22 de junho de 2026 23:15

Últimas notícias

Últimas notícias

Pleno do Tribunal de Justiça decide assumir caso Romano dos Anjos

Decisão ocorre após defesa de Jalser Renier, que é suspeito de ser o mandante do crime, entrar com um pedido de habeas corpus para que o processo volte à instância superior O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) aprovou nesta terça-feira, 24, o pedido de habeas corpus do ex-deputado Jalser Renier. Com isso, o caso Romano dos Anjos volta a tramitar em segunda instância. Os juízes Luiz Fernando Castanheira Mallet e Graciete Sotto Mayor, assim como o desembargador Jésus Nascimento, votaram por unanimidade. Agora, todos os acusados de sequestrar e torturar o jornalista serão julgados pelo Pleno do Tribunal, isto é, por desembargadores, de forma colegiada.  A medida ocorre após a defesa de Renier, que é suspeito de ser o mandante do crime, questionar a competência da 1ª Vara Criminal de Boa Vista para conduzir o caso.  O andamento do processo em primeira instância foi suspenso pelo desembargar Ricardo Oliveira no dia 22 de janeiro, até a análise do habeas corpus. Com a decisão de hoje, a Justiça reconheceu que Jalser tem foro privilegiado por prerrogativa de função, com base no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de que as ações contra autoridades devem ser mantidas em segunda instância mesmo após o fim do mandato ou saída do cargo.  À época do crime, ocorrido em outubro de 2020, Renier era deputado estadual. Ele foi denunciado pelo Ministério Público em 2021, se tornou réu em junho de 2022 e foi cassado em setembro do mesmo ano. Fonte: Roraima em Tempo

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Prefeitura instala semáforo no cruzamento da avenida Brasil com a rua Capitão Clóvis no Bairro São Bento

Para garantir melhor fluidez no trânsito da avenida Brasil (BR-174 Sul), a Prefeitura de Boa Vista instalou um semáforo no cruzamento com a Rua Capitão Clóvis da Costa, São Bento. O serviço está em fase de conclusão e vai permitir aos moradores acesso direto à rodovia, otimizando tempo e a trafegabilidade de pedestres, motoristas e motociclistas. Ao todo, Boa Vista conta com 97 semáforos em toda a cidade. Segundo o prefeito Arthur Henrique, esta era uma obra aguardada há muito tempo pelos moradores, que antes precisavam percorrer um longo caminho para fazer o retorno pela avenida Brasil. Além disso, a via recebeu serviços de drenagem, asfaltamento e urbanização. “Trata-se de um semáforo com três tempos. Quem sair de Boa Vista em direção a Manaus e precisar fazer o retorno poderá acessar a via secundária e entrar novamente na BR-174, voltando para Boa Vista. No sentido contrário, agora há três faixas: quem estiver vindo de Manaus poderá aguardar o sinal abrir e converter diretamente para o bairro São Bento. Isso representa mais agilidade para toda a região”, enfatizou o prefeito. Vias secundárias foram implantadas para fluidez Pensando de forma estratégica, também foi instalado um novo abrigo de ônibus na Rua Capitão Clóvis, para organizar e dar segurança a quem utiliza o transporte público. Além dessas implantações, o Distrito Industrial também recebeu um novo acesso direto para a avenida Brasil. Essa obra facilitará a saída e entrada de quem trafega pela via. O serviço de implantação do semáforo será concluído ainda esta semana. O novo acesso facilita a locomoção dos moradores Para quem mora no bairro, o semáforo significa um grande avanço. O autônomo Elson Dias é morador do São Bento há 12 anos e agradeceu à prefeitura pelo serviço. “A obra ficou ótima. Merece ‘nota mil’. Sou muito grato. Para mim, vai melhorar a renda também, porque minha banca fica aqui na avenida e vai ter mais movimento. Antes, para ir ao centro, precisava retornar mais acima. Agora ficou melhor, porque quem vem de Manaus já entra direto no bairro. Isso melhora para todo mundo”, comentou. Texto: Ágata Macedo

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Como a bioeconomia gera novos negócios em Roraima com apoio do Sebrae

A bioeconomia virou uma estratégia importante para o desenvolvimento sustentável em Roraima. Ela junta a criação de renda, a inovação e o respeito pela natureza da Amazônia. Com a ajuda do Sebrae Roraima, pequenos negócios estão transformando recursos naturais, conhecimentos tradicionais e ciência em empresas organizadas, competitivas e alinhadas com o mercado. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI, 2013): “A bioeconomia surge como resultado de uma revolução de inovações na área das ciências biológicas. Está relacionada à invenção, desenvolvimento e uso de produtos e processos biológicos nas áreas da biotecnologia industrial, da saúde humana e da produtividade agrícola e pecuária”. O Sebrae Roraima, enxerga diversas oportunidades no setor de alimentos, bebidas, energia, higiene, cosméticos, construção e moda. Isso gera chances para quem quer empreender de forma que não prejudique o meio ambiente. Em Roraima, esse tipo de economia está crescendo por causa das características do estado e porque as pessoas estão querendo consumir mais produtos da Amazônia. É nesse cenário que aparecem pessoas que encontraram na bioeconomia uma forma de trazer novidades, ajudar a sociedade e fortalecer a economia local. Um exemplo é a Amazonsoap, criada por Mileidys Daniela Ojeda e Ana Carolina dos Santos Barreto. O que começou como um cuidado pessoal durante a pandemia virou uma empresa com uma identidade, um propósito e que valoriza a Amazônia. Elas perceberam que os sabonetes comuns faziam mal para a pele e decidiram fazer sabonetes naturais com óleos, manteigas e extratos da Amazônia. “A gente dava de presente para amigos e familiares, eles gostavam, pediam mais, e sem querer virou um negócio”, conta. Hoje, a Amazonsoap é pequena, produzindo sabonetes líquidos, shampoos, hidratantes e produtos de aromaterapia. Eles não têm loja física, mas participam de feiras e fazem entregas em casa. O plano delas é aumentar a produção, montar um laboratório e vender os produtos de Roraima para outros lugares. Outra história de quem transformou conhecimento em negócio é a da Savana Amazônica, da professora e bióloga aposentada Eliana Furtado. Depois de muitos anos pesquisando, ela viu na bioeconomia uma forma de levar seus estudos para fora da universidade. “Eu era só professora. Depois do Inova Amazônia, eu vi que podia transformar minha pesquisa em um negócio e ajudar mais a sociedade”, diz. Por quatro anos, Eliana pesquisou plantas da Amazônia com potencial para cuidar da pele, descobrindo que algumas clareiam, combatem fungos e regeneram. Com isso, ela criou uma linha de cosméticos naturais e veganos com ingredientes de Roraima. O Sebrae Roraima ajudou Eliana nessa mudança, por meio do programa Inova Amazônia, que junta inovação, bioeconomia e empreendedorismo. O Sebraetec também ajudou a Savana Amazônica a registrar cinco patentes. “O Sebrae é um parceiro importante. Eles me ajudaram com as patentes, o site, a marca, tudo. A Savana só chegou aqui porque o Sebrae me deu estrutura e conhecimento”, afirma Eliana. As histórias da Amazonsoap e da Savana Amazônica mostram como a bioeconomia está crescendo em Roraima e como o Sebrae vem construindo e desenvolvendo parte do crescimento dessas empresas. Segundo Fabiana Duarte, gestora de Inovação do Sebrae Roraima, a bioeconomia ajuda a diversificar a economia, criar renda e desenvolver de forma sustentável, sem prejudicar tanto o meio ambiente. “Além disso, os produtos da bioeconomia estão fazendo sucesso no mercado externo. O selo Amazônia faz toda a diferença e valoriza os produtos”, explica. Ela conta que, durante o Amazontech 2025, as reuniões de negócios mostraram que as pessoas estão muito interessadas em cosméticos, alimentos e bebidas da Amazônia, mostrando que Roraima tem potencial para crescer nesse mercado.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Feirão Limpa Nome começa nesta segunda com descontos de até 99%

O Feirão Limpa Nome da Serasa começa nesta segunda-feira (23) oferecendo descontos de até 99% para quem quer renegociar dívidas e sair da inadimplência. A 35ª edição do maior mutirão de negociação de dívidas do Brasil vai até 1º de abril de 2026. As negociações ocorrem por telefone, de forma online, pelo site, aplicativo e WhatsApp oficial da empresa, e presencialmente, em mais de 7 mil agências dos Correios em todo o país. Segundo a Serasa, as ofertas e condições são as mesmas em todos os canais, digitais ou presenciais. (leia mais abaixo). Segundo a empresa de proteção de crédito que funciona como um grande banco de dados sobre o histórico financeiro dos brasileiros, o país encerrou 2025 com um recorde de 81,2 milhões de inadimplentes — quase metade da população adulta (49,7%).Nesta edição, mais de 2.200 empresas parceiras, como bancos, financeiras, operadoras de telefonia, varejistas, empresas de energia, universidades e cooperativas de crédito, oferecem condições especiais para a quitação de débitos. Descontos, parcelamento e PIXDurante o Feirão, os consumidores têm acesso às melhores condições do ano para renegociar dívidas, com descontos que podem chegar a 99% e parcelamento facilitado, segundo a empresa. Em alguns casos, é possível limpar o nome na hora ao pagar a dívida via PIX. As parcelas podem começar a partir de R$ 9,90, com opções de pagamento por boleto, PIX ou cartão. Segundo a empresa, a plataforma permite negociar dívidas de diferentes segmentos, como bancos, comércio, telefonia, universidades e serviços essenciais — como contas de luz, água e gás — desde que a empresa seja parceira da Serasa na região do consumidor.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Caso Romano dos Anjos: Justiça decide amanhã sobre julgamento de ex-deputado acusado de mandar sequestrar jornalista

O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) analisa nesta terça-feira, 24, o pedido de habeas corpus para que o caso Romano dos Anjos seja julgado pelo Pleno. A medida foi solicitada pela defesa do ex-deputado Jalser Renier, que é acusado de ser o mandante do crime, que aconteceu em outubro de 2020. O julgamento está marcado para as 9h. A sessão pode ocorrer de forma presencial ou por videoconferência. Ele foi incluído na pauta pela juíza Graciete Sotto Mayor, que assumiu a relatoria do habeas corpus após o pedido de aposentadoria do desembargador Ricardo Oliveira. A defesa de Renier entrou com o pedido em janeiro. O processo foi iniciado em segunda instância, mas após Jalser perder o mandato, passou a tramitar em primeira. Agora, o ex-parlamentar quer que o processo volte para a instância superior. Caso a Justiça aceite o habeas corpus, todos os acusados de sequestrar e torturar o jornalista Romano dos Anjos serão julgados pelo Pleno do Tribunal, isto é, por desembargadores, de forma colegiada. RelembreNo dia 26 de outubro de 2020, Romano dos Anjos jantava com a esposa, Nattacha Vasconcelos, quando três bandidos armados e encapuzados invadiram a residência do casal e, assim, sequestraram o jornalista. Ele foi torturado e, em seguida, deixado em uma área rural de Boa Vista, com pés e mãos amarrados. Quase quatro anos depois, o crime segue sem desfecho na Justiça. Romano foi encontrado com o braço quebrado e as pernas lesionadas, próximo a uma árvore na região do Bom Intento. Após quase um ano de investigações, o Ministério Público de Roraima deflagrou a primeira etapa da Operação Pulitzer no dia 16 de setembro de 2021. Na ocasião, seis PMs, assim como um ex-servidor da Assembleia Legislativa foram presos. Menos de um mês depois, Jalser Renier foi preso na segunda fase da Operação Pulitzer, suspeito de ser o mandante do sequestro. À época, ele era deputado estadual. No mesmo dia, outros três policiais também foram presos. Em liberdadeRenier ficou preso por cinco dias. Com justificativa de imunidade parlamentar, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) então concedeu liberdade a Jalser com uso de tornozeleira eletrônica. Ele está solto desde então. No dia 26 de outubro de 2021, o Ministério Público denunciou Jalser Renier por oito crimes no caso Romano dos Anjos. E em setembro de 2022, ele teve o mandato cassado na Assembleia Legislativa após 27 anos ininterruptos como deputado em Roraima. Da mesma forma, outros réus acusados de envolvimento no sequestro do jornalista também foram soltos pela Justiça com medidas cautelares, no dia 11 de outubro de 2022, um dia após Romano dos Anjos voltar a apresentar na TV Imperial. Fonte: Roraima em tempo

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Gás do Povo: vale-recarga está disponível para 4,5 milhões de famílias nesta segunda

O Governo do Brasil, por meio da ​Caixa, inicia a terceira etapa da disponibilização do vale-recarga de gás de cozinha (GLP) para beneficiários do Programa Gás do Povo nesta segunda-feira (23/2). Serão contempladas cerca de 4,5 milhões de famílias em todo o Brasil. A iniciativa assegura gratuidade na recarga do botijão de gás de cozinha de 13kg a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que tenham renda per capita de até meio salário mínimo. A expectativa é de que, até março de 2026, o Gás do Povo contemple 15 milhões de famílias (cerca de 50 milhões de pessoas), incluindo aquelas que migraram do Auxílio Gás dos Brasileiros (Lei nº 14.237/2021) e que se enquadram nas regras da nova modalidade. ​ A recarga gratuita do botijão de gás poderá ser realizada pelo responsável familiar diretamente nas revendedoras que aderiram voluntariamente ao programa, sem intermediários, por meio de validação eletrônica na azulzinha (maquininha de cartões), por uma das seguintes formas: Cartão com chip do Bolsa Família e senha; Cartão de débito de conta Caixa e senha; CPF com código de validação enviado ao celular cadastrado na Caixa. A Caixa faz a operacionalização do programa e também disponibiliza o sistema para adesão das revendedoras de gás desde 23 de outubro de 2025. Para participar, as empresas devem estar cadastradas na ANP, em situação regular junto à Receita Federal, possuir conta corrente PJ na Caixa e utilizar a azulzinha como meio de pagamento. Com o marco de 10 mil pontos de comercialização credenciados em menos de dois meses, uma em cada seis revendas de GLP do país está conectada à iniciativa.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Prefeito Arthur Henrique inaugura Complexo da Primeira Infância no bairro Pedra Pintada

Espaço é composto por: Praça José Francisco Gomes, Jardim Filtrante e Escola Municipal Professor Fridman da Cunha Nascimento Integrando educação, lazer e sustentabilidade ambiental, a Prefeitura de Boa Vista inaugurou neste sábado, 21, o Complexo da Primeira Infância Missionária Pauline Suellen da Silva Andrade, no bairro Pedra Pintada. O espaço é formado pelo Jardim Filtrante, pela Escola Municipal Professor Fridman da Cunha Nascimento e pela Praça José Francisco Gomes. “É uma entrega extremamente importante para um bairro relativamente recente. Já entregamos uma Unidade Básica de Saúde (UBS), inauguramos há poucos dias a primeira escola do bairro e, agora, é a vez do Complexo da Primeira Infância. Tenho certeza de que as famílias vão aproveitar ao máximo”, destacou o prefeito Arthur Henrique. 1ª praça do Pedra Pintada Sendo um espaço de lazer e convivência familiar, a Praça José Francisco Gomes conta com playground, academia ao ar livre, quadra poliesportiva coberta com grama sintética, campo de futebol society e quadra de vôlei de areia, incentivando a prática de esportes e a convivência social para diferentes idades. Há 9 anos no bairro, a dona de casa Nádia de Paula disse que o complexo representa uma mudança na qualidade de vida dos moradores. “O Pedra Pintada é grande e não contava com espaço de lazer. Agora está maravilhoso e eu espero que as pessoas cuidem, porque esse lugar será muito utilizado por mim e pela minha família”, explicou. Para a farmacêutica Pâmela Sousa, o espaço simboliza uma nova fase para o Pedra Pintada. “É um importante avanço para o bairro. Além de incentivar a prática de esportes e o convívio familiar, é uma oportunidade de crescimento e empreendedorismo. Se antes a gente se deslocava para outras praças, agora podemos usufruir de um espaço como esse a poucos metros de casa”, contou. Um espaço para a criançada se divertir Inaugurada no início do mês, a Escola Municipal Professor Fridman da Cunha Nascimento oferta 840 vagas para crianças de 2 a 5 anos. Primeira unidade de ensino do Pedra Pintada, atende crianças nas etapas de creche e pré-escola. Neste sábado, 21, alunos da instituição participaram da inauguração na área do Jardim Filtrante, localizado na lateral da escola. “É uma forma de as crianças se aproximarem ainda mais da instituição. Esse sentimento de pertencimento, cuidado e inclusão faz a diferença. Agora eles vão passar por aqui e ver as próprias mãozinhas no muro e as amarelinhas no chão”, explicou a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Governo, Maria Consuêlo Sales. Com 719 metros quadrados de área, o Jardim Filtrante integra um Sistema de Gestão de Águas Pluviais, composto ainda por um reservatório subterrâneo de retenção. O processo envolve captação, pré-detenção, filtração e tratamento da água da chuva, contribuindo para melhorar o escoamento no local.Oportunidade de empreendedorismo Na praça, a população conta ainda com quiosques de alimentação variados. Um deles é gerido por Elton Sena, que mora há 8 anos no bairro. “A expectativa é crescer e expandir ainda mais o negócio, que antes funcionava em uma casa alugada, aqui mesmo no Pedra Pintada, com quatro funcionários. E hoje, temos oito aqui no quiosque, o que fortalece também a geração de emprego na região”, destacou. A praça também contará com uma feirinha, que vai funcionar todas as sextas, das 18h às 22h. Quem acompanhou esse desenvolvimento de perto foi a dona de casa Marileuza de Souza. Ao lado da enteada e do neto, ela acompanhou a inauguração, fortalecendo os empreendedores locais. “Estávamos esperando por isso há muito tempo. Eu caminho e corro todo dia, e agora tenho um lugar seguro para isso. Amei o espaço e espero que as pessoas preservem”, falou. Quem são os homenageados? O complexo leva o nome da Missionária Pauliane Suellen da Silva, uma das primeiras moradoras do Pedra Pintada. Conhecida como Tia Pauli, ela dedicou a vida aos cuidados das crianças e das famílias em situação de vulnerabilidade, participando ativamente das lutas e conquistas do bairro, além de ajudar os moradores com cesta básica, material escolar e apoio social. Já a praça homenageia o goiano José Francisco Gomes, conhecido como “Ferrinho”, que chegou a Roraima em 2015. Empresário do ramo metalúrgico, ingressou nas corridas de rua e passou a treinar com amigos na região do Bom Intento, tendo se destacado na comunidade da corrida. “Ele tinha satisfação em ajudar o próximo, então deixar essa praça com o nome dele é uma forma de representar a história e o legado dele. Eu só tenho a agradecer ao prefeito Arthur e à prefeitura pela homenagem. Que essa praça faça muitas pessoas felizes”, contou Pablo Gomes, filho do homenageado.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Convidados sem noção – Denarium e Mecias lavam roupa suja em aniversário de prefeita de Caracaraí 

O que era para ser um momento de descontração e comemoração do aniversário da prefeita de Caracaraí Diane Coelho (PP) se tornou numa picuinha entre o governador Antonio Denarium (Republicanos) e o senador Mecias de Jesus (Republicanos). No mesmo instante que Mecias anunciou a candidatura ao Senado, Denarium cobrou a desistência dele para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RR). O momento inesperado foi filmado pelos convidados e logo caiu nas redes sociais. Logicamente que ali não era local ou momento para lavagem de roupa suja entre os dois políticos. O pior nem foi a pergunta de Denarium, mas a resposta de Mecias afirmando que ainda tem um prazo para anunciar a possível desistência, cozinhando Denarium mais uma vez.  Veja o vídeo: Como já era aguardado, o clima entre os dois não é dos melhores. Apesar de aparentarem estar juntos na campanha de 2026 é claro e perceptível que existe uma rusga entre ambos.  Se Denarium pensava que tiraria Mecias da disputa ao Senado dando de presente a vaga de conselheiro, pelo que tudo indica isso poderá não ocorrer. Resta saber se o senador está falando a verdade e se Denarium conseguirá as liminares para concorrer ao Senado, tendo em vista que ele está cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE/RR). Como dizia o ex-governador Ottomar de Souza Pinto: “Em Roraima até boi voa”. 

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Polícia Civil inicia ações preventivas para o combate ao uso de drogas

A PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio do Denarc (Departamento de Narcóticos), iniciou as ações preventivas de combate ao uso de drogas no ano de 2026, com a realização de duas palestras no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem), localizado no bairro Asa Branca. As atividades fazem parte do planejamento anual do Denarc e do NN (Núcleo de Narcóticos), que promovem ações educativas sobre os efeitos físicos, emocionais e psíquicos do uso de drogas, com o objetivo de reduzir fatores de risco e fortalecer fatores de proteção, especialmente entre crianças e adolescentes, por meio de estratégias educacionais, sociais, familiares e de saúde. Ao todo, 95 estudantes do Curso de Aprendizagem de Qualificação Profissional Comercial participaram das palestras. Na quarta-feira (19), a ação contou com a presença de 45 alunos e, na quinta-feira (20), outros 50 estudantes participaram da programação. De acordo com o diretor do Denarc, Herbert de Amorim Cardoso, o evento marca o início de uma série de iniciativas que serão desenvolvidas no decorrer de 2026. “Essa palestra dá início a uma série de ações planejadas pelo Denarc em parceria com o Núcleo de Narcóticos; com o objetivo de fortalecer o trabalho de prevenção junto a diferentes públicos, e a atividade realizada com os alunos do Senac representa um passo importante nesse processo”, afirmou Herbert Amorim. As instituições interessadas em agendar palestras ou encaminhar demandas relacionadas à prevenção e ao combate ao uso de drogas, segundo o diretor, devem entrar em contato pelo e-mail denarc@policiacivil.rr.gov.br, canal oficial do Denarc para solicitação de palestras.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Mecias aparece ao lado de Denarium em festa e anuncia candidatura ao Senado, governador pediu vaga do TCE

O clima esquentou entre o governador Antonio Denarium (PP) e o senador Mecias de Jesus (Republicanos) neste sábado, 21, durante um aniversário no interior de Roraima.  Durante a fala, Mecias anunciou que será candidato a reeleição ao Senado e citou que ele e Denarium estarão juntos em Brasília (DF). O momento levantou os convidados do aniversário que aplaudiram e gritaram. Mas ao final das falas dos convidados, Denarium cobrou de Mecias que “devolva” a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RR). O senador lembrou que tem até o dia 15 de março para decidir definitivamente.  Veja o vídeo: 

VER COMPLETO »