27 de junho de 2026 20:38

Últimas notícias

Últimas notícias

Campanha contra a Influenza inicia com vacinação de grupos prioritários em Boa Vista

A Prefeitura de Boa Vista iniciou nesta segunda-feira, 3, a Campanha de Vacinação contra a Influenza. A ação acontece em todas as 38 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município até o dia 28 de fevereiro de 2026. Durante a manhã, algumas unidades registraram boa adesão do público-alvo, entre elas, a UBS Pricumã. Nesta primeira etapa, a vacinação é destinada aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e pessoas com deficiência permanente e doenças crônicas. O diretor municipal de Vigilância, Romildo Azevedo, destacou que o Ministério da Saúde anunciou a chegada de um novo grupo prioritário para a campanha atual: os funcionários dos Correios. Para garantir a vacina, basta se dirigir à UBS mais próxima com o cartão de vacina em mãos. “A partir de hoje, todos aqueles que fazem parte dos grupos prioritários devem buscar a Unidade de Saúde mais próxima de casa para se vacinar. O vírus da Influenza pode ter complicações rápidas se você não estiver protegido, inclusive podendo levar à morte. Então a gente pede mais uma vez que esses grupos procurem uma UBS para diminuir as chances de qualquer complicação”, reforçou.

VER COMPLETO »
Opinião

Com a proximidade das eleições, “sumidos” saem da hibernação como um passe de mágica

Quem acompanha as redes sociais rotineiramente percebe claramente que muitos dos políticos serão testados nas urnas no próximo ano, e eles voltaram a aparecer. Os políticos de mandato começaram, inclusive, a profissionalizar suas postagens para ficarem mais próximos das pessoas. Mas por que eles fazem isso apenas no ano que antecede a eleição? Analisando friamente a resposta é fácil. Porque o povo tem memória curta e não vale a pena mostrar o trabalho e a rotina anos antes. Afinal, ninguém vai lembrar mesmo. Tem gente que nem tem o que mostrar. Mas não podemos generalizar. Alguns trabalham o mandato todo. Mas da para contar no dedo de uma mão quem faz isso. E será que alguém vota num político somente pelo que vê na internet? Ou é preciso ter algo a mais? E não estamos falando de compra de votos. Até porque não são todos os eleitores que se vendem na “hora H”. Parte da população vota pela afinidade ou pelo trabalho construído pelo candidato. Resumindo, a partir de agora não somente os de mandato, quanto os novatos serão figurinhas carimbadas nas redes sociais. Por isso é bom o eleitor ficar atento para analisar quem é personagem e quem é de verdade. Quem é candidato para se fazer na vida é quem é para ampliar o trabalho em certa área. Se por um lado não existe candidato besta, por outro todos os eleitores deveriam ser mais espetos. Por isso é bom ficarmos atentos para não escolhermos errado, de novo, e ficarmos chorando mais uma vez.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Polícia Federal prende foragido internacional em RR

A Polícia Federal prendeu em Boa Vista, Roraima, um foragido internacional procurado pelas autoridades da Venezuela por suposto crime de homicídio. O homem é cidadão venezuelano que residia no Brasil e possuía Difusão Vermelha emitida pela Interpol a pedido de seu país de origem, além de mandado de prisão para extradição expedido pelo Supremo Tribunal Federal. Com a prisão, o processo de extradição seguirá para análise pela Suprema Corte.

VER COMPLETO »
Opinião

Dois políticos e duas narrativas diferentes sobre o mesmo empreendimento

É impressionante a capacidade de alguns políticos de Roraima. O que assusta também é a forma em que o população assimila o que é dito por eles. Para entender bem essas afirmações vamos analisar a inauguração da ponte do novo loteamento de Boa Vista, o Veredas do Rio Branco. A obra custou mais de R$30 milhões e é uma ação totalmente executada pelos donos do empreendimento. Um investimento privado que ajudará no desenvolvimento da capital. Até aí tudo bem. Mas quando passamos a analisar a postura política do prefeito de Boa Vista e do governador de Roraima Antonio Denarium concluímos rapidamente quem é egocêntrico e vaidoso e quem se sente parte da melhoria, mas evidencia o feito como algo para a cidade. No vídeo de Antonio Denarium ele afirma com todas as letras que ele é o centro das atenções que o empreendimento só saiu por causa dele. Do governo dele. “Isso acontece graças ao trabalho do Governo do Estado que faz com Roraima cresça, desenvolva e crie mais oportunidades”, se vangloria Denarium. Já no vídeo de Arthur Henrique, as afirmações são outras. Segundo ele, esse é um momento histórico do para o desenvolvimento sustentável da cidade de Boa Vista. “É um empreendimento que foi aprovado na época da prefeita Teresa Surita. E ela teve a ideia brilhante de colocar essa ponte como exigência para ser aprovado o loteamento. Todo esse investimento, pessoal, não saiu um centavo dos cofres públicos”, evidencia o prefeito. Resumindo, um político que se preza não se faz em cima de feitos que não foram propriamente dele ou da gestão dele. Isso é desonestidade com a população. É joga sujo. Coisa que Denarium sabe fazer muito bem. Denarium tem idade de ser pai de Arthur, mas mesmo com experiência de vida anda por aí tentando mostrar que tudo que acontece em Roraima passou por ele ou foi feito por ele. O narcisismo do governador beira a insanidade de quem quer a todo custo chegar ao Senado Federal. A ânsia é tão evidente que até contrato com um instituto de um ministro do TSE, André Mendonça, ele teve coragem de fechar para não ser cassado.

VER COMPLETO »
Opinião

Contrato de Denarium com instituto de ministro seria senha para voto favorável de André Mendonça

A imprensa nacional está repercutindo a proximidade entre o governador Antonio Denarium (PP) e o ministro André Mendonça. Isso coloca em suspeita o pedido de vistas de Mendonça quanto ao processo de cassação de Denarium no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Após a imprensa roraimense destacar o contrato firmado entre o Governo de Roraima e o Instituto fundado pelo ministro André Mendonça, agora, o Globo.com, o Portal Uol e a Folha de São Paulo escancararam a relação suspeita entre o governador e o ministro. O Uol destaca em sua matéria: “Em agosto, o ministro André Mendonça solicitou vista e suspendeu o julgamento que pode resultar na cassação do governador de Roraima Antonio Denarium”. Já a Folha de São Paulo trás o seguinte destaque: “Mendonça suspende julgamento de governador após RR contratar seu instituto”. A suspeita escancara a postura do ministro, advogado e pastor evangélico indicado pelo até então presidente Jair Bolsonaro Para piorar, o próprio Denarium tem dito para quem quer ouvir, que a questão já está definida em Brasília. Segundo os mais próximos, o governador tem total certeza que nada vai acontecer e que ele será candidato ao Senado com a benção do TSE. Será que após mais essa exposição os ministros darão carta branca para Denarium? Qual será o voto do todo poderoso ministro André Mendonça?

VER COMPLETO »
Últimas notícias

AVENIDA VENEZUELA – Obras de duplicação no Jardim Floresta recebe serviços de terraplanagem

As obras da primeira fase de duplicação da avenida Venezuela, no bairro Jardim Floresta, seguem avançando. O serviço é executado pela Prefeitura de Boa Vista e contempla o trecho que se estende da Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao semáforo do Ibama, até a rua Sargento Azevedo, onde serão implantados 1.160 m de asfalto. O secretário municipal de Obras, Felipe Menezes, explicou que os trabalhos começaram com limpeza e preparação do solo e agora estão na fase de terraplenagem. Em seguida, será implantado o sistema de drenagem, para então receber pavimentação asfáltica e urbanização, com calçada, meio-fio e sarjeta. “A avenida Venezuela é uma das principais vias de Boa Vista. Na segunda etapa do projeto, nosso objetivo é interligá-la à BR-174, criando uma rota que vai melhorar a mobilidade e garantir mais segurança no trânsito da capital, especialmente para quem vive nos bairros Cauamé, Aeroporto, Monte das Oliveiras, Monte Cristo e Pedra Pintada”, destacou Menezes. A servidora pública Nazaré dos Santos, de 60 anos, mora há mais de duas décadas no bairro Jardim Floresta e acompanha de perto a duplicação da via. Para ela, a obra representa um avanço importante para a cidade. Texto: Wandilson Prata

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Mutirão de conciliação ajuda famílias a regularizar contas de energia em atraso

A XX Semana Nacional da Conciliação começou com uma oportunidade especial para quem precisa renegociar dívidas de energia elétrica. O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), deu início, nessa segunda-feira (3), ao mutirão de atendimento voltado à negociação de débitos com a Roraima Energia. Segundo o servidor e instrutor do CEJUSC, Cristiano Oliveira, os atendimentos são realizados a partir de agendamentos feitos por carta convite, em parceria com o setor jurídico da concessionária. “As pessoas que possuem algum débito com a empresa são atendidas por mediadores treinados, capacitados para auxiliar na construção de acordos. É uma negociação assistida”, explicou. O mediador Jonathas Apolônio esteve entre os responsáveis pelos atendimentos no primeiro dia da ação e destacou as vantagens para os consumidores. “A pessoa vem com o seu RG, comprovante de residência, vai ter acesso no sistema aos valores cobrados. Com a chance de valores menores, sem juros e correção monetária. É uma boa oportunidade para todos.” Os atendimentos seguem até o dia 6 de novembro, das 8h às 14h, no Fórum da Cidadania Palácio Latife Salomão, para quem recebeu a carta convite e possui dívida passível de negociação.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

CLASSE HOSPITALAR – Hospital da Criança mantém rotina escolar de pacientes durante internação

Mesmo durante o tratamento médico, o aprendizado das crianças em Boa Vista é contínuo. No Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), o aprendizado se transforma em parte da recuperação por meio do projeto Classe Hospitalar, que desde 2008 combate a evasão escolar e ameniza as perdas provocadas pela internação em Boa Vista. O ambiente dispõe de mesas, cadeiras, material didático e brinquedos pedagógicos que são utilizados conforme a idade e o nível de aprendizado de cada criança. Atualmente, o projeto é conduzido por três pedagogas, entre elas, Elizene da Luz e Rizoneide Alencar, que atuam na unidade há 16 e 17 anos, respectivamente. “Para mim, além da questão educacional, a grande importância da Classe Hospitalar é o bem-estar das crianças. Quando estamos aqui, eu estou aqui dizendo para elas que elas vão ficar boas e que vão voltar para a escola. Isso faz diferença em como elas se sentem”, explicou Elizene. Apesar de ter sido elaborado a nível municipal, o projeto também é voltado aos alunos da rede estadual e particular. “A gente já chegou a atender uma criança que veio do Amazonas para fazer cirurgia aqui no HCSA. No retorno para casa, ele levou um relatório para a escola, informando o que tínhamos trabalhado na Classe”, contou a pedagoga. Texto: Ana Gabriela Gomes

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Obra de drenagem no Conjunto Cruviana vai eliminar 41º ponto crítico de alagamento em Boa Vista

Os moradores do Conjunto Cruviana, no bairro Jardim Equatorial, comemoram a chegada das máquinas que vão resolver o 41º ponto crítico de alagamento da cidade. A Prefeitura de Boa Vista iniciou a implantação de 360 metros de sistema de drenagem em um trecho da rua Oeste, garantindo mais segurança e qualidade de vida para quem vive na região. A obra começou nesta semana entre a rua Cardeais e avenida Manoel Aniceto, com a instalação de manilhas de 800 milímetros para melhorar o escoamento da água da chuva durante o inverno. O prefeito Arthur Henrique visitou a via e destacou a importância da intervenção. “O ponto crítico é aquele em que a água das chuvas invade as casas das pessoas. Mas agora, a realidade começa a mudar. Estamos com uma grande obra de drenagem e, em cerca de três semanas, vamos concluir esse trabalho importante, que vai dar dignidade e valorizar os imóveis de quem vive nessa região. É um sistema novo, que vai resolver o problema no inverno do próximo ano”, afirmou o prefeito. Obra da prefeitura vão acabar com alagamentos na rua Oeste A comerciante Nara Letícia de Souza, 38 anos, moradora do bairro desde 2012, comemorou a iniciativa: “Ver essa placa de obra nos dá a certeza de que não vamos mais nos preocupar com rua alagada. Estamos felizes porque esse trabalho vem acontecendo em vários pontos da cidade”, destacou. Texto: Wandilson Prata

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Instituto de Ministro que prorrogou cassação de Denarium tem contrato com o Governo de Roraima

O Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), André Mendonça, é fundador do Instituto Iter S.A. que mantém contrato de R$ 273.600,00 com o Governo de Roraima por meio das secretarias estaduais de Educação e Desportos (SEED) e de Licitação e Contratos (SELC) para ministrar curso de capacitação, na modalidade presencial in-company, por meio de inexigibilidade de contratação com base na Lei 14.133/2021. A inexigibilidade de licitação é uma situação na qual a administração pública não realiza uma licitação porque a competição é inviável. Isso acontece quando há um fornecedor exclusivo ou quando um serviço é tão singular que não é possível ter outras propostas para escolher. Já a modalidade presencial “in-company” refere-se a treinamentos, cursos ou serviços realizados dentro da própria empresa, utilizando a estrutura e o contexto corporativo para capacitar os colaboradores. Recentemente o Estadão mostrou que Iter S.A. firmou mais de 50 contratos desde maio de 2024 com entes públicos em pelo menos 7 estados com Governos, Prefeituras e Poderes Legislativos, um faturamento de R$ 4,8 milhões em contratos públicos. No dia 24 de setembro, o ministro pediu à Presidência do TSE mais 30 dias para analisar o processo de cassação do Governador Antonio Denarium (PP) e o Vice-Governador, Edilson Damião (Republicanos), depois de ter solicitado o mesmo prazo um mês antes. O julgamento dos políticos está suspenso desde o dia 26 de agosto de 2025. Denarium e Damião são acusados de repassar quase R$ 70 milhões em recursos para municípios do estado sem a observância de critérios legais e extrapolar gastos com publicidade e distribuir bens e serviços durante o ano eleitoral. Denarium já foi cassado quatro vezes pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR).

VER COMPLETO »