22 de junho de 2026 15:31

Redação O Caburaí

Últimas notícias

Prefeita de Amajarí barra câmeras de monitoramento em escolas municipais

Dois projetos de lei de autoria da Vereadora Vastí Santos (PDT), aprovados por unanimidade pelos oito parlamentares da Câmara Municipal de Amajarí, foram vetados pela Prefeita Núbia Lima (PP). O veto do Poder Executivo foi formalizado no último dia 5 de março de 2026. Entre as propostas barradas está o projeto que institui a obrigatoriedade de instalação de sistemas de vídeo-monitoramento nas escolas e creches públicas da rede municipal de ensino de Amajarí. A iniciativa tem como objetivo reforçar a segurança de alunos, professores e servidores, além de auxiliar na prevenção de situações de violência, bullying, acidentes e outros incidentes dentro das unidades escolares. Pelo texto aprovado no Legislativo, as câmeras seriam instaladas em áreas comuns e estratégicas, como entradas e saídas das escolas, corredores, pátios de recreação, refeitórios e áreas externas. O projeto também estabelecia regras para garantir a privacidade da comunidade escolar, proibindo a instalação de equipamentos em banheiros, vestiários ou ambientes que comprometam a intimidade. A proposta ainda previa que as imagens captadas fossem armazenadas em sistema seguro e criptografado por, no mínimo, 30 dias, com acesso restrito à direção das unidades, à Secretaria Municipal de Educação e às autoridades competentes quando necessário, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Até 2016, vigorava que o vereador não poderia legislar gerando despesas para o Executivo Municipal, contudo, isso mudou com uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) ao analisar o Recurso Extraordinário nº 878911/RJ. “O STF é firme no sentido de que vereadores podem apresentar projetos que gerem despesas, desde que não criem obrigações administrativas específicas, o que não ocorre neste caso. Mas é triste ver que essa política pública de educação e segurança preventiva foi vetada. Tenho certeza que a sociedade, principalmente os responsáveis pelas crianças são favoráveis a essa iniciativa”, pontuou Vastí. Outro projeto vetado pela prefeita institui o Amajarí Summer Fest – “O verão que inspira saúde e movimento”, evento esportivo anual voltado à promoção da atividade física, lazer, integração comunitária e qualidade de vida durante o período do verão amazônico. A proposta previa a realização do festival em três datas fixas ao longo do primeiro semestre, com programação que poderia incluir modalidades como futebol, vôlei, corrida, recreação infantil, jogos comunitários e outras atividades esportivas e culturais. O projeto também estabelecia a inclusão do evento no Calendário Oficial de Eventos do Município de Amajarí, com organização em parceria entre entidades comunitárias e o poder público. “As duas propostas foram apresentadas com o objetivo de fortalecer políticas públicas nas áreas de educação, segurança e incentivo ao esporte no município. Agora os demais vereadores têm uma grande responsabilidade na análise dos vetos do poder executivo”, finalizou Santos. Com o veto do Executivo, os projetos retornam agora para análise da Câmara Municipal de Amajarí, que poderá deliberar pela manutenção ou derrubada em votação no plenário.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Escola Balduíno Wottrich conquista Selo ODS Educação 2025

A Escola Municipal do Campo Balduíno Wottrich, localizada no Monte Cristo, em Boa Vista, conquistou a certificação do Selo ODS Educação 2025, reconhecimento nacional concedido a instituições que desenvolvem práticas pedagógicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O reconhecimento é resultado do projeto pedagógico “Ciências em Campo: Conectando Saberes por Meio de Projetos”, desenvolvido pela escola, através de ações de formação continuada de professores, parcerias institucionais e a realização da Feira de Iniciação Científica Escolar, onde os alunos apresentaram projetos relacionados à sustentabilidade e à preservação ambiental. A escola participará do Evento Nacional de Certificação do Selo ODS Educação, que ocorrerá nos dias 17 e 18 de março, em Recife (PE), onde será realizada a cerimônia oficial de entrega do reconhecimento às instituições certificadas. O reconhecimento conquistado pela escola é resultado do trabalho desenvolvido pela rede municipal com projetos educacionais alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entre as iniciativas está o projeto “Meu Primeiro Código”, voltado para os mais de 14 mil alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental. Por Ana Gabriela Gomes

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Boa Vista conquista certificação que reconhece excelência na gestão da previdência municipal

Pressem recebe Pró-Gestão Nível II e amplia possibilidades de investimento para garantir segurança financeira aos servidores O Regime de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Boa Vista (Pressem) conquistou a certificação Pró-Gestão Nível II, um reconhecimento nacional que atesta a qualidade das práticas de governança, gestão e transparência adotadas pelo instituto. A certificação reforça o compromisso da Município com a responsabilidade na administração dos recursos previdenciários e com a segurança financeira dos servidores públicos. O programa Pró-Gestão é um processo de reconhecimento das boas práticas de gestão nos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) de todo o país. A certificação avalia padrões de organização, controle interno, planejamento, transparência e governança, garantindo maior eficiência e mais confiança para os segurados. Para o diretor-presidente do Regime de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Boa Vista, Paulo Bragato, a conquista representa o resultado de um trabalho coletivo. “É um grande orgulho para nós termos conquistado o Pró-Gestão Nível II. Esse resultado é fruto do empenho e da dedicação de toda a equipe. Sabemos que sempre há espaço para melhorar e, com trabalho, perseverança e compromisso, podemos alcançar resultados ainda maiores”, destacou.Mais transparência e eficiência na gestão A certificação traz uma série de benefícios para a administração do instituto. Entre eles estão a melhoria na organização das atividades e processos internos, maior transparência nas informações, redução de retrabalho, padronização das rotinas administrativas e aumento da motivação dos colaboradores. Essas mudanças contribuem para fortalecer a governança e garantir que os recursos destinados à aposentadoria dos servidores sejam administrados com responsabilidade e planejamento. Investimentos mais estratégicos Além de reconhecer a qualidade da gestão, a certificação também se tornou uma exigência importante para os regimes próprios de previdência em todo o país. Com mudanças nas diretrizes do Ministério da Previdência e do Conselho Monetário Nacional (CMN), o Pró-Gestão passou a ser requisito para ampliar as possibilidades de investimento dos RPPS. Sem essa certificação, os institutos ficam limitados a aplicar recursos apenas em títulos públicos federais, o que reduz as opções de diversificação da carteira e pode comprometer o alcance das metas de investimento. Segundo Paulo Bragato, a conquista fortalece a capacidade do instituto de planejar o futuro financeiro da previdência municipal. “Essa certificação representa mais segurança e mais possibilidades para o Pressem. Ela nos permite diversificar investimentos com responsabilidade e seguir avançando na construção de uma previdência sólida, garantindo tranquilidade e uma aposentadoria justa para os nossos servidores”, afirmou. Próximos passos Com a certificação do Pró-Gestão Nível II, o Pressem já projeta novos avanços. A meta agora é alcançar níveis ainda mais elevados dentro do programa. De acordo com a gestão do instituto, a nova estrutura organizacional e as melhorias planejadas devem fortalecer ainda mais os processos internos, ampliando a qualidade dos serviços oferecidos aos segurados. “Esse reconhecimento deixa um sentimento de que podemos ir ainda mais longe. Nosso objetivo agora é seguir avançando rumo ao Pró-Gestão Nível III. Temos uma equipe preparada e comprometida em entregar cada vez mais qualidade aos nossos segurados”, concluiu Bragato

VER COMPLETO »
Últimas notícias

OPINIÃO- Com alta rejeição e certo da derrota, Mecias “amarela” e desiste de reeleição ao Senado 

Coincidência ou não, bastou a deputada Helena Lima (MDB) anunciar na Rádio Folha FM que será candidata ao Senado que na mesma noite o senador Mecias de Jesus (Republicanos) chamou aliados para anunciar a desistência da reeleição.  Se há duas semanas Mecias bateu o martelo e, ao lado do governador Antonio Denarium (PP), afirmando que estaria certo de sua candidatura ao Senado e que havia desistido da vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR), agora, o parlamentar anuncia a aposentadoria definitiva. Claramente incomodado e ao lado da esposa e pré-candidata a deputada estadual, Darbilene Rufino, que chorou durante todo o discurso do marido, Mecias pediu desculpas e assumiu que se tornará conselheiro nos próximos dias.  O gesto de Mecias é uma ação pensada, estratégica e pautada na alta rejeição dele que ultrapassa os 60% nas pesquisas. Sabendo que enfrentaria Helena Lima, Teresa Surita (MDB) ou Arthur Henrique (PL), Denarium, Chico Rodrigues (PSB) e Dr Mauro Asato, o senador deu um tiro certo na vaga do TCE-RR. 

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Roraima participa da maior feira de pesca esportiva da América Latina

Roraima estará representado na Pesca & Companhia Trade Show, considerada a maior feira de pesca esportiva da América Latina. A participação ocorre por meio da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), que levará ao evento uma delegação para promover os destinos turísticos do Estado voltados à pesca esportiva e ao turismo de natureza. A feira será realizada em São Paulo, no Distrito Anhembi (Expo 5), reunindo fabricantes, distribuidores, lojistas e profissionais do setor de pesca esportiva, náutica, tiro esportivo e esportes outdoor. O evento ocorre nos dias 12 e 13, das 13h às 21h, e no dia 14, das 10h às 18h. Criada em 2007, a Pesca & Companhia Trade Show se consolidou como uma das principais vitrines de negócios do segmento outdoor na América Latina, reunindo empresas e profissionais para lançamento de produtos, networking e geração de oportunidades comerciais. Durante a feira, empresários do setor de turismo de pesca do Estado também estarão presentes no estande de Roraima para divulgar e comercializar seus serviços, ampliando parcerias e oportunidades de negócios com operadores e investidores de outras regiões do país. Outro destaque da participação roraimense será o anúncio do 4º Festival de Pesca Esportiva do Tucunaré, que ocorrerá nos dias 3, 4 e 5 de setembro de 2026, no lago da Usina Hidrelétrica de Jatapu. O evento integra o calendário turístico estadual e deve atrair pescadores esportivos de diversas regiões do Brasil. A participação na feira reforça o compromisso do Governo de Roraima em fortalecer o turismo de pesca esportiva como vetor de desenvolvimento econômico sustentável, ampliando a visibilidade do Estado e incentivando novos investimentos no setor.

VER COMPLETO »
Opinião

O que fez Mecias mudar de ideia tão rápido?

A política roraimense vive mais um capítulo de reviravoltas com a decisão do Senador Mecias de Jesus (Republicanos) de assumir a vaga no Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR). O episódio escancara um problema recorrente na política brasileira: quando decisões institucionais, aparentemente passam a ser tratadas como peças de cálculo eleitoral. Assista ao vídeo: Durante semanas, o cenário político ficou suspenso entre possibilidades. Mecias poderia assumir o TCE, disputar novamente o Senado ou até cogitar outros caminhos políticos. Essa indefinição cria um efeito dominó que paralisa articulações, trava alianças e gera insegurança entre partidos e lideranças que tentam se organizar para as próximas eleições. Estratégia, malícia. Em estados menores como Roraima, onde poucas lideranças concentram grande peso político, esse tipo de hesitação tem impacto ainda maior. Mas o que fez Mecias recuar? Por que aceitou a vaga de Conselheiro mesmo após anunciar publicamente que disputaria o Senado contra ou ao lado de Antonio Denarium (PP)? Falta palavra? Falta coragem? Ou tudo não passou de um possível “grande acordo”? Além do impacto político, existe também uma questão institucional. Uma vaga em um tribunal de contas não deveria ser vista como plano alternativo de carreira política, mas como uma função técnica e permanente de fiscalização do dinheiro público. Quando a decisão de assumir ou não o cargo depende do cálculo sobre qual posição garante mais poder político, a credibilidade das instituições inevitavelmente entra em debate. No fim das contas, esse é um jogo que pouco contribui para as soluções que a população realmente espera.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Mulheres transportam passageiros, sonhos e conquistas profissionais

Seja nas ruas e avenidas da cidade ou nas rotas que levam estudantes até as escolas da na zona rural de Boa Vista, ônibus fazem parte da rotina de quem precisa se deslocar pela capital. Por trás do volante, além da responsabilidade de dirigir veículos de grande porte, também estão mulheres que transformam o dia a dia de trabalho em histórias de dedicação e compromisso. Neste domingo, 8 de março, quando se celebra o Dia Internacional da Mulher, trajetórias como as de Jéssica Scarlaty, de 33 anos, e Joana Freitas, de 58, mostram como responsabilidade e profissionalismo caminham juntos na missão de transportar passageiros e estudantes com segurança. Profissionalismo e responsabilidade no transporte público de passageiros No sistema de transporte público coletivo da capital, as mulheres também marcam presença. Entre as motoristas, está Jéssica Scarlaty, que há quatro anos conduz ônibus pelas ruas da capital. Habilitada na categoria “E” da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que permite a condução de veículos de grande porte, ela conhece bem o ritmo intenso da rotina urbana, com passageiros embarcando e desembarcando ao longo do trajeto. Antes de assumir o volante, Jéssica seguiu outro caminho profissional. “Já fui professora de matemática na Universidade Federal de Roraima (UFRR), mas não penso em voltar. Eu gosto mesmo é de ser motorista”, contou. Para ela, o trabalho se tornou mais do que uma profissão, é também uma forma de viver a cidade de perto e contribuir para o cotidiano de quem depende do transporte coletivo. Cuidado que acompanha o trajeto escolar Se no transporte urbano a responsabilidade é grande, no transporte escolar ela ganha um significado ainda mais especial. Afinal, quem conduz o ônibus também carrega sonhos, histórias e o futuro de muitas crianças. Na Escola Municipal Maria de Lourdes Dias de Abreu, localizada na Vila do Passarão, zona rural de Boa Vista, Joana Freitas exerce essa missão diariamente. Motorista de ônibus escolar há 12 anos, ela conta que chegou à profissão em busca de uma oportunidade de trabalho estável e que também permitisse contribuir com a comunidade. Por Marcus Miranda e Ágata Macedo

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Qual é a atuação do MPRR no combate à violência doméstica em Boa Vista?

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é uma data que simboliza a luta histórica por direitos, igualdade e respeito. No Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), esse compromisso se reflete em ações concretas de proteção e defesa das mulheres. Entre janeiro de 2025 e março de 2026, a Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher realizou 2.605 atendimentos a mulheres vítimas de violência doméstica, ajuizou 1.349 denúncias contra autores de violência e apresentou mais 22.158 manifestações em processos judiciais, além de ter instaurado 532 procedimentos extrajudiciais relacionados à violência contra mulheres. A Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher do MPRR é composta por três titularidades com atuações complementares. A 1ª Titularidade, conduzida pela promotora de Justiça Lucimara Campaner, atua na defesa dos direitos humanos das mulheres, fiscalizando a aplicação de leis voltadas ao enfrentamento das desigualdades entre homens e mulheres. Entre as atribuições, também está a fiscalização de estabelecimentos públicos e privados que prestam atendimento a mulheres em situação de violência doméstica e familiar, além da adoção de medidas administrativas ou judiciais diante de irregularidades constatadas. Já a 2ª e a 3ª Titularidades, conduzidas pelos promotores de Justiça Hevandro Cerutti e Valmir Costa, atuam nas áreas judicial e extrajudicial na defesa dos direitos e interesses de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, além do acompanhamento de processos que tramitam nos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. O promotor de Justiça Hevandro Cerutti destacou que o volume de manifestações processuais demonstra o acompanhamento constante realizado pelo Ministério Público. “Cada manifestação em um processo representa a atuação do Ministério Público na defesa das vítimas e na busca pela responsabilização de quem pratica violência. É um trabalho contínuo, célere e atento para garantir que a lei seja aplicada e que as mulheres tenham seus direitos assegurados”, ressaltou o Promotor de Justiça. Para o promotor de Justiça Valmir Costa, os números também demonstram a importância da atuação institucional no enfrentamento à violência doméstica. “A denúncia é um passo importante para romper o ciclo da violência. O Ministério Público atua para que esses casos tenham resposta efetiva da Justiça, para que as vítimas recebam a proteção necessária e os autores recebam as sansões penais devidas”, afirmou. A promotora de Justiça Lucimara Campaner explica que, além da atuação judicial, iniciativas preventivas e de caráter social são fundamentais para o processo de reconstrução da vida de mulheres em situação de violência, especialmente no que diz respeito ao fortalecimento da autonomia e da independência financeira. Somente em 2025, mais de 100 mulheres participaram de projetos desenvolvidos pelo MPRR, como Beleza que Liberta e Cuidado que Liberta, iniciativas voltadas à oferta de cursos nas áreas de estética e saúde. As ações buscam ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho, promover geração de renda e fortalecer a autoestima das participantes. Outro destaque é o Projeto Lar Seguro, que realizou a emissão de 104 Certidões de Vulnerabilidade para Mulheres em Contexto de Violência Doméstica, documento que possibilita o acesso prioritário a programas habitacionais de interesse social, como o Minha Casa, Minha Vida, contribuindo para garantir moradia segura às vítimas. “A defesa da mulher começa no acolhimento humanizado e na escuta atenta de quem precisa de ajuda. Mas sabemos que a liberdade real exige mais. É na união desse acolhimento com o apoio jurídico, a qualificação profissional e o acesso a uma moradia segura que conseguimos transformar o sofrimento em dignidade”, pontuou a promotora de Justiça. Raio-X da violência contra a mulher em Boa Vista Dados analisados pela Corregedoria do Ministério Público do Estado de Roraima revelam o perfil das denúncias de violência doméstica registradas ao longo de 2025. O levantamento aponta que a maioria esmagadora dos denunciados é do sexo masculino, representando 96,5% dos casos, enquanto 3,5% são mulheres. Outro dado que chama atenção é o vínculo entre agressor e vítima. Em 87,8% das ocorrências, os crimes foram cometidos por pessoas que mantinham relação íntima de afeto com a vítima, o que evidencia que a violência ocorre majoritariamente dentro de relacionamentos afetivos. Já 9,39% dos casos envolvem familiares, enquanto 2,83% correspondem a outras relações. Com relação ao perfil etário dos denunciados, a maior concentração está entre 20 e 30 anos, faixa que representa 41,19% dos casos, seguida pelo grupo de 31 a 40 anos, com 31,42%. Pessoas entre 41 e 50 anos correspondem a 16,92%, enquanto os percentuais são menores entre 51 e 60 anos (4,73%), mais de 60 anos (1,41%) e menos de 20 anos (1,71%). O levantamento também identificou fatores que frequentemente aparecem associados às situações de violência. O consumo de álcool aparece como o principal fator exacerbador, presente em 26,9% dos casos, seguido por ciúmes (19,4%), não aceitação do término do relacionamento (14,2%) e uso de drogas (5,4%). Entre os crimes mais registrados estão lesão corporal, com 637 casos, e ameaça, com 542 ocorrências. Também foram contabilizados 202 casos de vias de fato, 164 registros de descumprimento de medidas protetivas, 36 casos de cárcere privado ou sequestro e 15 ocorrências de lesões corporais graves ou gravíssimas. O Ministério Público do Estado de Roraima reforça que mulheres em situação de violência podem buscar ajuda junto à rede de proteção. As denúncias podem ser feitas na Promotoria de Defesa da Mulher pelo telefone (95) 99122-7403, na Casa da Mulher Brasileira pelo número (95) 98102-2480, ou na Ouvidoria das Mulheres do MPRR pelo (95) 99121-9365. Em casos de emergência, a orientação é acionar a Polícia Militar pelo 190.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Polícia Civil prende 54 pessoas por crimes relacionados à violência contra a mulher

A PCRR (Polícia Civil de Roraima) apresentou o balanço das ações da Operação Mulher Segura, realizada de 19 de fevereiro a 5 de março, que resultou na prisão de 54 pessoas por crimes relacionados à violência contra a mulher. No período da operação, foram atendidas 226 vítimas e solicitadas 179 MPUs (Medidas Protetivas de Urgência). Também foram registrados 213 boletins de ocorrência e realizadas 156 diligências policiais em todo o Estado, fortalecendo a atuação integrada no enfrentamento à violência doméstica e familiar. O balanço da operação foi apresentado durante coletiva de imprensa realizada, na manhã desta sexta-feira, 6, na sede da Delegacia-Geral da Polícia Civil. A Operação Mulher Segura é uma iniciativa nacional coordenada pelo MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), por meio da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) e, em Roraima, as ações foram coordenadas pela Sesp (Secretaria de Estado da Segurança Pública). No âmbito da Polícia Civil, o ponto focal da operação é a Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), em que participaram da coletiva as delegadas Carla Gabriella Paulain e Carolina Huppes, além da diretora do DPE (Departamento de Polícia Especializada), Jaira Farias. Prevenção e conscientização No eixo preventivo e educativo, segundo a delegada Carla Gabriella Paulain, a operação promoveu 12 ações de panfletagem e 12 palestras, além de diversas atividades de conscientização nas plataformas digitais da instituição. As ações alcançaram aproximadamente 1.500 pessoas por meio das atividades de panfletagem e 1.115 participantes nas palestras presenciais, realizadas em escolas, instituições públicas, empresas privadas e unidades das Forças Armadas. Nas redes sociais institucionais, os conteúdos educativos e informativos relacionados à campanha alcançaram mais de 15 mil pessoas.As ações de prevenção são fundamentais porque levam informação à população e ajudam a romper o ciclo de violência. Muitas vezes é a partir dessas orientações que a vítima passa a reconhecer a situação de violência e busca ajuda”, destacou a delegada. Na capital Boa Vista, sete eventos reuniram aproximadamente 675 participantes, entre estudantes, militares e servidores públicos. Entre os locais que receberam as atividades estão o 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado, escolas estaduais e empresas privadas. Durante a operação também foi realizada uma capacitação na Apics (Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago), voltada a policiais militares e guardas civis municipais em curso de formação do município de Rorainópolis, com foco no aprimoramento do atendimento às vítimas de violência doméstica e na abordagem humanizada e com perspectiva de gênero. Ações no interior do Estado A delegada destacou que as atividades da Operação Mulher Segura também alcançaram municípios do interior de Roraima. Nos municípios de Bonfim, Uiramutã, Mucajaí e Rorainópolis foram realizadas palestras e capacitações que alcançaram aproximadamente 340 pessoas. As atividades ocorreram em unidades escolares e incluíram treinamentos voltados a profissionais da segurança pública que atuam na região sul do Estado, envolvendo policiais civis e militares dos municípios de São João da Baliza, Caroebe e São Luiz do Anauá. Ações repressivas No eixo repressivo, segundo as delegadas, a Polícia Civil realizou 156 diligências durante o período da operação, com foco na apuração de denúncias e no acompanhamento de casos de violência contra a mulher. As equipes também atenderam 226 vítimas, oferecendo orientações, apoio para o registro de boletins de ocorrência e encaminhamento para solicitação de medidas de proteção judicial. Também foram registrados 213 boletins de ocorrência e solicitadas 179 Medidas Protetivas de Urgência, considerados fundamentais para garantir a segurança das vítimas e interromper ciclos de violência. Além disso, foram instaurados 15 inquéritos policiais, enquanto 46 procedimentos foram concluídos com autoria e materialidade comprovadas, reforçando o trabalho investigativo desenvolvido pelas equipes da PCRR no enfrentamento aos crimes de violência doméstica e familiar. Prisões de agressores Como resultado das ações repressivas, 54 pessoas foram presas por crimes relacionados à violência contra a mulher. Desse total, 40 prisões ocorreram em flagrante delito e 14 foram cumpridas por meio de mandados de prisão preventiva, expedidos pelo Poder Judiciário. De acordo com a delegada Jaira Farias, os números demonstram a intensidade do trabalho desenvolvido durante a operação e a importância da atuação integrada das forças de segurança no enfrentamento à violência contra a mulher. “Foi uma operação deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Senasp, com atuação integrada das forças de segurança. Em Roraima, a Polícia Civil teve participação efetiva por meio da Deam, com ações repressivas e preventivas voltadas à proteção das mulheres”, destacou. Segundo a delegada, as ações também tiveram como objetivo fortalecer a capacitação dos profissionais da segurança pública. As atividades buscaram orientar e padronizar o atendimento humanizado às mulheres que procuram a polícia por serem vítimas de violência, garantindo acolhimento e encaminhamento adequado”, ressaltou. Atuação pericial O balanço da operação também aponta a realização de exames periciais relacionados a casos de violência doméstica e familiar. Durante o período foram realizados 55 exames de lesão corporal e cinco exames relacionados à violência sexual, destacando o papel da perícia criminal na produção de provas e no suporte às investigações conduzidas pela Polícia Civil. Violência contra a mulher em dados As delegadas também apresentaram os dados do Neac (Núcleo de Estatística e Análise Criminal) da PCRR, que indicam que os registros de violência doméstica em Roraima apresentaram redução nos últimos três anos. Em 2023 foram contabilizados 7.087 registros, número que caiu para 6.524 em 2024 e chegou a 4.721 em 2025, representando uma redução acumulada de aproximadamente 33,4%, com 18.332 ocorrências registradas no período. Apesar da redução nos registros gerais, os dados indicam estabilidade no número de feminicídios consumados. Entre 2023 e 2025 foram registrados 20 feminicídios no Estado, sendo seis em 2023, sete em 2024 e sete em 2025. Os registros de ameaça passaram de 2.618 ocorrências em 2023 para 884 em 2025, enquanto os casos de lesão corporal diminuíram de 1.861 para 1.304 no mesmo período. Já os registros de estupro, incluindo estupro de vulnerável, caíram de 139 ocorrências em 2023 para 92 em 2025. Outro indicador analisado foi o descumprimento de Medidas Protetivas de Urgência. Em 2024 foram registrados 792 casos, número que caiu para

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Roraima mobiliza rede de proteção para a 32ª Semana Justiça pela Paz em Casa

Romper o ciclo do silêncio e assegurar que a proteção chegue com agilidade às mulheres roraimenses é o foco central de uma mobilização que atravessa o estado nesta semana. A 32ª edição da Semana Justiça pela Paz em Casa, iniciativa alinhada às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), chega com a missão de dar celeridade aos processos de violência doméstica e familiar, priorizando a resposta judicial a quem mais precisa. Nesta força-tarefa, o empenho de magistrados, servidores e profissionais da rede de apoio vai além dos tribunais. O esforço concentrado em audiências e julgamentos caminha lado a lado com ações educativas e preventivas, essenciais para a consolidação de políticas públicas que protejam a dignidade humana. A programação transcende as salas de audiencias para ocupar espaços de diálogo com a sociedade. Ao levar informação e facilitar o acesso ao Judiciário, a iniciativa atua como um mecanismo vital para desconstruir a cultura da violência e oferecer novos horizontes de segurança e autonomia. Confira o cronograma de atividades: 09/03 (Segunda-feira)•⁠ ⁠Formação da Guarda Civil Municipal de Mucajaí no Enfrentamento Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Local: Escola Judicial de Roraima (EJURR). •⁠ ⁠Palestra: SUJEITO HOMEM, RESPEITO, MASCULINIDADE E PARCERIA Local: IFRR – Campus Boa Vista. •⁠ ⁠Panfletagem no Terminal de ônibus 10/03 (Terça-feira)•⁠ ⁠Projeto Maria vai à Escola Local: Escola Dalicio Faria Filho. 11/03 (Quarta-feira)•⁠ ⁠Reunião estratégica com o Fundo de Populações da ONU- UNFPA. 13/03 (Sexta-feira)•⁠ ⁠Palestra: SUJEITO HOMEMRESPEITO, MASCULINIDADE E PARCERIA Local: IFRR – Campus Boa Vista. •⁠ ⁠Palestra: Emancipação feminina, direitos, saúde integral e autonomia. Local: Auditório da Defensoria Pública do Estado (DPE Cível).

VER COMPLETO »