22 de junho de 2026 06:32

Redação O Caburaí

Últimas notícias

PF prende suspeito por lavagem de dinheiro em Roraima

Na ação, foram apreendidos R$ 1 milhão. Boa Vista/RR. A Polícia Federal prendeu em flagrante, nesta terça-feira (31/03), um homem que transportava uma expressiva quantia em dinheiro dentro de uma mochila, sem aparente origem lícita, em Boa Vista/RR. Durante a formalização da prisão, os valores encontrados foram contabilizados, totalizando R$ 1.000.000,00 em espécie. As investigações preliminares indicam que o montante pode estar relacionado à fraude em procedimentos licitatórios, ao desvio de recursos públicos e à possível destinação de valores para pagamento de vantagem indevida. A Polícia Federal segue com as diligências para aprofundar as investigações e identificar eventuais outros envolvidos. Comunicação Social da Polícia Federal em Roraima

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Vereadora Carla Messias propõe ampliação de serviços no CPCOM com foco na saúde integral da mulher

A vereadora Pra. Carla Messias (PP) apresentou indicação à Prefeitura de Boa Vista solicitando a ampliação dos serviços ofertados no Centro de Prevenção do Câncer de Colo e Mama (CPCOM). A proposta prevê a implementação de três novos ambulatórios especializados: Psicologia, Reabilitação Pélvica e Climatério, fortalecendo a assistência integral à saúde da mulher no município. Segundo a parlamentar, a crescente demanda por atendimentos mais amplos evidencia a necessidade de expansão da unidade para outras áreas essenciais da saúde feminina. “A saúde da mulher precisa ser vista de forma completa. É necessário cuidar do corpo, da mente e das diferentes fases da vida da mulher”, destacou a vereadora. A proposta contempla a criação de um Ambulatório de Psicologia voltado ao atendimento especializado de mulheres, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade, vítimas de violência ou que enfrentam transtornos como ansiedade e depressão. A iniciativa está alinhada às diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher e da Rede de Atenção Psicossocial. Outro ponto importante da indicação é a implantação do Ambulatório de Reabilitação Pélvica, que oferecerá tratamento para disfunções como incontinência urinária, dores pélvicas e outras condições que impactam diretamente a qualidade de vida das mulheres. O serviço busca garantir atendimento especializado e resolutivo dentro do próprio CPCOM. A vereadora também propôs a criação do Ambulatório do Climatério, destinado ao acompanhamento de mulheres em fase de transição hormonal, incluindo menopausa e pós-menopausa. O objetivo é assegurar suporte clínico, orientação e tratamento adequado para sintomas que afetam o bem-estar físico e emocional nesse período. A indicação tem como base princípios constitucionais do Sistema Único de Saúde (SUS), como a universalidade e a integralidade do atendimento, além de legislações e políticas públicas voltadas à saúde da mulher. Para Carla Messias, a medida representa um avanço significativo na política de saúde do município. “Estamos falando de dignidade, de qualidade de vida e de respeito às mulheres de Boa Vista. Esses serviços vão reduzir filas, evitar agravamentos de saúde e garantir um atendimento mais humanizado e completo”, afirmou. A proposta agora segue para análise do Poder Executivo Municipal, que deverá avaliar a viabilidade técnica e orçamentária para implementação dos novos serviços no CPCOM.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

MPRR obtém condenação de homem por violência doméstica contra ex-companheira

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) obteve a condenação de Nelson Ipuchima de Santana, de 42 anos, pelos crimes de violência doméstica praticados contra sua ex-companheira, em dois processos distintos julgados pelo 2º Juizado Especializado em Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, no último dia 25 de março. As ações penais, ajuizadas pela Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher em 2023 e no dia 27 de fevereiro deste ano, evidenciam um histórico de violência reiterada, marcado por ameaças, invasões de domicílio, furtos e agressões psicológicas, em contexto de relação íntima de afeto e desigualdade de gênero. Em um dos casos, o réu foi condenado por invadir a residência da vítima e furtar uma bicicleta utilizada para o deslocamento dos filhos, além de alimentos, enquanto a mulher estava no trabalho. Conforme apurado, o acusado monitorava a rotina da vítima e se aproveitava de sua ausência para praticar os crimes. Segundo a denúncia do MPRR, a vítima relatou que o homem frequentemente rondava sua residência, gerando medo constante, inclusive na presença dos filhos menores. Em outro processo, o acusado foi condenado por ameaças de morte e violência psicológica. De acordo com a decisão judicial, mesmo após o término do relacionamento, ele comparecia repetidamente à casa da vítima, geralmente embriagado, proferindo xingamentos e intimidações. De acordo com o MP, a vítima precisou mudar de endereço diversas vezes para tentar se proteger, além de enfrentar dificuldades para manter sua rotina de trabalho e sustentar a família diante do medo constante e da instabilidade provocada pelas ações do agressor. Segundo as decisões judiciais, os crimes foram praticados de forma reiterada, em contexto de violência doméstica, muitas vezes na presença dos filhos do casal, o que evidencia a gravidade das condutas. Somadas as penas, o réu foi condenado a 2 anos, 3 meses e 25 dias de prisão, bem como indenização mínima de R$ 3 mil à vítima por danos morais. O regime inicial de cumprimento da pena foi fixado como semiaberto. Além disso, Nelson Ipuchima deverá cumprir medidas protetivas, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica, manutenção de distância mínima da vítima, como forma de garantir a segurança da ex-companheira. O promotor de justiça, Hevandro Cerutti, reforça que a violência doméstica vai além das agressões físicas e pode se manifestar por meio de ameaças, controle, perseguição e danos emocionais, afetando diretamente a autonomia e a segurança da vítima. “É uma realidade dura, em que a vítima, além de lidar com ameaças e importunações, ainda precisa seguir trabalhando para sustentar os filhos e manter a rotina da casa. Trata-se de um fardo que vai muito além do episódio isolado de violência, pois impacta diretamente a dignidade, a saúde emocional e a autonomia dessa mulher”, afirmou. Hevandro Cerutti também ressaltou que, embora haja responsabilização criminal, as penas previstas na legislação brasileira para esse tipo de crime ainda são, em muitos casos, limitadas. “As sanções aplicadas refletem o que está previsto em Lei. Não se trata de uma escolha do Ministério Público e Judiciário, mas de um modelo legal que, muitas vezes, resulta em punições consideradas brandas diante da gravidade e da reiteração das condutas. Por isso, é fundamental que a sociedade compreenda a importância da denúncia e do fortalecimento das políticas públicas de proteção à mulher”, finalizou o promotor de Justiça.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Prefeitura convoca 677 profissionais para reforçar a Rede Municipal de Ensino

Edital contempla cargos de cuidador, assistente de aluno, professor, merendeira, vigia, entre outros Como forma de reforçar o quadro de profissionais da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Boa Vista inicia nesta quarta-feira, 1°, a convocação de 677 candidatos aprovados no Processo Simplificado n° 003/2025 para atuarem em escolas da zona urbana, rural e indígena da capital. O Edital de Convocação (n° 003/2026) será publicado no Diário Oficial (DOM) desta terça-feira, 31, contemplando cargos de cuidador, assistente de aluno, professor, merendeira, vigia, entre outros. Nesta etapa, são convocados profissionais que vão atuar na zona urbana, área indígena e área rural, reforçando as equipes escolares e garantindo o funcionamento adequado das unidades de ensino da capital. A entrega da documentação já inicia nesta quarta-feira, 1º, e segue até o dia 7 de abril, exclusivamente pelo Portal do Cidadão (saiba mais, logo abaixo). A maior parte das vagas está concentrada na zona urbana, com 615 convocados, seguida pela área indígena, com 32 candidatos, e pela área rural, com 30 convocados. Distribuição das vagas: Zona urbana – 615 vagas •⁠ ⁠Assistente de Aluno – 42•⁠ ⁠Auxiliar Operacional – 3•⁠ ⁠Controlador de Acesso – 42•⁠ ⁠Cuidador Escolar – 400•⁠ ⁠Merendeiro – 27•⁠ ⁠Monitor de Transporte Escolar – 8•⁠ ⁠Professor de Educação Básica – Pedagogia – 22•⁠ ⁠Professor Licenciado em Artes – 20•⁠ ⁠Professor Licenciado em Ciências – 3•⁠ ⁠Professor Licenciado em Educação Física – 11•⁠ ⁠Professor Licenciado em Ensino Religioso – 3•⁠ ⁠Professor Licenciado em Geografia – 2•⁠ ⁠Professor Licenciado em História – 3•⁠ ⁠Professor Licenciado em Língua Espanhola – 1•⁠ ⁠Professor Licenciado em Língua Inglesa – 2•⁠ ⁠Professor Licenciado em Língua Portuguesa – 3•⁠ ⁠Professor Licenciado em Matemática – 3•⁠ ⁠Professor Licenciado em Pedagogia – Braille – 2•⁠ ⁠Vigia – 22 Área indígena – 32 vagas •⁠ ⁠Cuidador Escolar – 2•⁠ ⁠Merendeira – 2•⁠ ⁠Monitor de Transporte Escolar – 14•⁠ ⁠Professor de Educação Básica – Pedagogia – 9•⁠ ⁠Professor de Educação Básica Indígena – Sala de Recursos Multifuncionais – 3•⁠ ⁠Vigia – 2 Área rural – 30 vagas •⁠ ⁠Assistente de Aluno – 6•⁠ ⁠Cuidador Escolar – 14•⁠ ⁠Merendeira – 2•⁠ ⁠Professor de Educação Básica – Pedagogia – 5•⁠ ⁠Professor Licenciado em Educação Física – 3 Envio da documentação Os candidatos convocados deverão enviar a documentação exigida entre os dias 1º e 7 de abril, por meio do Portal do Cidadão, disponível no site oficial da Prefeitura de Boa Vista (www.boavista.rr.gov.br), no caminho: Serviços > Admissão de Pessoal > Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) / Processo Seletivo. É necessário apresentar toda a documentação prevista no edital dentro do prazo estabelecido. O não envio dos documentos, a apresentação incompleta ou o descumprimento das exigências implicará na desclassificação automática do candidato. Para os candidatos convocados inscritos na condição de pessoa com deficiência (PCD), a admissão também estará condicionada à avaliação da Junta Médica para à aptidão para o exercício das atribuições do cargo. Por Marcus Miranda

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Dia da mentiraSem água em vários bairros de Boa

De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima , o Centro de Reservação e Distribuição São Pedro, localizado na rua Raimundo Marques, bairro Caçari, será temporariamente desligado nesta quarta-feira, 1º de abril, para a realização de manutenção na rede adutora de 200 mm.O serviço ocorrerá das 9h às 12h, com interrupção temporária no abastecimento de água. Durante o período, o fornecimento poderá ser afetado nos bairros Centro, São Pedro, Aparecida, São Francisco, Bairro dos Estados, Caçari, Paraviana, Airton Rocha, 31 de Março, Parque Caçari e River Park. A Caer ressalta que equipes técnicas estarão mobilizadas para concluir os serviços no menor tempo possível, com retomada gradual do abastecimento após a finalização dos trabalhos. A companhia agradece a compreensão de todos e disponibiliza canais de comunicação para que os usuários possam esclarecer dúvidas sobre saneamento básico.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Patrulha da Chuva já removeu mais de 700 toneladas de resíduos

Com a chegada do inverno em Boa Vista, a Patrulha da Chuva intensifica a limpeza preventiva para garantir o escoamento da água e mais segurança à população. De janeiro a março, já foram retiradas cerca de 156 toneladas de resíduos de ruas, avenidas, canais e valas, além de outras 557 toneladas das bocas de lobo, com o uso do caminhão hidrojato, para evitar alagamentos. Para reforçar esse trabalho, a cidade passa a contar com dois novos equipamentos mecanizados: a capinadeira, utilizada na limpeza de sarjetas, com remoção de areia e vegetação, facilitando o escoamento da água; e a roçadeira hidráulica, acoplada ao trator agrícola, responsável pela manutenção das áreas às margens de BRs e RRs. De acordo com o secretário municipal de Conservação Pública, Daniel Lima, a prefeitura tem ampliado os serviços de limpeza e prevenção, antecipando-se ao período chuvoso. Ele destaca ainda que, entre setembro do ano passado a março deste ano, mais de 1.000 bocas de lobo passaram por limpeza preventiva na cidade. “A proposta é intensificar essas ações para garantir o escoamento da água e reduzir alagamentos. Agora, a cidade também passa a contar com esses dois novos equipamentos mecanizados. Nosso cronograma é definido por equipes técnicas da Secretaria Municipal de Conservação Pública (SMCP), com base nos pontos críticos de alagamento e nas demandas registradas pela população por meio da Central 156”, destacou o secretário. Por Wandilson Prata

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Denarium mira Senado e de tabela quer colocar toda família na política roraimense

O ex-governador Antonio Denarium (PP) tem um projeto audacioso de poder em Roraima. Ele, além de focar numa vaga no Senado Federal, quer eleger o irmão Orcini Garcia e a cunhada Tânia Soares, hoje secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) como deputados federais. Fontes do Portal “O Caburaí” receberam a informação que a outra cunhada, Leila Perussolo poderá ser a suplente de Denarium na candidatura ao Senado.  Atualmente Denarium já tem o sobrinho Lucas Souza como deputado estadual e a esposa, Simone Denarium, como conselheira no Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR). Todas essas articulações mostram que o poder vale mais que qualquer coisa. Mesmo cassado quatro vezes Denarium tem a tranquilidade de articular e tramar um “bem bolado” para garantir toda a família na política.  Outro ponto a se destacar é que a ex-secretária estadual de Saúde, a toda poderosa Cecilia Lorenzon, será candidata nas eleições desse ano com a benção do ex-governador. Ela foi alvo de várias denúncias e até operações da polícia e que recentemente foi denunciada por estar estudando medicina em Manaus (AM), mesmo com o cargo de secretária estadual no Governo de Roraima.  O pau que rola nas redes sociais é que Roraima é terra de ninguém? Será? Será? 

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Filha de capitão da PMRR é indiciada por morte de enfermeira em acidente de trânsito na Ville Roy

A filha de 19 anos, do capitão Helton Jhon Silva de Souza, da Polícia Militar de Roraima (PMRR), foi indiciada pela Polícia Civil (PCRR) por homicídio culposo pela morte da enfermeira Patrícia Melo da Silva, de 53 anos. A vítima morreu após um acidente de trânsito na avenida Ville Roy, em fevereiro deste ano. De acordo com a Civil, a jovem conduzia uma caminhonete Chevrolet S-10 e bateu na traseira da motocicleta pilotada pela vítima. Ambos os veículos trafegavam no sentido bairro/centro. Com o impacto, Patrícia Melo sofreu ferimentos graves, incluindo traumatismo cranioencefálico. Ela chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada ao Hospital Geral de Roraima (HGR), mas não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade. Conforme a Civil, o caso foi registrado na mesma noite e passou a ser investigado pela especializada. Ela reuniu elementos técnicos e testemunhais para esclarecer a dinâmica do acidente. Alta velocidade O delegado Eric Pereira, explicou que o laudo pericial de análise de imagens apontou que a caminhonete trafegava em velocidade média de aproximadamente 95 km/h antes do impacto. Isso em uma via com limite de 60 km/h, sendo o excesso de velocidade identificado como fator determinante para a batida. Do mesmo modo, o delegado destacou que, embora testemunhas tenham relatado que a investigada teria mencionado a ingestão de bebida alcoólica, não ocorreu o exame de alcoolemia no momento do fato, o que impossibilitou a comprovação técnica dessa circunstância. Também não houve acionamento para a realização da perícia imediata no local. As investigações Durante a investigação, segundo o delegado, a equipe colheu depoimentos de policiais militares, profissionais do SAMU e testemunhas presenciais, que confirmaram a dinâmica do acidente, incluindo o arrastamento da motocicleta após a colisão. A investigada passou por interrogatório na presença de advogado. Como resultado, exerceu o direito de permanecer em silêncio quanto aos fatos. Ela então declarou apenas que não teve intenção de provocar o resultado e que se solidariza com a família da vítima. Com base nos laudos periciais e nos elementos reunidos, o delegado concluiu pela materialidade do crime e pelos indícios suficientes de autoria. Segundo ele, com as lacunas decorrentes da ausência de exame de alcoolemia, não houve elementos que permitissem caracterizar dolo eventual. Razão pela qual ocorreu o indiciamento por homicídio culposo na direção de veículo automotor. Agora, o Poder Judiciário vai receber o procedimento para as providências legais cabíveis que o caso pede. Com informações do Roraima em Tempo

VER COMPLETO »
Opinião

Até quando vai durar a fidelidade de Edilson Damião à Denarium?

A fidelidade quase sempre é condicionada ao tempo, ao poder e às urnas. A ascensão de Edilson Damião (UB) ao comando do Estado, após a saída de Antonio Denarium (PP) sob a sombra de uma possível cassação pelo TSE, carrega uma dúvida que pode pesar muito nos próximos meses. Ao afirmar que faria poucas mudanças no secretariado, Damião sinalizou continuidade, e mais do que isso, gratidão política, devido a trajetória construída por Denarium. Historicamente, governadores que assumem em contextos semelhantes enfrentam um dilema clássico: permanecer como extensão de quem saiu ou construir uma identidade própria. Até as eleições, a tendência de Damião será de manutenção dessa fidelidade? Se Damião sair fortalecido das urnas, com legitimidade própria, a pressão por autonomia será inevitável. Nesse ponto, manter-se excessivamente atrelado a Denarium pode ser limitação. No fim das contas, a fidelidade de Damião a Denarium será testada com o viés de sobrevivência política.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Deputado Duda Ramos enfrenta os preços abusivos e apresenta projeto para baratear voos na região norte

Proposta inédita cria política nacional para garantir voos, reduzir tarifas e proteger o Norte do aumento das passagens após a reforma tributária. Diante dos altos custos das passagens aéreas, que impactam diretamente a vida da população de Roraima, o deputado Duda Ramos apresentou um projeto que cria a Política Nacional de Conectividade Aérea da Amazônia Legal. O PL 1408/2026 busca reduzir tarifas, garantir voos regulares e evitar que os preços aumentem ainda mais após a reforma tributária. Hoje, viajar saindo de Roraima é uma realidade desigual. Enquanto em outras regiões do país há passagens entre capitais por valores entre R$ 300 e R$ 600, trechos como Boa Vista, Brasília ou Boa Vista, Manaus frequentemente ultrapassam R$ 1.500, podendo chegar a R$ 3.000, mesmo fora de períodos de alta demanda. O compromisso do parlamentar é claro. “Quero evitar que o povo pague a conta. Precisamos garantir que a Amazônia continue conectada, sem pesar ainda mais no bolso de quem depende do transporte aéreo no dia a dia.” Afirma. A proposta apresentada por Duda Ramos cria mecanismos como compensação tributária, equalização tarifária, garantia de rotas estratégicas e incentivos para operação em áreas de menor demanda. O objetivo é assegurar que estados como Roraima não fiquem isolados e que a população tenha acesso a voos com preços mais justos, as companhias aéreas já sinalizaram que vão repassar os custos aos consumidores. “Desde o primeiro dia de mandato, minha prioridade é baratear as passagens no Norte. Não vou aceitar que as companhias repassem custos para o povo de Roraima, essa conta não pode cair no colo de quem já paga mais por tantos anos”. Destaca o parlamentar. Além do custo elevado, o projeto leva em consideração a dependência do transporte aéreo em Roraima, onde muitas vezes não há alternativas viáveis por estrada ou via fluvial, impactando o acesso à saúde, ao trabalho e ao desenvolvimento econômico. A proposta ainda será analisada nas comissões da Câmara dos Deputados, mas já coloca em pauta um dos principais desafios da região Norte: garantir o direito de ir e vir sem que isso represente um custo abusivo para a população.

VER COMPLETO »