22 de junho de 2026 20:31

Últimas notícias

Últimas notícias

Prefeito Arthur Henrique entrega caminhões a produtores rurais e reforça agricultura familiar

Com a aquisição dos veículos, município agora conta com 149 máquinas e implementos, incluindo tratores, pás carregadeiras, escavadeiras e patrola Em mais uma ação que fortalece a agricultura familiar em Boa Vista, o prefeito Arthur Henrique entregou 4 caminhões a produtores rurais, nesta sexta-feira, 27, no Centro de Difusão Tecnológica (CDT), região do Bom Intento. Modelo Iveco 11 190 com carroceria, os veículos serão utilizados para o transporte de insumos e escoamento da produção no município. Com a aquisição, a prefeitura passa a contar com 149 máquinas e implementos, entre tratores, caminhões, pás carregadeiras, escavadeiras, patrola, dentre outros. Arthur Henrique ressaltou que produtores da zona rural e comunidades indígenas da capital recebem apoio constante da gestão. “Com esses equipamentos, os agricultores conseguem preparar a terra e plantar sementes. E ainda contam com o apoio técnico para um bom cultivo. Na hora da colheita, a prefeitura entra também com maquinário, com colheitadeira e faz o transporte até a cidade, local de destino do maior volume da produção. Dessa forma, a gente faz a agricultura familiar de Boa Vista ser rentável”, disse. Desde a implantação do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), 1.986 famílias foram atendidas com plantio em 4.435 hectares. O presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar do Projeto de Assentamento Nova Amazônia I, João Bosco, agradeceu o apoio da prefeito, que tem reduzido custos operacionais. “Esses caminhões vão contribuir com o escoamento dos nossos produtos, porque é caro levar para a cidade e vender. Recebemos apoio constante das equipes do município ems nossas terras e isso garante que tenhamos o melhor produto. A prefeitura se tornou indispensável para quem vive no campo”, destacou. Até o momento, mais de R$ 77 milhões foram investidos na agricultura familiar de Boa Vista. Para 2026, a previsão é que sejam aplicados R$ 43 milhões em novos investimentos. Tuxaua da comunidade Vista Alegre, Alcinésio Chagas, relata que as máquinas e implementos da prefeitura têm feito a diferença. “Esses equipamentos da prefeitura são nossa força na comunidade. Tesse apoio deixa a gente muito feliz. Estamos sempre em contato com o pessoal da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, recebendo a ajuda dos técnicos. O prefeito Arthur e sua equipe têm apoiado em todos os momentos das nossas produções”, destacou.Os veículos foram adquiridos com convênio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), resultado de emendas do senador Chico Rodrigues. O investimento total é de R$ 1,5 milhão. Investimento constante Para reforçar o compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar, a Prefeitura de Boa Vista tem feito constantes reinvestimentos nas cooperativas. No início do ano doou uma plantadeira de arrasto com 7 linhas à Cooperativa Agropecuária dos Cinco Polos (Coopercinco). Ainda, no ano passado, um drone agrícola foi entregue a cooperativa, atendendo a proposta de reinvestimento da organização. Para que a ferramenta seja usada da melhor forma, cooperados passaram por uma capacitação técnica de operação do equipamento com segurança e eficiência. Texto: Jaqueline Pontes

VER COMPLETO »
Últimas notícias

MPRR realiza no domingo 4ª corrida alusiva ao aniversário de 34 anos da Instituição

Será no próximo domingo, 01 de março, a 4 ª Corrida de rua do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR). Cerca de 700 atletas estão inscritos para a prova de 5 km com trajeto entre as avenidas Santos Dumont e Getúlio Vargas. Com o tema “34 anos: proteção ao cidadão é o que nos move!”, a corrida está prevista para iniciar às 7 h, com largada em frente à sede do MPRR, localizada na avenida Santos Dumont, 710, no bairro São Pedro. A organização do evento fará a entrega de premiação em dinheiro, troféus e brindes aos vencedores nas categorias público geral e interno, PCD (visual, cadeirante/físico e TEA) e idosos acima de 60 anos. Todos os corredores inscritos que concluírem a prova receberão medalha de participação. As inscrições foram esgotadas, sinalizando a crescente participação do público no evento a cada ano. A organização da corrida informa que trechos das avenidas Santos Dumont e Getúlio Vargas estarão parcialmente bloqueados ao trânsito de veículos entre 6 h30 min e 8 h da manhã. Neste ano, o evento repetirá a corrida Kids, voltada para crianças de 02 a 13 anos, que será no sábado, dia 28 de fevereiro. A largada será às 17h, em frente ao MPRR. Premiação por categorias A classificação para fins de premiação obedecerá a ordem de chegada, com base no tempo bruto de de cada atleta. Os prêmios, medalhas e troféus serão entregues após a conclusão da prova.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Apresentador de TV suspeito de estupro e aborto forçado vai a júri

Suspeito de estuprar uma mulher, provocar aborto e submetê-la a violência psicológica, o ex-apresentador de televisão Alex Mendes Braga (foto em destaque) será julgado pelo Tribunal do Júri Popular no Amazonas. A decisão de pronúncia foi proferida nos autos do processo, que tramita na 3ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus. O suspeito está preso desde 12 de novembro de 2024. Segundo as investigações, o jornalista teria estuprado, provocado aborto, perseguido e cometido violência psicológica contra uma mulher, de 28 anos. Texto: Letícia Guedes

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Blitz educativa orienta população sobre riscos do trabalho infantil

Ação reuniu equipes de assistência social e trânsito no cruzamento das avenidas Ataíde Teive com a São Sebastião Entrega de panfletos, diálogo com a comunidade e muita informação. Assim foi a manhã desta sexta-feira, 27, no cruzamento das avenidas Ataíde Teive com São Sebastião, onde uma ação conjunta levou orientações à população sobre os riscos do trabalho infantil. Coordenada pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), a ação contou com profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) União e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Centro. A Superintendência Municipal de Trânsito (SMTRAN) deu suporte à abordagem. À frente da blitz, a técnica de referência do PETI, Ivanessa Rosas, explicou como o programa atua de forma integrada com outras políticas sociais e destacou a importância de estar presente em pontos estratégicos da cidade, de forma a sensibilizar a população, especialmente as famílias, sobre a importância da criança ser criança. “A gente atua em diálogo com as diversas políticas sociais que o município oferece. Nós promovemos a blitz educativa uma vez por mês, sempre escolhendo um ponto diferente. Queremos mobilizar a população para entender que o trabalho infantil é uma violação de direitos. Muita gente ainda acha que o trabalho precoce é algo bom, mas esquece dos prejuízos educacionais, físicos e emocionais que ele traz”. Ivanessa também chamou atenção para os canais de denúncia disponíveis e lembrou que o trabalho do PETI vai muito além das ações educativas nas ruas. “No nosso material impresso, temos o número do Disque 100 e do 156. Qualquer cidadão que perceber uma violação pode denunciar. Além disso, o PETI atua na identificação de casos, na abordagem social e no acompanhamento das famílias. Verificamos se a criança está na escola, se a família tem cadastro único, e buscamos inserir essas pessoas nas políticas sociais”. Entre os pedestres que receberam o material informativo, o aposentado João Pereira fez questão de elogiar o trabalho das equipes. “É muito legal o que estão fazendo. É bom ver que estão divulgando informações para o pessoal que não conhece. Os pais colocam os filhos para trabalhar cedo e não entendem que isso só prejudica a saúde e o aprendizado deles”.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

ANEEL esclarece no Senado aumento de 24% na conta de luz em Roraima

No início do mês, Teresa Surita protocolou no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) um Agravo de Instrumento pedindo a suspensão imediata do reajuste de aproximadamente 24% na tarifa de energia elétrica autorizado pela ANEEL para o Estado de Roraima. A ação questionava a forma abrupta como o aumento foi aplicado, logo após a interligação do Estado ao Sistema Interligado Nacional, sem qualquer mecanismo de transição gradual. A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou em janeiro o reajuste. E nesta quinta-feira, 25/2, o diretor-geral da autarquia, Sandoval Feitosa, foi convidado a prestar esclarecimentos sobre essa medida na Comissão de Fiscalização e Controle do Senado Federal. A prestação de contas ocorreu nesta semana. O diretor alegou que o aumento decorreu, principalmente, dos encargos setoriais, responsáveis por 9% da parcela de aumento. Outro motivo citado por ele foi a interligação de Roraima ao SIN (Sistema Interligado Nacional), que permite a transferência de energia, podendo evitar apagões. O diretor da ANEEL disse que para 2027 há uma previsão de tarifa mais baixa, em razão do desligamento de parte das usinas termelétricas do estado. Fonte: Agência Senado

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Ópera “Orfeo & Eridice” será apresentada neste sábado (28), no Teatro Municipal

Promovido pela Companhia de Ópera de Roraima espetáculo ocorre a partir das 20h, na Sala Roraimeira. Entrada gratuita A Companhia de Ópera de Roraima apresenta neste sábado (28) o espetáculo “Orfeo & Euridice”, ópera em 3 atos de C. W. Gluck. Será a partir das 20h, no Teatro Municipal — Sala Roraimeira. A entrada é gratuita (os ingressos podem ser retirados 1h antes, no hall de entrada do teatro) e a classificação é livre (menores de 12 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis). “Ela morreu, mas o amor não aceitou o fim! Ele chorou e o submundo escutou! Guiado apenas por sua música, Orfeo desce ao mundo dos mortos para trazer Euridice de volta à vida. Os deuses permitem, mas com uma condição cruel: ele deve guiá-la para fora do submundo sem olhar para ela nenhuma vez. Nas profundezas do além, onde nenhum mortal jamais pisou, sombras, fúrias e ecos se erguem contra ele. Mas o maior abismo não está nas trevas. Está na dúvida. Ela o segue. Ele não pode olhá-la. Euridice suportará não saber por quê?”, diz a sinopse. A ópera terá os solistas: Sérggio Andêrs (contratenor), como Orfeo; Bianka Tarolla (soprano), como Euridice e Acácia Roberta (soprano), como Amore. Soma-se ao espetáculo a orquestra, coro e ballet da Companhia de Ópera de Roraima, com produção e direção musical assinada pela maestrina Lilyane Lopes e direção executiva de Juan Alexis. Para ele, que também é presidente da Companhia de Ópera de Roraima, as expectativas são sempre as melhores. Estamos aguardando com imenso amor e ansiedade o público que sempre lota a plateia das produções da maestrina Lilyane Lopes e Companhia de Ópera de Roraima. Também é importante falar que essa ópera, além de orquestra, coro e solistas, também tem balé. Então, vai ser uma experiência completa de artes cênicas”, afirmou Juan. Lilyane ressalta que a mensagem da ópera é a grandeza do amor verdadeiro. Orfeo perde Euridice no dia do casamento deles. E mesmo assim, ele se recusa a aceitar essa perda. Comovidos pela dor dele, os deuses permitem que ele a busque de volta no mundo dos mortos, porém sob condições dificílimas. Ele precisa enfrentar fúrias, sombras, a escuridão, conquistar a permissão de Hades para transpassar o submundo e procurar Euridice nos Campos Elísios. E tudo isso só com a força da própria música que ele traz na sua lira. ”Quando ele finalmente consegue encontrar Euridice, ele não pode olhar para ela. Seus olhares não podem se encontrar! O maior desafio já não é mais o submundo: é a dúvida dentro deles. Porque amar também é ter medo. E essa história aperta o coração justamente por isso: o amor é gigante, mas o ser humano é frágil. Eles vão conseguir sair de lá sem se olhar? Euridice vai entender por que ele não a olha? É uma história sobre esperança, fé e sobre aquele segundo em que tudo pode se perder e é impossível o público não se reconhecer nisso”, conta a maestrina. O espetáculo terá exibição de legendas, com tradução dos textos da ópera. Nickole Pineda, diretora de cena e spalla da Companhia de Ópera de Roraima, recomenda ao público que, mesmo que os ingressos comecem a ser distribuídos às 19h, quem puder chegar antes, melhor, pois normalmente, as filas já começam a se formar a partir das 18h30. Cada pessoa pode retirar seu próprio ingresso.“Teremos ainda fila preferencial para idosos, gestantes, pessoas com deficiência, lactantes, pessoas com criança de colo e pessoas com mobilidade reduzida. Cada pessoa da fila preferencial terá direito a um acompanhante! As portas da Sala Roraimeira serão abertas às 19h30 e o espetáculo inicia pontualmente às 20h! A maestrina Lilyane Lopes e a Companhia de Ópera de Roraima aguardam a todos com extrema ansiedade e felicidade”, comentou Nickole. Incentivo à cultura — A ópera “Orfeo & Euridice” conta com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal (Ministério da Cultura) e contrapartida do Governo de Roraima, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo (SECULT). Além disso, apoiam a iniciativa: Teatro Municipal de Boa Vista; Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC), da Prefeitura de Boa Vista; Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e Pink Ballet School. Para saber mais sobre este e outros projetos da companhia, basta seguir o perfil no Instagram @roraimaopera.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Memória apagada – Justiça condena Governo de Roraima por abandonar Museu

O Governo de Roraima foi condenado pela 1ª Vara da Fazenda de Boa Vista por abandono do patrimônio cultural dos roraimenses. A ação foi movida pelo Ministério Público de Roraima (MPRR) que apontou negligência histórica do Estado, mesmo após a demolição da antiga sede do museu. Na sentença, o judiciário reconhece que as medidas adotadas, após vários pedidos do MP, foram insuficientes e incapazes de garantir a preservação da historia de Roraima. O museu foi fechado, a sede demolida, o acervo guardado de forma inadequada, sem inventário, sem política museológica e sem acesso público, segundo a denúncia. Em resumo o Estado deixou a própria história jogada à sorte. A verdade é que o poder público tentou maquiar o dever constitucional de proteção ao patrimônio que conta a história de Roraima .Pela negligência de políticas públicas, o Governo terá que arcar com o prejuízo financeiro e moral. Entre as obrigações do Estado estão a realização de inventário completo, a adoção de medidas técnicas de conservação e a criação de uma sede própria, com acesso ao público. Além disso, a Justiça condenou o Estado ao pagamento de R$ 50 mil por dano moral coletivo. O valor deverá ser destinado ao fundo previsto na Lei da Ação Civil Pública do MPRR. Não é segredo pra ninguém que o governador Antonio Denarium nunca deu a mínima para a “História” de um Estado que ele adotou com “seu”, aonde reside com a família e aonde conquistou riqueza e poder. E vale lembrar que a Justiça apenas colocou no papel, o que a população, principalmente os artistas locais, sabem, há anos: o descaso com a memória de um Estado que ele tanto julga promissor. Como um governo que não preserva e valoriza sua própria história quer construir no futuro?Será que é necessário a caneta de um juiz para lembrar ao Estado que cultura não é favor, é obrigação?

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Mais tecnologia nas salas de aula do município com as telas interativas

Com 170 equipamentos já em funcionamento e outras 230 unidades previstas para este ano, investimento do município beneficia mais de 20 mil alunos A tecnologia está cada vez mais presente nas salas de aula da Rede Municipal de Ensino. As telas interativas da Samsung, de 89 polegadas, fazem parte da rotina escolar e contribuem para aulas mais dinâmicas, visuais e conectadas com a realidade dos estudantes. Atualmente, a rede conta com 170 equipamentos distribuídos em 55 escolas — sendo 12 indígenas e cinco do campo — atendendo alunos do 5º ao 7º ano. Ainda em 2026, outras 230 telas serão entregues, totalizando 400 unidades em 58 escolas. Estas, por sua vez, atenderão estudantes do 3º e 4º ano. Com a iniciativa, cerca de 20.641 alunos já são beneficiados diretamente. Tecnologia a serviço da aprendizagem Com acesso à internet e suporte a conteúdos multimídia — textos, imagens, áudios e vídeos — as telas interativas permitem pesquisas online, uso de jogos digitais, produção de textos, construção de gráficos e resolução de atividades de forma colaborativa. A ideia é proporcionar aulas de alto impacto visual, favorecendo a concentração, foco e a apropriação dos conhecimentos trabalhados em sala. O equipamento está alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à Proposta Curricular Municipal do Ensino Fundamental, que preveem o uso crítico, significativo, reflexivo e ético das tecnologias digitais de informação e comunicação nas práticas pedagógicasMais recursos para o professor Na Escola Municipal Nara Ney, o professor de Ciências Carlos Berg já percebe mudanças significativas na dinâmica das aulas com a utilização da tela interativa. “São múltiplas funções. Posso usar como quadro, construir mapas mentais, escolher fontes para deixar a letra sempre legível e ainda fazer pesquisas ao mesmo tempo em que explico o conteúdo”, ressaltou. Segundo ele, a tecnologia dialoga diretamente com a realidade dos estudantes e contribui para tornar as aulas mais envolventes. “A aula fica muito mais dinâmica e atrativa. Os alunos participam mais, interagem com o conteúdo na própria tela e isso facilita a compreensão”, ressaltou. Investimento estratégico na educação O assessor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), Paulo Santos, destacou que a proposta é consolidar a tecnologia como ferramenta pedagógica estruturante na rede. “A nossa perspectiva é cobrir do 3° ao 8° ano com essa tecnologia, garantindo que todas essas turmas tenham acesso ao mesmo padrão de recurso educacional”, destacou. Paulo também pontua que o uso das telas é pedagógico e mediado pelo professor, complementando — e não substituindo — as práticas tradicionais. “A tela interativa funciona como um grande quadro digital. Ela fortalece o trabalho docente e amplia as oportunidades de aprendizagem, acompanhando a evolução da educação e da sociedade”, disse. Interesse dos alunos Entre os estudantes, a ferramenta gera entusiasmo. Maria Moraes, de 12 anos, aluna do 7º ano da Escola Municipal Nara Ney, acredita que a tecnologia desperta mais interesse na turma. “A nossa geração tem mais contato com a tecnologia. Fica melhor para pesquisar imagens e a gente não perde tempo de aula. Também ajuda a entender e fixar melhor o conteúdo”, contou. Já Antônio Francisco, de 11 anos, também do 7º ano, destaca que a ferramenta facilita a explicação dos professores e mantém a atenção dos colegas. “Eu acho muito importante porque ajuda os professores explicarem melhor, com imagens e letras mais organizadas. Desperta mais interesse”, afirmou. Texto: Marcus Miranda

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Caer reforça abastecimento durante estiagem

A Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), integrante do Comitê de Combate às Queimadas, também participa das estratégias para o período crítico. O diretor comercial da companhia, Cícero Batista, destacou que o aumento das temperaturas eleva a demanda por água, tanto para consumo humano quanto para o combate aos incêndios. “No período de maior estiagem, o consumo aumenta. Precisamos garantir que os poços artesianos estejam funcionando adequadamente. Onde houver necessidade, vamos reforçar o abastecimento com caminhões-pipa”, afirmou. Ele ressaltou ainda que a disponibilidade de água é fundamental para conter o avanço do fogo e minimizar impactos à população e aos animais. “A água é essencial no combate aos incêndios. Sem abastecimento adequado, o fogo se intensifica. Por isso, a atuação integrada no comitê é fundamental”, concluiu.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Bruno Perez e Thiago Reis discutem sobre produtividade legislativa na Câmara Municipal de Boa Vista

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Boa Vista realizada nesta quarta-feira, 25/2, um debate acalorado tomou conta do plenário entre dois parlamentares sobre a forma como foram atendidas as indicações parlamentares apresentadas ao longo de 2025. O vereador Bruno Perez (MDB) questionou os números divulgados pelo colega Professor Thiago Reis (PSD), de que teria cerca de 60% de quase 6 mil indicações atendidas pela administração municipal. Ao usar a tribuna, Bruno ressaltou que a simples contagem de indicações não demonstra necessariamente efetividade. Ele sugeriu que parte desses pedidos poderia coincidir com serviços já previstos ou em execução pela prefeitura. “Lá fora as pessoas compram essa ideia e cobram da gente como se os vereadores não tivessem trabalhado e como se os secretários e o prefeito estivesse atendendo só o Thiago”, criticou. Além disso, ele provocou seu colega ao afirmar que “fazer indicação em lugar que já tem obra sendo feita é fácil”. Thiago reis explicou o motivo de tantas demandas atendidas. “Eu só tenho 60% de indicações atendidas simplesmente porque tenho muitas protocoladas. A gente tem esse levantamento”, afirmou.

VER COMPLETO »