26 de junho de 2026 05:41

Últimas notícias

Brasil e Mundo

Trump publica imagem de Maduro detido em operação dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tornou pública a primeira imagem do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, sob custódia norte-americana. A foto foi divulgada na rede social Truth Social poucas horas depois da operação que resultou na captura do líder venezuelano, iniciada na madrugada deste sábado (3). Na publicação, Trump escreveu a legenda “Nicolas Maduro on board the USS Iwo Jima”, indicando que Maduro estava a bordo do navio de assalto anfíbio USS Iwo Jima, da Marinha dos Estados Unidos. Nas imagens compartilhadas, o presidente venezuelano aparece vestindo roupas de moletom, usando protetor auricular e óculos escuros, além de segurar uma garrafa de água. A divulgação ocorreu após o anúncio oficial de uma ação militar realizada pelos Estados Unidos em território venezuelano, que culminou na prisão do chefe de Estado. Segundo autoridades norte-americanas, a operação também resultou na captura de Cilia Flores, esposa de Maduro. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o local onde ela está detida nem sobre possíveis procedimentos judiciais específicos envolvendo a ex-primeira-dama. De acordo com o governo dos EUA, Nicolás Maduro será julgado em território norte-americano. As acusações envolvem crimes ligados ao narcotráfico, com base em processos já existentes na Justiça dos Estados Unidos. As autoridades, no entanto, não informaram datas ou prazos para o início das audiências. Também permanece indefinido o destino final de Maduro após sua retirada da Venezuela. A única confirmação oficial é que ele estava a bordo do USS Iwo Jima no momento da publicação feita por Trump, sem detalhes adicionais sobre uma eventual transferência para o território continental dos Estados Unidos. A prisão do presidente venezuelano ocorreu em meio a uma ofensiva militar que gerou repercussão imediata no cenário internacional. Governos de diferentes países reagiram de forma divergente à ação norte-americana, enquanto organismos multilaterais seguem monitorando os desdobramentos do caso.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Prefeito Arthur diz que apesar de incertezas políticas, espera que a Venezuela se recupere

Na tarde deste sábado, 3/1, o Prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (PL) se pronunciou sobre os ataques dos Estados Unidos à Venezuela e a captura do Presidente Nicolás Maduro e sua esposa. Em vídeo postado no Instagram, Arthur disse que não sabe como o Governo Federal deve se comportar, mas que essa situação pode trazer impactos no fluxo migratório para Roraima. “Esse impacto no fluxo migratório nos preocupa, mas por outro lado nos trás um sentimento de esperança de que a ordem democrática na Venezuela possa ser retomada. E isso faria com que a economia crescesse e a Venezuela pudesse voltar a ser aquele país que nós brasileiros conhecíamos, um país rico e com uma cultura forte, com turismo forte”, disse. Arthur também analisou o cenário político no país vizinho. “Tivemos 27 anos de Hugo Chaves e Nicolás Maduro, são governos que perseguem as pessoas, que maltratam a sua população ao ponto de elas deixarem sua terra natal. Isso não é democracia. A gente também sabe da questão do tráfico de drogas, existem estudos internacionais que mostram que o regime venezuelano tem redes de tráfico de drogas. Vimos chefes da Inteligência da Venezuela, admitindo em tribunais internacionais que faziam parte de esquemas de tráfico de drogas”, finalizou.

VER COMPLETO »
Brasil e Mundo

Vice venezuelana confirma sequestro de Nicolás Maduro e primeira-dama e exige ‘prova de vida imediata’

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodriguez, afirmou que o paradeiro do presidente Nicolás Maduro e da primeira-dama Cilia Flores é desconhecido, após os ataques dos Estados Unidos ao país latinoamericano na madrugada deste sábado (3). “Exigimos uma prova de vida imediata do presidente Nicolás Maduro e da primeira combatente Cilia Flores”, disse Rodríguez, em um áudio exibido pela TV estatal. Mais cedo, o presidente estadunidense Donald Trump informou a captura de Maduro em uma rede social. “Os Estados Unidos da América realizaram com sucesso um ataque de grande escala contra a Venezuela e seu líder, o presidente Nicolás Maduro, capturado, juntamente com sua esposa, e retirado do país por via aérea”, escreveu. Mais cedo, a Venezuela divulgou um comunicado oficial no qual rejeita “a grave agressão militar perpetrada pelo atual governo dos Estados Unidos da América contra o território e a população venezuelana”, após relatos de explosões na capital, Caracas, e em outras três regiões. Segundo a nota do governo venezuelano, os ataques atingiram “localidades civis e militares da cidade de Caracas, capital da República, e dos estados de Miranda, Aragua e La Guaira”. “Este ato constitui uma violação flagrante da Carta das Nações Unidas, especialmente dos seus artigos 1.º e 2.º, que estabelecem o respeito pela soberania, a igualdade jurídica dos Estados e a proibição do uso da força”. De acordo com o governo venezuelano, os ataques afetaram bases militares, diferentes cidades, a sede do poder legislativo, aeroportos e a estrutura elétrica do país. O governo venezuelano afirmou, em nota, que “tal agressão ameaça a paz e a estabilidade internacionais, especificamente na América Latina e no Caribe, e coloca em sério risco a vida de milhões de pessoas”. De acordo com o governo venezuelano, a ofensiva teria como objetivo a apropriação de recursos estratégicos do país. “O objetivo deste ataque não é outro senão confiscar os recursos estratégicos da Venezuela, especialmente o seu petróleo e minerais, tentando quebrar pela força a independência política da Nação”, diz o texto. Texto: O Brasil de Fato

VER COMPLETO »
Brasil e Mundo

Tensão na Fronteira: Denarium diz que órgãos de segurança estão preparados

O governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), disse temer que a crise na Venezuela gere uma nova onda de refugiados venezuelanos no estado e sugeriu ao governo federal o fechamento temporário da fronteira com o país. O receio ocorre diante da invasão dos Estados Unidos na Venezuela, neste sábado, com a captura do líder chavista, Nicolás Maduro, e a esposa dele, Cilia Flores. — Eu dei uma sugestão de que temporariamente se feche a fronteira para evitar uma entrada em massa de venezuelanos no Brasil. É provisório, até que se tenha uma definição do quadro do conflito — afirmou. A sugestão foi feita aos ministros da Defesa, José Múcio, da Casa Civil, Rui Costa, e de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, com quem o governador conversou neste sábado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião neste sábado com os ministros no Itamaraty. Denarium afirmou que aguarda o fim da reunião para saber quais foram as definições do governo federal. A fronteira entre Brasil e Venezuela amanheceu fechada neste sábado, no trecho de Pacaraima, em Roraima. Segundo interlocutores da área militar do governo brasileiro, a interrupção da passagem ocorreu do lado venezuelano, após o ataque de grande escala anunciado pelos Estados Unidos contra o país vizinho. Da parte do Brasil, “as fronteiras estão operando dentro da normalidade”, disse um militar de alta patente ao GLOBO. Denarium pontuou que por parte do estado, as forças de segurança estão atuando dentro da normalidade, sem alteração. O governador estima que no ápice da crise migratória em Roraima, em 2020, o estado chegou a receber por dia de 1,5 mil a 2 mil venezuelanos. Atualmente, há uma população estimada de 186 mil venezuelanos vivendo em Roraima, cerca de 20% da da população do estado. Diariamente, entram em Roraima de 300 a 500 cidadãos da Venezuela. O receio, segundo o governador, é que com o cenário de instabilidade, o estado volte ao patamar de 2020, com 2 mil refugiados por dia. — Temos um grande impacto causado pela migração. O estado presta auxílio, porque é uma população pobre que chega no Brasil só com uma mochila. É uma crise humanitária muito grande — disse.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Estados Unidos atacam Venezuela e tiram Maduro do país

Os Estados Unidos atacaram Caracas, capital da Venezuela, e outras cidades, na madrugada deste sábado. A informação foi confirmada pelo presidente americano, Donald Trump, numa rede social. No comunicado, Trump diz que Nicolas Maduro e sua esposa foram capturados e levados para fora do país. Explosões em Caracas Detonações e sobrevoo de aviões foram ouvidos na cidade. Fortes explosões e ruídos semelhantes aos de aviões foram ouvidos nas primeiras horas deste sábado (03/01) em Caracas, segundo relatos de jornalistas na capital venezuelana. Imagens não verificadas compartilhadas nas redes sociais mostram grandes incêndios com colunas de fumaça, embora não seja possível determinar a localização exata das explosões, que parecem ter ocorrido no sul e leste da capital. As primeiras explosões foram ouvidas em torno das 02h00, seguida de outra às 02h38, enquanto aeronaves continuavam sobrevoando a cidade. Com informações de UOL

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Polícia Civil recupera veículos roubados em Roraima e levados ilegalmente para a Guiana em 2025

Ao longo de 2025, a PCRR (Polícia Civil de Roraima) intensificou o enfrentamento aos crimes patrimoniais na região de fronteira, com atuação estratégica da Delegacia de Bonfim no combate ao envio ilegal de veículos furtados ou roubados em Roraima para a Guiana. Localizado em área de fronteira internacional, o município de Bonfim vinha sendo utilizado como rota para a travessia irregular de veículos de origem ilícita, destinados à comercialização no país vizinho ou à troca por entorpecentes. Diante desse cenário, a Polícia Civil adotou ações contínuas de investigação, monitoramento e interceptação, com foco específico nesse tipo de crime transfronteiriço. De acordo com o delegado titular da Delegacia de Bonfim, Hugo Cardias, desde que assumiu a unidade, ainda em 2024, foi identificado um fluxo significativo de veículos sendo transportados ilegalmente tanto pela BR-401 quanto por estradas vicinais e acessos alternativos da região, incluindo áreas próximas a comunidades indígenas.Era um crime recorrente, com utilização de diferentes rotas para burlar a fiscalização. A partir desse diagnóstico, estruturamos uma atuação mais incisiva e direcionada”, explicou o delegado. Como resposta, a Polícia Civil passou a atuar de forma integrada com outras forças de segurança estaduais e órgãos federais, entre eles o Exército Brasileiro, a Polícia Militar e a Guarda Municipal de Bonfim. A estratégia envolveu ações conjuntas para interceptar os veículos antes da travessia da fronteira e identificar os responsáveis pelos crimes. O resultado do trabalho desenvolvido ao longo de 2025 foi a recuperação de 16 veículos furtados ou roubados, que, após a adoção de todos os procedimentos legais, foram restituídos aos legítimos proprietários. As ações também resultaram em prisões em flagrante pelo crime de receptação, envolvendo suspeitos que transportavam os veículos para o país vizinho. “Além das interceptações em território nacional, conseguimos localizar e repatriar veículos que já haviam sido levados para a Guiana, o que reforça a efetividade das ações e o compromisso da Polícia Civil com a proteção do patrimônio das vítimas”, destacou Hugo Cardias. Para o delegado, os resultados alcançados em 2025 representam um avanço significativo no enfrentamento aos crimes transfronteiriços. Segundo ele, a expectativa para 2026 é ampliar ainda mais a integração entre as forças de segurança e fortalecer as ações de combate a esse tipo de crime na fronteira norte de Roraima

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Ex-BBB Paulinha Leite vence quina na Mega da Virada, mas sai no prejuízo

A ex-BBB Paulinha Leite, conhecida pelo histórico de premiações em jogos de loteria, está entre as 3,9 mil pessoas que acertaram a quina da Mega da Virada 2025. Apesar da vitória, a empresária acabou saindo no prejuízo, já que o acerto veio em uma aposta de 20 números, que custa mais caro que o prêmio. Conforme informado pela Caixa Econômica Federal, além dos seis vencedores do prêmio principal, 3.921 apostas acertaram a quina e receberão R$ 11.931,42 cada. Já a aposta feita por Paulinha, exibida através das redes sociais, custa R$ 232.560. Mesmo ganhando, ela acabou com prejuízo de 220.628,58. Sorteio da Mega da Virada 2025 Seis apostadores acertaram as seis dezenas da Mega da Virada 2025 e dividirão o maior prêmio da história das loterias no Brasil, no valor de R$ 1,09 bilhão. O resultado foi divulgado pela Caixa na manhã desta quinta-feira (1º/1), após adiamento inédito do sorteio que estava programado para a noite de quarta-feira. Cada ganhador receberá R$ 181.892.881,09. Com informações do O Tempo

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Falsa advogada é presa ao atuar para facções dentro de presídio em Roraima

Uma mulher de 46 anos foi presa na segunda-feira (29) ao se passar por advogada para realizar atendimentos dentro da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC), em Boa Vista, capital de Roraima. A suspeita utilizava uma carteira de estagiária de direito que estava cancelada desde 2024 e foi flagrada enquanto mantinha contato com detentos associados a facções criminosas. informação foi divulgada pelo Metrópoles, que apurou que a mulher, identificada como Jossiney Pereira Costa, atuava junto a presos ligados ao Comando Vermelho (CV) e ao Tren de Aragua, organização criminosa com atuação na Venezuela. Segundo a Polícia Civil de Roraima, a investigada agendava visitas em nome de advogados regularmente inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), mas comparecia sozinha às unidades prisionais. Durante a abordagem, os policiais encontraram com Jossiney diversos materiais que reforçaram as suspeitas. Foram apreendidos bilhetes com mensagens trocadas entre integrantes de facções, documentos, aparelhos eletrônicos, medicamentos de uso controlado e a quantia de R$ 1.450 em dinheiro. A mulher foi autuada pelos crimes de organização criminosa, uso de documento falso, falsidade ideológica e falsificação de documento público. Em nota, a OAB de Roraima informou que a inscrição de estagiária utilizada pela suspeita estava vencida e que a entidade acompanha o caso para garantir o respeito às prerrogativas da advocacia e colaborar com as autoridades. As investigações seguem em andamento para apurar a extensão da atuação da falsa advogada e possíveis conexões com organizações criminosas dentro e fora do sistema prisional.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Rorainópolis – Carro pega fogo após acionamento acidental de fogos de artifício

Um carro pegou fogo após o acionamento acidental de fogos de artifício durante a desmontagem da estrutura do Réveillon, na madrugada desta quinta-feira (1º), em Rorainópolis, no Sul de Roraima. O Corpo de Bombeiros (CBMRR) foi acionado por volta de 1h da manhã, logo após o fim da queima de fogos realizada na Praça do Grêmio. O veículo pertencia à equipe responsável pelo show pirotécnico. Segundo os bombeiros, um colaborador guardava caixas de fogos que não haviam sido usadas. No entanto, por descuido, ele acabou acionando o botão que ativou os fogos por meio de um controle remoto que estava no bolso. O carro estava estacionado dentro do campo de futebol, em uma área isolada onde ocorreu a celebração. Com a ativação do estopim, houve explosões em sequência, o que provocou o incêndio e a destruição total do veículo. Apesar do susto, as equipes de serviço chegaram rapidamente ao local. Assim, conseguiram controlar as chamas e impedir que o fogo se espalhasse para outras áreas. Ninguém ficou ferido. O caso chamou a atenção pelo risco envolvido e reforça a importância do cuidado no manuseio de fogos de artifício, mesmo após o fim das celebrações. Com informações da Folha BV

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Secretaria de Segurança e Ordem Pública intensifica ações contra poluição visual e publicidade irregular

Essa semana, as equipes de fiscalização percorreram os bairros: Canarinho, Asa Branca e Tancredo Neves A Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (SMSOP) está retirando propagandas irregulares espalhadas pela cidade. São faixas, placas e anúncios instalados sem autorização em canteiros centrais, postes, árvores e outros espaços públicos, o que caracteriza poluição visual e desrespeita o Código de Posturas do Município. De acordo com a legislação municipal, toda e qualquer publicidade em vias públicas precisa de autorização prévia. Propagandas fixadas em locais públicos sem permissão estão sujeitas à remoção pela equipe de fiscalização. Essa semana as equipes percorreram os bairros: Canarinho, Asa Branca, Tancredo Neves, dentre outros. “A cidade precisa estar limpa e organizada, e isso inclui combater a poluição visual, que além de prejudicar a paisagem urbana, pode causar acidentes e atrapalhar a visibilidade no trânsito”, destacou o secretário adjunto de segurança e Ordem Pública, Antonio Carvalho Filho. As ações fazem parte de um plano contínuo de ordenamento urbano realizado pela SMSOP. A população pode colaborar denunciando casos de propaganda irregular por meio da Central de Atendimento 156.

VER COMPLETO »