26 de junho de 2026 08:08

Últimas notícias

Últimas notícias

Prefeitura inicia serviço de manutenção em mais de 80 escolas de Boa Vista

Intervenções garantem mais segurança, conforto e estrutura para alunos e profissionais iniciarem o ano letivo de 2026 A Prefeitura de Boa Vista deu início ao serviço de manutenção em mais de 80 unidades da Rede Municipal de Ensino, contemplando escolas das áreas urbana, do campo e indígenas. As ações são executadas durante o período de férias escolares e seguem até o dia 30 de janeiro de 2026. A primeira unidade a receber os serviços foi a Escola Municipal Maria de Fátima Faria Andrade, localizada no bairro Centenário. De acordo com o vice-prefeito Marcelo Zeitoune, o objetivo é garantir que todas as escolas estejam em condições estruturais adequadas para receber alunos, professores e equipes pedagógicas no início do ano letivo de 2026, previsto para o dia 2 de fevereiro. “Estamos aproveitando o período de férias escolares para executar os serviços de manutenção nas escolas, principalmente nas áreas elétrica, hidráulica e de construção civil. Atualmente, contamos com 10 frentes de trabalho atuando simultaneamente”, destacou o vice-prefeito. Planejamento técnico garante intervenções adequadas em cada unidade escolar Os trabalhos são coordenados pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), a partir de um levantamento técnico feito pelas equipes de engenharia e manutenção, que identificaram as necessidades específicas de cada unidade escolar. Nas escolas do campo e indígenas, as intervenções respeitam as particularidades de cada comunidade, assegurando funcionalidade, segurança e conforto. As demais unidades da rede municipal passarão pelos serviços de manutenção ao longo do ano de 2026, reforçando o compromisso da Prefeitura de Boa Vista com a valorização da educação, a melhoria contínua da infraestrutura escolar e a oferta de ambientes adequados para o processo de ensino e aprendizagem”, disse o secretário municipal de Educação e Cultura, Lincoln Oliveira. Adequações, acessibilidade e melhorias nos ambientes educacionais Os serviços incluem manutenção e troca de telhados e coberturas, reformas e adequações em banheiros, reparos e modernização das instalações elétricas, além de reformas e ampliações de copas e refeitórios. Também estão previstas a substituição de forros, portas, janelas e revestimentos, pintura interna e externa, impermeabilização de calhas e lajes, correções estruturais, melhorias no sistema de drenagem, manutenção de containers e áreas comuns, além de adequações em unidades de educação inclusiva e especializada. Texto: Wandilson Prata

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Segunda opção do grupo, Sampaio ainda terá que demitir comissionados da ALE

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE/RR) Soldado Sampaio (Republicanos) não está com a vida fácil. Por mais que o cargo a qual ele ocupa seja de prestígio e poder, ele enfrenta alguns obstáculos para chegar onde ele quer: Palácio Senador Hélio Campos ou Senado Federal.  Para começar, Sampaio está longe de ser o “plano A” no grupo do cacique Mecias de Jesus, manda chuva do Republicanos. Para piorar, após várias denúncias de excesso de cargos comissionados e muitos funcionários fantasmas na ALE, agora vem uma decisão da Justiça para que o presidente da Casa demita servidores. Atualmente a ALE tem quase cinco mil servidores. Os gastos com os comissionados somaram R$ 10.789.829,00 no mês de agosto de 2025, segundo o Diário Oficial de agosto deste ano.  Se as coisas já não estavam boas para Sampaio com milhares de cargos comissionados para acomodar suas lideranças e distribuir para os demais deputados para que eles não se rebelem, agora o presidente está no mato sem cachorro.  Enquanto isso, a própria Assembleia aprovou recentemente a criação de uma nova secretaria e mais cargos para o Governo do Estado. Aliás, a Justiça está fazendo vista grossa para quase tudo que o Governo faz.  Com essas demissões a Assembleia vai virar uma loucura logo no início de 2026 e num ano de eleição, o que piora o cenário. Quem perder a vaga logicamente vai se rebelar contra o presidente que almeja chegar ao Governo ou ao Senado Federal.  Agora é esperar se Sampaio irá ou não efetivar as demissões. A Justiça está de olho. E o Ministério Público de Roraima também. 

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Mais de 10 presos não retornam da ‘saidinha’ de Natal em Roraima

A Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) divulgou nesta segunda-feira, 29, fotos de 11 foragidos do sistema prisional que não retornaram da saída temporária de Natal. Mais de 600 haviam sido liberados. Do total, 10 são da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) e um da Cadeia Pública de Boa Vista (CPBV). Eles cumprem penas por crimes diversos, como tráfico de drogas, furto, homicídio e estupro. Confira lista com nomes dos foragidos: A população pode auxiliar na captura dos foragidos denunciando através do WhatsApp: (95) 99131-4165 ou pelo Instagram: @dicap.rr A identidade será mantida em sigilo.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Vai faltar luz no ano novo, anuncia Roraima Energia

A Roraima Energia informou que realizará manutenção preventiva na rede elétrica em oito municípios do Estado entre a próxima segunda-feira (29) e o sábado (3). De acordo com a concessionária, os serviços envolvem substituição de postes e cabos, divisão de circuitos, além de adequação e extensão de redes, o que pode ocasionar interrupções temporárias no fornecimento de energia. As ações ocorrerão em localidades de Boa Vista, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Mucajaí, Rorainópolis e São João da Baliza, em diferentes dias e horários. Boa Vista Na segunda-feira (29), os trabalhos começam no bairro Jardim Equatorial, em trechos das ruas Nordeste e Equatorial e da avenida Ataíde Teive, das 8h30 às 12h30, para adequação de rede. À tarde, das 14h30 às 17h30, haverá deslocamento de postes em trechos das ruas Caimbé, Deusdete Coelho, Guari Guara, Mirixi e Levindo Inácio de Oliveira, no bairro Paraviana. No mesmo horário, no bairro Buritis, serão substituídos postes em trechos das ruas Raimundo Filgueira, Antônio Pinheiro Galvão, José Queiroz e da avenida Mario Homem de Melo. Na terça-feira (30), no bairro Pintolândia, a divisão de circuito será realizada das 8h30 às 12h30, em trechos de várias vias, incluindo as ruas Antônia Ferreira da Silva, José Alber Sampaio e Tarcilo Ayres. No período da tarde, das 14h30 às 17h30, o bairro Buritis receberá serviços de extensão de rede, enquanto no bairro Santa Tereza ocorrerá a substituição de postes em trechos das ruas Tambaqui, Traíra, Tucunaré e da avenida Princesa Isabel. Na quarta-feira (1º), os serviços de divisão de circuito retornam ao bairro Pintolândia, das 8h30 às 12h30, nas mesmas localidades atendidas no dia anterior. Bonfim Na sexta-feira (3), no Projeto de Assentamento Renascer, as vicinais 1, 2, 3 e dos Pampeiros passarão por substituição de postes e deslocamento de rede de média tensão monofásica, das 13h às 17h. Cantá Também na segunda-feira (29), no bairro Santa Cecília, haverá substituição de postes em trechos das ruas Ataulfo Alves, Jessé, Léo Ferre, Noel Rosa, Nove e Tim Maia, além da avenida Tom Jobim, das 8h30 às 12h30. Caracaraí Na segunda-feira (29), as equipes atuarão na Vicinal 2 e na Vila São José, com substituição de postes e supressão de árvores, das 13h às 17h. Caroebe Na segunda-feira (29), no Centro, no cruzamento das ruas Bárbara da Conceição e Colômbia, será feita a substituição de cabo e aterramento, das 10h às 12h. Ainda no mesmo dia, no bairro 7 de Setembro, os serviços de extensão de rede e divisão de circuito ocorrerão nas ruas Boa Amazonas e José Vieira e na avenida Bahia, das 14h às 18h. Na quarta-feira (1º), a Vicinal 35 receberá substituição de postes e construção de malha de aterramento, das 14h às 18h. Já na sexta-feira (3), no Centro, as ruas Boa Vista e João XXIII terão substituição de cabo e aterramento, também das 14h às 18h. Mucajaí Na terça-feira (30), na Vila Roxinho, na Vicinal 06, haverá substituição de postes e supressão de árvores, das 13h às 17h. No sábado (3), no Bairro dos Estados, as ruas Fortaleza e Pará passarão por instalação de postes e retirada de um poste, das 8h30 às 12h. Rorainópolis Na sexta-feira (3), na Vicinal 42, serão realizados serviços de supressão de árvores, tensionamento de condutor e instalação de estai, das 14h às 18h. São João da Baliza Na terça-feira (30), os trabalhos ocorrerão na BR-210, na Vila São Luizão, nas vicinais 29 e 28 e nas comunidades Xari e Anauá. As ações incluem rebaixamento de cruzeta, tensionamento de condutor, confecção de malha de aterramento, troca de isolador e substituição de poste, das 14h às 18h. A Roraima Energia orienta que os moradores das áreas afetadas se programem e reforça que os serviços são necessários para garantir a segurança e a melhoria do sistema elétrico.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

XAPIRI OMANA: Operação do Ibama combate garimpos ilegais em Roraima e no Pará

Uma ação deflagrada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em garimpos ilegais nos estados de Roraima e Pará, concluída no último dia 18 de dezembro, resultou em mais de R$ 6 milhões em multas ambientais aplicadas. A Operação Xapiri Omana desarticulou a logística de apoio a ilícitos ambientais que prejudicam terras indígenas e unidades de conservação em ambos os estados. Os agentes ambientais neutralizaram frentes importantes do que resta de garimpo ilegal em Roraima após grande esforço empreendido nos últimos anos pelo Ibama e demais forças policiais, ambientais, de segurança pública e indigenismo. Além disso, também desarticularam uma frente logística remota e importante do garimpo no norte do Pará, que tem recebido incrementos dos garimpeiros. Prejuízos aos garimpos ilegais No combate direto, foram realizadas ações fiscalizatórias em garimpos localizados nos arredores da Floresta Nacional (Flona) do Parima e da Estação Ecológica (ESEC) Maracá. Na ocasião, foram destruídos oito motores estacionários – utilizados para retirar lama do fundo de rios para despejá-la nas superfícies onde o ouro será separado –, que estavam em operação, um quadriciclo e uma motocicleta utilizados para logística, além de acampamentos, geradores e diversos suprimentos. Essas áreas estão no limite leste da Terra Indígena (TI) Yanomami e têm recebido dissidentes dos garimpos ilegais em seus territórios, expulsos na desintrusão da TI promovida pelo governo federal. Em outra frente da operação, na TI Raposa Serra do Sol, o Ibama sobrevoou o rio Maú, na fronteira entre Brasil e Guiana: os agentes identificaram uma draga escariante (que possui um potencial de destruição maior em relação a draga comum), avaliada em mais de R$ 2,5 milhões, em plena operação, extraindo minérios do leito do rio. O responsável foi autuado e responderá administrativamente por fazer funcionar mineração ilegal no interior de terra indígena. Na draga identificada também foi apreendido mercúrio metálico sem origem legal.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Motociclista sofre traumatismo craniano após bater com outra moto em Rorainópolis

Um motociclista de 53 anos sofreu traumatismo cranioencefálico após colisão com uma outra motocicleta na noite de sábado (27), na avenida Ayrton Senna, em Rorainópolis, Sul de Roraima. A delegacia do Município investiga o caso. Segundo a Polícia Militar (PMRR), ele conduzia uma Honda NX 125 Bros pela avenida Ayrton Senna em direção ao Centro e levava uma jovem de 21 anos, na garupa, ocasião em que a moto foi batida por uma Honda CG 125 Titan. A 2ª Companhia do 2º Batalhão de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros (CBMRR), ao chegar ao local, a vítima caída de bruços, sem o capacete, com sangramento pelo ouvido e ferimentos em membros superiores e inferiores. Após avaliação e imobilização da coluna cervical, a equipe removeu a vítima para o Hospital Regional Sul Governador Ottomar de Sousa Pinto, em Rorainópolis, para atendimento médico especializado. Entretanto, a unidade hospitalar, que constatou o traumatismo, determinou a transferência do paciente para o Hospital Geral de Roraima (HGR), em Boa Vista, a 300 quilômetros de Rorainópolis. As demais vítimas apresentaram apenas ferimentos pelo corpo. A moto, da vítima grave, foi entregue aos familiares, enquanto a Honda CG 125 Titan foi apreendida por estar com escapamento livre. Com informações da Folha BV

VER COMPLETO »
Últimas notícias

CONTRATO TEMPORÁRIO: Iater lança processo seletivo com 80 vagas para nível médio e superior

O Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Roraima), em parceria com o IERR (Instituto de Educação de Roraima), lançou o Processo Seletivo Simplificado nº 001/2025 para a contratação temporária de 80 profissionais que irão atuar nas ações de assistência técnica e extensão rural em Roraima. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente de forma on-line, no período de 05 a 11 de janeiro de 2026, por meio do site ierr.edu.br/iater. Do total de vagas, 36 são destinadas a cargos de nível superior, contemplando as seguintes áreas: Assistente Social (1), Contador (2), Desenvolvedor de Sistemas (1), Economista (1), Engenheiro Agrônomo (12), Engenheiro Civil (1), Engenheiro Florestal (2), Geólogo (1), Médico Veterinário (13), Zootecnista (1) e Tecnólogo em Agroecologia (1). Para o nível médio técnico, estão sendo ofertadas 44 vagas, distribuídas entre Técnico de Informática (1), Técnico Agrícola, modalidade em Agroindústria (1) e Técnico Agrícola, modalidade em Agropecuária (42). De acordo com o edital, as remunerações variam de R$ 2.827,11 a R$ 7.961,55, conforme o cargo, com jornada de trabalho de 40 horas semanais. Os contratos terão duração inicial de 12 meses, podendo ser prorrogados por igual período, de acordo com a necessidade da Administração.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Prefeitura estende plantão para emissão de declaração de tempo de serviço até este domingo, 28

O atendimento ocorrerá na Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas (SMAG), das 8h às 14h A Prefeitura de Boa Vista informa aos candidatos do Processo Seletivo da Secretaria Municipal de Educação (SMEC) que o plantão presencial para emissão da declaração de tempo de serviço foi estendido até este domingo, 28. O atendimento ocorre na Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas (SMAG), localizada na Rua Prof. Agnelo Bitencourt, nº 232 – Centro, no horário das 8h às 14h. Inicialmente previsto para os dias 26 e 27, o plantão foi ampliado para melhor atender os candidatos que necessitam do documento para efetivar a inscrição no seletivo. A medida reforça o compromisso da Prefeitura de Boa Vista em oferecer suporte aos candidatos, garantindo acesso à documentação exigida dentro do prazo e assegurando a organização e a regularidade do processo seletivo. Texto: Marcus Miranda

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Moraes cita Ramagem e Silvinei para colocar dez condenados em prisão domiciliar

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), citou os casos do ex-deputado Alexandre Ramagem e do ex-diretor-geral da PRF (Polícia Rodoviária Federal) Silvinei Vasques para justificar a decretação de prisão domiciliar de dez condenados no processo que apura a tentativa de golpe. Entre os alvos estão o ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro Filipe Martins, o major da reserva do Exército Ângelo Denicoli e a ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça Marília Alencar. Além disso, Moraes afirma ter observado “a presença dos requisitos necessários e suficientes para a decretação da prisão preventiva, apontando, portanto, a imprescindível compatibilização entre a Justiça Penal e o direito de liberdade, notadamente para garantir a aplicação da lei penal”. Os alvos Medidas cautelares O ministro também determinou medidas cautelares. Entre elas, estão a proibição de entrar em contato com outros alvos, além da apreensão dos passaportes. 

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Operação conta com bases avançadas nos municípios para orientar a população sobre queimadas

A Operação Verão Sem Fogo 2025/2026 une fiscalização, monitoramento e conscientização da população para reduzir focos de incêndio, preservar o meio ambiente e proteger a saúde das comunidades afetadas pela fumaça e pela degradação das áreas naturais. A ação, lançada no mês de novembro deste ano, integra o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e envolve 18 secretarias estaduais, sob coordenação direta do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) e da Casa Civil. A estratégia visa reduzir queimadas ilegais, prevenir focos de incêndio e minimizar danos sociais, ambientais e econômicos durante o período de estiagem, tanto na capital quanto nos municípios do Estado. Para garantir uma resposta rápida e eficaz em todo o território estadual, foram implantadas nove bases avançadas da Operação Verão Sem Fogo nos municípios de Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Cantá (sede) e Vila Félix Pinto, Iracema, Mucajaí (sede) e Vila de Apiaú, e São João da Baliza. O gerente de Operações da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Leonardo Menezes dos Santos, informou que essas bases são formadas por efetivo qualificado de militares do Corpo de Bombeiros e brigadistas da Defesa Civil Estadual. “Estamos realizando um trabalho conjunto para proteger o patrimônio natural e a vida da população e, para que isso ocorra, pedimos aos moradores da sede dos municípios e das comunidades que se juntem aos esforços de prevenção às queimadas”, ressaltou o gerente de operações. Segundo ele, o trabalho vem sendo desenvolvido com o objetivo de conscientizar a população sobre as melhores práticas para evitar focos de incêndio e sobre a realização segura de queimadas controladas, sempre em conformidade com a legislação vigente. “Pedimos que a população, em especial os produtores rurais, procure as equipes da Operação Verão Sem Fogo nas bases avançadas e nos municípios, ou entre em contato por meio dos telefones 199 e disque-queimadas (95) 98406-5439”, comentou. O gerente de Operações da Defesa Civil Estadual pede ainda que a população receba as equipes em suas propriedades, para que os profissionais possam realizar as orientações necessárias. “Essa abertura é vital para que militares e brigadistas possam realizar orientações personalizadas e efetuar o levantamento de dados essenciais para o planejamento e o aprimoramento das ações de prevenção e combate. A informação coletada no local é uma ferramenta poderosa contra a propagação do fogo”, destacou.

VER COMPLETO »