21 de junho de 2026 22:22

Últimas notícias

Últimas notícias

Roraima com apenas 15 municípios tem a 3ª melhor capital para empreender no Brasil

Com apenas 15 municípios, Roraima é o estado brasileiro com menor número de cidades do país, um contraste evidente quando comparado a Minas Gerais, que possui mais de 800 municípios. A diferença reflete fatores históricos, demográficos e territoriais que moldaram a formação administrativa da Região Norte. Entre as razões está a baixa densidade populacional. Roraima figura entre os estados menos populosos do Brasil, o que reduz a demanda por novas divisões municipais. Além disso, grande parte do território é ocupada por áreas de preservação ambiental e terras indígenas, o que limita a expansão urbana e a criação de novos municípios. Outro fator determinante é a história recente. Roraima só foi elevado à condição de estado em 1988, após a Constituição Federal, quando deixou de ser território federal. Esse processo mais tardio resultou em menos tempo para a organização político-administrativa e a criação de novas cidades, ao contrário do que aconteceu em estados mais antigos. Apesar de ser pouco povoado, Roraima se destaca em relação ao ambiente de negócios, principalmente na capital Boa Vista. A cidade aparece como a terceira melhor do país para empreender. Estado de Roraima é o 3º melhor do Brasil para empreendedorismo A afirmação leva em conta os dados do Ranking Nacional de Liberdade para Trabalhar das Capitais, elaborado pelo Instituto Liberal em parceria com o Instituto Millenium. O levantamento mostra que Boa Vista fica atrás apenas de Curitiba, no Paraná, e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na comparação com as outras capitais brasileiras. A maior cidade de Roraima, inclusive, se destaca por exigir menor burocracia para empreender e pela maior agilidade na abertura de empresas. “Quando facilitamos o acesso à formalização e reduzimos o tempo de abertura de empresas, estamos estimulando a economia local. Isso gera mais oportunidades, fortalece o comércio e cria um ciclo positivo de desenvolvimento para a cidade”, afirmou o secretário municipal de Economia, Planejamento, Orçamento, Finanças e Tecnologia da Informação, Márcio Vinícius. Por Juan Rodriguez

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Autodeclaração impulsiona crescimento de eleitores indígenas em Roraima

A autodeclaração tem ampliado a visibilidade dos povos indígenas no eleitorado brasileiro. Entre março de 2024 e março de 2026, o número de eleitores que se identificam como indígenas cresceu 68% no país, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em Roraima, o avanço também é expressivo, refletindo políticas de inclusão da Justiça Eleitoral. O estado se destaca ainda pela representatividade: nas eleições municipais de 2024, liderou proporcionalmente o número de candidaturas indígenas, com 7,10% do total. O aumento também se reflete nos resultados eleitorais. Em 2024, o Brasil registrou 242 vereadores indígenas eleitos em 134 cidades — crescimento de 32% em relação ao pleito anterior. Atualmente, a Justiça Eleitoral reconhece 320 etnias indígenas, permitindo um registro mais preciso da identidade dos eleitores. Municípios como Normandia, Pacaraima e Amajari concentram grande parte desse eleitorado em Roraima. Para ampliar o acesso ao voto, o TRE-RR e o TSE têm adotado medidas como a instalação de seções eleitorais em aldeias, inclusão de nome indígena e etnia em documentos civis e produção de materiais informativos em línguas originárias. Por Terezinha Moreira

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Guiana vai asfaltar rodovia até Roraima para baratear exportação de soja

Uma nova rota logística entre Roraima e a Guiana promete transformar o escoamento da produção agrícola do Norte do Brasil. A rodovia que liga a fronteira brasileira a um novo porto inaugurado este ano em Georgetown, capital guianense, vai facilitar o acesso de grãos ao Canal do Panamá. A iniciativa visa diminuir drasticamente os custos de exportação de soja e milho para mercados estratégicos, como os Estados Unidos e a Ásia. Para os produtores rurais de Roraima, a logística tornou-se o principal gargalo para a competitividade. Atualmente, os grãos produzidos no estado precisam descer de caminhão de Boa Vista até Manaus (AM), para somente depois seguirem pelo Rio Amazonas em direção ao Oceano Atlântico. Esse trajeto encarece o frete e aumenta o tempo de transporte. Com a nova rota, a carga percorrerá a BR-401 até a fronteira na cidade de Lethem e, de lá, seguirá por uma nova rodovia até o porto em Georgetown. O projeto prevê a pavimentação de cerca de 300 quilômetros de estrada em solo guianense, o que deve reduzir consideravelmente o custo de produção e transporte para o setor. Historicamente, o setor enfrentou outros desafios. Muitos agricultores que hoje impulsionam a soja e o milho em Roraima vieram do Sul do Brasil entre as décadas de 80 e 90. Após a demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, no início dos anos 2000, muitos produtores de arroz foram deslocados e buscaram alternativas em novas terras e na diversificação de culturas. Na última safra, a soja alcançou a marca de 150 mil hectares de cultivo no estado. A Guiana, país vizinho que faz fronteira com Roraima e Pará, deixou de ser uma das nações mais pobres do mundo para alcançar um crescimento econômico acelerado, impulsionado pela descoberta de petróleo em sua costa em 2015. Esse novo cenário econômico permitiu investimentos pesados em infraestrutura e atrativos para o agronegócio. Produtores brasileiros têm encontrado no país vizinho o apoio e a segurança jurídica que buscam para expandir suas operações. O governo da Guiana adota um sistema de concessão de terras para a agropecuária, além de oferecer incentivos fiscais robustos, como a isenção de impostos sobre a produção.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Vereadora Vastí Santos propõe prioridade no atendimento para pessoas com autismo em Amajari

Com o objetivo de promover mais inclusão, respeito e acessibilidade, a Vereadora Vastí Santos (PDT) apresentou um Projeto de Lei que assegura atendimento prioritário às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município de Amajarí. A proposta garante que pessoas com autismo tenham prioridade em diversos espaços de atendimento ao público, incluindo unidades de saúde públicas e privadas, repartições públicas municipais, estabelecimentos comerciais, instituições bancárias e concessionárias de serviços públicos. De acordo com a proposição, o direito à prioridade poderá ser comprovado por meio de laudo médico, documento oficial ou carteira de identificação que ateste o diagnóstico de TEA. Além disso, os estabelecimentos deverão afixar, em local visível, placas ou cartazes informando sobre esse direito, reforçando a conscientização da população. Para a vereadora Vastí Santos, a iniciativa vai além de garantir um atendimento diferenciado, trata-se de reconhecer as necessidades específicas das pessoas com autismo e de seus familiares. “Muitas pessoas com TEA enfrentam dificuldades em ambientes com longas filas e excesso de estímulos. Essa medida é um passo importante para garantir mais dignidade, respeito e qualidade no atendimento”, destacou. Caso aprovado, o projeto representará um avanço significativo na construção de uma cidade mais inclusiva e acessível, reafirmando o compromisso com os direitos das pessoas com deficiência.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Boa Vista tem 1ª condenação de Réu pelo novo crime de Feminicídio: Homem é condenado a 31 anos por tentar matar companheira

No dia 15 de abril, o Tribunal do Júri condenou Adriano Batista Alves a 31 anos de reclusão pelos crimes de feminicídio tentado, ameaça, cárcere privado e tortura, praticados contra a então companheira. De acordo com a Denúncia do Ministério Público de Roraima, Adriano cometeu os crimes na casa onde o casal vivia, no bairro Senador Hélio Campos, em Boa Vista, entre os dias 22 e 26 de agosto de 2025, já na vigência da nova lei que agravou a pena dos casos de feminicídio no país, Lei14.994/2024. Ele começou as agressões contra a vítima após uma suspeita de infidelidade, quando passou a lhe ameaçar, mantendo-a em cárcere privado e torturando a mesma com socos, tapas, golpes de faca, gargalo de garrafa, queimadura com cigarro e mordeduras, tendo a mesma sido atingida na cabeça, braços, pernas, região íntima, além da agressão moral e psicológica, inclusive, expondo as agressões a que submetia a vítima a familiares e amigos desta, com postagens também feitas nas redes sociais. De acordo com o apurado, no dia 26 de agosto, após um novo desentendimento, o réu disse à vítima, “de hoje tu não passa, eu vou te matar” e fez uma ligação para que ela se despedisse de sua família. Foi nesse momento, segundo relatos da vítima, que seu irmão começou a discutir com o réu, isso o distraiu, e ela viu a oportunidade em que conseguiria correr e pedir socorro, encontrando o auxílio de pessoas na rua. O Corpo de Jurados reconheceu os crimes praticados pelo Réu e após sua condenação, ele foi sentenciado a uma pena de 31 anos de reclusão, a ser cumprida inicialmente em regime fechado, mais 04 meses de detenção. O processo tramitou na 2ª Vara do Júri de Boa Vista e teve duração de sete meses até a condenação do Réu Adriano Batista Alves, que já se encontrava preso preventivamente por ordem judicial. O Novo crime de Feminicídio Com a alteração legislativa em 2024, o feminicídio passou a ser crime autônomo e teve sua pena aumentada de 12 a 30 anos para de 20 a 40 anos de reclusão e hoje, junto ao vicaricídio, é o crime com a pena privativa de liberdade mais alta no sistema penal brasileiro. De acordo com as alterações, o condenado por esse tipo de crime só terá direito à progressão de regime após cumprimento de no mínimo 55% da pena. O Mal da Violência Doméstica Segundo a Promotora de Justiça, Jeanne Sampaio, que representou o MP na sessão do Tribunal do Júri, a mulher que sofre a violência doméstica e familiar, é reduzida aos poucos a uma condição de nulidade pelo homem que diz que a ama e que por isso deveria ser o primeiro a protegê-la, mas lhe impõe violência de vários tipos, moral, psicológica, patrimonial, sexual e física. Para a Promotora, “o feminicídio não acontece de repente, ele ocorre quando o desprezo à condição da mulher já se instalou. Que esse caso sirva de alerta não só para os agressores, pois o mal do crime será retribuído com o mal da pena, mas também para as mulheres, de que quando em situações como essas podem procurar ajuda em órgãos, instituições e pessoas em nossa cidade que se dedicam à proteção e defesa da mulher”.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Ex-vereadora de Boa Vista presa pela PF por compra de votos fica impedida de disputar eleições até 2032

A Justiça Eleitoral declarou a ex-vereadora Juliana Garcia inelegível até 2032 por abuso de poder econômico e compra de votos. A sentença foi assinada pelo juiz eleitoral Angelo Graça Mendes, em outubro de 2025. Juliana é sobrinha do ex-governador de Roraima, Antonio Denarium (Republicanos). Em 2024, a Polícia Federal (PF) realizou uma operação e prendeu a ex-vereadora em flagrante. A ação ocorreu após a Guarda Civil Municipal de Boa Vista apreender, no dia 4 de outubro, uma sacola com mais de R$ 66 mil e materiais de propaganda eleitoral da então candidata à reeleição. Na ocasião, a PF também apreendeu R$ 7.400 em dinheiro, uma arma, munições e equipamentos eletrônicos. A polícia também havia destacado que a prática de compra de votos, envolve tanto quem oferece ou promete uma vantagem, quanto quem a recebe ou solicita com o objetivo de obter ou dar o voto. Informações: Roraima Em Tempo

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Operação de combate ao crime organizado cumpre 22 mandados de prisão em Roraima e Santa Catarina

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Roraima (Ficco) deflagrou nesta sexta-feira, 17, a Operação Virago, que investiga a atuação de grupo criminoso no estado.  As equipes cumprem 22 mandados de prisão preventiva e 14 mandados de busca e apreensão nos municípios de Boa Vista, Mucajaí, Caracaraí e Rorainópolis, em Roraima, além de Criciúma/SC. As investigações indicam que os alvos integravam uma estrutura hierarquizada, com atuação na organização, coordenação e financiamento de atividades ilícitas. Especialmente relacionadas ao tráfico de drogas. Do total de investigados, 17 são mulheres e cinco são homens. As apurações apontam que parte das investigadas exercia funções relevantes dentro da estrutura criminosa. Também foram identificados indícios de envolvimento dos investigados em crimes graves, incluindo homicídios e outros delitos.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Nunes Marques será derrotado em tese sobre cassação de Denarium

A ministra Estela Aranha vai devolver na próxima semana para julgamento o processo que pode levar à cassação do governador de Roraima, Antonio Denarium (Progressistas), e do vice, Edilson Damião (Republicanos), segundo apurou a coluna. Aranha pediu vista do caso na terça-feira (14/4), após o ministro Kássio Nunes Marques surpreender ao votar pela absolvição do vice-governador e pela inelegibilidade apenas de Denarium, afastando a hipótese de eleição suplementar. Conforme apurou a coluna do Metrópoles, Aranha votará pela cassação da chapa. O ministro Floriano de Azevedo Marques também já sinalizou que acompanhará essa tese. O ministro André Mendonça, que já se manifestou pela cassação, indicou que fará uma complementação de voto, mas deve seguir sua posição pela perda de mandato da dupla. Com isso, haverá maioria para decretar a cassação do governador eleito e do vice e a inelegibilidade por oito anos. A presidente do TSE, Cármen Lúcia, e o ministro Antônio Gonçalves ainda não votaram. A expectativa é que ambos também sigam o entendimento da relatora. O voto de Nunes Marques surpreendeu o colegiado por trazer um elemento inédito. Reservadamente, ministros disseram à coluna que se a tese vingar irá significar a permanência no poder do mesmo grupo político beneficiado por irregularidades eleitorais, uma vez que o vice seguiria no poder. A Lei Eleitoral fala em indivisibilidade de chapa – entendimento de que o candidato a governador e vice concorrem de forma conjunta. Se o governador foi eleito mediante compra de voto, não é possível dizer que o vice não foi beneficiado por isso. A coluna apurou que o objetivo do ministro foi evitar uma nova eleição, mesmo que indireta, faltando seis meses para novas eleições. Denarium e o vice já foram cassados quatro vezes na primeira instância da Justiça Eleitoral. O processo tramita há dois anos no TSE e estava paralisado. Só voltou à pauta após a presidente da Corte ser cobrada publicamente pelo ministro do Supremo Gilmar Mendes pela demora. A expectativa é que, com a devolução do processo pela ministra Estela Aranha, a análise seja retomada na semana seguinte ao feriado de 21 de abril. Voto a voto Isabel Gallotti (relatora): pela cassação da chapa e inelegibilidade por 8 anos Floriano de Azevedo Marques: deve acompanhar a relatora (cassação) André Mendonça: já votou pela cassação; deve manter posição Kássio Nunes Marques: absolve o vice e declara inelegível apenas Denarium Estela Aranha: indicativo de voto pela cassaçãoCármen Lúcia: ainda não votou (tendência de acompanhar a relatora) Antônio Gonçalves: ainda não votou (tendência de acompanhar a relatora) Com informações do Metrópoles

VER COMPLETO »
Últimas notícias

O CLIMA ESQUENTOU – Governador de Roraima cutuca presidente da Assembleia Legislativa durante entrevista em rádio 

A treta entre o governador de Roraima Edilson Damião (União) e o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima Soldado Sampaio (Republicanos) ganhou mais um capítulo nesta quinta-feira, 16. Damião esteve na Rádio Folha e foi direto ao falar em traição. Ele citou um almoço em Brasília (DF) que ocorreu na semana passada onde Sampaio esteve presente e que depois disso o deputado esteve com ministro Gilmar Mendes para tratar sobre a cassação. Veja o vídeo: Sampaio respondeu, por meio de nota, que recebe com tranquilidade as recentes declarações e reafirmou que sua atuação pública é pautada por coerência, responsabilidade e compromisso com a população de Roraima, com foco na estabilidade institucional, no respeito às instituições e na segurança jurídica do Estado. “Em relação à agenda em Brasília, no dia 8 de abril de 2025, o deputado reitera que a reunião com o ministro Gilmar Mendes teve pauta exclusivamente legislativa e administrativa. O encontro tratou da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 6606), já julgada, com impacto direto na gestão de despesas com pessoal no Legislativo estadual. A insinuação de qualquer interferência em processo eleitoral é falaciosa e não encontra respaldo nos fatos. O caso citado tramita no Tribunal Superior Eleitoral, e não no Supremo Tribunal Federal, do qual o ministro não integra o colegiado responsável pelo julgamento. Durante a reunião, ao ser provocado sobre o cenário político, o deputado manifestou preocupação legítima com a estabilidade de Roraima, defendendo que o Estado não enfrente crises institucionais como já ocorreu em outras unidades da federação”, disse Sampaio em outro trecho da nota.

VER COMPLETO »
Últimas notícias

Bruno Perez solicita reforma e melhorias estruturais na Escola Municipal Dr. Sílvio Leite

O vereador Bruno Perez (MDB) apresentou indicação à Prefeitura de Boa Vista solicitando a realização de reparos urgentes e uma reforma geral na estrutura da Escola Municipal Dr. Sílvio Leite, localizada no bairro Sílvio Leite. A medida visa garantir mais segurança, conforto e qualidade no ambiente escolar para alunos e profissionais da educação. A solicitação foi motivada após visita do parlamentar à unidade de ensino, onde foram identificados diversos problemas estruturais que comprometem o funcionamento adequado da escola. Entre as situações mais graves estão a presença de ratos, infiltrações, mofo e infestação de cupins no teto e nas paredes das salas de aula, tornando o ambiente insalubre e colocando em risco a saúde de alunos do 1º e 2º período, além dos servidores. No documento, o vereador também solicita uma série de melhorias complementares, como a manutenção das centrais de ar-condicionado e climatizadores, ampliação da área coberta, aumento da quantidade de bebedouros, reforço no fornecimento de material pedagógico e a contratação de uma merendeira para atender à demanda da unidade. Outro ponto destacado é a necessidade de substituição do parquinho escolar, atualmente inadequado para a faixa etária atendida, além da retirada de um banco de concreto na área de recreação, considerado inadequado para o espaço infantil. Também foi solicitada a agilidade na entrega de fardamento para os alunos do 2º período. Como medida estrutural de maior impacto, o parlamentar pede a ampliação do terreno da escola para viabilizar a construção de uma quadra coberta, que permitirá a realização de aulas de educação física e atividades extracurriculares, contribuindo para o desenvolvimento físico e social dos estudantes. “Estamos falando de um ambiente que precisa ser seguro, saudável e adequado para o aprendizado das nossas crianças. Essas melhorias são essenciais para garantir dignidade aos alunos e melhores condições de trabalho aos profissionais da educação”, destacou o vereador. A indicação agora segue para análise do Poder Executivo Municipal, com o objetivo de que as demandas sejam atendidas com a maior brevidade possível, atendendo às reivindicações da comunidade escolar.

VER COMPLETO »