21 de junho de 2026 23:49

Últimas notícias

Últimas notícias

Procuradoria da Mulher firma termo de cooperação para combater à violência contra a mulher

A Câmara Municipal de Boa Vista por meio da Procuradoria da Mulher, firmou, nesta quarta-feira, 15/4, um Termo de Cooperação Técnica com a Associação Instituto A Moda é Viver para a implantação do Projeto Banco Vermelho no âmbito do Legislativo municipal. A iniciativa integra ações sob a coordenação da Vereadora e Procuradora Pra. Carla Messias, e tem como objetivo fortalecer a conscientização e o enfrentamento à violência contra a mulher. O projeto foi instituído por meio da Resolução nº 264/2025 e está alinhado à Lei Federal nº 14.942/2024, que incentiva ações educativas e de mobilização social sobre a violência de gênero e o feminicídio. Estiveram presentes na assinatura do termo a fundadora do Instituto A Moda é Viver, Alda Araújo e o Presidente da Câmara, Genilson Costa. Como parte da iniciativa, será instalado um banco vermelho em local estratégico da Câmara Municipal, acompanhado de placas informativas com mensagens de conscientização e divulgação de canais de denúncia, como o Disque 180, Delegacia da Mulher e a própria Procuradoria da Mulher. Além da instalação do banco, o projeto prevê a realização de campanhas educativas, eventos de sensibilização, especialmente durante o Agosto Lilás e a articulação com órgãos que integram a rede de proteção à mulher em Boa Vista. Para a Procuradora da Mulher, Pra. Carla Messias, a ação representa mais um passo importante na luta contra a violência de gênero. “O Banco Vermelho é um símbolo de alerta e reflexão. Ele chama a atenção da sociedade para uma realidade que precisa ser enfrentada com informação, empatia e políticas públicas efetivas”, destacou. A Câmara Municipal será responsável por disponibilizar o espaço, garantir a manutenção e segurança do equipamento, além de divulgar o projeto em seus canais institucionais e integrá-lo à agenda anual da Procuradoria da Mulher. Já a Associação Instituto A Moda é Viver ficará responsável pela doação do banco, fornecimento de identidade visual e materiais de divulgação, bem como pela proposição de ações educativas e monitoramento do impacto do projeto. O Termo de Cooperação terá vigência inicial de um ano, podendo ser prorrogado mediante acordo entre as partes.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Deputado Duda Ramos propõe inclusão do Festejo do Bonfim no Calendário Turístico Oficial do Brasil.

Busca valorizar a tradição roraimense e impulsionar turismo e economia local. O evento, que chega à sua 34ª edição em 2026, será realizado entre os dias 15 e 18 de abril, reunindo uma programação diversificada que valoriza as tradições locais. Entre os destaques estão a corrida de cavalos, shows nacionais e a feira de cultura e gastronomia, atraindo visitantes e movimentando a economia do município de Bonfim. Com o objetivo de fortalecer a cultura e incentivar o turismo em Roraima, o deputado Duda Ramos apresentou o Projeto de Lei nº 3576/2025, que inclui o Festejo do Bonfim no Calendário Turístico Oficial do Brasil. O município que é o oitavo maior do estado se faz fronteira com a Guiana Inglesa. Segundo o parlamentar, a proposta reconhece a importância cultural e econômica do festejo para o estado.“Valorizar o Festejo do Bonfim é reconhecer a força das nossas tradições, da nossa cultura e do nosso povo. Esse evento representa a identidade de Roraima e merece destaque em todo o Brasil”, afirmou. A ação conjunta com o prefeito Romualdo Feitosa, fortalecendo a cada ano a estrutura e a relevância do evento no cenário estadual. Segundo o parlamentar, a expectativa é de que a edição de 2026 seja a maior já realizada, e focada no empreendedorismo das famílias desta região. O deputado também destacou o impacto positivo da iniciativa para o desenvolvimento regional. “Com esse projeto, queremos não apenas fortalecer o turismo, mas também garantir que eventos como esse continuem gerando oportunidades, renda e orgulho para a nossa gente”, completou. A proposta tramita em regime ordinário e será analisada pelas comissões de Turismo e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Dexter começa treinamento no Canil da Guarda Municipal

Da raça Pastor Belga Malinois, o filhote chegou há cerca de um mês ao GTAM Quatro meses de vida, muita energia e um futuro definido: integrar a Patrulha Canina de Boa Vista. Dexter, o mais novo integrante do Canil da Guarda Civil Municipal, já está em treinamento na sede do Grupamento Tático Municipal (GTAM), no bairro Pricumã. Apesar da pouca idade, o filhote já demonstra aptidão para a missão. Da raça Pastor Belga Malinois, conhecida pela inteligência, agilidade e disciplina, Dexter foi doado pelo Canil da Base Aérea de Boa Vista e chegou há cerca de um mês ao GTAM, mas sua preparação começou ainda mais cedo, logo após o desmame. Desde então, cada passo é planejado para transformá-lo em um agente de elite. Antes de qualquer comando mais avançado, Dexter passa por uma fase essencial: a socialização. Sons altos, ambientes diferentes e estímulos diversos fazem parte da rotina. O objetivo é prepará-lo para situações reais de patrulhamento, sem medo ou estresse. É nessa etapa que o vínculo com os agentes começa a se formar. O Canil é composto atualmente por 20 guardas, que realizam o policiamento com o apoio dos cães. “Acompanhar o crescimento de um K9 desde filhote é uma experiência única. A teoria que aprendemos em cursos ajuda no dia a dia, e evoluímos junto com ele”, disse o guarda municipal Ângelo Adona. Disciplina e instinto em construção Com a adaptação em andamento, entram em cena os comandos básicos, entre eles sentar, deitar e ficar. “Tudo é feito de forma gradual e positiva. Ao mesmo tempo, iniciamos os chamados ‘trabalhos de caça’, atividades lúdicas que estimulam o instinto de perseguição e ajudam a desenvolver a mordida controlada”, explicou Adona. Esse treinamento avança com o tempo. Por volta dos oito meses, começa a fase de estímulo à agressividade controlada, uma etapa importante para cães que atuarão na proteção e em abordagens. A expectativa é que, ao completar um ano, Dexter esteja pronto para atuar como cão de guarda oficialmente nas ruas. Um reforço importante para a Patrulha Canina O novo integrante faz parte do processo de renovação da Patrulha Canina, após a aposentadoria dos cães Luke e Stark, em fevereiro, que dedicaram sete anos de serviço à corporação. Hoje, a equipe conta com cinco cães: Luna, Thanos, Kratos, T-Rex e Dexter, todos também da raça Malinois. Juntos, eles atuam em operações de patrulhamento, busca, captura e apoio tático, utilizando o faro e a capacidade de proteção para a segurança pública do município.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Prazo para solicitação de abono de faltas de servidores concursados da saúde do estado é prorrogado

A Sesau (Secretaria de Saúde) prorrogou o prazo para solicitação de abono de faltas voltado exclusivamente aos servidores efetivos homologados em concursos realizados entre 2004 e 2009. A medida permite a revisão de ausências registradas, com possibilidade de correção de impactos nas progressões funcionais. Com a prorrogação, os servidores que não conseguiram entregar a solicitação no último prazo agora terão mais 180 dias para protocolar requerimentos e apresentar a documentação necessária para análise. O prazo encerra em 21 de setembro de 2026. A iniciativa dá continuidade ao trabalho da Comissão Temporária de Revisão de Abono de Faltas, criada para garantir maior transparência, segurança jurídica e justiça na avaliação dos casos. “O benefício de estar regularizando as situações de faltas é, no caso se a pessoa tiver o direito do abono de faltas, ela vai ser abonada e posteriormente vai ser feito uma retificação das progressões daquelas faltas que ela teoricamente teria perdido”, afirmou o presidente da Comissão, Jordan Pinto. A análise considera situações em que o servidor possa ter sido prejudicado por faltas registradas indevidamente, mesmo possuindo atestados médicos ou licenças no período. Para a validação dos pedidos, é obrigatória a apresentação de documentos comprobatórios, como atestados médicos emitidos por profissionais habilitados, licenças e folhas de frequência. Cada caso será avaliado individualmente, conforme a legislação vigente à época. A Sesau reforça que a medida busca assegurar o direito dos servidores, permitindo a correção de eventuais inconsistências e garantindo que não haja prejuízos na evolução funcional. Para mais informações, os servidores podem procurar o DGES (Departamento de Gestão da Educação na Saúde) ou entrar em contato pelo WhatsApp (95) 98404-6013.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Operação integrada combate comércio ilegal de cobre e reforça fiscalização em Boa Vista

Ação rigorosa em “ferros-velhos” mira receptação de materiais furtados na capital Nesta quarta-feira, 15, ocorreu uma operação integrada com equipes da Prefeitura de Boa Vista em “ferros-velhos” e “sucatões” para coibir o furto e a comercialização ilegal de cobre. A ação envolve vistorias nos estabelecimentos, verificação da procedência dos materiais, análise da documentação fiscal e aplicação de sanções em caso de irregularidades. A operação contou com equipes da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (SMSOP), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (EMHUR) e Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento, Finanças e Tecnologia da Informação (SMPOFTI). O Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Polícia Civil também participaram da ação. Todo o material apreendido foi encaminhado ao 5º Distrito Policial. Prejuízos sociais e materiais Essa atuação conjunta busca não apenas inibir práticas criminosas, mas também garantir a legalidade das atividades comerciais, proteger o patrimônio público e privado e promover maior segurança à população. Segundo o gerente de fiscalização da Secretaria de Finanças, Hauan Leal, esses furtos são recorrentes e causam grandes prejuízos financeiros. “Esse tipo de prática gera danos materiais para a cidade, além de representar um prejuízo social. Quando a administração pública perde esses fios, a população sofre com a falta de iluminação pública. Nas unidades de ensino, os alunos perdem, em média, três dias de aula, até que a fiação seja reposta. Ou seja, é um prejuízo grande, e estamos reunindo esforços para coibir”, disse.Fiscalização intensa na capital Cerca de 50 estabelecimentos que atuam no ramo de “ferro-velho” e “sucatão” foram catalogados pela Guarda Civil Municipal em diversos bairros de Boa Vista. Para o inspetor Gilberto Lopes, as constantes fiscalizações têm garantido que essas empresas sigam as normas exigidas, evitando que materiais de origem ilegal sejam comercializados na capital. “Há um tempo, a gente quase não enfrentava esse tipo de furto de fios em Boa Vista. Mas a situação começou a se tornar frequente e a atrapalhar o andamento de obras de infraestrutura da administração pública. Nos últimos três meses, a Guarda Civil Municipal tem intensificado as fiscalizações, resultando em apreensões de materiais furtados em vários bairros da cidade”, destacou. É crime! Denuncie! Vale lembrar que comprar material resultante de furto é crime, previsto no Código Penal Brasileiro. Adquirir cobre, fios ou qualquer material de procedência duvidosa, sem nota fiscal ou com preço muito baixo, pode caracterizar crime — especialmente se houver indícios de furto. A população pode colaborar denunciando práticas suspeitas pela Central 156 ou pelo 190. Por Jaqueline Pontes

VER COMPLETO »
Últimas notícias

MÃO DE FERRO: Governo de Roraima realiza operação para combater o mercado ilegal de cobre em Boa Vista

Uma operação coordenada pela Sesp (Secretaria Estadual de Segurança Pública) fiscalizou ferros-velhos, na manhã desta quarta-feira, 15, em Boa Vista. Denominada “Mão de Ferro”, a ação teve como objetivo coibir o crime de receptação de fios de cobre e outros materiais, frequentemente associados a furtos na rede de energia elétrica e no sistema de abastecimento de água. Realizada pelo Governo de Roraima, a ação foi coordenada pela Sesp, e contou com a participação de equipes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, GCM (Guarda Civil Municipal), Emhur (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Finanças, que atuaram de forma integrada na vistoria de estabelecimentos que comercializam materiais recicláveis. Durante a fiscalização, foi verificada a procedência dos materiais, especialmente fios de cobre, alumínio e hidrômetros, além da regularidade da documentação dos estabelecimentos. A iniciativa buscou identificar possíveis irregularidades e desarticular a cadeia criminosa envolvida no furto e na comercialização ilegal desses materiais. Como resultado da ação, foram apreendidos aproximadamente 152,4 quilos de fiação de cobre, além de fios diversos, ferramentas elétricas, placas de identificação veicular e outros materiais sem comprovação de origem lícita. Também foram realizadas consultas de veículos, com verificação de chassi e motor. A fiscalização municipal lavrou autos de infração por irregularidades, incluindo licença ambiental inadequada e descarte incorreto de material inorgânico. Um estabelecimento foi notificado por armazenamento irregular de cilindros de acetileno e outro por não possuir equipamentos de segurança obrigatórios, como extintores, sinalização de emergência e documentação vigente junto ao Corpo de Bombeiros. Ao todo, foram registradas duas conduções à delegacia, uma prisão em flagrante e uma ocorrência relacionada à apreensão de materiais sem origem comprovada. As medidas administrativas incluem autos de infração e embargo de estabelecimento. De acordo com o secretário adjunto da Sesp, Ellan Wagner de Oliveira, a operação tem como foco principal fiscalizar os pontos de comercialização de metais e combater a receptação. “Nesta primeira fase da operação Mão de Ferro, a intenção é fiscalizar sucatas e locais de compra de metais, especialmente cobre, e sufocar os financiadores dos furtos de cabeamento, que causam transtornos e prejuízos à sociedade”, destacou.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Dedo Verde celebra 33 anos semeando sonhos e transformando vidas em Boa Vista

Referência em educação e consciência ambiental para jovens em Boa Vista, o programa Dedo Verde celebrou 33 anos nesta terça-feira, 14. A festa de aniversário ocorreu nesta manhã, no Horto Municipal, reunindo integrantes, familiares e autoridades. Criado em 1993, o programa hoje atende 119 adolescentes e jovens, entre 14 e 17 anos. Ao longo de mais de três décadas, mais de 21 mil pessoas já foram beneficiadas, conforme destacou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Nathália Cortez. “São 33 anos de um programa que trabalha não só com os jovens, mas também com as famílias, fortalecendo os vínculos e promovendo o cuidado com o meio ambiente. É um trabalho feito com muito carinho, com uma equipe técnica formada por psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e educadores, que acolhem e valorizam esses jovens”, disse. Aos 17 anos, Brenda Kayany já começou a se preparar para a despedida do programa no próximo ano. Incentivada pela mãe, aos 14, a jovem ingressou no projeto sem pretensão, mas foi surpreendida por amizades e aprendizados que promete levar para toda a vida. No Dedo Verde, os integrantes aprendem sobre cultivo de plantas, compostagem e propriedades medicinais, além de desenvolver consciência ambiental e cidadania. Entre os benefícios estão vale-transporte, fardamento, lanche, almoço, cartão do bem, bolsa auxílio no valor de R$230,00, além de acompanhamento psicossocial e pedagógico.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Com entrega de fardamento, prefeitura amplia segurança e valoriza operadores da usina de asfalto

A Prefeitura de Boa Vista entregou 80 kits de fardamento para operadores da usina de asfalto, na sede da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB). Com isso, a gestão reforça seu compromisso com a segurança e o conforto dos trabalhadores que se dedicam à manutenção e pavimentação das vias da cidade. Os profissionais lidam com altas temperaturas, poeira, produtos químicos e maquinário pesado. Por isso, os uniformes são adequados para reduzir os riscos de acidentes, queimaduras e exposição a agentes nocivos. Os kits entregues incluem botinas, calças, camisas e jaquetas, que vão aumentar a segurança dos profissionais e melhorar a visibilidade por parte dos condutores, pois as roupas possuem elementos refletivos nas costas e nos braços. Por Ágata Macedo

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Mais um pedido de vista no processo de cassação de Denarium e Damião

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Estela Aranha, pediu vistas do processo de Cassação do ex-governador Antonio Denarium (Republicanos) e do atual Governador, Edilson Damião (União Brasil). O julgamento foi incluído na pauta pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia. A chapa havia sido condenada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) por abuso de poder político e econômico nas eleições gerais de 2022. Na ocasião, os desembargadores do TRE-RR declararam a inelegibilidade de Denarium e determinaram a realização de novas eleições para o governo estadual. A análise no TSE teve início em agosto do ano passado, e os políticos permaneceram em seus cargos enquanto aguardavam a conclusão do julgamento do recurso apresentado. Denarium, porém, renunciou ao cargo e atualmente é pré-candidato ao Senado, enquanto Damião ocupa o comando do Executivo estadual. Condenação Denarium e Damião tiveram os mandatos cassados pelo TRE-RR por utilizarem programas sociais com finalidade eleitoral nas eleições de 2022. De acordo com a decisão, a dupla recorreu a iniciativas como o Cesta da Família e o Renda Cidadã para conceder benefícios a pessoas de baixa renda, incluindo a distribuição de cestas básicas e a realização de pequenas reformas em residências. O TRE-RR também identificou abuso de poder político e econômico no uso intensivo de publicidade institucional com promoção pessoal, além da destinação de R$ 70 milhões a municípios governados por aliados. Além das decisões na Justiça Eleitoral, a administração de Denarium foi alvo de operações policiais. Em 2023, a Polícia Federal (PF) realizou uma operação contra a irmã do então governador, suspeita de envolvimento em uma organização criminosa ligada à lavagem de dinheiro proveniente do comércio ilegal de ouro. Em outro caso, em 2024, a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon, foi afastada sob suspeita de fraudes em cirurgias ortopédicas.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Novo PAC destina R$ 35 milhões para a construção de escolas na TI Yanomami

A Educação Escolar Indígena ganhará reforços na Terra Indígena Yanomami com a destinação de R$ 35 milhões em recursos do Novo PAC Indígena para a construção de oito escolas dentro do território. O programa federal, coordenado pela Casa Civil, prevê entre outros objetivos, o fortalecimento da educação no País. Com isso, a maior terra indígena brasileira, que abriga uma população de cerca de 30 mil indígenas, receberá os investimentos para atender inicialmente a 1.505 indígenas. “A construção de escolas indígenas através do Novo PAC responde a uma necessidade histórica em nosso país. Esse investimento estará aliado à identidade cultural, ao modo de vida e às tradições do povo Yanomami”, considerou o secretário da Secretaria Especial do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), Roberto Garibe. A localização das escolas foi realizada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão – SECADI, do Ministério da Educação (MEC), com critérios baseados nos dados do Censo Escolar, sendo o ponto de partida a publicação de portaria conjunta entre o MEC e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Na portaria (nº1, de 25/02/2026) ficaram estabelecidos os critérios de formalização para estados interessados em receber e/ou ampliar unidades escolares indígenas. Conforme o documento, o FNDE terá até o dia 28 de abril para realizar a análise e aprovação das propostas que foram encaminhadas pelos estados. Uma vez aprovadas, seus planos de trabalho serão encaminhados simultaneamente para análise técnica da Caixa Econômica Federal e da FUNAI. A execução das obras caberá aos governos estaduais com cronograma a ser definido a partir da aprovação das propostas. “Essa é a necessidade número um no território. As comunidades deram a anuência, fizemos a consulta prévia e a nossa expectativa é melhorar a oferta da educação escolar indígena. As unidades serão construídas no bioma amazônico, observando a realidade das comunidades indígenas e serão construções diferenciadas, construídas para ter alta durabilidade e contribuir no processo de aprendizagem”, afirmou a coordenadora-geral de Políticas Educacionais Indígenas, Pierlangela Nascimento da Cunha.

VER COMPLETO »