22 de junho de 2026 10:57

Redação O Caburaí

Últimas notícias

Policial da Força Nacional é encontrado morto em Terra Yanomami

O policial da Força Nacional de Segurança Pública Israel Serafim Santos foi encontrado morto na manhã deste sábado (21/3) após desaparecer em um rio durante uma operação na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, na última quinta-feira (19/3). O agente era soldado da Polícia Militar da Bahia (PMBA), lotado na CIPE/Chapada, e estava servindo na Força Nacional em missão no estado de Roraima. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), o corpo foi encontrado por volta das 10h no rio Uraricaá, na Estação Ecológica de Maracá, a cerca de 300 metros do ponto indicado por testemunhas como o local onde havia desaparecido. A vítima estava usando farda e portava todo o equipamento utilizado na missão, incluindo armamento. De acordo com um boletim de ocorrência registrado no 1º Distrito Policial, o desaparecimento ocorreu durante a travessia de um rio, no acesso a uma área de garimpo ilegal sem ponto de pouso. Após a destruição do acampamento, os agentes retornavam pela mesma rota, também pela água. Israel seguia à frente, acompanhado de um servidor da Funai, enquanto o restante do grupo vinha atrás, a uma distância segura. Segundo o relato, um dos policiais alertou que Israel estava se afogando. Um agente ainda tentou acionar um colega mais próximo para prestar socorro, mas ele não conseguiu alcançá-lo a tempo. Em seguida, Israel desapareceu no rio. As buscas mobilizaram equipes do Corpo de Bombeiros, Força Nacional, Forças Armadas e agentes federais, devido às dificuldades de acesso no território indígena. Em nota, a PMBA lamentou o “falecimento precoce” do soldado. A corporação se solidarizou com familiares e amigos de Israel e afirmou que ele “deixa um legado pautado na lealdade, honra e fé, valores que nortearam sua trajetória na corporação e marcaram sua dedicação ao serviço policial militar e à proteção da sociedade baiana”. baiana”. “A Polícia Militar da Bahia se despede com respeito e gratidão por sua contribuição, reafirmando que sua memória permanecerá viva entre todos aqueles que tiveram a honra de conhecê-lo e servir ao seu lado”, diz o comunicado. O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, também manifestou ” profundo pesar” pela morte do policial. “O ministro expressa solidariedade à família e amigos da vítima, reiterando o compromisso do Governo Federal em prestar todo o apoio necessário aos familiares neste momento de dor. O ministro reconhece o trabalho incansável da Força Nacional e reafirma o compromisso do Ministério da Justiça e Segurança Pública com a valorização dos profissionais de segurança pública”, afirma nota do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Prefeitura avança na regularização fundiária e entrega 280 títulos definitivos

Em mais um avanço na regularização fundiária, a Prefeitura de Boa Vista entregou 280 títulos definitivos, nessa sexta-feira, 20. A solenidade ocorreu no bairro Professora Araceli Souto Maior. Foram emitidos títulos para famílias de 21 bairros de Boa Vista, sendo a maioria sem custo financeiro ao morador. Com o documento em mãos, os contemplados passam a ter segurança jurídica sobre os imóveis, podendo investir com mais tranquilidade, acessar créditos e, consequentemente, valorizar as propriedades. De acordo com o prefeito Arthur Henrique, a ação impacta positivamente no desenvolvimento urbano do município, além de fortalecer políticas públicas à população, garantindo moradia digna. “Durante toda a gestão, a Prefeitura de Boa Vista vem regularizando imóveis conforme a disponibilidade. Hoje é um grande volume de títulos que estamos entregando aqui no bairro Araceli. Esses documentos são importantes porque garantem, de fato, a propriedade do imóvel para o morador. Até hoje essas pessoas tinham dificuldade de demonstrar que eram donas desses imóveis”, disse. Valorização dos moradores Dentre os documentos entregues aos moradores do bairro Araceli estão 244 títulos de imóveis localizados na Gleba Cauamé, área de 200 hectares que pertencia à Diocese de Roraima e foi doada à prefeitura. Parceria institucional A área doada em novembro do ano passado abrange os bairros Cambará, Araceli e Nova Canaã. Durante o processo de regularização, a prefeitura uniu forças ao Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), Cartório de Registro de Imóveis e Diocese de Roraima para garantir a posse dos moradores que habitam a Gleba Cauamé. Por Jaqueline Pontes

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Hélio Lopes muda domicílio eleitoral para disputar Senado em Roraima e pode desistir do TCU

O deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ), conhecido como Hélio Negão, teria feito uma mudança em seu domicílio eleitoral para Roraima para disputar uma vaga no Senado pelo estado nortista. Atualmente, ele é um dos candidatos a uma vaga como ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e a movimentação pode ser vista como uma desistência da cadeira. De acordo com reportagem da Veja, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, foi pego de surpresa pela mudança. O dirigente planejava fazer Hélio desistir do TCU por conta de um possível favorecimento à candidatura de Odair Cunha (PT-MG) ao cargo e chegou a chamar o deputado para uma conversa, mas foi surpreendido com a informação de que ele iria disputar o Senado por Roraima. A reportagem também afirma que a mudança nos planos ocorre a pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está preso em Brasília. Existe a expectativa de que Hélio dispute o Senado na chapa governista no estado. O atual governador, Antonio Denarium (PP), é pré-candidato a senador.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Corpo de Bombeiros reforça ações contra queimadas em todo o Estado

O CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) tem intensificado as ações de prevenção e combate a incêndios no Estado. Enquanto é realizado o trabalho em áreas atingidas pelos focos de incêndio, equipes têm orientado a população sobre a importância de realizar a queima controlada. Entre os locais afetados, a região do Murupu, zona Rural de Boa Vista, tem sido atingida por inúmeros incêndios que, na grande maioria, são provocados pelos próprios moradores. O PA (Projeto de Assentamento) Nova Amazônia, por exemplo, também tem recebido equipes do Corpo de Bombeiros, em virtude de muitas ocorrências dessa natureza. O gerente de Proteção e Defesa Civil, major Rodrigo Maciel, comentou que as ações de prevenção e combate a incêndios realizadas neste ano totalizam 8.716 atividades. São 584 combates a incêndios, sendo 198 na capital, concentrando-se principalmente na área urbana. “Os outros municípios onde temos atuado são Amajari, Cantá e Bonfim, que receberam uma atenção especial nesses últimos dias, com ações desenvolvidas de resposta, ou seja, diretamente ligadas ao combate a incêndios florestais, de vegetação e em terrenos baldios”, disse. Maciel afirmou que, conforme o satélite de referência do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Boa Vista registrou um aumento de focos de incêndio em relação ao ano passado, quando estava sob influência do fenômeno La Niña. “De janeiro a março do ano passado, foram registrados em Boa Vista 22 focos de incêndio. No mesmo período deste ano, já são 65 focos, o que significa que 5,8% dos focos de todo o estado estão na capital. Até este mês, já são 408 focos, um pouco abaixo da média histórica para o período, que é de 622”, esclareceu. Ainda segundo a coordenadoria, em Roraima, houve um aumento de 66% nos focos de incêndio ao comparar os meses de janeiro, fevereiro e março de 2025 com 2026.Áreas monitoradas A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil realiza o monitoramento diário das áreas de interesse em todo o Estado, por meio de sites oficiais como o do Inpe e o do Censipam (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia), entre outros, que mostram as regiões com incêndios em Roraima. “Com base nessas informações, analisamos, verificamos a persistência e quais áreas de risco apresentam maior propensão à propagação rápida de incêndios, e confeccionamos um boletim climático, no qual constam dados pertinentes para que possamos tomar a melhor decisão. Também contamos com monitoramento in loco, por meio das coordenadorias municipais de proteção e defesa civil, além de nossas bases temporárias que estão em campo”, afirmou. Moradores recebem orientação Rodrigo Maciel ressaltou ainda que a população recebe orientações voltadas à prevenção. “Se precisar utilizar o fogo, que procure os órgãos ambientais, a Fundação Estadual de Meio Ambiente, para se regularizar e não incorrer em crime”, disse. “Sabemos que queimadas sem autorização são crime, seja no âmbito rural ou urbano. A utilização do fogo para a limpeza de terreno baldio, por exemplo, também é crime”, acrescentou. O gerente de Proteção e Defesa Civil disse ainda que é importante manter limpos os terrenos em área urbana. “E, na área rural, se resguardar fazendo aceiros, pois, se ocorrer um incêndio florestal nas proximidades, o morador consegue proteger seus bens, suas plantações, animais e o pasto, evitando maiores danos”, finalizou.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

DEPUTADO DUDA RAMOS APRESENTA PACOTE PARA REDUZIR PREÇO DO COMBUSTÍVEL EM RORAIMA E NO NORTE.

Deputado atua em duas frentes para diminuir o preço da gasolina em Roraima e buscar equilíbrio com o restante do país O alto preço do combustível voltou a pesar no bolso das famílias de Roraima. Em poucos dias, o litro da gasolina no estado passou de R$ 7,15 para R$ 7,55, em pouco tempo, um reflexo direto dos desafios que atingem a região norte. Essa diferença não acontece por acaso. No Norte, e especialmente em Roraima, o combustível chega mais caro porque quase tudo depende de transporte de longa distância, há pouca alternativa logística e o custo de distribuição é maior. Na prática, o consumidor de Roraima paga hoje entre R$ 0,70 e R$ 1,50 a mais por litro em comparação com outras regiões do Brasil. Diante desse cenário, o deputado federal Duda Ramos apresentou um conjunto de propostas para tentar reduzir esse impacto de forma imediata e permanente. Segundo o parlamentar, neste momento existem duas frentes em andamento. A primeira é ligada à medida provisória apresentada pelo Governo Federal, que prevê ajuda temporária para diminuir o preço dos combustíveis até dezembro deste ano. Essa medida funciona como um subsídio pago pelo governo para aliviar parte do valor final. “Hoje o Norte já convive há muitos anos com um problema que agora o restante do país começou a sentir mais forte. Aqui em Roraima o combustível sempre foi caro. O que estamos defendendo é que essa diferença seja corrigida com uma medida justa para quem já sofre há muito tempo”, afirmou o deputado. Duda Ramos apresentou uma proposta de ajuste dentro dessa medida para que, no caso da Região Norte, sejam zerados três tributos federais que ainda influenciam diretamente o preço da gasolina e do diesel, a Cide, PIS/Pasep e Cofins. A lógica é simples, se o combustível já chega mais caro no Norte por causa da logística, o imposto federal precisa pesar menos. Caso o Governo Federal aceite essa proposta, a redução valerá até dezembro de 2026, porque a partir daí esses tributos deixam de existir no modelo atual e passam a ser substituídos gradualmente pelo novo sistema tributário nacional, com a entrada da CBS e, mais adiante, da estrutura compartilhada do IVA brasileiro, dentro da reforma tributária aprovada. A segunda frente ocorre porque o próprio governo reconhece que a medida provisória sozinha pode não ser suficiente para segurar os preços no curto prazo. Nesse cenário, Duda Ramos também participa do diálogo nacional para que os estados avaliem uma redução temporária do ICMS, que é o imposto estadual sobre combustíveis, por um período curto de até dois meses. Mas o deputado pondera que, no caso de Roraima, essa saída tem efeito limitado. Segundo ele, se o Estado abrir mão desse imposto por pouco tempo, o desconto pode ser pequeno diante do tamanho do problema, além de gerar perda de arrecadação importante para as contas estaduais. Por isso, paralelamente às medidas emergenciais, o parlamentar protocolou o PL 1185/2026, que cria uma política permanente de compensação para regiões onde o combustível custa historicamente mais caro. A proposta cria um mecanismo nacional para reconhecer que há estados onde a distância, a falta de infraestrutura e a dependência logística tornam o custo do combustível estruturalmente maior. Na prática, isso permite que o Norte tenha tratamento diferenciado para compensar parte desses custos extras.Além disso, o pacote também inclui propostas para atrair investimentos em combustíveis alternativos na região, como novas fontes energéticas e produção regional, reduzindo dependência externa no médio prazo. “Não adianta pensar só em solução de agora. Precisamos garantir que Roraima tenha uma política permanente para não continuar pagando sempre mais caro que o restante do Brasil”, afirmou Duda Ramos. O deputado segue em diálogo com lideranças do governo federal para que a proposta emergencial seja incorporada ainda neste momento e, ao mesmo tempo, trabalha pela aprovação do pacote permanente voltado ao Norte.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Operação investiga assassinato de casal encontrado carbonizado dentro de carro em Rorainópolis

A Polícia Civil e o Ministério Público de Roraima deflagraram nessa quinta-feira, 19, a Operação Insídia, que investiga o assassinato do empresário Edgar Silva Pereira e de sua esposa, Rossana de Lima e Silva, ocorrido em Rorainópolis, Sul do estado.  O crime aconteceu em dezembro de 2025, quando o casal desapareceu e foi encontrado carbonizado dentro de um carro na vicinal 31. Conforme apurado pela reportagem à época, eles haviam saído por volta das 17h, deixando os filhos em casa. São cumpridos mandados de busca e apreensão contra 17 alvos, em endereços localizados na capital Boa Vista, e em Rorainópolis. As diligências buscam reunir novas provas e aprofundar as investigações, com foco na identificação de todos os envolvidos. Com informações do Roraima em Tempo

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Procuradora da Mulher de Boa Vista fortalece atuação nacional em encontro com lideranças femininas em Brasília

A Procuradora da Mulher da Câmara Municipal de Boa Vista, vereadora Pra. Carla Messias (PP), participa do 6º Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher, realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento reúne mais de 500 participantes de todo o país, entre deputadas federais, estaduais e vereadoras, consolidando-se como um dos principais espaços de articulação em defesa dos direitos das mulheres no Brasil. A programação inclui debates sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, a ampliação da representatividade feminina nos espaços de poder e o fortalecimento das procuradorias como canais de acolhimento, escuta e orientação. A abertura do encontro foi conduzida pela procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, Coronel Fernanda, que destacou a importância da presença feminina nos espaços de decisão como estratégia fundamental para combater a violência institucional. Desde 2021, o Brasil conta com uma Rede Nacional de Procuradorias da Mulher, que já reúne 22 estruturas nos legislativos estaduais e mais de 700 em câmaras municipais, promovendo atendimento, orientação e defesa dos direitos femininos. Para a vereadora Pra. Carla Messias, a participação no encontro representa uma oportunidade de fortalecer as ações desenvolvidas em Boa Vista e ampliar o diálogo com outras lideranças femininas do país. “O fortalecimento da rede de procuradorias é essencial para garantir que mais mulheres tenham acesso à informação, acolhimento e proteção. Esse intercâmbio de experiências contribui diretamente para aprimorar nosso trabalho em Boa Vista”, destacou. O 6º Encontro Nacional das Procuradoras da Mulher segue com atividades voltadas à formação técnica, escuta qualificada e troca de experiências, com o objetivo de aprimorar políticas públicas voltadas à proteção, promoção e garantia dos direitos das mulheres.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Justiça condena garimpeiro por posse ilegal de ouro na Terra Indígena Yanomami

Com base em denúncia do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal em Roraima condenou um garimpeiro flagrado com 10,5 gramas de ouro extraído ilegalmente na Terra Indígena Yanomami, região do Xitei, em Roraima. Na sentença, proferida pela 4ª Vara Federal Criminal, a Justiça reconheceu a prática do crime de usurpação de matéria-prima pertencente à União, sem autorização legal ou licença. O garimpeiro foi abordado em agosto de 2023 por agentes da Força Nacional na Base do Xitei, na terra indígena. Na ocasião, ele transportava o minério escondido em um recipiente de comprimidos e disse que era para custear uma viagem aérea de retorno a Boa Vista. O material foi apreendido e o garimpeiro preso em flagrante. Em audiência, o acusado confessou que foi para a região de garimpo, localizada na Terra Indígena Yanomami, para trabalhar, onde permaneceu por oito dias. No entanto, ele decidiu ir embora porque as condições de trabalho não eram favoráveis. Decisão Judicial – Na sentença, a Justiça destacou que a atividade garimpeira ilegal na Terra Indígena Yanomami integra uma cadeia logística com impactos devastadores, que incluem a contaminação de rios e solos pelo uso de mercúrio e o comprometimento da saúde e do modo de vida dos povos indígenas. A Justiça entendeu ainda que o réu tinha plena consciência de que estava em área de proteção federal, exercendo atividade ilícita de extração mineral e transportando o produto dessa atividade sem qualquer autorização legal. O réu foi condenado a 1 ano e 8 meses de detenção. Porém, a decisão substituiu a pena privativa de liberdade por duas penas restritivas de direitos, que consiste em: prestação de serviços à comunidade ou a entidades públicas, pelo tempo da pena substituída, em local a ser designado pelo Juízo da Execução Penal, preferencialmente em atividades de recuperação ambiental ou apoio a comunidades indígenas; e prestação pecuniária, no valor de dois salários mínimos, a ser destinada a entidade pública ou privada com destinação social. O caso foi conduzido pelo 19º Ofício da Procuradoria da República no Amazonas (2º Ofício da Amazônia Ocidental), especializado no enfrentamento à mineração ilegal nos estados do Amazonas, de Roraima, Rondônia e Acre.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

PF inutiliza aeronave em ação contra garimpo ilegal em Roraima

A Polícia Federal realizou, nessa terça-feira (17/3), mais uma ação da Operação Libertação, com foco no combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. Durante patrulhamento aéreo, a equipe policial localizou e destruiu uma aeronave escondida entre a vegetação, à margem de uma pista clandestina. No local, foi constatado que o avião havia sido modificado para apoiar a logística criminosa. A aeronave foi inutilizada pela equipe ainda na área da ação. As condições observadas reforçam indícios de que o equipamento era empregado para abastecimento e para transporte de materiais relacionados à atividade criminosa. Em outro ponto da terra indígena, os policiais identificaram indivíduos atuando no garimpo. Ao perceberem a aproximação da aeronave policial, os suspeitos fugiram pela mata. No local foram encontrados motores em funcionamento, que também foram inutilizados.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Receita Federal inicia série de lives com orientações sobre o IRPF 2026

A Receita Federal deu início, nesta semana, a uma série de transmissões ao vivo voltadas à orientação dos contribuintes sobre o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2026. Ao todo, estão previstas 11 lives, com conteúdos definidos a partir das principais dúvidas da sociedade. Além da live inaugural, realizada nesta segunda-feira (16/3), as transmissões ocorrerão semanalmente, sempre às quartas-feiras, abordando temas relevantes para o correto preenchimento da declaração. A Receita Federal também promoverá eventos regionais em parceria com entidades representativas da classe contábil, reforçando a atuação conjunta na orientação aos contribuintes. A iniciativa registrou forte engajamento. A live transmitida pelo YouTube alcançou cerca de 15 mil espectadores simultâneos. Já o vídeo da coletiva de imprensa ultrapassou 100 mil visualizações, figurando entre os conteúdos mais assistidos nos canais institucionais. A primeira transmissão contou com ampla participação interna, reunindo 1.807 servidores da instituição, distribuídos em 536 localidades de todo o país, consolidando-se como uma das maiores ações de capacitação já realizadas pela Receita Federal. Segundo o secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, a iniciativa integra um modelo de atuação mais orientador. “Quando a orientação é dada em conjunto entre a Receita e os contadores, nós crescemos. A Receita Federal está migrando para um modelo em que abandona a postura repressiva, e passa a orientar antes de aplicar ações punitivas. E a relação com os contadores é essencial, porque são eles que mediam esta relação entre a Receita Federal e o contribuinte”, destacou. O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, ressaltou ainda a realização do “Dia D Declare Certo”, em 10 de abril, quando profissionais da contabilidade prestarão atendimento à população em espaços públicos, como praças e shoppings, para esclarecimento de dúvidas sobre a declaração. A Receita Federal também reforça informações sobre a destinação do imposto de renda, mecanismo que permite ao contribuinte direcionar parte do imposto devido a fundos voltados à criança, ao adolescente e à pessoa idosa, sem custo adicional. O prazo para pagamento do DARF referente a essa operação é 29 de maio.

VER COMPLETO »