27 de junho de 2026 12:52

Últimas notícias

Últimas notícias

Seed lança edital para contratação temporária de profissionais indígenas para ano letivo de 2026

A Seed (Secretaria de Educação e Desporto) publicou nesta sexta-feira, 14, o Edital nº 138/2025, que abre o processo seletivo simplificado para contratação temporária de 994 profissionais da Educação Escolar Indígena –além da formação de cadastro de reserva– para atuação nas escolas estaduais indígenas durante o ano letivo de 2026. O seletivo, realizado pela Seed com suporte técnico do Ierr (Instituto de Educação de Roraima) e a coordenação da Comissão dos Profissionais da Educação Escolar Indígena, contempla professores dos anos iniciais e finais, docentes bilíngues, professores de Língua Indígena, auxiliares e cuidadores. O secretário da Seed, Mikael Cury-Rad, destacou que o edital reafirma o compromisso do Governo de Roraima com a valorização das comunidades indígenas e o fortalecimento da educação diferenciada. “A Educação Escolar Indígena é uma prioridade do Governo de Roraima. Este edital garante a continuidade das atividades pedagógicas nas comunidades e assegura que nossas escolas contem com profissionais qualificados, preparados e reconhecidos por suas próprias lideranças. Estamos falando de um investimento que reforça o respeito às especificidades culturais, linguísticas e territoriais dos povos indígenas do nosso Estado”, disse. Ao todo, o edital prevê um investimento anual estimado em R$ 67,2 milhões destinados à remuneração dos profissionais que atuarão diretamente nas comunidades indígenas de diversas regiões do estado. O edital completo está disponível no site oficial da Seed e no Diário Oficial do Estado nº 5049. Por Ascom Seed

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Boa Vista lança Política Municipal de Alfabetização e Letramento

A Prefeitura de Boa Vista apresentou nesta sexta-feira, 14, Dia Nacional da Alfabetização, a Política Municipal de Alfabetização e Letramento. O lançamento ocorreu no auditório da Escola Municipal Nara Ney, bairro Caçari e marca um novo capítulo na gestão educacional da capital. A iniciativa está alinhada ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A política visa promover uma educação pública de qualidade, equitativa e inclusiva, que valoriza a escrita e a leitura com prazer e compreensão. Isso garante as crianças o direito de aprender na idade certa. “Essa medida consolida diretrizes para garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o fim do 2º ano do Ensino Fundamental. Além disso, reforça ações voltadas à recomposição das aprendizagens dos alunos do 3º ao 5º ano, ainda afetadas pelos impactos da pandemia”, explicou o secretário municipal de Educação e Cultura, Lincoln Silva. A Escola Municipal Raimundo Eloy Gomes tem se destacado no trabalho de alfabetização e letramento com práticas inovadoras e lúdicas. Durante o evento, a gestora Edinar Castro Sousa apresentou sua experiência exitosa com a metodologia de consciência fonêmica, aplicada aos alunos do 1º e 2º ano, rendendo à unidade o Prêmio Destaque em Alfabetização, concedido pelo Prêmio Gestão. “Desde 2024, a escola investe em ações estratégicas que estimulam a leitura e a escrita por meio de jogos, leitura compartilhada e espaços adaptados tanto dentro quanto fora da sala de aula. O trabalho rendeu reconhecimento com o Prêmio Destaque em Alfabetização, valorizando o ambiente escolar criativo e acolhedor. A escola trabalha pautada nessa perspectiva de que letrar e alfabetizar é possível a partir de um ambiente que promove essas ações”, disse.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Denarium normaliza a imoralidade ao nomear vereador cassado por compra de votos

A nomeação do ex-vereador Fagner de Matos Gomes, o “Faguinho”, para um cargo comissionado no governo de Antonio Denarium não é apenas mais um erro político: é um escândalo ético. É a confirmação de que, no atual governo, a moralidade pública virou moeda de troca, e que a porta da administração estadual está escancarada para quem deveria estar afastado da vida pública, não reintegrado a ela. Faguinho foi cassado por unanimidade pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima. A Justiça encontrou provas robustas de que ele comprou votos, ofereceu hospedagem e realizou transferências via Pix para influenciar o resultado da eleição municipal. A decisão ainda o deixou inelegível por oito anos. Mesmo assim, Denarium o premiou com um cargo na Secretaria de Estado das Cidades, Desenvolvimento Urbano e Gestão de Convênios (Secidades), com salário superior a R$ 5 mil mensais. E aqui está o ponto central: não é ilegal, mas é profundamente imoral. A prática mostra que, para Denarium, fidelidade política pesa mais que reputação.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

PF realiza operação de combate ao garimpo ilegal em Roraima

A Polícia Federal deflagrou, nos dias 11 e 12 de novembro, a Operação FOX TRÊS para combater o garimpo ilegal na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. A ação contou com apoio do Exército Brasileiro,  Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e Ministério Público Federal, visando reforçar a segurança em áreas de fronteira e proteger comunidades indígenas. Foram realizadas incursões em pontos de mineração na Comunidade Água Fria, Cachoeira do Urucá e alça do Rio Maú, com inutilização de equipamentos usados na extração ilegal. Houve cooperação com a Força de Defesa da Guiana, que inutilizou acampamentos e dragas na margem estrangeira do Rio Maú, ampliando o alcance das medidas repressivas. A operação busca coibir atividades criminosas que ameaçam o meio ambiente e a saúde das comunidades locais, garantindo a preservação das terras indígenas.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Enquanto TCE suspende contrato da Educação de Denarium, Arthur entrega nova frota de ônibus escolares

É impressionante o disparate entre a gestão de Denarium e Arthur. Se por um lado o Governo de Roraima está preso num emaranhado de denúncias e desvios milionários, por outro a Prefeitura de Boa Vista começa e termina todas as obras planejadas.  Agora, o comparativo é quanto ao transporte escolar. Na mesma semana em que o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RR) suspendeu todos os atos administrativos do processo para contratação de transporte escolar por R$500 milhões na Secretaria de Educação, o prefeito Arthur Henrique entregou quase 40 novos ônibus para os alunos do município. Até o final do ano serão 84 veículos novos para 2026.  Mas por que o TCE pediu a suspensão do contrato de Denarium? Dentre as irregularidades estão: o uso indevido do Sistema de Registro de Preço; falta de detalhamento dos custos por meio de planilhas; ausência de articulação entre as rotas estaduais e municipais; falta de publicidade do processo licitatório com restrição de acesso e o incremento de cerca de 150% nas despesas relativas ao serviço de transporte escolar previstas para o exercício de 2026. Ou seja, Denarium e seus secretários quase nunca acertam. Sempre tem algo errado.  Muitos pais com filho na escola da prefeitura já temem quando chega o dia de transferi-lo para os colégios do Governo. Afinal, tem escola estadual que sequer tem aula regularmente ou merenda. Transporte escolar? Nem se fala. No interior mesmo tem jovem sem ir à aula há meses. Quando tem ônibus não tem estrada. Quando tem estrada na tem ônibus. Quando tem ônibus e estrada não tem ponte. Para piora o cenário, agora, o Ministério Público acionou a Justiça para obrigar Governo de Roraima a reformar escola em São Luiz do Anauá. É que o processo licitatório foi concluído em fevereiro deste ano, mas o Ministério Público constatou que o serviço sequer havia iniciado até agosto.  A vida os estudantes está cada dia pior. Para complicar ainda mais, os deputados estão calados e os pais já não sabem mais a quem recorrer. Será mesmo que vale trocar o futuro dos filhos por cestas básicas? Por festas? Ou por propaganda enganosa? A resposta está aí para quem sofre na pele todos os dias. 

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Procon Roraima inicia monitoramento de preços no varejo para a Black Friday

O Procon Roraima iniciou o monitoramento de preços no comércio varejista de Boa Vista para prevenir fraudes e proteger consumidores durante a Black Friday, que será realizada no dia 28 de novembro. A ação, que começou nessa quinta-feira, 13, verifica os valores praticados antes da data promocional, permitindo comparar eventuais alterações e identificar possíveis irregularidades. Segundo o coordenador-geral do Procon Roraima, Daniel Santos, a fiscalização dará prioridade aos setores de eletrônicos e eletrodomésticos, que costumam ser os mais procurados durante a Black Friday. Ele destacou ainda que a colaboração dos consumidores é essencial para identificar possíveis irregularidades nos estabelecimentos comerciais. “Se o consumidor verificar no comércio local eventual maquiagem de preço, ele pode nos demandar e, a partir disso, mandamos a equipe para resolver esse problema. Em casos específicos de compra via internet, o consumidor deve realizar consulta preliminar ao Procon Roraima, porque tem-se a questão da publicidade enganosa e dos golpes que são aplicados contra consumidores”, explicou o diretor. Santos também alertou para a ação de golpistas durante o período, sobretudo em ofertas online que apresentam vantagens exageradas para atrair a vítima. “Geralmente, os estelionatários apresentam um preço muito atrativo para o consumidor no intuito de fisgar e praticar esse crime. Então, é interessante que o consumidor fique atento”, explicou. Operação na Black Friday A operação principal ocorrerá no dia 28 de novembro, quando equipes do Procon Roraima irão percorrer os principais centros comerciais de Boa Vista para verificar práticas abusivas, publicidade enganosa e possíveis fraudes de preços. Havendo constatação de irregularidades, serão lavrados autos de infração. Antes da Black Friday, o órgão também divulgará encartes educativos nas redes sociais, orientando os consumidores sobre seus direitos e cuidados durante o período de promoções. Canais de denúncia e atendimento do Procon Roraima: · Facebook: Procon Estadual · Instagram: @procon.roraima · WhatsApp: (95) 99172-4008 / (95) 99176-0022 · E-mail: procon.roraima@hotmail.com Texto: Ayan Ariel

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Mutirão leva acesso à Justiça para população de rua em Boa Vista

Teve início nesta quinta-feira (13) o 2º Mutirão PopRuaJud, coordenado pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). A ação ocorre na Paróquia Nossa Senhora da Consolata, no bairro São Vicente, em Boa Vista, reunindo uma grande rede de apoio em favor da cidadania. Com a participação de mais de 20 instituições, o mutirão disponibiliza uma variedade de serviços essenciais: emissão de documentos, atendimentos jurídicos gratuitos, testes rápidos, vacinação, atendimento médico, serviços de estética e bem-estar, além de atividades culturais e um espaço recreativo para crianças. O coordenador estadual do Comitê Interinstitucional do PopRuaJud em Roraima, desembargador Cristóvão Suter, ressaltou o caráter transformador da iniciativa: “O objetivo é o acesso aos direitos, a inclusão social e a possibilidade de efetivo exercício da cidadania por uma das populações mais vulneráveis. É justamente a figura do nosso Poder Judiciário, a figura proativa que tem que ter o objetivo, inclusive, prevenir ações judiciais e levar acesso a direitos e cidadania a toda a população”. Entre os parceiros envolvidos ainda estão a Defensoria Pública do Estado, Defensoria Pública da União, Justiça Federal, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho, Receita Federal, Caixa Econômica Federal, INSS, Ministério Público Federal, Delegacia da Mulher, COMPUTRON, CRAS, CREAS, Instituto Boa Vista de Música, além de demais setores do TJRR como a Vara da Justiça Itinernate, a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, a Coordenadoria da Infância e Juventude e o o Núcleo de Projetos e Inovação (NPI). O PopRuaJud integra uma política nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) voltada à proteção e ao respeito das pessoas em situação de rua. Em Roraima, esta já é a terceira edição do programa, que se consolida como uma das principais ações de inclusão social do sistema de Justiça no estado. Local: Paróquia Nossa Senhora da Consolata – R. Uraricoera, 671, São Vicente, Boa Vista/RRData: 13 e 14 de novembro de 2025Horário: 9h às 16h Texto: Mario Compagnon

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Prefeito Arthur, senador Chico e vereador Bruno Perez acompanham obras em estrada e vicinais

O Prefeito de Boa Vista Arthur Henrique (PL), o senador Chico Rodrigues (PSB) e o vereador Bruno Perez (MDB) estiveram na zona rural de Boa Vista nesta quinta-feira, 13, para acompanhar obras de asfaltamento e melhoria de estradas vicinais. Os representantes públicos estiveram inicialmente na Vicinal Aquamak que tem emenda do senador Chico Rodrigues e recebeu quase nove quilômetros de asfalto. De acordo com o parlamentar, essa área terá mais valor para investimento na região. “Isso é melhoria de vida para as pessoas que esperavam há décadas. Não somente pelo parque aquático que temos no final da estrada, mas pelos sitiantes que agora terão mais qualidade de vida e tranquilidade”, destacou Chico. Para o prefeito Arthur Henrique, toda a região será transformada. Segundo ele, novos negócios surgirão no local. “Antes essa área era só lavrado. Com esse asfalto nós temos a certeza que é o desenvolvimento chegando na zona rural da cidade”, reforçou Arthur. O líder do Executivo na Câmara afirmou que essa demanda era muito grande na rádio e em suas redes sociais. Bruno Perez acredita que com o investimento nessas áreas faz com que mais pessoas possam investir em sítios, banhos e até empreendimentos. “O que vimos aqui é um asfalto que vai permitir que as pessoas que transitam tenham mais segurança. E pelo que vi todos estão esperançosos de que esses investimentos cheguem em outras vicinais”, reforçou Perez. Além da vicinal Aquamak eles estiveram em vários outros pontos também na região do Água Boa onde a Prefeitura está fazendo um trabalho importante de recuperação de vicinais. Os investimentos chegam aos R$30 milhões.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Boa Vista está entre as 10 capitais mais seguras do Brasil

O Anuário 2025 de Cidades Mais Seguras do Brasil, elaborado pela MySide, coloca Boa Vista entre as 10 capitais com os melhores índices de segurança do país. A taxa de mortes violentas caiu de 31,6 (2023) para 23 (2025) a cada 100 mil habitantes. Uma melhora significativa, conforme aponta o estudo. A iniciativa compila dados de óbitos registrados pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Boa Vista ficou em 10º lugar no ranking. Para se ter uma ideia, a última colocada, Salvador, com 57,6 mortes a cada 100 mil habitantes, registra mais que o dobro de homicídios. O prefeito Arthur Henrique destaca que os dados refletem o esforço da gestão municipal em ações integradas para a garantia da segurança da população. “Segurança é uma política pública intersetorial. Temos a Guarda Civil Municipal, que faz um trabalho fantástico, aliado ao investimento em infraestrutura que também faz diferença. Boa Vista foi a segunda capital do país com iluminação 100% LED. A gente sabe que uma cidade bem iluminada garante mais segurança. Além disso, fortalecemos a Agência de Empreendedorismo e os projetos sociais para trazer os jovens para nossas atividades e afastá-los do crime. É uma política pública muito integrada”, disse o prefeito.  Tecnologia usada para prevenir e solucionar crimes   Boa Vista conta com uma Central de Comunicação e Monitoramento que acompanha em tempo real a movimentação da cidade. São 90 câmeras instaladas em pontos estratégicos, recursos modernos para prevenir e solucionar crimes, apoiar investigações e oferecer mais transparência nas ações da Guarda Civil Municipal (GCM). “Com essa tecnologia, conseguimos monitorar todas as placas de veículos que passam pelas nossas câmeras. Isso faz que a gente consiga identificar rotas de  veículos suspeitos, além de outras atividades que chamem atenção. Nos próximos meses, vamos adquirir novas câmeras, ampliando a nossa capacidade de monitoramento pela cidade, porque isso vai tornar nossa atuação ainda mais efetiva”, destacou o prefeito. Os guardas municipais ainda utilizam câmeras corporais durante as abordagens. Os dispositivos registram áudio e vídeo durante atendimentos e patrulhamentos. As escolas também contam com esses equipamentos para reforço na segurança de alunos e servidores. 

VER COMPLETO »
Últimas notícias

TJRR arquiva inquérito contra ex-comandante da PM citado no Caso Surrão

O desembargador Ricardo Oliveira, do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), determinou o arquivamento do inquérito policial que investigava o chefe da Casa Militar, coronel Miramilton Goiano de Souza, por suposta ligação com o chamado Caso Surrão. A decisão, datada de 30 de outubro, atendeu a um pedido do procurador-geral de Justiça, Fábio Stica, que apontou ausência de indícios mínimos para a abertura de ação penal. O nome de Miramilton foi mencionado durante depoimento do capitão da Polícia Militar (PMRR), Helton Jhon da Silva de Souza, suspeito de envolvimento no assassinato dos agricultores Jânio Bonfim de Souza, 57 anos, e Flávia Guilarducci, 50 anos, ocorrido em 2024. À época, Miramilton era comandante-geral da corporação e, portanto, tinha foro privilegiado. No depoimento prestado à Polícia Civil, Helton Jhon afirmou que, no dia do crime, teria informado Miramilton sobre o duplo homicídio e recebido orientação para se desfazer do celular. O coronel teria, segundo o capitão, pedido apenas que não se entregasse às autoridades. Miramilton negou todas as acusações e declarou ter ficado “surpreso” com as declarações. Disse que a ligação ocorreu apenas dias depois do crime e que o suspeito não confessou envolvimento nos assassinatos. Também negou ter recomendado o descarte do celular e afirmou que, assim que o áudio do crime veio a público, defendeu que o capitão se apresentasse à polícia para esclarecer os fatos. Em depoimento posterior, o coronel relatou que o próprio Helton, por meio de seu advogado, pediu perdão e admitiu ter mentido sobre a ligação como estratégia de defesa. Parecer do Ministério Público O procurador-geral de Justiça, Fábio Stica, avaliou que não havia elementos que comprovassem a prática de crime por parte do coronel. Em seu parecer, ressaltou que os depoimentos de Helton apresentavam contradições e não sustentavam a acusação. “Não foi possível delimitar indícios mínimos da ocorrência de ilícito penal na conduta de Miramilton”, afirmou Stica. “Apesar de Helton ter mencionado a ligação telefônica, o fato é isolado e insuficiente para enquadrar o investigado em qualquer tipo penal.” Decisão judicial Com base no parecer do Ministério Público, o desembargador Ricardo Oliveira decidiu pelo arquivamento do caso, destacando que não há elementos que justifiquem a continuidade da investigação ou a instauração de ação penal contra o chefe da Casa Militar. Situação dos demais envolvidos O processo principal que apura o duplo homicídio segue em andamento. Quatro pessoas são rés por suspeita de envolvimento nas mortes dos agricultores: Caio de Medeiros Porto e Deivys Jesus Mundarains Vegas, que continuam foragidos, além de Helton Jhon da Silva de Souza e Jhonny de Almeida Rodrigues, que já foram presos durante a investigação, mas atualmente respondem em liberdade.

VER COMPLETO »