, encontro entre amigos e muita água fresca para espantar o calor amazônico. Para que o lazer siga do começo ao fim, a Prefeitura de Boa Vista reforça a colaboração dos banhistas para manter as praias sempre limpas. O feriado municipal de São Sebastião (padroeiro de Boa Vista), por exemplo, começa neste sábado, 17 e segue até o dia 20 de janeiro. Ou seja, os dias serão próprios para o lazer e a diversão à beira das praias e rios da cidade. Porém, é importante que nesses lugares ocorra o descarte correto do lixo, que ajuda a preservar o meio ambiente, a qualidade da água e a beleza natural dos espaços mais frequentados da cidade. O trabalho de manutenção é feito pelas equipes da Secretaria Municipal de Conservação Pública (SMCP), que atuam tanto na coleta terrestre quanto fluvial, retirando resíduos dos rios, igarapés e praias da capital. “Diariamente, cerca de 300 kg de lixo são retirados dos cursos d’água por meio da coleta fluvial. Já nas praias, a média chega a 2,6 toneladas de resíduos por semana, principalmente às segundas-feiras ou no pós-feriado, após o grande movimento de banhistas”, destacou o secretário municipal de Conservação Pública, Daniel Lima. Cronograma reforçado nas praias e nos rios As equipes de limpeza seguem um cronograma semanal. Nas praias do Caçari, Polar, Curupira, Cauamé, Caranã, Cachoeirinha e Anel Viário, os agentes atuam às segundas, terças e sextas-feiras, além das ações intensificadas no pós-feriado. Já a coleta fluvial acontece de segunda a sexta-feira, mesmo durante o período de seca, percorrendo as margens dos rios Branco e Cauamé. O que mais é encontrado nas ações Entre os resíduos recolhidos estão garrafas de vidro, latas de alumínio, sacolas plásticas e outros materiais que comprometem o meio ambiente e colocam em risco a segurança dos banhistas. O agente de limpeza Heurison Rocha, de 38 anos, atua na coleta fluvial e relata o aumento do volume de lixo após dias de grande movimento. “Nas segundas-feiras e no pós-feriado, chegamos a recolher cerca de 30 sacos de resíduos. É importante que cada banhista descarte seu lixo de forma correta, para não poluir os rios nem as praias da cidade”, reforçou. Quem acompanha essa realidade de perto é o pescador Edson Pereira, de 59 anos. “Eu que estou sempre pelos rios, vejo os agentes de limpeza recolhendo lixo que muitos banhistas deixam às margens. Eles fazem um trabalho muito importante, mas isso também depende da colaboração de todos. Precisamos proteger nossos rios e praias”, afirmou.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Parceria com MS fortalece rede especializada à saúde da mulher em Boa Vista

Visando o fortalecimento e a ampliação ao acesso de mulheres a consultas, exames, cirurgias e tratamentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Boa Vista, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), lançou nesta sexta-feira, 16, no Centro de Prevenção do Câncer de Colo e Mama (CPCOM), a Unidade Móvel de Prevenção e Cuidado da Saúde da Mulher do programa “Agora Tem Especialistas”, do Governo Federal. Com oferta de consultas ginecológica e mastologia, biópsias, exames de mamografia, ultrassonografias e teleconsulta, a carreta tem previsão de ficar no CPCOM por 30 dias, podendo ser prorrogada pelo mesmo período. Para a secretária-adjunta de Saúde, Mareny Damasceno, a unidade móvel é como um complemento ao trabalho já promovido pela prefeitura. “O CPCOM, desde 2016, atende mais de 5 mil mulheres por ano com foco total na prevenção e detecção precoce do câncer de mama e colo do útero, além das Carretas da Mulher, que desenvolvem um trabalho itinerante pelo município ofertando os mesmos serviços. Agora, recebemos de forma temporária a carreta do MS, para reduzir ainda mais as filas do SUS e fortalecer a rede especializada”, destacou. Texto: Ana Gabriela Gomes

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Fiscalização da Guarda Municipal reduz atuação de “flanelinhas” em Boa Vista

A atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) já apresenta resultados positivos na redução da presença de “flanelinhas” nas ruas da capital, especialmente nas áreas comerciais e em grandes eventos públicos. A iniciativa tem como objetivo coibir a cobrança indevida pelo uso de estacionamento público, prática considerada irregular e passível de penalidades legais. O trabalho de fiscalização começou a se intensificar no ano passado, durante o Boa Vista Junina, seguindo por Mormaço Cultural, Natal da Paz, dentre outros eventos no município. Segundo o secretário adjunto de Segurança e Ordem Pública, Antonio Carlos de Lima, a operação continuará de forma permanente, inclusive no próximo Carnaval, além de ocorrer rotineiramente nos corredores comerciais que possuem estacionamento público. “Reforçamos o pedido para que a população continue colaborando, denunciando qualquer situação desse tipo. Caso presencie algo, envie foto ou vídeo. Se houver constrangimento ou abordagem inadequada, a equipe irá até o local para averiguar e orientar essas pessoas a não atuarem de forma irregular”, explicoupedidos do tipo “me paga o valor que tiver” também se enquadram como atividade irregular, uma vez que configuram cobrança indireta pelo uso de espaço público. Pessoas flagradas cobrando por estacionamento em vias públicas podem responder pelo crime de extorsão. Em casos de intimidação verbal, a conduta pode ser enquadrada como ameaça. As denúncias podem ser feitas pela Central 156 ou pelo WhatsApp da Central de Controle e Monitoramento da Guarda Civil Municipal, no número (95) 98414-4413 — canal que não recebe ligações. Sempre que possível, a orientação é informar características dos envolvidos, além de enviar fotos ou vídeos. A ação tem recebido aprovação de comerciantes e motoristas O microempreendedor individual Francisco da Silva, de 48 anos, elogiou a iniciativa. “É um trabalho necessário e muito bem-visto por nós, condutores. Tem sido comum esses ‘flanelinhas’ abordarem motoristas, mexerem nos carros sem autorização e depois exigirem pagamento. Isso gera constrangimento e até prejuízo”, relatou. Francisco contou que já foi vítima de vandalismo após recusar pagamento. “Quebraram o limpador traseiro do meu carro. Acredito que tentaram tirar e, como não conseguiram, arrancaram à força. É revoltante. Sabemos que existem pessoas de boa-fé, mas há quem aja de má-fé e isso não pode ser aceito. Por isso, esse trabalho da Prefeitura é excelente e precisa continuar”, concluiu.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

O que mudaria se Mecias assumisse hoje como conselheiro ou daqui a 60 dias? Nada!

A nota divulgada pelo senador Mecias de Jesus (Republicanos), embora apresentada sob o argumento da “transparência”, revela muito mais do que um simples esclarecimento ao público. O prazo de até 60 dias para decidir entre assumir uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado ou permanecer no Senado soa menos como uma formalidade legal e mais como uma estratégia política cuidadosamente calculada. Mecias se mantém no cargo eletivo enquanto “ouve a população”, mas na prática, ganha tempo. Tempo suficiente para observar o cenário político de Roraima, especialmente a situação cada vez mais delicada do governador Antonio Denarium (PP) que enfrenta processos e riscos reais de cassação. Uma eventual saída de Denarium do cargo poderia redesenhar completamente o tabuleiro político do estado, abrindo novas oportunidades de poder e influência. A “indecisão” de Mecias não parece motivada apenas pelo interesse de Roraima, como afirma a nota, mas pela conveniência de aguardar os desdobramentos judiciais e políticos que podem favorecer seu futuro. Permanecer no Senado garante visibilidade, foro político e possibilidade de reeleição; assumir o TCE, por outro lado, representa estabilidade, mas também um afastamento definitivo da disputa eleitoral. O cidadão precisa entender se adiar o cargo no TCERR é uma questão política ou administrativa.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Prefeitura garante serviços essenciais durante feriado prolongado de São Sebastião

A Prefeitura de Boa Vista manterá em pleno funcionamento os serviços essenciais durante o ponto facultativo desta segunda-feira, 19, e no feriado de São Sebastião na terça-feira, 20. Transporte público, coleta de lixo, além do serviço de urgência e emergência na saúde seguirão normalmente para garantir o cuidado da população. Para manter a cidade limpa e organizada, a coleta de lixo seguirá o cronograma de cada bairro. A Central de atendimento 156 também estará em plena operação para atender as demandas do público. Os demais serviços do município retornarão na quarta-feira, 21. Saúde O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) seguirão atuando por meio de plantão 24h. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) voltarão a funcionar normalmente na quarta-feira, 21. Transporte público O transporte público funcionará com 70% da frota, das 06h à meia noite durante o feriado e o final de semana. Já o táxi lotação funcionarão com 100% da frota da seguinte maneira: Sábado e domingo: 06h às 14h Segunda: 06h às 20h Terça-feira: 06h às 14h Mercados Municipais Os horários de funcionamento dos mercados municipais (06h às 17h) permanecem inalterados durante o feriadão. Veja os mercados: •⁠ ⁠Mercado Municipal São Francisco •⁠ ⁠Mercado Sabá Floresta •⁠ ⁠Mercado Francisco Ferreira Lima (Asa Branca) •⁠ ⁠Mercado Romeu Caldas de Magalhães (Mecejana) •⁠ ⁠Mercado Municipal Buritis

VER COMPLETO »
Últimas notícias

CMSE anuncia processo de desativação de térmicas que antes forneciam energia em Roraima

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) anunciou nesta quinta-feira, 15, o início do processo de desativação de usinas termelétricas que anteriormente eram necessárias para o fornecimento de energia elétrica em Roraima. A decisão ocorreu na primeira reunião deste ano realizada pelo grupo que acompanha e avalia permanentemente a continuidade e a segurança do suprimento elétrico no País. Roraima era o único Estado que não estava conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Isso mudou com a entrada em operação comercial da Linha de Transmissão em 500 kV que interliga Boa Vista. Ou seja, a energia gerada em outras localidades do Brasil agora pode escoar e abastecer a população roraimense. Com a interligação de Roraima ao SIN, há maior segurança no suprimento eletroenergético. Isso permitiu a autorização para o início do processo de desativação das usinas termelétricas sob responsabilidade da distribuidora local. A externalidade positiva é a redução das emissões de gases de efeito estufa. É também prevista a redução de custos. O CMSE anunciou ainda o reconhecimento da existência de situação emergencial com risco à segurança do suprimento de energia elétrica no distrito de Bailique, no município de Macapá (AP). Na localidade, houve perda de 1400 metros de rede. O Comitê determinou que a distribuidora local, CEA Equatorial, disponibilize a geração de suporte emergencial, excepcional e temporária, de até 1 MW, por até 180 dias. Também foi determinada a apresentação, no prazo de 60 dias, de uma “solução definitiva” para o reforço da infraestrutura elétrica da região. A proposta deve incluir estimativas de custos, impacto tarifário e comparação com a alternativa de implantação de geração térmica local.

VER COMPLETO »